Carta aberta a Dias Toffoli, por Washington Luiz de Araújo

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Do Bem Blogado

Carta aberta ao Totó

Por Washington Luiz de Araújo, jornalista

Pelo fato de conhecê-lo há algum tempo e de sermos originariamente do mesmo partido político, solicito de antemão a liberdade de chamá-lo de Totó. Sim, sei que hoje o senhor está ocupando a mais alta posição da magistratura nacional, mas sempre o vi como Totó, com a devida vênia.

Totó, o que me leva a escrevinhar estas mal traçadas linhas, independentemente de outros episódios nada alvissareiros que tenho visto o senhor protagonizar, é que eu soube de uma declaração sua ao “Jornal Nacional”, aquele telejornal que me traz à mente o slogan “o povo não é bobo, abaixo a Rede Globo”.

Pois nesse noticioso (sic), o senhor disse que “falar em golpe é uma ofensa às instituições brasileiras”, ressaltando ainda que usar esta palavrinha – “golpe” -prejudica mais ainda a imagem do país no exterior”.

Bom, como eu o conheço de algumas festas em Brasília, ainda quando o senhor, Totó, se fazia pertencente aos quadros do Partido dos Trabalhadores, acho que posso lhe dizer logo, sem rodeios nem eufemismos, que as instituições é que estão prejudicando, neste momento, a imagem do Brasil lá fora.

Toffoli  e GilmarE tem mais, Totó: prejudica mais ainda, aqui dentro do nosso país, a imagem do senhor sempre na retaguarda (com todo o respeito!) do excelentíssimo senhor magistrado do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, a quem só não chamo de Gigi por não ter com ele nenhuma intimidade.

Totó, no dia em que o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva tomou posse, um amigo, ex-deputado estadual por São Paulo, fez questão de me levar ao seu gabinete, quando o hoje vossa excelência tomava posse como subchefe da área de Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República. E lá fui apresentado a um atarantado rapaz, muito simpático naquele momento. E o meu amigo ex-deputado disse para prestar atenção, pois um dia você, Totó, alcançaria alto cargo público. Profético, o meu amigo. Mas mal sabia sobre o que faria nesta elevada posição. Depois daquele dia, o senhor foi galgando posiçõe s até chegar ao altíssimo cargo atual.

Fico me perguntando, com todo o respeito, o que o levou até essa digníssima posição. Deve ter sido por esta palavra do momento, com a qual muitos se vangloriam ao pronunciá-la de boca cheia e a plenos pulmões: meritocracia. Entendo que o senhor acorde todos os dias com uma palavra na cabeça, “independência”. Mas, independência do quê, exatamente? Das pessoas que aí o colocaram – e somente delas?

Ora, Totó, eu, pelo menos, jamais pensei em tê-lo como uma pessoa que fosse fazer algo ilícito estando nessa posição de Excelentíssimo senhor magistrado Supremo Tribunal Federal, mas também nunca esperei que o senhor fosse negar totalmente o seu passado, no qual, certamente (como ocorre com todos nós) formaram-se grande parte de suas mais importantes convicções. Nunca pensei que aquele subchefe da área de Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República. pudesse vir a tomar atitudes que o levasse a ser considerado um mero “respaldador” das nada abonadoras ações do senhor Gilmar Mendes.

E não pensei, igualmente, que aquele jovem promissor que defendeu o Partido dos Trabalhadores como advogado se transformaria num algoz do mesmo, inclusive contribuindo para a condenação do hoje inocentado José Genoino.

Mas tudo isso me veio à mente, Totó, quando o senhor se prestou a participar do “Jornal Nacional” para defender o golpe contra a presidenta da República, se fazendo de biombo para que a Rede Globo (o povo não é bobo) acusasse Dilma de difamar o país, ora veja só!, condenando a ida da presidenta à ONU porque, ao que tudo indica, ela irá à Organização das Nações Unidas para dizer (denunciar é a palavra correta!) que no Brasil está em marcha acelerada um óbvio golpe de estado político-midiático-judicial contra a população que votou legitimamente em 2014. A que ponto o senhor chegou, não, Totó? Não haveria espaço aqui para 54 milhões de perplexos ponto s de interrogação.

Esta singela e despretensiosa cartinha foi elaborada apenas para funcionar à guisa de espelho, colocado à sua disposição para que o senhor, Totó, caso queira, veja o que tem feito no seu presente, negando o seu passado e, tristemente, sujando o seu futuro.

Sem mais,

Washington Luiz de Araújo, jornalista, seu ex-correlegionário e seu velho conhecido de Brasília, embora, certamente, não se lembre de mim.

 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

68 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O Toffoli é o “menino do

    O Toffoli é o “menino do Gilmar” no stf. Pobre de nós, brasileiros, com esse judiciário. O país que tem um stf ridículo assim não consegue ser sério.

  2. O Totó é terrível. Pela sua

    O Totó é terrível. Pela sua alta prosopopéia, o cidadão é roubado e ainda tem a obrigação moral de chamar seu ladrão de honesto. Assim ninguém aguenta, Totó. Mas o Celso também é outro que está a repetir isso. O Celso, que há quinze anos está sentado sobre duas ações contra o Raupp, que é protegido do Sarney, que foi quem botou o Celso lá. Deviam dar um conselho aos senhores ministros: Não dêm declarações como essa porque o tempo delas já passou e isso só vai comprometer mais ainda os senhores e envergonhar mais ainda a instituição a que pertencem.

  3. A melhor definição de Dias Toffoli

    Quarta-feira, tomando um café com um grande amigo enfronhadíssimo na política, conversávamos sobre a situação atual. A prosa durou bem umas duas horas. Quando chegou no Toffoli, ele foi certeiro: “além de medíocre, é venal”. E relembrou aquela matéria veiculada aqui no GGN sobre o irmão do ministro envolvido em falcatruas na prefeitura de Marília, que o Gilmar Mendes limpou a barra, daí a submissão ao mestre, virou ajudante de ordens.

    No governo, o PT comportou-se como aquelas crianças muito pequenas (4 a 5 anos) que participam das brincadeiras com as crianças maiores (6 a 7 anos) na condição de café-com-leite. 

    1. A impressão que tenho é que

      A impressão que tenho é que há algum tempo o STF tem um ministro a menos.

      Sim, pois Tofolli converteu-se numa mera “antena repetidora” do Gilmar.

  4. Dias Toffoli

     

    “Ofensa as instituições brasileiras”

     

     

    Ministro Dias Toffoli, a falta de sensibilidade do STF para a gravidade da conjuntura é que ofende as instituições brasileiras, o pedido de afastamento de Eduardo Cunha já foi encaminhado ao supremo pela Procuradoria Geral da Republica a mais de 120 dias, portanto 04 meses se passaram e ainda não temos uma posição do supremo.

    A consequência dessa procrastinação foi a situação ridícula do STF  sendo pautado por Eduardo Cunha, forçado a discutir em seção extraordinária o rito da votação do impeachment e decidindo “não pelo ideal mas pelo menos ruim” (Luis Roberto Barroso).

     

    Um ato legitimo da Presidenta da Republica é abortado por um juiz de 1ª instância faz mais de 01 mês e o Supremo não se posiciona, o que esperar ? Mudaram o regime do Presidencialismo para o “judicialismo”? A Presidenta Dilma ainda esta no comando do poder, quando os senhores querem se posicionar? Após o desfecho da crise, quando as consequências políticas forem irreversíveis.

    Assim o fizeram no episodio dos telefonemas interceptados do Presidente Lula, a divulgação ilegal de conversas particulares foi utilizada de maneira política pelo “elogiado’ Juiz Moro, que nesse ato afrontou o Supremo ao avançar ou melhor atropelar as prerrogativas dos senhores Ministros do STF. Diante dessas ilegalidades praticadas por Moro e perante o silencio dos ilustres magistrados, que ao se confrontar com um crime de fato preferiram a censura publica a Lula que não havia feito nada de ilegal, apenas emitiu sua opinião de maneira privada, tendo seu direito a privacidade rasgado por essa corte. Seria a CENSURA ao pensamento?

    A fala uníssona do Decano condenando Lula e ignorando os atos ilegais de Moro assustou a todos que esperam do STF uma postura técnica e constitucional e nos leva a concordar com o  conteúdo dos diálogos, os senhores estão acovardados sim!

    O próprio ministro Teori Zavascki admitiu em despacho que os estragos políticos do ato de Moro eram irreversíveis, mas na pratica não houve nenhuma providência, o que os senhores estão esperando?

     

    Ontem o Jornal Nacional entrevistou 03 ministros do STF (Celso de Mello, Dias Toffoli e Gilmar Mendes) que rechaçaram a denuncia do Golpe, esses ministros, num momento tão sério do País, deveriam se manter neutros e se pronunciar apenas nos autos, essa sobriedade se faz necessária para evitar manipulações como a que foi feita na edição de hoje  do Jornal OGlobo com o conteúdo dessa mesma entrevista, em manchete com letras garrafais afirma: “Ministros do STF: Dilma ofende instituições ao falar em golpe” e mostra abaixo dessa manchete espalhafatosa uma foto de não menos destaque com os ministros do STF Marco Aurélio de Mello e Ricardo Lewandowski que não compartilham dessa mesma opinião, induzindo o leitor a acreditar que eles concordam com a afirmação da manchete.

    Ao concederem entrevista nesse momento tão delicado, esses ministros do STF, se tornam fantoches na mão manipuladora da grande mídia.

     

     

    Essa insegurança jurídica que a morosidade do supremo causa, é a principal razão da legitimidade da denuncia do Golpe. Os ministros do Supremo se tornam agentes ativos desse processo, precisam ter consciência disso.

     

     

    As consequências dos méritos não julgados, acabam fugindo da técnica e se tornando um ato político.

     

     

     

  5. Como será?

    Comoserá que aconteceu esta transformação???????????????????????????????????????????????

    Até porque o senhor gilmar deve ser um excelente sujeito, bom amigo, pai e marido, etc, mas nunca em lugar nenhum poderia ser juiz, já que até ele admite que é inmigo do PT e nunca poderia participar como juiz de nada que considerasse o PT. Ter alguem que lhe segue como juiz nestes casos é inconcebível.

  6. Comentários deslocados

    Os três ministros do STF (Toffoli, Mello e Gilmar) que apareceram no telejornal da Globo fizeram comentários deslocados da realidade.Ou demagógicos. A imagem do Brasil lá fora já está bem comprometida bem antes de qualquer pronunciamento de Dilma na ONU. Aponto alguns motivos para o vexame internacional. Um,  a conduta da Câmara Federal com imenso número de deputados que têm mais suspeitas e processos de corrupção do que a presidente Dilma.Dois, a conduta do PMDB e de Temer, até então aliados da presidente; Temer, por coerência, deveria ter renunciado a vice presidência. Aliás, nem deveria ter feito da chapa na 2ª eleição caso prestasse atenção ao que disse há pouco. Três, a conduta do STF que, há mais de 150 dias, tem em mãos ações contra Eduardo Cunha. Mesmo diante da grave situação do Brasil, esses senhores que ainda têm tempo para palestras e (alguns) dupla jornada de trabalho no STE (por que?), não se empenharam em julgar Cunha. Essa lerdeza estranha na lerda Justiça é que causa maior estrago a imagem do Brasil no exterior. E eles (os três tenores, digo ministros) poderiam ter aproveitado o espaço da Globo para explicar essa grave omissão..

     

  7. Mudança de dono

    Totó… É dos mais comuns e manjados nomes usados para cães. E os cães, bem sabemos, são fiéis por conveniência… Não são raros os casos em que os cães trocam de dono… Quem sabe a ração ofertada por GM não seja a responsável por essa renegação  aos antigos “donos”?

  8. Me desculpe o amigo do TOTÓ

    Mas o Totó tá certíssimo, não existe golpe segundo a republicana que vai cair do cavalo daqui a alguns dias: o que temos é UM GRAVE MOMENTO POLÍTICO NO BRASIL VARONIL, segundo sua excelência que viajou milhares de kms pra dizer isso no púlpito mais importante que teria antes, agora com certeza, de levar um sonoro pé no traseiro na rampa do palácio do planalto.

    É PRA ACABAR…..

  9. Carta aberta a Dias Toffoli, por Washington Luiz de Araújo

    Eis o nosso “poder” judiciário…

    Esperanças? Muito tênues.  Eis  a turma do judiciário: Uma vergonha nacional…

    Gilmar, sabemos quem é esse impostor… Ele e sés habeas corpus…

    Tofolli está nas mãos de Gilmar porque este livrou seu irmão da ação já comprovada do roubo de mais de 20 milhões de uma prefeitura do interior de São Paulo.

    Rosa Weber tem um filho funcionário da Globo e é prima da mulher do Aécio. Aquela que soltou a seguinte afirmação no julgamento do Dirceu: “Não tenho prova cabal contra Dirceu – mas vou condená-lo porque a literatura jurídica me permite”. Além de estuprar a lógica probatória fundamental do direito penal.

    Fux pressionou tribunal do RJ para nomear sua filha de cerca de 30 anos como desembargadora do tribunal. Deve favores à Deus e o mundo…

    Carmem Lúcia foi acusada na imprensa de comprar mansão em Brasília de um traficante, abaixo do preço de mercado.
    Aí já são cinco. Temos ainda:

    Edson Fachin, pífio, submisso, inseguro.

    Celso Mello, vaidoso, metido a intelectual, que já manifestou sua “indignação” em razão de ser chamado de covarde num grampo ilegal, em conversa íntima e fruto da revolta de um cidadão acusado mas sem prova nenhuma: sua manifestação é prova incontestável que não tem visão social …

    E, o pior, NÃO EXISTE CONTROLE DA CIDADANIA sobre “esses deuses”. Eles têm vida eterna coitados… Lamentáveis personagens, acreditam que são juízes…

    Sobraram então: Barroso, Teori, Marco Aurélio e Lewandovski…

    Há o Janot: Aquele que o collor jogou sujeiras passadas dele e ele ficou caladinho… – Foi um festival de denúncias. E ainda autorizou a divulgação do grampo. Um golpista bem cínico. O porque da cara de paisagem do janot.

    E o Lula e a Dilma podem contar com algum desses?

    Um pouco mais sobre o Janot…

    Horrível é lembrar dele cumprimentando a Dilma, como se fosse o cara mais confiável.

    Está dificil para a Dilma e o Lula, cada porta que eles abrem tem um traíra. Alguém (???) precisa dar um chega pra lá nesse Moro também, mandar os dois para a conchinchina. Não é justo usarem nossos impostos nessas criaturas… só estão merecendo o cartão vermelho…

      1. filha cujo reconhecimento na

        filha cujo reconhecimento na área jurídica não se compara ao da filha do fux. O blog fala disso só há 2 anos. Tenta de novo.

        qui, 20/03/2014 – 09:07

        Luis Nassif

        É voz corrente no meio jurídico que Leticia de Santis Mello, filha do Ministro Marco Aurélio de Mello, é uma advogada brilhante. E Mariana Fux, filha do Ministro Luiz Fux, é apenas filha do pai.

        https://jornalggn.com.br/noticia/filha-de-marco-aurelio-de-mello-e-nomeada-desembargadora

         

        1. É voz corrente no meio

          É voz corrente no meio jurídico que Leticia de Santis Mello, filha do Ministro Marco Aurélio de Mello, é uma advogada brilhante

           

          É mesmo? Deixa eu ver no resto do link que vc indicou:

          No meio jurídico, Letícia é considerada uma advogada competente, mas que dificilmente chegaria tão cedo ao cargo se o pai não estivesse no STF. 

          Sou do meio jurídico e nunca ouvi falar do brilhantismo dela

          Ela não tem currículo para ser desembargadora. Nem de longe. Ficou na frente de pessoas muito melhor preparadas.

          Select ratingRuimBomMuito bomÓtimo ExcelenteRuimBomMuito bomÓtimoExcelente

          Sabemos a pressão que houve no Rio de Janeiro para ela ser indicada e depois que foi o nome mais votado, a Dilma, com seu republicanismo, a nomeou.

          Nomeada pelo DNA.

           

          Realmente, bela indicação…

          1. Prezado, ela é Professora de

            Prezado, ela é Professora de pós graduação da FGV, uma escola respeitada de direito. Tb advoga desde 1999, com atuação comprovada, em um dos maiores escritórios de direito tributário do país. Trabalhou tb na elaboração da Lei 9474/97.

            Além disso o seu 1o comentário dizia que o blog teria silenciado sobre o fato, mostrei que vc errou.

            Por fim, querer acusar a Dilma na nomeação dela só revela sua má fé porque ela foi a 1a da listra tríplice enviada pelo TRF-2 à presidência e a regra, de qualquer governo, é nomear o 1o que o próprio tribunal indicar.

            Se vc quer ideologizar a questão te sugiro questionar a nomeação da filha do fux, que mal sabe falar e penou pra comprovar experiência como advogada.

          2. Prezado, ela é Professora de

            Prezado, ela é Professora de pós graduação da FGV, uma escola respeitada de direito. Tb advoga desde 1999, com atuação comprovada, em um dos maiores escritórios de direito tributário do país. Trabalhou tb na elaboração da Lei 9474/97.

            Ela e inúmeros outros, nada extraordinário.

             

            Além disso o seu 1o comentário dizia que o blog teria silenciado sobre o fato, mostrei que vc errou.

            Mostrou nada. O blog silenciou em colocar sob suspeita os comentários do Min MAM, favoráveis ao governo Dilma, face a nomeação da filha. Isto é fato.

             

            Por fim, querer acusar a Dilma na nomeação dela só revela sua má fé porque ela foi a 1a da listra tríplice enviada pelo TRF-2 à presidência e a regra, de qualquer governo, é nomear o 1o que o próprio tribunal indicar.

            A 1a da lista, não apresentando notável atuação, não deveria ter sido nomeada. A nomeação da Dilma simplesmente corroborou o “QI” vindo debaixo. Simples de entender.

             

            Se vc quer ideologizar a questão te sugiro questionar a nomeação da filha do fux, que mal sabe falar e penou pra comprovar experiência como advogada.

            Essa tembém é questionável.

          3. Negativo, te provei que ela é

            Negativo, te provei que ela é da área acadêmica e tinha experiência profissional advogando, os atributos que devem se exigir de uma vaga para advogado.

            Por isso a Dilma seguiu a praxe em todos os tribunais do país, aceitar a votação, deveria recusar somente se fosse absurda a indicação, o que não era. Vc tá querendo achar pelo em ovo, se fosse a filha da fux te daria razão, o fato é que o caso da marina fux, com o áudio vazado dela gaguejando em sua oitiva na OAB para ser aprovada dominou as redes sociais, já a filha do marco aurélio, pq tinha capacidade e sempre foi estudiosa a celeuma bateu na canela.

          4. Negativo, te provei que ela é

            Negativo, te provei que ela é da área acadêmica e tinha experiência profissional advogando, os atributos que devem se exigir de uma vaga para advogado.

             

            Uau, atributos excepcionais que a destacaram……faça-me o favor….

  10. Manchetes de O Globo, Folha, Estadão, Veja e todos os demais

    “FINALMENTE DILMA ADMITE PERANTE O MUNDO QUE NÃO TEM GOLPE NO BRASIL MAS SIM UM MOMENTO POLÍTICO GRAVE”

    “FINALMENTE DILMA ADMITE PERANTE O MUNDO QUE NÃO TEM GOLPE NO BRASIL MAS SIM UM MOMENTO POLÍTICO GRAVE”

    “FINALMENTE DILMA ADMITE PERANTE O MUNDO QUE NÃO TEM GOLPE NO BRASIL MAS SIM UM MOMENTO POLÍTICO GRAVE”

    “FINALMENTE DILMA ADMITE PERANTE O MUNDO QUE NÃO TEM GOLPE NO BRASIL MAS SIM UM MOMENTO POLÍTICO GRAVE”

    1. Mas….

      “Mas o povo brasileiro saberá evitar qualquer RETROCESSO”.  Para bom entendedor… O mundo inteiro já sabe o que se passa aqui. É inútil a imprensa tupiniquim tentar tampar o Sol com peneira.

  11. Gênio

    Uma pessoa que não entende o que está acontecendo – um partido político abandonar o governo em que está inserido e tentar a derrubada do presidente, sem qualquer prova de crime, para colocar em seu lugar o vice, que por acaso é o chefão do partido – ou é boçal ou ministro de alguma corte, ou ainda as duas coisas juntas.

  12. eu posso atacar Ela não

    O idiota Totó pode censurar a Presidenta, ela não tem o direito de afirmar que o Executivo está sendo envolvido no golpe.

    Se este Totó pode falar a m@#$%a que bem entende no jn como membro do stf invocar censura à Dilma é cretinice.

  13. Na Divina Comédia, Dante

    Na Divina Comédia, Dante reservou o lugar mais tenebroso e brutal do Inferno aos traidores. Seria um consolo saber que o Totó iria um dia direto para lá e por toda a eternidade, mas eu prefiro que os traidores paguem suas asquerosas dívidas por aqui mesmo.

  14. STF merece uma boa puxada na orelha

    Como trabalham mal e de forma servil essa classe de alto ministros. A carta do Araújo toca nesse ponto preciso. Estão ali para garantir as conquistas civis -políticas da Constituição. Não para interpretá-la a seu bem querer desde que satisfaça os interesses dos poderoso e oportunistas de plantão. Isso é demagogia não??? O STF deve respeitar a soberania popular, não os objetivos escusos muitas vezes, das classes dirigentes e aristocráticas. E se pautar por temas que foquem na liberdade , na inclusão, na liberdade e prosperidade do brasileiros. Não no reforço de práticas de inquisição obsoletas que remetem ao autoritarismo. Cumpram seu papel constutucional com imparcialidade e justiça real. Estamos de olho em você STF:

    https://secure.avaaz.org/po/petition/Ao_Senado_e_ao_STF_da_Republica_Federativa_do_Brasil_Que_votem_contra_e_arquivem_o_processo_de_impedimento_do_governo_Di/?capDmeb

  15. É sintomático que esse

    É sintomático que esse ministro seja chamado de Totó, Totó é apelido de cachorro, no caso dele, o cachorro encolerado por Gilmar Mendes. Nada surpreendente a posição da justiça em relação ao golpe, Marx já tinha pontuado acerca disso:

    Manifesto do Partido Comunista :

     

    A Burguesia Converteu o Jurista em seu Trabalhador, Pago Com Salário :

    O Direito Burguês é Apenas a Vontade da Classe Burguesa,

    Elevada à Condição de Lei, Uma Vontade Cujo Conteúdo Está Dado

    Nas Condições Materiais de Vida Dessa Classe

     

    KARL MARX E FRIEDRICH ENGELS[1]

     

    1. Não Teriam Sido Marx E Hegel?
      Boa tarde.
      — “KARL MARX E FRIEDRICH ENGELS[1]”.

      Não Teriam Sido Marx E Hegel, caro Esquiber? Você tomou o cuidado de checar com os Procuradores Hegelianos? Ah, ah, ah…

  16. “Totó” não atenta apenas

    “Totó” não atenta apenas contra os 54 milhões de votos nem apenas contra a presidente, atenta contra a Constituição, contra a ordem democrática e contra o Brasil.

    (É verdade que Gilmar Mendes deu uma forcinha ao irmão de “Totó”?)

  17. Totó e a tragicomédia.

    Totó era personagem das tragicomédias italianas. Os personagens não tinham a seriedade dos trágicos gregos, mas em sua comédia riam das fraquezas humanas. Totó é isto , um tragicômico. Mas Toffoli o que é?.  Sua figura  é tristemente trágica, pois apenas se tornou um clichê, ” o homem que traiu a si mesmo”. Não é um personagem novo.   Se fosse um Buster Keaton, veríamos na aparente seriedade de suas falas o lado comico, a autocritica. Mas Toffolli  não faz comédia, a cada frase , a cada ato ele se destroi. Esta também é uma doença clichê. Mas continua para mim incompreensível, como alguém tem prazer em sua própria autodestruição.  Eu não tenho nenhum prazer em ver esta auto destruição explicita, não tenho prazer em ver uma humilhação publica. Mas é assim que eu sinto. Não sei que tipo de prisão interna faz um indivíduo vir a publico para se humilhar. E parece que adquire prazer nisto, pois está sempre pedindo a luz dos holofotes. Não o vi criticando a jornalista que tentou humilhar a presidente na Casa Branca. Não o vi criticar o ex-presidente Fernando Henrique, que anos destroi a imagem do país. Não o vi criticar as ações e ofensas de senadores.  Não o vi criticar o procurador geral que em nome da cooperação internacional, fornece documentos para acionistas  processarem a Petrobrás.  Mas ele corre para os holofotes para criticar um ato que sequer existiu. Aminha dúvida é se ele é o ” homem que traiu a si mesmo”  ou se é apenas ” o homem que saiu do armário”.

  18. As instituições

    Quando se fala em instituições não esqueçam que elas compreendem os poderes legislativo, judiciário e  executivo.Este último , o mais cobiçado , é o mais vulnerável. 

  19. Só pode se…

    Só pode dizer GOLPE, ditadura, preso político se for na Venezuela, ou Cuba. Aqui está determinantemente PROIBIDO falar em GOLPE, pois O GOLPE não pode ser chamado de GOLPE, que atenta contra o probo st…

  20. Que coisa heim….

    Quem indicou “Totó” mesmo ? Não foi o mesmo grupo que indicou 8 dos 11 ministros e mesmo assim insiste em chamar o STF de golpista e covarde ? Que coisa heim…

     

    Na ocasião da indicação do “Totó” só vi aplausos da claque por aqui, afinal não cabe aos mortais questionar Suas decisões, apenas aplaudir. Foi assim também com todas as indicações: num primeiro momento todos foram tratados como merecedores e gênios do Direito até votarem contra Seus interesses. 

    O próprio Joaquim Barbosa foi heroi daqui do blog, com vários posts de elogios, especialmente na ocasião do bate boca com o Gilmar Mendes mas depois da condenação de alguns dos Seus apóstolos virou pária. O “Totó”, junto com o Fux (esse nomeado por Ela), caiu em desgraça faz tampo também e atualmente temos o processo de assassinato de reputação do ministro Fachin.

    Quem ousou questionar as nomeações na época correta foi chamado de “tucano”, já que ainda não havia a moda dos tremos coxinha e golpista.

  21. Discurso ao Surdo

    Nassif: mande esse pessoal parar com os panos quentes ao Totó. Sabemos que seu voto é de ódio pessoal contra a Presidenta, desde que ela o despediu da advocacia do Planalto. Sua aversão, portanto, é íntima e visceral. Só perde para Penelope Charmosa e aquele de Diamantino. Os três são os pilares ao Delenda Dilma, que parece está fazendo plateia com outros colegas de Corte, especialmente aqueles que se pelam de medo da grande mídia, ou que com ela tem rabo preso.

    1. concordância

      Manifesto minha total concordância com o texto de jcordeiro. Não sei de onde vêm tuas fontes, mas creio que são muito seguras e verossímeis.

  22. Dentre as muitos erros

    Dentre as muitos erros cometidos por Lula e Dilma, as nomeações dos Ministros do Supremo certamente estão no ápice. Eu sempre soube que Toffoli não preenchia uma dos requisitos para galgar posição na mais alta corte de justiça do país (notório saber jurídico certamente ele não tem). Mas com todos os assessores jurídicos que dispõe, quem precisa de ter conhecimento jurídico para ser Ministro, não é mesmo? O que eu jamais poderia imaginar é que ele fosse se transformar num sabujo de Gilmar Mendes; Eu acompanho muitos julgamentos no STF e sempre observei a subserviência dele em relação a Gilmar (nem tanto em temas corriqueiros da Justiça, mas naqueles de impacto realmente “erga omnis”, principalmente ao tomar posições em decisões políticas). Gilmar Mendes, um juiz nitidamente partidário, sempre tem, no mínimo, dois votos a defender suas teses (seu próprio e o de Toffoli). Quando Toffoli tenta, durante a leitura do seu voto, falar algo que ali não tá escrito, sinto vergonha alheia. Ouso dizer que talvez seja o mais despreparado Ministro que o Supremo Tribunal Federal já teve, com o agravante de ter personalidade zero.  Se bem que ele não ganha de braçadas das Ministras Rosa Weber e Carmen Lúcia. Notem que esses Ministros jamais criaram um tese jurídica relevante, atendo-se a acompanhar a jurisprudência do Tribunal. Dias Toffoli deve ter muita mágoa quando se lembra a que teve de se submeter para chegar ao cargo máximo da Magistratura no Brasil, pois de outra forma não há como explicar mudanças tão bruscas em suas convicções (na verdade, convicção é tudo que ele não tem). Lastimável em todos os sentidos.

  23. Dos ensinamentos passados

    Dos ensinamentos passados pela minha falecida mãe, um dos mais insistentes e que portanto se fixou na minha cabeça, foi o sábio “Olha as companhias!”, 

    Acredito que a nobre genitora do ministro carinhosamente apelidado de “Totó” agia de igual maneira da minha. Afinal, mães são sempre iguais nos cuidados, na sabedoria, e, claro, no amor infinito. Já os filhos, não. Cem destes não são para uma singela mãe o que esta é para cem filhos; um adágio habilmente sacado por elas quando dos seus costumeiros resmungos à busca de mais atenção.

    Pois o ministro Tóffoli fez “ouvidos de mercador” ao conselho da  sua mãezinha e foi fazer companhia logo a quem? Ao Gilmauzinho que descaminhou provavelmente até seu anjo da guarda. O enfant terrible da turma onde pespontam um Ricardinho, um Marquinho, um Barrosinho, um edsonsinho, decerto meninos bons. Malfadada companhia pior até que o Celsinho e o Fuxzinho.

    Totó por isso merece um castigo: ficar ajoelhado em cima de caroços de milho, braços abertos e ouvindo o coleguinha Celsinho declamando o poeminha “Os Lusíadas”  com seus 8.816 versos. 

     

     

  24. O ministro e seus congères
    assim como o ministro, poderão ser Cardozo e Mercadante. Antes foram a Marta e a Marina. O armário no PT tem espaço pra aknda muitos, é só esperar. Melhor assim. O partido precisa de depuração senão será implodido por dentro.

  25. amancebou-se

    Como diria o personagem de Jô Soares, o Totó amancebou-se jornalista Washington e agora age como se fizesse parte do quadro de celebridades da Globo, além de ser o fiel escudeiro do bombardeado Gilmar (ou será Gigi?).

  26. Esse caiu de paraquedas no

    Esse caiu de paraquedas no stf, nem passar num concurso consegiui e foi ser “ministro”, tão ruim que vive nas sombras de outro parasita. Esse stf não representa o país e é uma vergonha nacional.

  27. carta aberta a Dias Toffoli

    Meu caro Washington Luiz de Araújo, há muito tempo atrás nestes Encontros do PT estive próximo deste senhor sem memória de gratidão, e te digo não o cumprimentei por um motivo; identifiquei nele um Lord Bundinha que o Vianinha reconhecia naqueles jovens burocratas da ditadura. Hoje seria,talvez, um coxinha sem caráter. Parabéns pela carta aberta para o teu ex conhecido.

  28. o Toffoli

    La vai, não uma cartinha…sou URmilde. Vou de bilhetinho mesmo…

    Lembrando O Min Marco Aurélio: “O SUPREMO É O QUE ERRA POR ÚLTIMO”

    Pois podem parar, já erraram demais no último século. com consequências NEFASTAS para o Brasil 

    1. Entregaram Olga, gravida de um brasileiro, para o campo de concentração.

    2. Foram particepes ATIVOS da ditadura, mesmo com o expurgo de alguns de seus membros, outros sujeitaram-se e PERMITIRAM A CONTINUIDADE DA DITADURA. Pagamos mais de 30 ANOS (E AINDA PAGAMOS) PELA CONIVÊNCIA DE S.EXCIAS.

    3. Servem-se de algozes preferenciais de pessoas de determinado partido politico, que agrega o maior número de filiados no Brasil, e o elegeram, SEM MEXER um milímetro na estrutura viciada do conjunto social-político, ao qual pertencem.

    4 Permitir que um RÉU faça chantagem com um dos poderes da República, é conivência.

    5 Dizer que “NÃO É GOLPE”quando NÃO EXISTE CRIME, É ABRAÇAR-SE COM O MESMO ENTREGANDO O PAÍS À PRÓPRIA SORTE. 

    6. PAREM DE ERRAR POR ÚLTIMO, E ACERTEM DE PRIMEIRA…PONHAM ORDEM NESSE GALINHEIRO, #DEMOCRACIA E #LEGALIDADE #DILMAFfica. 

  29. o que tiro espremendo…

    …o pt precisa definitivamente cuidar de suas indicações para os cargos comissionados. quem achar que este é causo único, desengane-se. não faltam toffolis em potencial.

    a quem vier argumentar, comece me respondendo assim rapidinho… como pode o pc do b, conseguir mobilizar mais juventude que o pt? onde andam os jovens do pt?

    é uma dúvida de quem participou das manifestações neste ano e no ano passado e estranhou os ausentes. a estranheza é partilhada por alguém que respeito e admiro demais, petista de primeira data, mesmo, que caminhou nestas mesmas manifestações.

  30. carta aberta a Dias Toffoli

    Meu caro Washington Luiz de Araújo, há muito tempo atrás nestes Encontros do PT estive próximo deste senhor sem memória de gratidão, e te digo não o cumprimentei por um motivo; identifiquei nele um Lord Bundinha que o Vianinha reconhecia naqueles jovens burocratas da ditadura. Hoje seria,talvez, um coxinha sem caráter. Parabéns pela carta aberta para o teu ex conhecido.

  31. STF – Sistema de Torturador

    STF – Sistema de Torturador dos Fatos, um tribunal que procrastina a condenação de um ladravaz multi denunciado para que esse possa presidir o afastamento de uma presidenta honesta torna-se cúmplice do golpe, quiçá um de seus protagonistas, consumado o GOLPE vamos ter um Presidente Decorativo, um Ladrão como Vice, uma PF, MP e Judiciário decorativos, já o STF em nada vai mudar continuara decorativo, um adereço cafona encostado no canto da sala pegando poeira e petistas.

  32. Alvará de funcionamento fornecido pelo STF
    Em todos os debates – nos diversos espaços sociais – que mantive até bem pouco sobre o estado de coisas por qual passamos, sempre coloquei como premissa o respeito e confiança nas instituições.
    Percebo agora que estava enganado.
    As instituições estão sendo esculhambadas por aqueles que deveriam delas cuidar e respeitar. E o judiciário é uma dessas instituições que decepcionam. Não só pelos atos diretamente vinculados ao exercício da magistratura, mas também pela escolha política de seus membros, claramente identificadas nas ações extrajudiciais.
    Uma vergonha.
    O bordel comandado por Cunha, por exemplo, funciona com Alvará fornecido pelo STF.
    A denúncia recebida pelo STF contra Cunha e engavetada, nos diz muito sobre o seu funcionamento.
    Parece que estão no aguardo da realização do serviço sujo que todo o mundo constata e condena, para só depois agirem.
    Por outro lado temos essas ameaças partindo de Celso de Mello e Toffoli. Gilmar Mendes não vale citar porque é motivo constante de instabilidade e insegurança jurídica.
    Um caos institucional.
    E olha que a putaria ocorrida na Câmara Federal passou a ser algo banal, corriqueiro e, portanto, aceitável. Cunha transfoumou-se no “meu bandido favorito”.
    Temos bananas.

  33. ITF

    SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL não combina com as atitudes dessa legenda. Ínfimo Tribunal Federal seria o mais adequado. Afinal, um tribunal composto de pequenos juízes não poderia receber o título de “supremo”.

    Ele e seus pares é que envergonham o nosso país, mas, nunca causaram orgulho. Quando fazem alguma coisa boa é só o lógico, o trivial, nada que nos provoque orgasmos de satisfação pela impressionante decisão. Aliás, ultimamente, com suas ações televisivas nos tem causado depressão.

    1. Apenas um complemento

      Fausto ao menos almejava os pincaros da cultura e a mulher mais linda. O que Toffoli almeja não creio que tenha nem cultura nem beleza  nem estética. Afinal o que será que deseja Toffoli?????

  34. Fora da legalidade

    Fora da legalidade constitucional, só nos resta a desobediência civil e auto-organização popular!!!! E é isso que vai acontecer!!! Esse judiciário não mais me representa!!!

  35. O país que tem no STF um

    O país que tem no STF um Gilmar Mendes, um Dias Toffoli, um vice traidor e golpista, um presidente da câmara do tipo Eduardo Cunha e uma mídia golpista como não se pode falar em golpe? A presidente perdeu uma grande oportunidade de falar aquilo que a opinião internacional já conhece. É golpe e não adianta alguns ministros quererem maquiar para agradar essa mídia golpista. Não podemos ficar na praça dando milho aos pombos. O Cunha tem que ser afastado e preso. Vamos bradar ao STF não como vingança, mas como cidadãos que querem defender o Brasil, a democracia e a constituição. Aos senhores ministros do STF vamos bradar e afirmar sem medo: isso é golpe e fere a nossa democracia. Nós, os brasileiros somos responsáveis por nosso país. Se as instituições não estão funcionando bem, e as mesmas são pagas pelos nossos impostos, vamos pra cima delas com a alternativa correta de restaurá-las. Viva o Brasil e viva o povo brasileiro que não se curva diante das pressões dessa mídia surja e golpista…

  36. Senhores, eu vi

    Não sei se alguém viu também. Toffoli estava no plenário do Supremo e, em determinado momento, se levantou e saiu por alguns instantes. Creio que depois do voto do Gilmar…

    Aí pude perceber que – pasmem – em vez de uma toga preta, como os demais usam, Toffoli portava um enorme paraquedas preto que descia até o chão por alguns metros.

    Chamou-me a atenção o fato de que o paraquedas já era um pouco desgastado com o tempo. Para um pessoa tão nova, isso seria anormal.

    Veio-me à memória a lembrança que Toffoli já teria usado bastante aquele aparato. Mas onde mesmo? Lembrei-me, então, na sua chegada, já faz alguns anos, nas instalações da AGU. 

    Talvez seja por usar essa estranha vestimenta é que o faça dizer coisas para agradar alguns colegas que, de fato, portam togas, algumas até de luxo.

    E antes que o passado o condene (qual passado?), Toffoli demonstra querer seguir os passos dos togados-de-fato para que o paraquedas não seja percebido pelos colegas.

    A outra versão é a de que a Globo, que tudo sabe, chantageia-o para não revelar a história dele. Por isso, ele age assim nem tendo se declarado suspeito no processo so mensalão. A que ponto chega a Globo, hein?

  37. Toffoli ?
    Existe isso ?

    Toffoli ?

    Existe isso ?

    Já tive um cão, inteligentíssimo, chamado Laika .

    Se eu achar um vira-lata imundo e faminto numa lixeira levarei pra minha casa e denominarei Toffoli . 

    E que o vira-lata Toffoli jamais seja esquecido .

     

  38. Totó me faz sentir dó
    deste

    Totó me faz sentir dó

    deste povo q está neste nó

    com esse stf sem moral até em Cabrobó!! (não desfazendo da cidade é pq é muito longe)

    OBS:minha primeira poesia,já q o momento é contubardo mesmo!!!

  39. Como eu gostava do meu cusco

    Eu tinha um cachorro, muito bom, cuidava da casa, quando alguém chegava era o primeiro a latir, a noite qualquer movimento ele percebia. Ninguém passava no corredor sem que ele desse sinal. Infelizmente começou a comer ovelha, matava duas três na noite. Até as dos vizinhos ele matava. Tive que sacrificá-lo, naquela época não havia alternativa. Bem diz o ditado, “cachorro que come ovelha”, só matando! Eu gostava do Totó!

  40. Não concordo que um juíz

    Não concordo que um juíz tenha de ser agradecido. Nem por ser originário de um partido e muito menos por ter, por exemplo,  um parente próximo livrado da cadeia. Deveria de ser extremamente fiel apenas à um certo livro: a constituição.

  41. Não tenho procuração para

    Não tenho procuração para defender o ministro Toffoli, por quem, aliás, não nutro simpatia. Entretanto, dizer que ele está “negando o passado” é argumento descabido. Qual seria esse passado? Defender o PT? Se ele aceitou ser ministro do STF, não foi para isso, prezado Washinton. Chamá-lo também de “respaldador” do ministro Gilmar Mendes também é acusação grave, como dizer que é uma ameba, incapaz de pensar, ou um canalha, a desprezar o correto a troco de…, a troco do quê, mesmo?

    O missivista também se engana, ou procura enganar, ao dizer que Toffoli contribuiu para a condenação do “hoje inocentado” José Genoíno. Genoíno não foi inocentado, apenas teve indulto para não ter que cumprir o restante da pena, continua tão culpado quanto antes.

    E, o mais importante, na minha modesta opinião, é que golpe não há. Nunca fui a favor do impeachment, porque o processo é demorado e cheio de percalços, como por exemplo missivistas tentando acusar os ministros do STF de venais. Pelo desastre, verdadeira hecatombe que foi o governo Dilma, eu esperava que ela tivesse um mínimo de consideração pelo povo brasileiro e renunciasse, mas não foi o que ocorreu. Sobrou o impedimento.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador