Oposição boicota pauta da Câmara em protesto contra Eduardo Cunha

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Seis partidos, incluindo o PSDB, decidiram nesta terça impedir todas as votações até que Eduardo Cunha renuncie à presidência da Casa. Na pauta estão projetos e medidas provisórias que interessam ao governo 

Jornal GGN – Seis partidos de oposição anunciaram juntos, nesta terça-feira (24), que tentarão impedir todas as votações da Câmara Federal, incluindo medidas provisórias que interessam à União por envolver questões econômicas, até que o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB), renuncie ao cargo. Cunha é investigado na Operação Lava Jato e tem contra si um processo instaurado no Conselho de Ética, mas nega as acusações e diz que ficará no posto ocupado hoje mesmo sob pressão pelo seu afastamento.

Segundo informações do G1, em entrevista coletiva na tarde de hoje, líderes das seis legendas afirmaram que não vão mais participar das reuniões semanais no gabinete da presidência, nas quais são definidas as pautas de votações do plenário principal da Casa, até que Cunha decida pelo seu afastamento.

O líder do PSDB, deputado Carlos Sampaio, disse que a decisão foi tomada em represália às manobras feitas, na última quinta (19), por aliados de Cunha para cancelar a reunião do Conselho de Ética e adiar ainda mais o processo de cassação do peemedebista. Na ocasião, tucanos e outros opositores ao governo abandonaram a sessão em protesto.

Aliado de Cunha até que as implicações da Lava Jato cresceram exponencialmente, o líder do DEM, Mendonça Filho, agora diz que o presidente da Câmara tem usado o cargo para se proteger.

Na segunda (23), diante do planejamento dos partidos de oposição para boicotar as sessão, Cunha minimizou a notícia. “Todos eles juntos não têm número suficiente para impedir a Casa de funcionar. Não ficará paralisada”, afirmou o peemedebista.

Reação do governo

O líder do governo, José Guimarães (PT), sinalizou que a obstrução de pauta será prejudicial ao governo Dilma Rousseff (PT). “A Câmara não pode ficar “paralisada […] O que o governo quer é o funcionamento da Casa. Todas as suas instâncias. Não pode a Câmara ficar paralisada”, ponderou.

Projetos em pauta

Essa semana, a pauta da Câmara está trancada com ao menos uma Medida Provisória e dois projetos de lei que interessam ao Planalto. A MP 691/15 autoriza a União a vender imóveis de sua propriedade, incluindo os terrenos de marinha situados em área urbana de municípios com mais de 100 mil habitantes. O Projeto de Lei 3123/15 fixa novas normas para o cálculo do teto de remuneração do servidor público e dos agentes políticos. E há ainda o Projeto de Lei 2016/15, que tipifica o crime de terrorismo e coloca o Brasil em conformidade com cobranças internacionais.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Esse é o legítimo bando de

    Esse é o legítimo bando de achacadores. Elegem Cunha para atrapalhar o governo Dilma. Agora boicotam Cunha atrapalhando o governo mais uma vez…

  2. Nada mudou

    Desde o começo do ano os partidos de oposição e parte dos de apoio vem fazendo de tudo para atrapalhar a governança.  O que o governo deveria fazer, e isso a muito tempo, é tratar aliado traidor como oposição, principalmente retirando desses partidos todos os cargos de confiança 

  3. faltou o timing, meus caros
    Se fosse há seis mesas atrás diria que seriam corajosos mas agora são apenas oportunistas.

    Um BOM politico tem que saber o timing correto, mas quem disse que são bons politicos?

  4. Eles paralizam a casa, não

    Eles paralizam a casa, não porque querem prejudicar o governo. Imagine. Eles fazem isso apenas e tão somente em “protesto” contra Eduardo Cunha.

    Depois do juiz Moro “preocupado” com a reputação do Lula, agora essa. O dia de hoje está rendendo uma piada pronta atrás da outra.

  5. Safadeza total!

    O PSDB agora utiliza o pretexto de “protestar pela saída de Eduardo Cunha” para continuar atacando o governo e, acima de tudo, como disse seu cambaleante Aécio Neves, fazer oposição AO Brasil.

    Mera safadeza para impedir a governabilidade do país.

    Ratos!!!

  6. o poço não têm fundo.

    Realmente, o poço da politica brasileira não tem fundo. De um lado o PSDB que apoiava Cunha agora dando uma de puro. Do outro o governo mais interessado em não haver processo de impechment e em votar a pauta das pauladas fiscais do que na integridade do parlamento e na própria. No centro disso, uma personagem da estatura de Cunha.

    Seria cômico se não fosse uma imensa tragédia….

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador