Campinas já sofre com desabastecimento de água

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – Enquanto a presidente da Sabesp se diz esperançosa de que vai chover nos próximos dias, a estiagem e o desmazelo de gestão da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo apresentam um quadro preocupante para o Estado. Em Campinas, a 93 km de São Paulo, a população já está sofrendo com o desabastecimento de água. em outras regiões o problema não é minimizado. Nas manchetes dos jornais, de hoje, o quadro fica um tanto mais preocupante, com admissão, por parte da Sabesp, de que a água pode acabar em novembro e de que o segundo volume morto já está sendo usado. 

da Folha

1/4 da população de Campinas está desabastecida

LUCAS SAMPAIO DE CAMPINAS

Sem previsão de melhora nos próximos dias, Campinas (a 93 km de SP) tem hoje um quarto da população desabastecida.

Desde sexta (10), a falta de água atingiu de 20% a 50% da população. A Sanasa (empresa de água e esgoto) continua negando que haja rodízio ou racionamento na cidade de 1,1 milhão de habitantes.

A justificativa é que “nenhum bairro ficará sem água por mais de 12 horas” e que há apenas “problemas pontuais”.

A reportagem percorreu bairros de diversas regiões e constatou que há moradores há dias sem água na torneira. O Jardim Santo Antônio, na periferia, é um dos mais prejudicados.

“A água chegou à casa de um colega e eu fui encher um galão para lavar louça e tomar banho”, diz o porteiro Eliélcio Sampaio, 26, que ontem andou mais de 1 km com 20 litros nas costas. Estava sem água desde sexta.

“Desde segunda eu não cozinho porque a louça está toda suja. O banheiro não dá nem para entrar.”

Anteontem, dois protestos no bairro forçaram a Sanasa a enviar caminhões-pipa para abastecer as casas.

Ontem, a empresa interrompeu o fornecimento em outros bairros para que o Santo Antônio recebesse água.

“Não tem rodízio. Estamos atendendo pontualmente onde tem falta de água, de acordo com a demanda”, afirma Marco Antônio dos Santos, diretor-técnico da Sanasa.

A empresa diz que há 20 caminhões-pipa que socorrem bairros mais afetados.

A Sanasa capta água dos rios Atibaia e Capivari, que estão com vazões muito baixas e água de qualidade ruim.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

24 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A irresponsabilidade do

    A irresponsabilidade do eleitor de São Paulo

    Reconheceram nas urnas a competência de Alckmin ou votaram envenenados pela mídia, o famoso voto anti-PT?

    Gunter defensor de Alckmin e do antipetismo sumiu do blog.

    1. venenos da mídia e seus regionalismos

      Assis.

      Em poucas palavras você descreve o que está acontecendo nas últimas eleições no BRASIL.

      Não se vota por politica, se vota como voce escreveu: ‘votaram envenenados pela mídia’.

      Aqui em CURITIBA já ví alguns carros com o adesivo da raiva: fora DILMA e leve o PT junto.

      Não se discute política. Se discute somente em cima do clima de fla-flu difundido pela mídia.

      Desta maneira é que eles escondem seus interesses inconfessáveis.

      Aqui no PARANÁ temos os tucanos representantes da globo rpc tv e gazeta do povo que elegeram o alvaro dias e o playboizinho beto richa.

       

    2. “Pra mim tá bom”

      Era sempre isso que o Gunter falava do Alckmin, o que refletia sua mentalidade, de maneira geral. De qualquer maneira, acho que agora que você o citou, ele volta rapidamente – nem que seja pra dar uma desculpa prolixa e esfarrapada.

      Para onde será que ele vai, <SARCASMO>Alemanha Oriental?</SARCASMO>

    3. A missão de muitos é tirar o

      A missão de muitos é tirar o PT do governo e emplacar (ou restabelecer) outra política externa, a questão-mor desta eleição, e radicalizar na submissão aos ditames do mercado financeiro. Nada mais importa. Esta é a missão atribuída a muitos em diversos espaços.  Alguns atuam às claras. Outros de forma velada. Todos a serviço da mesma causa. O Brasil que se lixe com seus problemas menores como falta de água, por exemplo.

    4. Ora, Assis. Você está sendo

      Ora, Assis. Você está sendo muito duro (Modo Irônico Ligado)! Tudo bem ficar sem água para lavar a bunda e beber, não ter segurança, não ter saúde, não ter SAMU, não ter cotas, bater em professor, bater e expulsar pessoas carentes de suas casas para entregá-las a um especulador, tudo bem comprar a imprensa (não sei quem compra quem), abafar todas as CPIs, desde que faça um governo secular…

      1. secular

        Secular no sentido de que pretende durar um século?

        O Reich de 100 anos de Geraldo Alckmin?

        Nah, o homem é mais democrático.

        Não vai matar de sede só os judeus.

  2. A situação dramática já se

    A situação dramática já se avizinhava há tempos e, como sabemos, nada foi feito.  O que resultará disso tudo: o desaquecimento da economia no estado SP e, consequemente, no país.

    Todos nós seremos afetados,

  3. Campinas sem água

    O problema aqui está se agravando, pois a cidade não conta com sistema para reservação de água de grande capacidade, sendo que o Rio Atibaia, de longe o maior fornecedor, está com o nível muito baixo, a qualidade péssima o que depende em grande parte do Sistema Cantareira liberar ou não mais água.

    Lembrando que Campinas hoje tem mais de 1 milhão de habitantes entregues a uma adminstração irresponsável tanto no âmbito estadual, quanto no municipal, alinhado ao Picolé de Chuchu e sua curriola.

  4. Sanasa mente

    Moro no bairro do Bonfim, região central de Campinas, e estou  há vinte e quatro horas sem água. Ligo na Sanasa, companhia municipal de abastecimento.  Sou solicitado a digitar o código do consumidor, e recebo a informação de que “não há previsão para interrupção do fornecimento de água para minha região”. Obviamente, resolvo aguardar para ser atendido por alguém. Sou informado de que há 23 ligações na minha frente. Um chato fica repetindo uma mensagem eletrônica sem parar durante quase vinte minutos. Sou atendido!!!!

    Informo o bairro. Resposta: não há qualquer previsão para o retorno do abastecimento. Como Alckim jurou de pé junto que não iria faltar água e a Sanasa, que é administrada pelo insuspeito Jonas Donizete do PSB, afirma que “”nenhum bairro ficará sem água por mais de 12 horas” e que há apenas “problemas pontuais”, é claro que a atendente só pode ser uma comuno-lulo-dilmo-petista. Já que a ligação foi gravada, estou pensando em pedir a cópia e enviar para a presidência da empresa, a fim de que a traidora seja devidamente enquadrada.

  5. Tragédia anunciada em andamento

    Nassif,

    A grande imprensa já deve ter ultrapassado o limite da irresponsabilidade, ao esconder bravamente este desastre de dimensões ainda desconhecidas, mas possivelmente enormes.

    Quanto à Sabesp, não merece comentário, faz jus à sociedade que fornece água.

  6. Me orgulho de votar em

    Me orgulho de votar em programa de partido desde que comecei a votar. Enquanto isso,  a maioria dos eleitores do psdb votam com ódio, doentes e enlouquecidos pela diarréia diária em seus cérebros doentes. Qual voto é mais politizado? O do ódio sempre foi do ANALFABETO POLÍTICO e do opotunista que usa o analfa político para amestrá-lo e colocá-lo em seu curral sem água, sem escola, sem cultura, sem dignidade. Digo a vocês: não vejo tantos eletores do aócio como as pesquisas dizem. As urnas devem estar com “probleminhas” que a CIA e seus empregados (tse e demais justiciarias) estão “ajudando” a resolver. Vamos deixar de ser ingênuos. Se até o ex-senador tasso jereissati resolveu voltar e ganhou ($abe-$e como), vocês acham que ele resolveu se “desaposentar” porque, depois de uma derrota vergonhosa em 2010, voltaria sem ter certeza que con$seguira renascer sem que a CIA e a grana injetada pelo USA nas campanhas desses quase mortos psdebistas, estivesse rolando aos montões? Até fhc, com 60% de rejeição, considerado por quase toda população brasileira o demônio do país, estaria por ai guspindo sua mediocridade e mentiras com a cara de pau que está fazendo? Somos ingênuos, passivos e covardes. Por isso, não assisto mais programas de discussões sobre problemas no país, quero vê-los sair das salinhas de pate-papo e partir para a ação. Não conseguem.  To levando para a faculdade e espalhando para alguns motoristas de táxi, reportagens sobre o governo podre e corrupto de fhc e sobre o vagabundo (nunca trabalhou, só ganhou os cargos de familiares) que está querendo ser presidente desse país. Os “eleitores” deles não votam contra a corrupção como dizem, mas votam a favor do ódio, porque se fosse contra a corrupção, pouquíssimos do psdb estariam fora da cadeia.

  7. ATENÇÃO NO JUIZ-CANDIDATO-AO-STF SÉRGIO MORO

    ATENÇÃO NO JUIZ-CANDIDATO-AO-STF SÉRGIO MORO

    A crise da água estoura o estelionato eleitoral do PSDB e da mídia, e esta última já procura tirar o corpo fora, como no vergonhoso editorial de ontem no Folhão.

    Com o desnudamento dos criminosos tucanos paulistas, estelionatários eleitorais, e do seu marionete Aécio Neves, no debate da Band e nos programas eleitorais, e a crescente rejeição do seu projeto reacionário para o Brasil, o desespero já aparece claramente nas suas hostes.

    Portanto, se apresente quem duvida que o juiz-candidato-ao-stf Sérgio Moro está preparando para estes dias uma espalhafatosa operação da PF e do MP, municiando “tecnicamente” a direita golpista, com sede no Brasil, na tentativa de aplicar mais um golpe na democracia brasileira.

    Reunião (*) de gestão da água em São Paulo, usando técnicas de última geração da SABESP/PSDB

    (*) Em http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,sp-tem-70-cidades-afetadas-por-seca-onde-vivem-13-8-mi,1577466

  8. http://www.sanasa.com.br/inic

    http://www.sanasa.com.br/inicio/default.aspx

    Mas que confusão, CAMPINAS NÃO É SABESP, Campinas tem uma grande empresa de saneamento, a SANASA, que presta consultoria para outros paises, me lembro da cidade de Iquitos, no Peru. A SANASA faz a captação de agua nas bacias da região, especialmente do Rio Piracicaba, a cidade há muito tempo tem governos de esquerda.

    A Sabesp merece todas as criticas, mas Campinas não é Sabesp.

    1. Sabesp ignora ordem e libera menos água para Campinas

      Responsável pela operação do Sistema Cantareira, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) descumpriu uma determinação dos órgãos reguladores do manancial para aumentar em 25% o volume de água liberado para atender a região de Campinas, que há quatro dias pratica rodízio no abastecimento de 1,1 milhão de habitantes, por causa da seca no Rio Atibaia.

      http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2014/10/15/sabesp-ignora-ordem-e-libera-menos-agua-para-campinas.htm

  9. Moro no Jardim Aurélia em

    Moro no Jardim Aurélia em Campinas e por aqui ainda tem morador lavando calçadas, NUMA BOA…

    Certamente são eleitores do Alkmim, e confiam PLENAMENTE que não vai faltar água.

    Nessa semana, a EPTV (a Globo local) está passando reportagens sobre a “Quantidade de água na produção de alimentos”. Muito instrutivo(!?), mas será que, nessa altura do campeonato,  eles esperam que além de NÃO BEBER, teremos também que parar de COMER?

    Enquato isso, o Alkmim….. ZZZZZZZZ, tá tranquilão pois a MÍDIA nunca o tira do seu SONO PROFUDO! 

  10. essa caçada ao Gunter

    é absurda, intolerante e totalmente incompatível com o espírito do Blog..concordei com ele em muito pouco mas não entendo essa “tara’ ,  só pq ele se equivocou nas suas escolhas..vamos parar com isso minha gente, temos um guerra para ganhar..

  11. A periferia é que mais sofre

    E é a periferia que primeiro paga o pato. Esse psdb e o Alckmin não valem nada mesmo. A outra la da Sabesp esta contando com as chuvas. Esse povo é tão incompetente e irresponsavel, que chega a ser inacreditavel que tudo isso ocorra nas barbas do povo “bem informado” de SP. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador