By-passando a propaganda nazifascista. Direto ao estado de exceção, por Rogério Maestri

By-passando a propaganda nazifascista. Direto ao estado de exceção

por Rogério Maestri

Há quase um ano divergia das análises que vários comentaristas político-econômicos faziam da possibilidade de um golpe, simplesmente porque via ao longe que um golpe não poderia sem o planejamento, sem a base necessária e sem outros pré-requisitos criar uma estrutura permanente que o garantisse a médio e longo prazo..

Achava, e o tempo me dá razão, que dado o golpe para este se sustentar teríamos que entrar num ambiente de GUERRA CIVIL, e por não acreditar que os políticos brasileiros quisessem isto, não acreditava na viabilidade do golpe. Ao mesmo tempo citava junto a interpretações sobre a ação dos golpistas como verdadeiros amadores, e de novo confirmo as minhas hipóteses..

Porém esta análise falhou num ponto, em não me dar conta que outras forças além do PMDB e de outros partidos estão arriscando bancar esta GUERRA CIVIL. Estas forças poderosíssimas principalmente dirigidas por elementos externos ao país apoiadas por partidos mais a direita do espectro político, como o PSDB, DEM e outros estão preparando um golpe dentro do golpe.

Se verificarmos os discursos de elementos do judiciário, que tem ligação direta com uma trama bem mais sofisticada, nota-se que os mesmos partirão aos poucos todo o sistema político brasileiro levando de roldão não só o PT e demais partidos de esquerda, como também os partidos de direita, desde o PMDB, até o PSDB, DEM e outros satélites. As denúncias que todos os partidos são corrompidos e merecem ser estripados da politica nacional levarão a extinção do ESTADO BRASILEIRO..

Não estou criando uma tese totalmente nova, estou sim fazendo uma adaptação do trabalho do cientista norte-americano de 1942, Franz Neumann, denominado “Behemoth: estrutura e prática do nacional socialismo”. Este trabalho está muito bem descrito na tese de Diogo Ramos ou no seu artigo “Franz Neumann e o Nazismo como a Destruição do Estado”..

Como conhecia há mais tempo o trabalho via a inviabilidade de implantação de um regime fascista clássico no Brasil, simplesmente por não contar com um programa nacionalista, com um movimento squadrista que precede a chegada ao poder dos fascistas, ou mesmo com um elemento carismático para interpretar a figura do Líder necessária aos movimentos fascistas. Ou seja, o cenário necessário para a implantação de um governo fascista não está presente..

Porém o que não percebi há alguns meses é que na realidade a atual dinâmica do sistema não está direcionada para um regime nazifascista, mas sim by–passando esta fase e indo direto a um regime autoritário, autocrático, totalitário e truculento sem a necessidade do inconveniente discurso nacional-socialista inicial..

Ou seja, o que está se mostrando claro dia a dia, é que vão pular a etapa de mobilização de massas populares através de apelos nacionalistas pretendem passar para o objetivo final, que é o regime totalitário, para o emprego de uma agenda liberal internacionalizante da nossa economia..

Este passo, que pensei no início que não seria dado, está ficando claro que é o caminho, porém este caminho tem o risco de levar a ações violentas de reação das forças populares que deverá ser reprimido com extrema violência. Em resumo, os teóricos que estão montando todo este golpe estão pensando em saltar rapidamente para uma fase de internacionalização completa da economia com entrega dos ativos aos grandes conglomerados sem a necessidade de escamotear esta privatização dos militantes que necessitariam para impor o regime totalitário mesmo que isto cause danos muito mais violentos dos que conhecidos na história do nosso país..

Para entender com mais clareza o processo, é extremamente interessante voltar aos trabalhos do economista espanhol Germà Bel que demonstrou como foi à política econômica dos fascistas italianos e os nazistas, promovendo os primeiros grandes movimentos de privatização que se tem na história. A importância destes dois trabalhos, “From Publlic to Private: Privatization in 1920’s Fascist Italy” e “Against the mainstream: Nazi privatization in 1930s Germany” é que eles demonstram que regimes autoritários tendem a processos de privatização de bens públicos com muito mais vigor do que regimes democráticos burgueses, e mostra também que para que isto tenha que ser feito sob a égide de regimes Nazifascistas uma série de concessões aos suas bases sindicais e milícias tiveram devem ser feitas para premiá-las com benesses. Além de tudo, as privatizações destes regimes procuravam manter o capital nas mãos de grande burguesia e aristocracia nacional, coisa que não é o objetivo deste golpe..

Fico impressionado que em outras bases teóricas e com outra visão política, Luis Nassif chega à mesma conclusão que a minha no seu “Xadrez do Aprofundamento do Estado de Exceção“. Também analisando algumas análises de conjuntura de outro teórico de um partido de esquerda revolucionário ele chega também à mesma conclusão. Ou seja, três análises, diferentes posições políticas, diferentes mecanismos de análise, mesma conclusão..

Em resumo, TEMPOS MUITO OBSCUROS parecem estar batendo em nossa porta, tempos obscuros com o mesmo ou provavelmente com um pior grau de truculência que vivenciamos durante a ditadura militar, pois além de um projeto equivocado de criação de um Estado Nacional eles tinham um foco de repressão mais no varejo do que no atacado, e como se prevê uma resistência maior ao sistema a repressão deverá ser mais profunda..

Ou a resistência triunfa ou para os que tiverem sorte, nos veremos nas cadeias políticas da repressão.

Redação

22 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Prender Lula – o que pode ser

    Prender Lula – o que pode ser a vitória máxima dos golpistas, pode ser também o início de uma reação que eles não terão como controlar. Pode ser que a prisão de Lula mostre que o brasileiro é bovino e não reaja, enquanto gente da laia de Collor desfila livre leve e solto; mas talvez mostre que o brasilieiro tem sangue nas veias e se pergunte que talvez aquele homem está na cadeia apenas porque teve a ousaida de distribuir um pouco a riqueza gerada em seu governo.

    Prender Lula pode representar o mesmo que a tentativa de napoleão de conquistar a Rússia = ele chegou lá, mas o que era pra ser a cereja do bolo foi o início da ladeira. E a turma que tomou o país não tem coragem de bancar isso. por isso eles farão de tudo pra converser lula que a proposta deles é irrecusável = a de desistir de concorrem em 18. Mas Lula deixou claro que só morto ele fará isso. 

    1. Caro Joel, os contornos do golpe estão se definindo e estes não

      Caro Joel, os contornos do golpe estão se definindo e estes não passam simplesmente pela luta democrática no voto.

      Há mais ou menos dois anos pensava desta forma, porém a evolução está mostrando que o que escrevi em três artigos no meu blog:

      .

      Eles escolheram a barbárie. em 26/12/2014

      .

      Eles escolheram a barbárie. em 26/12/2014

      e finalmente 

      Eles  escolheram a Barbárie (DEFINITIVO). em 12/03/2016

      .

      Está infelizmente se concretizando, o problema é bem mais profundo que a mera política partidária e os golpes domésticos de nossas “elites”. 

  2. O que acho estranho no texto

    O que acho estranho no texto é que me parece que seria um golpe sem cabeça, visto que todo o esquema politico brasileiro seria destruido, sobra o que? Quem vai mandar? Sempre tem algum para tirar vantagem disso tudo, e tem de ser uma força estabelecida nacional, os processos de internacionalização da economia brasileira foram comandados por brasileiros.

    1. Esta dúvida me angustiou por quase dois anos.

      Caro Cesar, compartilho com a tua perplexidade, porém já estava com este texto pronto há algumas semanas e o que me levou a publicá-lo foi a convergência com o texto do Nassif, que por outros caminhos chega a uma mesma conclusão.

      Quanto ao comando por brasileiros, fica mais ou menos claro no texto, e deixarei mais explícito aqui, que quem está aliado a forças estrangeiras nem está aí para um projeto nacional. A nossa burguesia que se satisfaz com o papel de uma burguesia rentista e associada, comprou a ideia que a sua felicidade pode ser obtida em uma Miami qualquer. Abriram mão de um projeto nacional e o mais incrível é que as forças armadas caíram também nesta esparrela.

      É um texto tremendamente negativo e espero, desejo, anseio que esteja profundamente enganado, equivocado e que isto seja mais um delírio paranoico por minha parte do que uma análise correta, veremos nos próximos meses se estou ou não errado, espero que esteja.

  3. Prezado Maestri, parabéns

    Prezado Maestri, parabéns pelo ótimo texto. Tem se falado muito sobre a nossa trajetória em direção a um fascismo totalitário nos moldes de Alemanha e Itália. Por isso recomendo o excelente (e tristemente profético- escrito em 1980) “Friendly Fascism- The New Face Of Power In America” de Bertram Gross, inexplicavelmente nunca traduzido. Ele mostra claramente a lenta transformação das nações do mundo ocidental, a partir dos EUA, num estado em que vigora um fascismo com “ares democràticos”, implantado lentamente durante décadas. Lê-lo hoje (o que tenho feito no momento) é esclarecedor e muito deprimente. 

    1. André, insisto em não chamar de fascismo, pois não tem a ….

      André, insisto em não chamar de fascismo, pois não tem a componente nacionalista que é necessário nestes regimes, é simplesmente uma evolução do capitalismo livrando-se da “democracia burguesa” que os incomoda.

  4. Pelo que entendi, eles

    Pelo que entendi, eles provocam uma guerra interna, só que ainda não venceram nos argumentos racionais. Apelam para a paixão. Quando ouvi a crítica ou pseudo crítica de Gilmar à condução de Mantega, falando sobre a tragédia do salvador da pátria, creio que ele não se referiu ao Moro, mas a Lula. Isso é o que mais intriga, os discursos enviezadoos e dissimulados. Tudo às claras, nada claro, capicce? Por mim, se pudesse, contataria alguns jornais mundiais e pediria que entrevistasse Moraes, Temer, Serra, o miudinho da educação e o Moro também, por que não? Quanto mais eles falam, menos fundamentos tem esse golpe. Não é para ter lógica, aliás o livro de Baumann Babel- Entre a incerteza e a Esperança fala disso tudo.

    Quanto à prisão de Lula, deveríamos sim, ter uma turma de plantão para testemunhar essa loucura e mostrar que, mesmo sem armas, acreditamos que temos ainda um  e apenas um líder vivo. E denunciar ao mundo o que o munda também já sabe. Esse é o golpe do golpe: Globo-PSDB-PGR.  O resto está esfarelando.

  5. Viraríamos um Paraguai

    Viraríamos um Paraguai piorado ou uma Líbia melhorada, é isso? Até acho que a segunda opção não há mais chances por essas bandas do mundo. Aqui o golpismo pode nadar de braçada porque a esquerda está fora de combate. E culpei o PT por esta situação há 10 anos. O Fato dos petistas (Dirceu e Lula no topo) terem sidos, de saída, cooptados pela plutocarcia dominante do mundo, era prevísivel a apatia melancólica das esquerdas por aqui. Foi um golpe que deve demorar algo em torno de algumas décadas.

  6. Eles não tem saída para a

    Eles não tem saída para a economia e para o bem estar social, os recentes resultados e as perspectivas mostram isto, então provocam para que haja uma comoção social, o que justificaria a tomada de poder total, onde a arbitrariedade extrema seria justificada e usada como método administrativo . . . . .

  7. Ja faz um tempo que também

    Ja faz um tempo que também tenho essa comprensão do estado de coisas que vivenciamos. Assim que percebi o carater totalitario da Lava Jato, intui que o que viria em seguida, seria também um estado totalitario em todas suas instituições e isso até que o Pais volte à normalidade politico-juridica. O STF deve estar sim com as barbas de molho, mas os ministros, em sua maioria, parece saber que eles não poderão mais parar o fascismo em marcha. Eles não podem porque “devem” muito mais do que sabemos.

    Num Pais em que todos estão alcaguetando a todos porque todo mundo tem medo…. Eh porque alguma coisa não ia bem e o sinal de alarme foi dado ja tarde demais. Ou não deram importância aos primeiros sinais. Agora estamos vivendo o nosso 1984, com a nossa sociedade instrumentalizada, como bem alertou Umberto Eco ha alguns anos.

  8. O que eu sempre comentei,

    O que eu sempre comentei, Maestri, é que o plano A do bloco reacionário sempre foi queimar o PT, o PT, o PT em praça pública e assim purgar o sistema dando-lhe alguma sobrevida. E isto, não por acaso (e pra mim ficou claro logo após os primeiros momentos), consta com todas as letras na acusação ao Lula: “estava a nova república muito bem com seu presidencialismo de coalizão até que adveio o sinistro projeto de poder petralha”.

    Um punhado de vermelhos nas ruas jamais foi problema pras forças de repressão. Pelo contrario, eles até se sentem mais “uteis”.

    Repito: estão “com a mão coçando” pra descer o pau (já estão descendo, aliás, mas ainda acham pouco).

    Se chamam isso de guerra civil; se será esse o “plano B”, nem ligam. O fato jé que acham que vai ser um passeio na praça (em 64 não foi?).

    A UDN perdeu uma, duas, tres eleições e, literalmente, “partiu pra ignorância”. Estão agora negociando uma acomodação da situação com o “PSD”.

    Desentranhar os que colaboraram com o PT, PT, PT é que está dando um pouco de trabalho.

    Lembre que quando ainda estava apostando nas eleições o candidato da UDN pronunciou em alto e bom som “suguem, suguem o que puderem depois venham para o nosso lado”.

    Perdidas as eleições passaram a apostar todas as fichas na ruptura e mobilização do centraõ. O eduardo cunha se equilibrou enquanto pode nos proscenios desse teatro de sombras – o que não quer dizer que ele ainda não atue nos bastidores.

    A situação ainda vai se acomodar mais e mais para fenecer nos tribunais superiores, historicamente aparelhada pelo PMDB.

    Para os ativistas da lava jato a unica maneira de cunha ser preso é se ele tiver algo pra incriminar o PT, o PT, o PT. Por isso ele atendeu a todas as solicitações para mostrar-se o maior o campeão do antipetismo; muito mais do que toda a camarilha dos 6, inclusive.

    O que está em negociação com a extrema direita boçal e a entreguista (composta por mídia, mercado, fiesp, psdb, dem, concurseiros e paneleiros), portanto, é a sincronuzação com 2018. Se um lado acha que o outro está “crescendo demais o olho”, aumenta-se a temperatura.

    2017 é um ano importante. É ano de renovação de muitas concessões de radio e tv.

  9. As cadeias políticas da repressão já têm dezenas de ‘hóspedes’.

    Ao Sr. Rogério Maestri, autor do artigo, e aos demais leitores repito o que há várias semanas escrevi. Os fascistas tupiniquins são de 2ª categoria, pois ao contrário dos italianos e alemães (que eram extremosos nacionalistas), os de Pindorama são vira-latas e entreguistas. Em que pese a queima de ‘etapas’ ou ‘fases’, toda a truculência e crueldade dos regimes totalitários da Itália e da Alemanha dos anos 1920s aos 1940s, já começa a ser usada e deverá ser usada em plenitude, caso haja grande resistência.

    Os petistas e simpatizantes do partido são hoje, no Brasil, o equivalente aos judeus, negros, homossexuais, eslavos, estrangeiros e outras minorias, na Alemanha de Hitler. Nem é preciso ser estudioso para perceber que desde 2005 havia um projeto para derrubada do governo popular, que a farsa do chamado “mensalão do PT” foi o início da perseguição política aos líderes do partido e da Esquerda em geral. A Fraude a Jato é o segundo capítulo dessa investida golpista, visando criminalizar a Esquerda Democrática, aniquilá-la e baní-la do governo.

    Os tempos sombrios já chegaram. Recordem que 15 pessoas são mantidas presas, acusadas de formação de célula terrorista ou de terem promovido atos preparatórios, para cometer atos terrorista durante os jogos olímpicos. A PF, até agora, não apresentou NENHUMA PROVA  contra as pessoas mantidas presas em presídio de segurança máxima; mesmo assim o MP denunciou 8 delas, pedindo que sejam mantidas no cárcere. Mais grave: por mais de duas semanas esses brasileiros ficaram presos, prestaram depoimento de maneira forçada, sem a presença de um advogado ou defensor público.Em GO 4 líderes do MST são mantidos presos, acusados de integrar ‘organização criminosa’. Nem polícia nem MP apresentaram QUALQUER PROVA contra eles, que são mantidos presos em presídio de segurança máxima, incomunicáveis. Guido Mantega, que acompanhava a esposa num hospital, onde ela se submeteria a uma cirurgia para tratar um câncer, foi preso de forma arbitrária, sem que tenha sido convocado a depor; nem durante o período da ditadura civil-militar (1964-1985) se viu tamanha desumanidade cometida abertamente por um judiciário, um MP e uma PF. Em 4 de março o ex-presidente Lula foi vítima de seqüestro judicial, a mando do juiz sérgio moro; na semana que passou o TRF 4ª Região, admitiu e chancelou o Estado de Exceção, dando carta-branca a sérgio moro, depois dos vários crimes cometidos por esse juiz. Ontem* o nazifacista que ocupa o ministério da “justiça” do governo golpista, alexandre de moraes, disse em palanque do candidato do partido dele (o PSDB), em Ribeirão Preto:

    “Teve a semana passada e esta semana vai ter mais, podem ficar tranquilos. Quando vocês virem esta semana, vão se lembrar de mim”

    Moraes disse isso em relação à chamda operação “Lava a Jato”, que faz operações midiáticas, para prender petistas ou ou pessoas que integraram os governos liderados pelo partido.

    Hoje pela manhã, o ex-ministro da Fazenda e da Casa civil, Antônio Palocci foi preso na 35ª fase dessa criminosa operação, tocada por uma ORCRIM, cujo nome apropriado é Fraude a Jato.

     

  10. coautoria do golpe

    Caro rdmaestri, Dilma Roussef jurou defender a Constituição Brasileira, mas não fez absolutamnte nada para deter o arbitrio que só pegava o PT. e aumentava a cada dia,Jamais em tempo algum ela poderia concorrer a reeleição, isto ficava bem claro, Lula deixou o governo com 80% de aprovação e economia bombando 7% ao ano,  Dilma em dois anos já tinha multidões nas ruas contra ela, todos manipulados é claro, mas já era a mãe de todos os avisos:ICEBERG, ICEBERG, ICEBERG, mas  Dilma  Titanic a tudo ignorava, quis inventar, na economia deixando a dívida crescer e vetando uma auditoria, não se comunicava de jeito nenhum, não tinha porta voz, não lutou pelo poder, feito um Zumbi, só falava EU SOU REPUBLICANA. Dilma foi o maior erro de Lula e nós todos e futuras gerações pagaremos por isso. Eu acredito que ainda falta uma análise do papel de uma inconsequente e irresponsável na presidência da república

  11. Tem que ter muito parafuso

    Tem que ter muito parafuso solto para acreditar em golpe, conspiração, facismo e ditadura no Brasil nos dias de hoje.

    Recomendo a todos que acreditam, um bom trava-rosca da Loctite.

     

    1. Os dois primeiros pontos, golpe e conspiração já estão provados,

      Os dois primeiros pontos, golpe e conspiração já estão provados, o facismo disse claramente que não acredito, mas um governo totalitário, antidemocrático e truculento antes mesmo das eleições já está andamento.

      Agora tem muitas pessoas que dizem até hoje que não havia ditadura em 1964 nem tortura, quem quer fazer revisionismo histórico que o faça.

      1. Entendo.
        Pra quem acredita em

        Entendo.

        Pra quem acredita em COMUNISMO DEMOCRÁTICO, com eleições livres e universais, pluralidade de partidos políticos, inclusive de oposição, imprensa livre, estado de direito, é moleza acreditar nessas baboseiras discutidas diariamente aqui que o Brasil caminha para o totalitarismo por causa da Lava-Jato.

        LOCTITE® 222 é indicado para travamento e vedação de superfícies roscadas.

        Tem muita gente precisando urgentemente desse produto antes que percam os últimos parafusos da racionalidade.

  12. Em apoio à análise de

    Em apoio à análise de Maestri, lembro que o fascismo se organizou não só através da violência pura e simples, mas através do concesso e cooptação das massas e seus organismos da sociedade civil já em desenvolvimento. Por exemplo, a necessidade que o regime de Mussolini sentiu de tomar os sindicatos, promovendo para isso concessões que deram lugar ao corporativismo. Como percebeu o autor, o que está a suceder entre nós pode ser ainda pior.

  13. A dita branda

    Caro Rd Maestri

    Estás certo quanto à uma ditadura em curso de formação. Porém, as características do povo brasileiro não permitirão uma guerra civil. O povo brasileiro sempre teve uma inclinação pacifista, uns dizem que isto é fraqueza, outros dizem que é sorte nossa.

    Basta ver que mesmo a nossa ditadura militar nem se comparou à ditadura salazarista, em Portugal ou à de Franco na Espanha, onde um milhão de civis morreram além do imenso número de pessoas brutalmente  torturados  Ou da ditadura militar na Indonésia onde um milhão de pessoas foi morta por uma operação de “caça a comunistas”

    Nem os nossos ditadores serão tão brutais, e nem o povo irá reagir ao ponto de uma guerra civil.

    A indole do povo brasileiro está mais para a Índia de Mahatma Gandhi, que se libertou da colonização britânica sem guerra, apenas com protestos pacifistas, e desobediência civil.

    Torno a citar uma frase muito acertada sobre o Brasil que li aqui no blog:

    “O Brasil não colapsa, o Brasil samba”.

    A longo prazo, com muita paciência, o povo irá se desvencilhar desta ditadura. E isto, na minha opinião é o melhor e mais acertado, pois a quarta frota americana tem estacionado no atlântico sul com frequencia, caso os lacaios deles aqui não consigam por ordem na entrega do pre sal. Com certeza, se enfrentássemos diretamente O Império, teríamos um resultado pior do que o Vietnan. Toda a habilidade de um Mestre Enxadrezista, que não ataca explicitamente nem diretamente um adversário mais poderoso, mas sim arma o Xeque na segurança, é o que recomendaria Maquiavel nesta hora.

    A flexibilidade, de um Mestre de Artes Marciais, é a única forma de vencer um adversário mais forte, sem sofrer represálias. Como no aikido, onde usa-se o combate não violento, assim, é na política.

    “A água é o elemento mais suave, e mesmo assim, ela derrota a rocha; ela não luta, ela flui ao redor do adversário. “

    Vivendo no quintal do Império, seria rematada loucura desafiarmos diretamente o gigante, porém ao longo prazo é possível ir neutralizando e renegociando os termos de rendição, a tal ponto de transformar derrota em vitória. O Japão fez isto, após a segunda Guerra, a Alemanha fez isto também após a segunda Guerra, a Arábia Saudita conseguiu entregar o seu petróleo aos EUA e assim mesmo conseguir taxar esta operação em benefício proprio, num negócio bom para ambas as partes.

    Só falta aos poucos conseguir políticos patriotas o suficiente para se disporem a tentar este caminho.

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador