Com 100 anexos, delação de Cunha pode ser entregue na próxima semana

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Agência Brasil
 
 
Jornal GGN – Complicando ainda mais a situação de Michel Temer, Eduardo Cunha estaria com mais de 100 anexos rascunhados na tentativa de fechar um acordo de delação premiada com a Lava Jato. “Ainda não se sabe quantos deles serão aproveitados no acordo oficial”, disse Mônica Bergamo, na Folha desta quinta (6), mas a expectativa é de que os documentos sejam entregues e passem a ser avaliados já na próxima semana.
 
Ontem, o BuzzFeed publicou com exclusividade que além de Cunha, Lúcio Funaro também está bem adiantado com seu acordo de delação. O operador do PMDB teria dado uma “amostra grátis” do que possui contra a cúpula do governo Temer ao entregar mensagens de texto que levaram à prisão o ex-ministro Geddel Vieira Lima.
 
“Cunha deve envolver diretamente o presidente Michel Temer, os ministros Moreira Franco (Secretaria Geral) e Eliseu Padilha (Casa Civil) e o senador Romero Jucá (PMDB-RR) em sua delação”, disse Mônica Bergamo. 
 
O ex-deputado “teria participado não apenas das grandes negociações políticas mas também de esquemas de arrecadação de recursos para campanhas eleitorais do grupo e do recebimento de propinas. Ele teria provas sólidas das acusações que fará”, acrescentou.
 
Funaro está preso na carceragem da Polícia Federal em Brasília para facilitar a comunicação com sua defesa sobre o acordo. Cunha continua preso em Curitiba, mas ganhou uma sala especial para discutir os termos com os advogados.
 
“As delações de Cunha e de Funaro podem integrar a segunda denúncia que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, deve apresentar ao STF (Supremo Tribunal Federal) contra Temer, agravando a situação do presidente”, lembrou a jornalista.
 
Janot pretende denunciar Temer por obstrução de Justiça, com base no áudio de Joesley Batista, da JBS, em que o empresário diz ao presidente que tinha acertado as contas com Cunha e vinha mantendo uma ajuda a Funaro. Temer respondeu que “tinha que manter isso”.
 
Por ajudar a JBS junto ao Cade, Rodrigo Rocha Loures teria recebido R$ 500 mil em propina. Janot já entregou denúncia à Câmara contra Temer por corrupção passiva, nesse episódio.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não comemoraria delação desse

    Não comemoraria delação desse cidadão, dele nunca podemos esperar a verdade.

    Não duvido que ele inventará alguma mentira, envolvendo Lula e Dilma, que será repercutirá na mídia para  reforçar o novo pensamento coxinha alienado “são tudo farinha do mesmo saco!”.

  2. Praticamente uma história de

    Praticamente uma história de “Mil e uma noites” contadas pelo próprio Ali Babá, sobre as aventuras dele e seus 40 coleguinhas e associados. no Planalto Central

  3. Um absurdo, se o MP aceitar
    Um absurdo, se o MP aceitar delação e liberar esse gangster, psicopata, para poder usufruir, ao lado daquela arregalada, de fortuna amealhada às custas da gatunagem do dinheiro público.
    Se as delações da JBS, da Odebrecht e do Machado não forem suficientes para derrubar o Temer e trancafiá-lo na cadeia, nada mais será motivo para que este Usurpador deixe o poder e seja preso.
    Botar o Cunha na rua é um tapa na cara do brasileiro honesto, que dá duro para ganhar a vida de maneira digna.

    1. Delação do Cunha é uma piada.

      A  menos que ele tenha uma pena de 100 anos e seja reduzida para 50 concordo com a delação. Agora liberar um criminoso como Cunha para ficar tirando um sarro da nossa cara com ma tornozeleira eletrônica fajuta, ai é demais. o que Cunha poderia falar que já não sabemos que mereça a redução de pena?

  4. Cunha vai tentar surfar no Anti-petismo de Moro e da mídia

    Com certeza Cunha vai tentar algum ataque contra Lula e Dilma. Cunha é o único cérebro desse esquema todo, os outros se mostraram notórios idiotas… ele vai saber muito bem como usar as delações a favor de sua gangue e falar o que o Moro quer ouvir.

    Nesse momento do jogo, a saída de Temer complicaria mais Cunha… ele vai saber acusar Temer sem implicar seu governo e atacar Lula e Dilma de forma a ser usada em manchetes de jornais… uma vez que dificilmente terá provas para apresentar.

    O partidarismo do moro mais uma vez vai prejudicar as investigações… todo mundo sabe o que ele espera de Cunha.

     

    1. O descarte e o “aproveitável”

      Também acho que é por aí.

      E seguindo o padrão,  O Cunha é libertado e o Temer fica.

      A sentença do Lula, então,  deve sair depois dessa delação e talvez,  de “brinde”, um processinho contra a Dilma. Acordão no jeito.

      Enfim, corrupção extirpada conforme o figurino original, ninguém fala mais nisso. 

      Hora de voar pra Miami.

  5. O “timing” da nave golpista

    Esgotada a munição contra Lula e o PT e já descartado o Temer, o aparelho golpista desprende a aeronave vazia do Temer e continua com o módulo Rodrigo Maia até as alturas do golpe.

    Cunha pode agora delatar, pois envolveria apenas Temer e sua turma. Bancos e judiciário não vêm ainda ao caso, de modo que outras delações não são aceitas pelo judiciário.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador