Com a cabeça na lua, Alckmin propõe água do mar

Jornal GGN – Em meio a uma grave crise hídrica, o governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) admitiu que sua equipe técnica elabora estudos até mesmo para usar a água do mar como fonte de abastecimento. O problema, de acordo com o tucano, seriam os custos, pois além da água terde passar por um processo de dessalinização, ela ainda teria de ser levada por 700 metros para chegar à região Metropolitana, que sofre com o colapso dos sistemas Cantareira e Alto Tietê. Na quinta (6), os jornais destacaram que o governo Alckmin já adotou um plano de usar esgoto tratado para o abastecimento.

Alckmin diz que estuda alternativas que incluem até uso de água do mar

Do G1

O governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), afirmou, durante evento realizado em Santos, no litoral de São Paulo, nesta quinta-feira (6), que o governo estuda a possibilidade de abastecer cidades afetadas pela crise hídrica com água do mar. Alckmin, porém, não se mostrou esperançoso ao abordar o tema já que, segundo ele, o custo para a operação seria muito alto.

Questionado sobre o problema do desabastecimento que afeta dezenas de cidades do estado, o tucano falou sobre as chances de uma usina de dessalinização e filtragem ser utilizada para abastecer as cidades. Segundo o governador, essa é uma opção muito complexa. “Já fizemos um estudo sobre o assunto. Temos um custo para tirar o sal da água e o custo em energia. Você tem que pegar essa água no litoral e levar tudo isso cerca de 700 metros para cima. Estamos estudando todas as hipóteses”, afirma.


De acordo com o governador, outro processo em estudo seria o da retirada de água do Aquífero Guarani, um dos maiores mananciais de água doce do mundo. Segundo Alckmin, mesmo abrangendo parte de São Paulo, além de países como Paraguai e Argentina, não seria possível usar essa água na metrópole. “No caso de São Paulo, ele começa a partir de Botucatu, já no Oeste do Estado e, se fizer um poço, teremos vários ‘Guarani’, ‘Ribeirão’ e ‘Araçatuba’. Uma opção seria tirar e trazer para São Paulo, mas acho que é melhor passar essa água para a região de Campinas, Piracicaba e Jundiaí, assim aliviaria o Cantareira”, explicou.

Alckmin aproveitou o evento para elogiar o pronunciamento do presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu, que disse ser favorável a um sistema interligado entre represas. “Eu fiquei feliz quando ele falou que é favorável a interligação das represas do Atibainha com Jaguarí, porque conseguiríamos dobrar a capacidade de reserva de 1 bilhão para 2,1 bilhões de litros de água. É bom para São Paulo e bom para o Rio de Janeiro”, destacou.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

52 comentários

    • Exatamente!

      S.Paulo está pagando caro pela irresponsabilidade criminosa de Serra e Alckmin, pois há dez anos  que são sabedores da tragédia que poderia ocorrer, caso providências não fossem tomadas…  Nada fizeram… Surfaram na inocência dos paulistas e o pior, continuam surfando…

  1. Tentativa

    É uma solução possível, mas por enquanto caríssima. Quem vai bancar ? Não deve ser descartada, porque no futuro não haverá água potável com a abundância(abundância ?) que o país ainda tem, apesar das gestões catastróficas de alguns governos e agentes públicos. Creio que é uma tecnologia que devemos conhecer, e se pudermos um dia reduzir os custos, aí sim. Mas deixar chegar a este ponto é uma irresponsabilidade, que só é ignorada por conta de um acordo de blindagem que todos conhecemos. Uma pena o atraso na busca de soluções.

    • Luis, é possível sim, mas

      Luis, é possível sim, mas como disse o Ivan, a imprensa dá a notícia com um sentido de “nosso governador está trabalhando e fazendo o possível” e não consulta nenhum especialista independente para questionar o óbvio que, aliás, deveria ser a obrigação do próprio jornalista: de onde vem a água de abastecimento de todo o litoral paulista ? 

      Da Serra do Mar, que acompanha todo o litoral do Estado e tem capacidade de produzir água suficiente para trocentas milhões de pessoas. Abaixo segue um comentário que fiz em outro post.

      Usar água do mar é uma burrice sem tamanho. Mas na lógica tucana tem explicação.

      Antes do mar tem a Serra do Mar, produtora de água em abundância, tanto em sua vertente voltada ao planalto, como naquela voltada à baixada litorânea. O problema é que a região de serra é um parque estadual, e teria que 1. fazer licenciamento, 2. pagar a outorga daquela bacia e 3. pagar por serviços ambientais prestados pelo parque, algo como umas boas dezenas de milhões, dinheiro este que sairia da Sabesp e entraria numa conta obrigatória de investimentos ambientais do Estado. 

      A chance disto acontecer? Zero.

  2. UFRGS – Cisternas

    Nassif, é possível colocar no seu mural, o link da UFRGS: urfgs.br/redesan/news/cisternas-do-nordeste-podem-inspirar-modelo-de-captacao-de-agua…………………..

    Complemento a matéria sugerindo que os grandes condomínios e industrias façam captação de água de chuva e o governo recolha esta água através de carros pipa, levando para grandes reservatórios para tratamento .O condomínio poderia pegar emprestimos para as obras de captação e o valor da parcela do empréstimo deduzida na conta de água.Após isso o condomínio continua a ter o desconto pela quantidade de água captada.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

  3. Falar em agua do mar eh o

    Falar em agua do mar eh o tipico comentario direitoso:  eh so falar, nao tem que consultar uma fonte tecnica, nao tem que estudar, nao tem que combinar com os russos, etc.

    Tipico da direita mundial, alias.

  4. Pensei, pensei, pensei e

    Pensei, pensei, pensei e encontrei uma resposta para as sandices do governador. Com a falta de água o Alckmin deve estar lavando o rosto com óleo de péroba.

    Bem feito para os paulistas e paulistanos metidos a sebo. Que engulam com muito barro na água, ou sal ou esgoto o governador irresponsável, cínico e dissimulado que elegeram em primeiro turno só por preconceito, conservadorismo ou idiotice mesmo.

     

  5. Absoluto nonsense. Agua

    Absoluto nonsense. Agua dessalinizada CUSTA DEZ VEZES MAIS que agua doce trazida de longe, com canalização de 240 quilometros se tras agua da represa Jurumirim em Avaré, uma das maiores do sul do Pais.

    Alem do mega custo de DESSALINIZAR, há o custo adicional IMENSO de bombear essa agua para SUBIR 800 METROS

    na Serra do Mar, uma subida quase na vertical, fica muito mais barato trazer agua das geleiras dos Andes.

  6. FALAR É FÁCIL

    O papel aceita tudo, diz o dito popular.O certo é que falar é fácil, fazer é que são elas.

    Gostaria de lembrar aqui que desde 1992,  São Paulo já gastou 3,6 bilhões de dólares, projeto japonês – lembram dele? – durante várias administrações do PSDB e o Tietê continua poluído, piorou e está  terrivelmente poluído, inclusive lotado de produtos químicos, água que, agora, como solução milagrosa, será tratada – ora bolas – para consumo humano?

    Ainda no final do ano passado,  Alckmin agora apostou na França e fez contrato, prometendo queaté 2019 o estado teria 100% do esgoto tratado aí do Rio TIetê?  Dá para acreditar nestas fanfarronices todas?Outro dia, não faz muito tempo, antes da eleição, Alckmin afirmou que não era necessário o racionamento e que a água estaria garantida até março de 2015.

    http://www.redebrasilatual.com.br/ambiente/2014/01/aos-22-anos-despoluicao-do-tiete-consome-3-bilhoes-sem-oferecer-solucao-final-2123.html

     

  7. Só esqueceu de conversar com

    São Pedro: ele faz esses serviços (dessalinizar a água do mar e  levar para Cantareira) sem cobrar nada ! Ele devia ver na Opus Dei como conversar com ele. 

    Acho que os dois únicos empecilhos para isso são duas crianças espanholas no mar: o El Niño e a irmã La Niña, que não vão gostar de serem atrapalhadas. 

    • WK, sapequinhas estas

      WK, sapequinhas estas “crianças”, contudo não podemos “acusá-las” de não cumprirem horários religiosamente. Não se prepararam para as suas chegadas, os INCOMPETENTES.

      O “jeito” é apelar para a “PRAIA da PAULISTA”. Já, já começam a “dessalinizar” xixi de banqueiros. ahahahah 

      Desculpe-me, NÃO RESISTÍ. :))

  8. Quando eu penso que a burrice

    Quando eu penso que a burrice tucana não poderia superar mais nenhum limite leio isso…

    Porque raios SP teria que carregar água do mar 700 metros acima se a represa que abastece a baixada está na grande São Paulo???

    Até quando pensam em ideias idiotas pensam errado… Se dessalinização fosse realmente viável, a água dessalinizada abasteceria o litoral e a água do sistema Rio Grande deixaria de descer a serra pra abastecer a grande São Paulo!!!

    Perto dessa até o cano de Sergipe ao Ceará do Cerra faz um pouquinho mais de sentido…

    • Alberto, a água que desce a

      Alberto, a água que desce a Serra naquelas tubulações na região do Riacho Grande serve para rodar as turbinas da Usina Henry Bourden, na região de Cubatão. Ao que consta não é usada para abastecimento humano, mesmo porque não seria suficiente.

      A vertente da Serra do Mar voltada ao mar tem centenas de pontos de captação de água pura e quase pronta ao abastecimento das cidades litorâneas, de Ubatuba à Peruíbe.

  9. Descoberta astronômica

    Está provado que o planeta Marte foi governado pelo PSDB.

    Provas?

     

    1) Teve água. Não tem mais;

    2) Teve condições favoráveis à vida. Não tem mais;

    3) Não se encontra uma obra sequer desse governo.

     

    E, por último e não menos importante:

    4) Agora que Marte ficou assim, chamam o planeta de “vermelho”!

  10. Pobreza extrema em SP

    Pobres (danem-se os) acionistas da Sabesp que acreditaram na “moderna e eficiente” gestão tucana, sem aprender as lições da história, pois vão perder tudo que ganharam…

    Pobre (que pena do) povo de SP que aposta há 20 anos na “moderna e eficiente” gestão tucana, sem reconhecer o que tá na cara: o apagão de gestão no Estado na educação em todos os níveis, nos transportes públicos metropolitanos, nos seculares institutos de ciência e tecnologia e agora com nosso bem mais precioso.

  11. Sugestão Para um Picolé Derretendo.

    Bem… somos 41 milhões de paulistas. 13 milhões votaram em vossa Excelentíssima Excelência Excelsa.

    Se cada um deles for até o Oceano Atlântico carregando dois baldes cada um, serão 26 milhões de baldes de água.

    Aí jogam essa água na Cantareira. Voltam seus eleitores pro litoral e trazem nova remessa. Seriam num total 52 milhões de baldes de água. Água salgada. Teria que ser dessalinizada, ou algo assim. Mas aí já seria outra questão, a ser discutida entre o Sr. e seus técnicos sabespianos, seus cotistas aqüíferos e seus inenarráveis eleitores acéfalos.

  12. Interessante o irrrsponsável

    Interessante o irrrsponsável governador de São Paulo, começar a “pensar” agora em soluções, quando a crise já está instalada. Porque não pensou em 2004, quando havia estudos prevendo o que está acontecndo hoje????

  13. Lula falou uma frase muito

    Lula falou uma frase muito boa durante a campanha. Era algo assim:

    “Se a gente não discutir política corre o risco de eleger uma vassoura, um caçador de marjás”

    A frase foi dita a respeito da candidata Marina que se nega a discutir política ou o que ela chama de velha política, o que quer que isso signifique.

    Eu acrescentaria à frase do Lula que a gente corre o risco de eleger “uma vassoura, um caçador de marjás” ou um chuchu.

    E foi isso que aconteceu no estado de São Paulo. Aqui não foi discutido política. A eleição aqui foi no piloto automático, não houve discussão pública, não houve debate.

    E elegemos um chuchu que vai pro seu quarto mandato.

    E SP fica à mercê de idéias de chuchu.

  14. Fizeram aum gasoduto pra

    Fizeram aum gasoduto pra trazer gas da Bolívia a 5000 Km de distância, porque não fazem um aqueduto para trazer água do AMAZONAS, como já faziam os antigos Romanos ?!?!

     

    “O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

  15. O Alckmintiroso temágua

    O Alckmintiroso temágua salgada parada no cérebro…

     

    “O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂo & GOLPES – O que passa na RED GLOBO DE SONEGA^ÇAO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

  16. O governador deve ter sabido

    O governador deve ter sabido ou visto matéria recente sobre como Israel obtem sua água. Pena que não tenha pensado nisso no seu primeiro mandato. Agora, não passa de factóide para os convertidos.

  17. Brasil, uma das maiores reservas de água do planeta…

    e o Cantareiras seco

    só mesmo um governador tucano é capaz de tal proeza catastrófica

    já virou piada no mundo inteiro

  18. o alquimista marciano  delira

    o alquimista marciano  delira o litoral.

    nessa desertificação de ideias tucanas só poderia sair essa asneira.

    a dessalização é fundamental nas área deserticas orientais,

    mas não num país reconhecidamente

    premiado pela natureza com esse recurso.

    esse seria mais um custo do “jenial geito de jerenciar tucano”

     

    • dessalinização

      não  da para entender deixar a agua dos rios, que é doce,  descer a serra e cair no mar, para depois retirar o sal e bonmbear de volta para cima a um enorme custo. muito inteligente.

       

       

  19. Espere. 
     
    Quando começar a

    Espere. 

     

    Quando começar a chuver forte, ele bombeará agua de alagamento das ruas da capital para as residências, não se preocupem.

    • mas até que seria uma boa…

      na Austrália moderna temos algo parecido

      todos bairros modernos com pequenos e grandes lagos centrais captando e fornecendo água para limpeza em geral e jardinagens

      cada casa conta com duas entradas independentes, mas pagando como se de mesmo valor, o que permite a manutenção constante de ralos captadores nas ruas e das tubulações de distribuição

      nunca vi algo tão simples e 100% funcional

      • porque tubulações seguem lado a lado…

        ocupando espaço mínimo

        praticamente uma só despesa de manutenção para captação e retorno, sem atravancarem ruas

        tudo corre nas calçadas, apenas um pouco mais largas do que as nossas

  20. Cada conto aumenta um ponto…

    “fiquei feliz quando ele falou que é favorável a interligação das represas do Atibainha com Jaguarí”

    O que eu li na mídia é que o paulista presidente da ANA disse que há viabilidade técnica.

    Falta aí discutir a viabilidade política: como isso vai afetar outros estados da federação (MG e RJ) em sugar água de uma bacia federal?

    Mas o “presidente do país” paulista já avançou a um terceiro nível: de que a ANA (seu presidente) “aprovou” a transsugação da água federal.

    Como dizem por aí: “se colar colou” … ou “aai, essa cabeeça não tem ombrooou!…

  21. “Transforme problemas em oportunidades”

    Isso ainda vai dar muita grana!…

    Este é o capitalismo tucano:

    Cria problemas (para a população)

    E os transforma em oportunidades (para os parças).

  22. Incrível!..

    É estarrecedor sabermos que o estado mais avançando em tecnologia e conhecimento do país, não sabe nada sobre o aproveitamento do aquífero guarani!….ridículo!….Por que não peguntam aos ribeirãopretanos?…

  23. o Serra não tinha planejado…

    um “tubão” para transportar água até o perímetro nordestino da seca?

    como era bom sacanear nordestinos naquela época, né mesmo!?

    e agora? melhor cagar e deixar pingando num copo

  24. Bem que eu disse : somente o

    Bem que eu disse : somente o Alckmin merece ganhar a eleição. E não é que ele ganhou mesmo, em 1º turno e com mais de 60% dos Paulistas. Agora não há mais em quem a imprensa jogar a culpa, e parece que na ANA não está colando muito. A saída da imprensa tucana é mostrar cidades de outros estados, e até do nordeste, onde os rios estão  secando. Só que em nenhuma delas, há uma população e indústrias como na cidade de SP, e ninguem está tendo racionamento, ao que eu saiba.

  25. Tucanos em seu esplendor

    Primeiro foi o Convênio com a Fundação Cacique Cobra Coral.

    Depois o encontro com o engenheiro que queria vender a idéia de uma “máquina de fazer água”.

    No dia seguinte a genialidade aflora: “Vamos fazer reuso da água”!

    Pensei que tinha acabado e ele iria recorrer aos índios Hopi americanos para executar a dança da chuva.

    Me surpreendo com a nova idéia genial do Grande Chuchu: vamos dessalinizar a água do mar e enviá-la para a capital via algumas centenas de quilômetros de dutos e vários sistemas de bombeamento para vencer a diferença de nível (700 m)

    De sobra emendou com a proposta de utilizar água do aquífero Guarani.

    Idéias, idéias….

    Sem projetos.

    Este é o modelo tucano de gestão. Maximizar o lucro, reduzir investimentos e culpar alguém quando começa a dar errado.

    Viva os tucanos!

     

  26. Geraldo na Lua.

    Estou vendo muita gente criticando o Governador de São Paulo.Ao que parece só pode ser gente do PT. Então sem querer defendêlo, já que o PT é o melhor que existe para o Brasil, é o único partido honesto, que nunca roubou, nunca fez nada de errado e é especialista em lidar com esse negócio de transposição de água de rios como o São Francisco por exemplo, por que então não levam as águas do São Francisco até São Paulo?

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome