Caminhoneiros deixam as estradas e vão a Brasília pressionar o governo

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
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Foto: RS NORTE

Da RBA

“Os caminhoneiros autônomos estão chegando em Brasília. Não sei porque a mídia não está divulgando, mas já temos cerca de 300 caminhões chegando lá”. A informação é do motorista autônomo Moisés Oliveira. O movimento agora sai das estradas e vai para a capital federal.

Segundo o profissional, a liderança da categoria que esteve negociando com o governo “não soube se expressar” em relação às reivindicações do setor. Para Moisés, o fato de a movimentação dos caminhoneiros envolver muitos grupos diferentes dificulta a identificação de uma liderança em seu segmento e proporciona a ação de aproveitadores tentando impingir um caráter diferente dos reais objetivos da categoria.

“Depois da greve, muita gente começou a tirar proveito, porque sabe que a nossa classe não tem um discurso de direita ou de esquerda. A nossa classe é de chegar lá e fazer, não quer envolvimento político. A gente está levantando líderes para tentar conversar como governo de maneira mais adequada”, diz o caminhoneiro em entrevista a Marilu Cabañas, na Rádio Brasil Atual.

Segundo Moisés, a categoria dos autônomos é unida, porém tem dificuldade de articulação em função das distâncias e da logística. “Cada um está cada hora em um lugar, então fica difícil”, admite. Ele criticou ainda o assédio por parte de “gente de extrema direita” tentando emplacar o discurso da intervenção militar aproveitando-se da falta de informação de boa parte de seus companheiros. Nesse aspecto, diz o motorista, é que faltou a presença de movimentos sociais e esquerda, para fazer esse contraponto ante a desinformação.

Mas depois de 11 dias de paralisações e polêmica, o caminhoneiro considera que hoje a maioria não concorda com intervenção e tem até “raiva” do assunto. “Nosso desafio agora é estabelecer uma liderança com capacidade de negociar suas reivindicações.”

Nesta entrevista, Moisés fala também do dia a dia dos profissionais, os sofrimentos e dificuldades da vida de caminhoneiro. Descreve as diferenças de jornada e condições de trabalho em relação aos empregados celetistas de transportadoras. Menciona os perigos da estrada e a importância do trabalho para as economias locais. “Tem muitas cidades (no trajeto dos grandes percursos) que vivem da presença do caminhoneiro.”

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

17 Comentários

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  1. O movimento dos caminhoneiros

    O movimento dos caminhoneiros autônomos perdeu o seu momento. Ao não se definir do ponto de vista político como um segmento específico dentro do setor, com demandas próprias foi facilmento isolado como foi o setor dos assalariados, Quem liderou todos foram os empresários. Suas demandas foram atendidas. Agora talvez entendam que devem ter uma agenda própria e que sua atuação sempre será política.

  2. O movimento dos caminhoneiros

    O movimento dos caminhoneiros autônomos perdeu o seu momento. Ao não se definir do ponto de vista político como um segmento específico dentro do setor, com demandas próprias foi facilmento isolado como foi o setor dos assalariados, Quem liderou todos foram os empresários. Suas demandas foram atendidas. Agora talvez entendam que devem ter uma agenda própria e que sua atuação sempre será política.

    1. Pedra cantada

      Havia um espaço a ser ocupado pela esquerda.

      Obviamente sem bandeiras e camisas vermelhas, pelo menos à vista.

      A esquerda comeu mosca.

  3. Ainda é tempo

    Um dia de paralisação geral em apoio aos motoristas autônomos.

    Pode ser meio dia também, duas horas, três horas, uma horinha que seja.

    PÔ!!!!

  4. A lição que todos os brasileiros, terá que ter aprendido.

    Passados os piores 11 dias da história republicana brasileira, nos quais uma categoria, que nem é assim tão organizada, tanto que nem tem um representante legítimo, mas que praticamente deixou o governo federal de joelhos, e que indireta e despretenciosamente afetarm o cotidiano de 90% dos brasileiros “simples mortais” fica a pergunta, à sociedade civil: Esta lição dos caminhoneiros, teria tido o efeito, de mostrar às demais categorias profissionais(algumas paradoxalmente organizadas e bem-representadas) que é perfeitamente possível, conseguir o atendimento de suas justas reinvindicações, sem tumultos, sem violencia, sem vandalismos, e sem muita influência política ?

    Eu particularmente acho, que após terem conseguido praticamente “tudo” o que reinvindicavam, eles bem que poderiam, ter voltado às suas funções, e obrigações para com seus contratantes( CLTistas ou não) porém sem que ninguém pedisse, eles resolveram assumir a responsabilidade social, de “brigar” pelos demais brasileiros(99% da população) pois sabiam que esses seriam penalisados,para que suas exigências fossem atendidas, com o repasse integral isenções e benefícios/descontos no díesel) nos preços dos demais combustíveis(gasolina, etanol e gáz de cozinha) e/ou aumento de outros impostos.

    Mas ninguém entendeu … e cêrca de 300 caminhoneiros autônomos, que ouzaram ir “peitar” o governo federal, em Brasília, é que vão pagar o pato.

    Tivemos uma aula, mas parece, que não aprendemos a lição .

    1. eis que de onde menos se esperava…

      surgiu uma causa nacional digna desse nome e que poucos entenderam

      e nunca entenderão, se continuarem acreditando que para se conseguir uma coisa é preciso sacrificar uma outra, porque é assim que se faz de qualquer sociedade, não só a brasileira, uma multidão em processo de seleção brutal

      mas não é culpa do povo não; maior culpado pelo processo de seleção que se avizinha

      é o Judiciário Brucutu que temos, muito mais que decadente, fragmentado em interesses

      ou ainda do tempo das cavernas………………………………….e como ganham bem estes brucutus

  5. Volta à ativa, no Blog.

    Fui um dos precursores entre os comentaristas deste blog, desde que o Nassif migrou do antigo provedor, para o GGN, e faltou-me tempo, para continuar a fazer uma das coisas mais prazerosa da minha vida: participar dos debates democráticos, deste fórum, e isso foi devido àsminhas atividades durante os anos de 2014 até este ano, nos quais voltei aos “bancos escolares” num mestrado de sociologia na USP, que só agora finda, e aí, tô de volta … 

    1. bem-vindo de volta…

      porque possuem a beleza da vida os que têm a certeza que ela é um caminhar tranquilo e constante,

      e não um combate

    2. Com todo respeito amigo,
      Com todo respeito amigo, comece dissertando sobre como você demorou tanto tempo para concluir seu mestrado. Todo esse tempo gerou publicações, retornando todo o recurso investido em seu desenvolvimento profissional para a nossa sociedade? Se não, sugiro que o faça, afinal é nosso dever retribuir esse ingestimento.

      Att.,

      Mestre e Doutorando na Unesp

  6. é isso aí, nem de direita nem de esquerda…

    cujas atividades sempre se mostraram impotentes, porque nada melhorou, só piorou

    num país de canalhas, o que faz a hora é o corpo a corpo com a sobrevivência,

    não com a esperança e com as promessas vãs

  7. Orfãos dos partidos de

    Orfãos dos partidos de “esquerda” e das centrais sindicais, os caminhoneiros que se dirigem a Brasília em luta pela sobrevivẽncia poderão ser sacrificados no altar do Vampiro e de seu acólito, o demõnio Parente. Será que as “esquerdas” vão continuar assistindo da janelinha?

  8. Desde o inicio, consegui me

    Desde o inicio, consegui me infiltrar num grupo de ” grevistas” caminhoneiros, que se chamava intervenção militar.

    Como participo de um grupo de esquerda petista, avisei posso ser agente duplo, vamos aproveitar a oportunidade para disseminar a nossa pauta contra a Privatização, explicar a pilantragem da politica de preços…Ficaram com medinho, “não por que video que expulsaram sindicalistas, Cut, intervenção militar”. Quando os caminhoneiros rejeitaram o primeiro acordo que só beneficiava transportadoras, alertei tem caminhoneiro que se reconhece como trabalhador, o fato de ser reacionário não lhes tira essa condição. Continuaram com o mimimi… resumindo hoje no grupo me chamam de companheira, apoiaram a greve da FUP, inclusive foi eles que postaram um dos videos mais históricos, o petroleiro junto com o camisa amarela, fui falar com o grupo de esquerda quase me expulsaram, coisa que os intervencionistas não fizeram, agora mudaram o nome do grupo, não são mais intervencionistas, colocaram guerreiros pelo Brasil, até video do PHA, petroleiros e sobre o Pre-sal está rolando.

    Cheguei a conclusão que muitos da esquerda não querem um mundo melhor para todos, querem que todos pensem igual a eles, isso é errado, são um bando de frouxos , com um debate academico que não atinge a população. E se Lula fosse de direita São Bernado tinha pegado fogo, por que coragem os cara tem, não foi atoa que tomamos um golpe, e fomos chorar nas rede sociais.

  9. Que os caminhoneiros não sejam hipócritas e corporativistas

    Se os caminhoneiros estão indo a Brasíia reivindicar seus direitos, que pensem na saúde, na educação, na ciência e tecnologia, e na seguridade social. Se aceitarem essa solução assassina da ditadura, estarão sendo hipócritas e só pensando no rendimento imediato. Estarão sendo cúmplices de um regime que tem como propósito eliminar física e simbolicamente pelo menos 2/3 da população. 

  10. Nova campanha da CIA..

    …Traia  seu  país conosco,  ganhe  30  moedas e  uma viagem pra Disneylândia com  toda  a  família !!!

     

  11. Sei que a esquerda brasileira

    Sei que a esquerda brasileira (sempre amadora, atrasada e ingênua), perdeu uma grande oportunidade para capturar o movimento e botar pra quebrar.

    Quanto aos caminhoneiros, pararam o país por 10 dias, ganharam uma esmola e não resolveram o problema porque o Pedro Parente continua firme e forte f**** o país. Aliás, pelo que vi eles pararam apenas por causa do preço do diesel, mas foram incapazes de identificar onde estava o problema.

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