Enfrentar o impeachment não é mais só papel do PT, mas da sociedade, diz Chinaglia

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Candidato do PT derrotado por Eduardo Cunha (PMDB) na disputa pela presidência da Câmara, o deputado federal Arlindo Chinaglia disse ao GGN, em dezembro de 2014, que o impeachment de Dilma Rousseff não estava na sua “contabilidade”. À época, ele sustentou que não se tira um presidente da República do poder sem “fato determinante”. Nesse sentido, a opinião do petista continua a mesma. Mas, em entrevista cedida no último dia 14, Chinaglia não descartou que a oposição, liderada pelo PSDB, realmente tentará encurtar o mandato de Dilma via Congresso.

Em meio a essa conjuntura política atual, conturbada, Chinaglia avaliou que não cabe mais ao PT achar que pode conduzir sozinho a defesa do governo Dilma. Na visão dele, a existência de documentos pedindo o impeachment da presidente a Eduardo Cunha é motivo para que setores da sociedade passem a defender com vigor a democracia, a Constituição e as conquistas sociais. Não é mais questão de simpatizar com o PT ou com a gestão federal, apontou.

Leia os principais trechos da entrevista:

GGN: Como o PT tem visto a frente pró-impeachment lançada na semana passada?

Arlindo Chinaglia: Esse movimento suprapartidário é o de sempre, mas agora com a cara à luz do dia. Nós já percebíamos movimentações na Câmara pelo impeachment há bastante tempo. Aqueles que hoje têm a iniciativa de tornar público esse desejo são os mesmos de antes. Nada mudou. O que mudou é que eles assumem uma visão perigosa, porque não há nenhuma acusação contra a presidente da República. O próprio Fernando Henrique disse que ela é uma pessoa honrada. Aécio também disse algo parecido. Portanto, seria bom que refletissem melhor. Tirar a presidente da República assim compromete os pilares da legalidade. Um julgamento essencialmente político, com maioria de circunstância, é um movimento arriscado até para quem tem um passado respeitável. É o suficiente para ser lembrado na história.

GGN: Mas agora eles fazem pressão real e pública para tirar o impeachment do papel.

Chinaglia: Eu avalio – mas, claro, nunca se tem certeza dessas coisas – que o PSDB, pelas contradições ou por qualquer outro motivo, não tem unanimidade para levar esse processo a cabo. Os que estão mais interessados tentam criar uma situação, colocando o debate público e levando outros para essa armadilha.

Há, ainda, outros processos que correm paralelos, que ninguém sabe qual será o desfecho, quem será investigado, quem vão pegar, que é a Lava Jato. Aí, do ponto de vista de história, o que dá para dizer é que a de Dilma é muito superior a de outros e reais pretendentes a ocupar seu lugar dela.

GGN: O senhor fala em falta de motivos legais para Dilma sofrer o impeachment. Mas a oposição parece apostar, também, nas pedaladas fiscais analisadas pelo Tribunal de Contas da União. Como o PT vê essa jogada?

Chinaglia: Para quem precisa de um pretexto, tudo será pretexto. Vamos fazer a seguinte reflexão: vamos admitir que o TCU aprove as contas da Dilma referentes ao ano passado. A Câmara pode simplesmente desaprová-las. Ou o contrário. O TCU, muita gente esquece, é um órgão auxiliar. Há aqueles que querem colocar o Tribunal como condutor da grande política nacional e há aqueles que, assim como Joaquim Barbosa, têm outra opinião. O que posso dizer é que se alguém quer um discurso para fragilizar Dilma, qualquer coisa será usada.

GGN: Essa leitura de que a frente suprapartidária pró-impeachment não representa novidade justifica o fato de o PT e aliados só terem feito um contraponto ao grupo quase uma semana depois de seu lançamento?

Chinaglia: Não, até porque vamos admitir – mas não é o fato – que fôssemos pegos despreparados sobre essa frente e seus interesses em relação ao impeachment. A verdade é que, a essa altura, esse debate não é mais só do PT. Que o PT vai defender o governo já é algo esperado. Mas acho que seria erro do PT querer monopolizar uma luta que envolve vários setores da sociedade. Os intelectuais, a academia, os artistas, a OAB, a CNBB, os empresários, os trabalhadores, o que eles pensam? Porque, a partir de agora, eles também precisam se manifestar. Muita gente ainda não falou porque não se sentiu suficientemente motivado. Agora, com pedidos de impeachment reais, acho que teremos posicionamentos. Até esse momento, só há manifestações a favor do impeachment, mas daqui a pouco terão as contrárias. Não significa mais apoiar o PT ou o governo. É questão de apoiar a legalidade, a Constituição. É a luta democrática em jogo. A legalidade e tudo que ela representa do ponto de vista de conquistas sociais.

GGN: Como o senhor acha que o deputado Eduardo Cunha vai proceder em relação aos pedidos do impeachment?

Chinaglia: Eu prefiro acreditar no que ele diz. Até porque qualquer coisa que ele fizer será pública. O que a imprensa já noticiou sobre isso? Que haveria suposto acordo onde ele negaria os pedidos e a oposição entraria com recurso em plenário. Bem, só sabe desse acordo quem participou de qualquer tipo de conversa assim.

GGN: Se a oposição conseguir criar clima favorável ao impeachment com apoio de outros setores da sociedade, haveria alguma chance de Dilma renunciar?

Chinaglia: Primeiro, não vão conseguir e, segundo, não vejo a menor possibilidade dela renunciar. Veja bem: uma coisa é maioria simples [para contornar uma eventual rejeição de Cunha ao pedido de impeachment]. Outra coisa é dois terços dos parlamentares [para estabelecer que Dilma será julgada pelo Senado]. Volto a dizer: até agora só têm falado os que são a favor do impeachment. Aqui, na Avenida Paulista, durante os últimos protestos, mais de 40% das pessoas disseram que acham os governadores do PSDB corruptos (LEIA MAIS AQUI). Ou seja, não sei quem está com tanta moral assim para defender impunemente a quebra da legalidade. Ainda acho que essa vontade de alguns não corresponde à opinião do conjunto dos parlamentares. Um parlamentar de qualquer partido pode falar o que quiser. Daí à representar algo relevante, tem distância.

Outra coisa a se observar é que o governo não está parado. Há o esforço contínuo para melhorar a relação com Congresso. Algo que, de fato, preocupa mais o governo é a situação econômica. São dois desafios que correm paralelos, e a gente não vê uma proposta vinda da oposição no sentido de melhorar. Mas por parte do governo, falta clareza no diálogo sobre suas intenções não só com o Legislativo, mas com a sociedade.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

23 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Será que os bandidos que

    Será que os bandidos que querem o impeachment acham mesmo que as pessoas não estão cada vez mais percebendo quais são as reais intenções deles e que eles não valem um saco de esterco sequer? Só há dois tipos de gente favoráveis ao impeachment: os corruptos e os midiotas.

  2. Impeachment

    Dois são os poderes eleitos pelo povo: o executivo e o legislativo. Se alguém começar um movimento pelo fechamento do Congresso, a repercussão será um Deus nos acuda. E não faltará quem peça a prisão do bandido que ousa desrespeitar a vontade popular.   Agora,  jogar abertamente para derrubar o  outro poder escolhido nas eleições, pode?

  3. Postagem do “O Cafezinho”

    Nassif, 

    olhe o que foi postado no sitio do O Cafezinho sobre um técnico do TCU envolvido no processo das pedaladas.

    ocafezinho.com/2015/09/09/as-interminaveis-ameacas-de-golpe-via-tcu/

     

     

  4. NÃO TRANSFIRA PARA O POVO AS SUAS RESPONSABILIDADES, POR FAVOR.

    Nassif, não foi falta de aviso, não foi falta de condições, foi lerdeza, falta de firmeza de quem lhes é imputado responsabilidades e não assumem por assim dizer por “republicanismo” fajuto e fraco. Eu sentir na semana do episódio do PINHEIRINHO em São Paulo que enquanto DILMA escrevia CARTA QUASE DE AMOR para o aniversariante FHC e se deliciavam o com colunas do PIG enaltecendo a missiva de por assim dizer uma espécie de armistício de amor platônico, O POVO DO PINHEIRINHO sofria a mais BRUTAL reintegração de posse já assistidas no BRASIL, mais parecia o IRAQUE, e o PT CALOU-SE, A PRESIDENTA ainda não pedalava a BICICLETA em favor do POVO e assim continuou, transformaram os aliados em LIXO IDEOLÓGICO e mudaram de lado. Como fieis nós resistimos ao plano eleitoral não por causa do PT, más para não voltar para traz, mas o PT insistiu em continuar pagando bilhões aos barões da Mídia, continuou facilitando BANCOS a saquear o povo sem dó. O Arlindo Chinaglia não nos pode pedir isso, seria como transformar pessoas em peões do xadrez, sacrifica, humilha e depois sem pedir desculpa pelo menos pedem que o povo defenda a posição de quem vai trair novamente. Que garantiu o PT nos dá que não vai trair novamente. Não dá para acreditar nessa intenção. O PT deixou aflorar o mais desprezível de uma nação, o FASCISMO, RICOS e EXTEMA DIREITA empoleirar na mídia para tirar do povo o mais importante, o seu voto, o único que o povo poderia dizer que valia tanto quanto, agora nem isso. O PT se transformou em nada, em zero à esquerda como protagonista. Cito um exemplo li um dia não me recordo onde que o CUNHA da câmara havia dito que o DROGADO começava com maconha, depois cocaína e depois votava no PT, não vi resposta de ninguém do PT, nada. Foram erros, desfaçatez como se não estivesse acontecendo nada. Arlindo por favor ponha sua viola no saco, vocês destruíram o nosso sonho de uma esquerda que defendesse o povo e que não ficasse amolecendo se locupletando e se transformando do mesmo do mesmo. Nós vamos defender a bandeira da esquerda e não esse arremedo que ajoelhou diante de um CANAL DE TV que dizem até sonegador e deixou esse CANAL GOVERNAR NO LUGAR DE QUEM NÓS VOTAMOS. Esse impeachment deveria ser conta a GLOBO pois ela é quem GOVERNA no Pseudo GOVERNO DILMA. Enfrentem não peça ao povo mais esse sacrifício, não peça. O GOVERNO neste semestre colocou fora das FACULDADES milhares de ALUNOS que o BANCO DO BRASIL NEGOU O FIES, como podemos pedir o apoio desses alunos e suas famílias? Como ARLINDO, como? Peçam ajuda aos barões da mídia e aos banqueiros que vocês entupiram com bilhões e jogando fora o sonho de milhares de alunos, porque não vendem o BANCO DO BRASIL o AGIOTA MOR pois esse não serve mais aos propósitos do verdadeiro povo brasileiro. Vergonha e canja de Galinha não faz mal a ninguém se vira, se vira. Quem vira as costas para o povo não merece nem respeito.

  5. Sobre ingenuidades

    GGN: Como o senhor acha que o deputado Eduardo Cunha vai proceder em relação aos pedidos do impeachment?

    Chinaglia: Eu prefiro acreditar no que ele diz. Até porque qualquer coisa que ele fizer será pública. O que a imprensa já noticiou sobre isso? Que haveria suposto acordo onde ele negaria os pedidos e a oposição entraria com recurso em plenário. Bem, só sabe desse acordo quem participou de qualquer tipo de conversa assim.

    Cunha foi entronizado Imperador da Câmara dia 01.02.2015. Após 7 meses e 17 dias de toda sorte de falcatruas, safadezas, pisoteio do Regimento Interno, o Arlindo Chinaglia, que já ocupou o posto de Presidente da Cãmara, “prefere acreditar no que ele diz”. E trata o Cunha com mesuras e rapapés. A bizarrice do atual governo não tem fim. Dentro de alguns dias, Chinaglia desempenhará importante papel: será o líder do PT na Câmara, em oposição ao governo Temer. 

  6. Do mesmo jeito, como Lula fez

    Do mesmo jeito, como Lula fez entender em palanque de Alagoas ter sido mais do que molecagem, um ato de sabotagem derrubar Collor para que o brasil não fosse hoje a maior potência da face da da terra, derrubar Dilma seria mandar dizer que mesmo o maior incompetente que houver estaria privado de ser presidente um dia

  7. Efeito Zé Cardozo

    O “estilo banana” do Zé Cardozo contaminou o Rui Falcão e pelo que se vê virou epidemia, pegou também o ponderado, equilibrado e competente Arlindo Chinaglia. O que o pessoal do PT está pensando da vida? Que o Cunha preservou o pedido do Bicudo para quê? O Cunha devolveu o pedido para correções e ajustes para USAR, por causa do simbolismo de ser do Hélio Bicudo. Evai usar o quanto antes, a cada dia que passa é pior para eles, esfria o golpe. A essa hora o Chinaglia e o decrépito Rui Falcão deveriam estar mobilizando o que sobrou da militância do PT em conjunto com o valoroso PC do B para uma grande marcha sobre Brasília para cercar o Congresso e barrar o golpe. Mas ele “prefere acreditar no que o Cunha diz” e, pasmem, transferir responsabilidades. Bizarro.

  8. EM TEMPO: O GOVERNO AINDA NÃO SABE..

    O governo ainda não sabe que as faculdades mandam coodenadores nas salam falarem para os alunos que não estão recebendo o dinheiro do fiés. SÃO MILHARES DE ALUNOS Já na metade do curso abadonando as faculdades, porque o BANCO DO BRASIL está negando o adiantamento dos ALUNOS. São milhares, como o povo pode defender um governo desses. Porque não vendem o BANCO DO BRASIL O AGIOTA MOR e pagam as faculdades dos estudantes é muito mais negócio. O Arlindo confessou que o governo perdeu na política e confirmou o que sempres escrevi, ERA UM GOVERNO FRACO, apenas vivendo dos ganhos do LULA.

  9. Achaque

    o Cunha é o Rei do Achaque… ele está em cima do muro (com uma bomba que pode ou não lançar- impeachment), conforme seus interesses, podendo usá-la para “salvar o rabo do PGR/STF, conseguir aprovações de projetos fascistas, conseguir vantagens no governo com indicação de cupinchas e mostrar a “VERDADE” (ele vai confessar) ?

  10. Se cair, caira so.

    Não vejo ninguém se mexendo, enviando mensagens via tweeter e outros canais, conclamando a população que é contra o golpe armado pela oposição, ir para as ruas pela Democracia.

    Getulio caiu so, e com toda sua dignidade e para frear o golpe, se matou. João Goulart so tinha um grande-pequeno guerreiro ao seu lado para resistir, Brizola. Os “mensaleiros” foram condenados e linchados em diversas etapas e ficaram sos. Por que agora sera diferente? 

  11. buenos

    buenos

    nestes tempos escatológicos fim dos tempos… PT acabado finito da chaui por aí está mais para

    PT e seis (seus) atores sociais à procura do Messias…

     

  12. Muito bom. Analise obviamente

    Muito bom. Analise obviamente com viés partidário, mas lúcida e com argumentos sólidos. Algo que passa longe do um Sampaio por exemplo. O Chinaglia é um dos excelentes parlamentares do PT, deveria ter mais espaço. Perdeu a eleição para o Cunha, mas não deveria ir para a geladeira por isso. 

  13. Vida de gado

    Quando está ameaçado de perder o poder o partido lembra que existe ‘sociedade’, mas quando se trata de fazer politica econômica só lembra dos banqueiros. E o pior é que quem se apresenta como alternativa age da mesma forma: lembra de usar o ‘povo’ para derrubar o governo, mas fica disputando quem é mais capaz de ferrar o ‘povo’ em favor dos banqueiros.

    Vida de gado, já dizia a música….

  14. O PT já me encheu o saco

    A presidenta faz um governo averso a propaganda eleitoral. Os deputados/senadores não enfrentam os Gilmar/Cunha da vida e nós que temos que defenter, defender o quê? Vá para a …

      1. Quando a aprovação chegar a

        Quando a aprovação chegar a 0%, vier o segundo downgrade, e todo o sindicalismo agitando greve, o que faremos?

        Esperar acabar um mandato que perdeu a legitimidade, e corroer o país?

        Mandato é representação, algo feito a mando de outros.

        Sequer o D. Pedro teve direito ao cargo sem ter legitimidade. E era rei, o dono do poder era ele.

        Existe um limite para a Política ser feita sem conexão com a população.

  15. A fala do Arlindo Chinaglia é

    A fala do Arlindo Chinaglia é oportuna e escancara a covardia de artistas, de intelectuais, de representantes de várias organizações da sociedade e de diversos líderes políticos pró-governo, com raríssimas excessões. Todo mundo quietinho, escondido na toca. Um silêncio vergonhoso. É hora de partir pra guerra, de fazer barulho, de contra-atacar. Não se trata  pura e simplesmente de defender Dilma Roussef, mas sim de defender a democracia e o estado de direito. 

  16. Chega do morde e assopra e do

    Chega do morde e assopra e do assopra e morde!

     

    Quem andou pelos caminhos não se perde em bravatas!

     

    Chega de linchamentos, mimimis e beicinhos! Abaixo a futricagem!

     

    Viva Dilma!

     

    Viva Lula!

     

    Viva o PT e o Povo Brasileiro!

     

     

  17. Se o Chinaglia quiser saber o

    Se o Chinaglia quiser saber o que os trabalhadores pensam sobre impeachment, então nada melhor que perguntar aos Sindicatos dos Trabalhadores do Judiciário Federal. É gente que entende de trabalhador, e de Direito ao mesmo tempo.

    Alguém do PT arrisca ligar lá? Delcídio?

    O Delcídio Amaral é líder do governo, ele pode representar a turma e perguntar. Estou curioso para saber a resposta oficial.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador