Caso Petrobras mudará a cara do país, diz Dilma na Austrália

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – Na Austrália, em reunião do G20, a presidente avisa que há condenação de corruptos e corruptores, sem impunidade. Avisa também que a investigação dos casos da Petrobras mudará o país para sempre, porque mostrará exatamente isso, que a impunidade não existe. Leia a matéria do Estadão

do Estadão

Caso Petrobrás pode mudar País para sempre, diz Dilma

FERNANDO NAKAGAWA, ENVIADO ESPECIAL – AGÊNCIA ESTADO

Na Austrália, presidente afirmou que a investigação na maior empresa do País mostra que não existe impunidade e que há condenação entre corruptos e corruptores

BRISBANE, AUSTRÁLIA – A presidente Dilma Rousseff acredita que a investigação dos casos de corrupção na Petrobrás pode mudar o Brasil “para sempre”. A afirmação foi feita em entrevista na Austrália na tarde deste domingo (madrugada no Brasil) antes de deixar a reunião de cúpula das 20 maiores economias do mundo, o G-20. “Eu acho que isso pode, de fato, mudar o País para sempre”.

Na entrevista antes do retorno ao Brasil, Dilma disse que a investigação na maior empresa brasileira mudará o País porque mostra que não existe impunidade e há condenação entre os corruptos e também entre corruptores. “Pode mudar o País no sentido de que vai se acabar com a impunidade. Essa é, para mim, a característica principal dessa investigação. É mostrar que ela não é algo ‘engavetável’”, disse Dilma. “Isso eu acho que mudará para sempre as relações entre a sociedade brasileira, o Estado brasileiro e as empresas privadas”.

Pablo Martinez Monsivais/AP

Presidente Dilma participa de reunião com líderes mundiais na Austrália

A presidente repetiu diversas vezes que o escândalo que culminou na nova rodada de prisões pela operação Polícia Federal na operação Lava Jato é “diferente” de casos anteriores. “Eu acredito que a grande diferença dessa questão é o fato de ela estar sendo colocada à luz do sol. Por que? Porque esse não é, eu tenho certeza disso, o primeiro escândalo. Agora, ele é o primeiro escândalo investigado. O que é diferente”, disse. “O fato de nós estarmos com isso de forma absolutamente aberta sendo investigado é um diferencial imenso”, reforçou.

Cautela. Apesar de reconhecer o alcance histórico dos desdobramentos do caso, Dilma afirmou aos jornalistas que é preciso ter “cuidado”. “A gente tem de ter cuidado porque nem todas as investigações podem ser dadas como concluídas. Então, não pode sair por aí já condenando A, B, C ou D”, disse.

A presidente da República disse ainda que a estatal petrolífera “não tem o monopólio da corrupção”. Dilma lembrou especificamente de um dos maiores casos de corrupção da história corporativa mundial: o da norte-americana Enron – empresa que apresentou receitas infladas no balanço e que chegou a ser a sétima maior companhia dos Estados Unidos.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

31 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Mais importante do que a

      Mais importante do que a nobreza do fim é a estratégia para alcançá-lo. Antecipe qual será a reação à isso tudo – o que aconteceu mesmo com o juiz e o delegado da Sathiagra? Resumindo : se não fortalecer a base, a rasteira será fatal. A torcida pró-Dilma pouco poderá fazer

  1. Ceticismo: cautela e canja de galinha nessa hora

    Na tentativa de fazer a celeuma atual menos danosa ao PT, citam doações a Aécio. Sim, foram feitas por empreiteiras envolvidas no atual embróglio. Mas aí é exatamente onde mora o perigo – a salvação da classe política e de seu modus operandi atual. Quando a bandalheira é universal, são escanteadas as idiossincrasias que desunem as diversas agremiações, que cuidam de fechar algum “acordão”, salvador da pátria dos políticos profissionais. Se todos estão envolvidos, duvido muito que o negócio vá para frente. Daqui a uns dias o STF surge com alguma nulidade processual, apurada em sede de habeas corpus e pronto. Vai tudo pelo ralo, com todo mundo inocentado, nada apurado e com campo aberto para que fique tudo exatamente como está, tudo a seguir o script de sempre da vida pública brasileira. O Ministério Público, por ora, ainda não denunciou ninguém. Não há qualquer denúncia a ser recebida pelo Judiciário. O que assistimos ainda é, em grande parte, pirotecnia policialesca. Vamos ver se algo irá para frente, aí poderei fazer algum juízo sobre esse suposto “juízo final”.

    1. “Na tentativa de fazer a

      “Na tentativa de fazer a celeuma atual menos danosa ao PT”:

      O que voce nao entendeu a respeito de nao sobrar pedra sobre pedra  e porque voce compara O PT -que eh um partido- a Aecio Neves -que eh paladino de praia?

      1. 2002: 29 pontos de vantagem

        2002: 29 pontos de vantagem para o PT sobre o PSDB;

        2006: 21 pontos;

        2010: 11;

        2014: 3.

        Eu entendi tudo muito bem – o que, por dever de ofício, nem seria obrigado a ter entendido.

        Quem não está entendendo as coisas são outras pessoas. Sobretudo políticos profissionais e seus dependentes, aqueles que ficaram apavorados, dias atrás, ante a perspectiva de ir embora de Brasília pela porta dos fundos.

        Você, cidadão, apenas leu a primeira frase de meu comentário e quer sair por aí tirando onda de coxinha petista. Vai com deus.

        1. “2002: 29 pontos de vantagem

          “2002: 29 pontos de vantagem para o PT sobre o PSDB;

          2006: 21 pontos;

          2010: 11;

          2014: 3″:

          SEU assunto eh eleicao?!?!

          PQP!!!!!!

          VOCES PERDERAM, OK?

          1. PQP digo eu, seu coxinha do

            PQP digo eu, seu coxinha do PT.

            Eu votei na Dilma, no segundo turno. Esse Aécio aí, que fique no teu colo, cidadão, doido que você está para deixar os tucanos ganharem, cedo ou tarde.

          2. Tenha o mínimo de coragem e

            Tenha o mínimo de coragem e de honestidade intelectual. Leia os comentários COMPLETOS antes de sair dizendo as coisas sem sentido que acabou de dizer. Você nem me conhece. NUNCA me viu na vida. Graças. Não conversamos, face a face, uma única e escassa vez em nossas vidas. E a partir daí você quer me atribuir um voto em Aécio – voto que não dei, por insignificante acaso. Nunca votei e nem pretendo votar no PSDB.

            Você é brilhante em suas análises. Parabéns. É o típico petista que tem tangido para longe alguns votos que, com maior inteligência, o PT teria obtido num primeiro turno. O PT já não conta com a qualidade de militantes que tinha até a primeira eleição sua, a de 2002. Paciência.

  2. Contra a corrupção

         Se voce quiser colocar no poder um partido que garanta que não vai ter corrupção nos diversos orgãos subordinados ao governo, não vote no PT. Nem no PT, nem em outro qualquer. Não existe partido que possa garantir que todo e qualquer agente público não cometerá qualquer crime. Ninguém pode, também, garantir que políticos da base aliada, ou mesmo do próprio partido não cometa crimes.

         Mas, uma coisa é certa, se voce quer ver investigações, delações, acusações, julgamentos e punições de crimes – tanto pela ajuda da imprensa quanto dos orgãos policiais e jurídicos – entre as melhores opções está votar no PT, entre as piores esta o PSDB. 

         Contra o PT existe uma máquina poderosa trabalhando para pegar “mal feitos” (inclusive para caluniar). A favor do PSDB tem uma máquina poderosa para aliviar a barra, para engavetar, para minimizar, para esconder, para protelar e para absolver.

      1. Gilmar Mendes tem apenas um
        Gilmar Mendes tem apenas um voto num tribunal colegiado. Ele foi derrotado no passado e será derrotado no futuro.

  3. Interesses imundos

    Nassif,

    As perspectivas de toda esta situação são péssimas para a maioria dos setores de oposição, não existe questão a respeito disto.

    Após a derrota nas urnas ( falta de votos é mesmo uma m….) serão, no mínimo, mais quatro anos longe do trono, dezesseis anos a assistir o país melhorar por todos os lados e não poder fazer nada para frear tantas liberalidades, parar de ficar dando $$$ prá pobre, que, vamos e venhamos, é o mesmo que jogar $$$ no mato.

    A oposição, saiu de posição de radicalmente contra os Bolsas ( dá vara prá aprender a pescar, etc…) para a de dizer que rira aumentar os tais programas sociais. Ao indicar AFraga e inspirar-se no extremamente recalcado FHC, a tal oposição demonstrou ser dotada uma dimensão tão profunda quanto um pires.

    Se tem a total ajuda dos meios de comunicação, que são capazes de acobertar todas as barbaridades que cometem, e não são poucas, se nem assim tem os danados do votos, só resta a opção do golpe. A cara de pau da grande quadrilha não oferece limites, de FHC em ato político há dois dias -“Sempre quisemos evitar que a Petrobras caísse nas garras dos políticos desonestos”, na China a família teria que pagar pela bala. 

    A idéia-base da oposição ( se é que existem idéias por lá, talvez somente impulsos) é o saque generalizado das riquezas nacionais, são os diversos U$ trilhões das reservas ainda não totalmente conhecidas do pré-sal, é um país cujo PIB cresce, há anos ( notícia completamente proibida, é claro ), bem mais que o da zona da eurozona e o de Tio Sam, ou seja, tem muita $$$ prá se botar no bolso.

    Tem a imprensa, pela primeira vez às voltas com a chegada da Lei de Meios. E ainda o grupelho dos republicanos medíocres, o caso de Toffoli, JECardozo e outros.

    É contra este imenso bloco de interesses imundos que o governo de DR terá que brigar. 

      

  4. Espero que sim Presidenta!

    Deduzo, portanto, que já sabiam do problema e a Lava Jato foi vazada (em época eleitoral) porque irá alcançar gente poderosa e cheirosa, ou seja, vamos gritar pega ladrão ‘antes’ pra tirar ‘essa gente do poder’!

    Espero que seja isso!

  5. Esses caras vão ter que

    Esses caras vão ter que demonstrar como fizeram para enganar o Conselho de Administração da empresa.

    Se não o fizerem, quem estava no Conselho também terá que ser punido, seja porque sabia e nada fez ou seja por descaso no trato da coisa pública. A famosa administração temerária.

    Tem jeito não Dona Dilma.

    A troca da presidência na empresa e as demissões dos diretores ora presos não deixam margem para dúvidas, a senhora sabia dos fatos e não tomou as devidas providências, limitando-se a fazer isso, trocar o comando da empresa. Não fez uma investigação interna, não contratou empresas especializadas para investigar, não deu ciência ao mercado e principalmente ao povo brasileiro, o principal dono da empresa.

    Portanto, talvez alguns queiram crer apenas na sua inocência ( aquela que a levou a conseguir a indicação para a sucessão de Lula ) e incompetência, mas outros, como eu, podem crer que a senhora quis varrer tudo para debaixo do tapete, deixando os ladrões com o produto dos seus roubos ao cofre da empresa em troca do silêncio, mas foi pega no contrapé com ações de instituições republicanas, como o MP, a PF e a Justiça Federal.

     

     

    1. Então, em sua opinião, que

      Então, em sua opinião, que não é nada além disso, um conselho de administração de empresa, pega todos os contratos e orçamentos e faz uma minuciosa auditoria antes de aprová-los?
      Não o faz pelos benefícios que trará à empresa, e sim porque analisou cada item orçamentário?
      Risível seu ponto de vista, mas um pouco de comédia sempre é bom em assuntos sérios.

      1. Sei

        Amigo, um cartel agindo dentro da empresa, não pode jamais ser ignorado pelo conselho de administração.

        Estamos falando de 59 bilhões de investimentos, repito, investimentos, que vão desde a construção de uma refinaria nova até a ampliação de outras tres. Todas executadas através de cartas marcadas.

        Não se faça de besta, você não quer que eu acredite que dona dilma e seus pares de conselho não conhecem a atuação desses grupos no Brasil há 50 anos. Deveria sim, como presidente do conselho, ter pedido, uma auditoria em cada uma dessas obras e, em caso de indícios de superfaturamento ter tomado as atitudes cabíveis.

        Não seja mais um imbecil do coro que quer convencer a todos que dona DIlma chegou a presidência da República sendo uma inocente senhora trabalhadora que confia nas bos intenções das empresas que se relacionam com o governo e que bancaram suas campanha milionárias.

    2. Amplie seu foco…

      Aplicando seu raciocínio, junto com o impeachment da Dilma será dada a largada ao impeachment do Alckmin, pois seu braço direito no conselho de adminitração da Sabesp, A. Goldman, saberia de toda a safadeza que castiga milhões de pessoas em SP, gera custos às indústrias, desaba as ações da empresa e, assim, seu chefe também deveria saber de tudo e nada fez.

      Pior, ninguem pode afirmar com convicção que o MP paulista e o TJ-SP são republicanos, pois não fizeram uma única ação de destaque que resultarasse em reverter problemas crônicos como este, o Metrô, os trens, a USP, os institutos de pesquisa…

      Indignação e convicções seletivas são os traços mais forte dos desonestos…

      1. Seletivo é você

        Que acusa o Alckmin e defende a DIlma.

        Não por acaso os dois se reuniram na semana passada. Porvavelmene para tomar chá.

        Da minha parte, espero que se intruduzam as penitenciárias mistas para que ambos possam dividir a mesma cela ou pelo menos tomar banho de sol juntos.

        1. Quem acusou o chuchú foi seu

          Quem acusou o chuchú foi seu raciocínio torto. Eu só o apliquei para outras situações que vc, desonestamente, não se indigna. Não queira esconder seu lado golpista. A maioria aqui defende a República e os processos democráticos.

          1. É verdade

            O meu raciocínio é torto. A retidão está no seu raciocínio de oferecer vaselina para o seu estuprador.

          2. Opa, acusou o golpe?

            Calma lá. Pelo jeito as eleições te deixaram de quatro, hein ? Foi bom pra vc ?

            Obrigado pela dica e sinto por vc. Mas olha, eu sou do time que ficou e continua por cima.

            Mais 4 anos gozando dos perdedores…

          3. Eu sei

            Para você, trata-se apenas de uma disputa entre qual grupo vai assaltar os cofres públicos por quatro anos. 

            Se for o seu, tudo bem.

            E se diz cidadão, infeliz.

  6. ODEÀBRECHT celebra o petróleo é nosso

    ODEÀBRECHT celebra o petróleo é nosso…

    Caso Petrobras mudará a cara do país, diz Dilma na Austrália

    … a cara de pau da clássica cultura da vergonha na cara de políticos e empresários, tenho minhas desconfiadas dúvidas atrozes, pero si, o léxico brasileiro escandalizado já mudou a semântica da língua viva do dia a dia das pessoas comuns:

    se na itália, nos states, na rússia, no cinema, enfim, no mundo todo, os mafiosos são conhecidos pelo nome próprio de mafiosos, por aqui, eles sofrem uma “mutação genética” peculiar assaz interessante, curiosa, engraçada:

    os mafiosos originais da clássica cultura do favor, sim senhor, meu capo passaram, doravante nas terras brasilis, a ser chamados de empreiteiros!

     

  7. No terreno das especulacoes,

    No terreno das especulacoes, as investigacoes inevitavelmente revelarao o caminho do dinheiro. A pergunta que me ocorre  eh quem dentro do PT tem esse perfil de gerentao empreendedor. Que nao estah ligando para os meios desde que os fins sejam  alcancados.Que sempre pertenceu ao comando.Nao me atrevo a sugerir nome ou nomes, do coringa. Mas o palpite estah ficando cada vez mais claro.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador