CNI/Ibope mostra popularidade de Dilma no nível do ex-presidente Sarney

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
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Jornal GGN – Pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta quarta-feira (1) mostra que a reprovação do governo Dilma Rousseff atinge 68% do eleitorado e o índice dos que a aprovam caiu para apenas um dígito, 9%. Em março deste ano, quando foi feito o levantamento anterior, o volume de pessoas que consideravam a gestão de Dilma boa ou ótima era de 12%. Hoje, para 21%, a administração da petista é regular.

Pela análise da série histórica, Dilma só não tem desempenho pior que o governo Sarney. Em junho e julho de 1989, ano em que começou a sondagem do Ibope, José Sarney tinha aprovação de 7% da população. Dilma está no mesmo patamar, considerando que a margem de erro da pesquisa é de 2 pontos para mais ou para menos. Dilma ainda teve avaliação inferior a do ex-presidente Collor às vésperas do processo de impeachment. Na ocasião, a popularidade dele era de 12%.

Segundo o estudo, a rejeição à maneira como Dilma conduz o país subiu de 78% para 83%, ao final de seis meses de segundo mandato. Apenas 2% não souberam ou não quiseram opinar sobre o assunto.

Outros 78% disseram que não confiam em Dilma. Em março, esse índice era de 74%. Caiu quatro pontos e passou a 20% os que afirmaram que confiam nela. Quando questionados sobre as perspectivas para a continuidade do mandato, 61% responderam que acham que os próximos três anos e meio serão ruim ou péssimo; 23% avaliaram que será regular e 11% acreditam que vai melhorar.

Fonte: CNI

Noticiário e os assuntos em alta

O estudo CNI/Ibope abordou também a a percepção do eleitor a respeito do noticiário envolvendo o governo. Nesse quesito, caiu de 72% para 64% os que entendem que a mídia faz uma cobertura negativa das ações de Dilma. Por outro lado, subiu de 13% para 17% aqueles que analisaram que as notícias não são nem favoráveis nem desfavoráveis. Para 8%, o noticiário é positivo. Por fim, 11% não se manifestaram.

Ainda sobre noticiários, os assuntos mais comentados pelos entrevistados foram a Operação Lava-Jato/Petrobras (20%), mudanças na aposentadoria (16%), mudanças no seguro desemprego (8%), corrupção no governo (6%), entre outros.

A pesquisa CNI-Ibope ouviu 2.002 eleitores, em 141 municípios, entre os dias 18 e 21 de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Com informações de O Globo

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

16 Comentários

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  1. Pesquisa inútil, está medindo

    Pesquisa inútil, está medindo apenas o massacre midiático e a costumeira despolitização do brasileiro. . Nesse contexto Dilma representa a sensação do cidadão com tudo o que vê, não importa se municipal, estadual ou federal.

    A propósito alguém está sabendo que os pedágios tucanos de SP estão subindo hoje?

    Vcs acham que esse brasileiro que não vê essa notícia em lugar nenhum vai botar a culpa em quem?

     

     

    1. Concordo

      Esse tipo de pesquisa não indica nada. É fabricada para ser mais uma ferramenta na guerra midiática contra Dilma.

      MAs ela tem que se preocupar com a questão da comunicação. O que justifica que o governo federal continue gastando dinheiro com empresas que fazem ataques frontais e mentirosos contra o governo?

      Seria melhor retirar todas as propagandas dos meios de comunicação de massa e focar apenas na comunicação via Internet.

      As empresas que atacam diuturnamente o governo não sobrevivem sem o dinheiro do próprio governo.

      Sem a orquestração das grandes empresas de mídia a questão da comunicação muda completamente.

      O processo de desmoralização e inviabilização econômica dos grandes conglomerados de mídia já está acontecendo e é irreversível, só não entendo porque o governo continua entregando quantias colossais de dinheiro para essas empresas. A propaganda oficial seria a primeira coisa que deveria ser cortada no ajuste fiscal. Eles que arquem com as consequências da crise que provocaram.

      1. A CULPA é de Dilma…

        pois quem não se comunica, se estrubica e

        “cria cuervos que te sacaran tus ojos”.

        Escolhas, né?

         

        A gente elegeu, defende, tenta entender. E ela engordando a #MidiaBandida, ela se calando diante do golpe 24×7…

         

         

        (e olha que temos feito mais do que podemos sem onus nenhum pros cofres do governo, AFF!)

  2. Daqui a pouco o Jornal Nacional e alguns outros programetes

    da emissora empatarão com esse índice também.Suja aqui, suja acolá.

     

    A saber.

  3. Essas pesquisas não valem muita coisa.

    Pesquisa Datafolha dizia que 87% dos brasileiros votariam favoráveis a diminuição da maioridade penal. A sociedade organizada se manifestou contrária e o resultado foi o contrário.

    Como pode perder uma maioria de 87% num Congresso que dizem ser o mais reacionário de todos? A opinião pública era a da pesquisa e suas mídias aliadas ou da sociedade organizada e, aparentemente, não ouvida na pesquisa?

    O que falta ao Governo Federal é espaço para falar e coragem para refutar o noticiário alarmista e essas pesquisas de opinião ligadas à velha mídia e feitas na medida para o noticiário dela. 

    Se Dilma e seu Governo partirem para cima da velha mídia a onda de reacionarismo freia em 3 tempos e a popularidade da Presidenta aumenta aos poucos.

    A votação da maioridade penal mostra uma diferença absurda entre o que essas pesquisas apontam e o resultado final.

    Precisamos furar essa bolha do oligopólio midiático com urgência, este o verdadeiro entrave para a sociedade brasileira se desenvolver com soberania e lucidez. 

     

  4. e o congresso?

    como anda a “popularidade” de aécio neves, eduardo cunha, agripino maia, ronaldo caiado, jair bolsonaro e renan calheiros?

    onde está aquela pesquisa sobre o “direito de resposta” aos linchamentos midiáticos?

    e aquela outra sobre o “direito ao porte de arma de fogo” aos cidadãos, controlado pelo exército?

    ou, ainda, sobre o fim da imunidade fiscal às empresas de comunicação e as igrejas todas?

    por que será que nunca se vê tais pesquisas?

  5. Qual é o interesse da CNI em divulgar a pesquisa que encomendou?

    Por que a CNI gasta tanto dinheiro encomendando pesquisa do Ibope? E qual é a intenção de divulgá-la? Questionar é preciso.

    1. Você não sabe que a indústria

      Você não sabe que a indústria está “assim” com a mídia e a oposição? Acho até que foram “bonzinhos” com a Dilma. Estou admirada de não terem dado aprovação zero. Provavelmente ficaram com vergonha.

  6. Truque subliminar ou coincidência diagramática?

    No Ig, até há pouco (já mudou para Cuba), a grande manchete falava sobre a baixa popularidade de Dilma.

    Embaixo, uma foto do “capitão Wagner Moura” e a frase escrita bem grande na foto:

    “Pede pra sair! Pede pra sair!

    A reportagem em destaque fala sobre “frases famosas do cinema”.

    Lembrou-me outra “coincidência” de uma reportagem sem foto sobre a máfia do ISS, falando que os criminosos estavam ligados ao prefeito (Kassab), bem ao lado da foto de Haddad, sobre outro assunto.

    Esses “diagramadores”…

     

  7. CNI/Ibope mostra popularidade

    CNI/Ibope mostra popularidade de Dilma no nível do ex-presidente Sarney

    Com uma monumental diferença:

      Sarney (sem cargo) ainda é convidado e ouvido por TODOS os partidos.

              E essa coisa como mandatária máxima do país?

              A figura terceirizou a coordenação  política e a economia.Sobrou o que ? O abestado do Zé como ministro da justiça?

            Terceirizou não. Desculpe.

                 Fez concessão.

               Que horror !

  8. Essa pesquisa está errada.
     

    Essa pesquisa está errada.

      Dilma não pode ter tudo isso de aprovação.

        Delação premiada pro Ibope tbm.

  9. Lembrando que…

    Não é o PT que está com popularidade em baixa, e sim Dilma, com seus juros estratosféricos, e seu ministro da justiça “republicano”.

    “Ou o PT rompe com as decisões errôneas de Dilma, ou será  cumplice de seus erros.”

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