Com Temer, TCU avalia se decretar gastos extras é regular

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Os ministros do Tribunal de Contas da União se reúnem na quarta-feira (21) para decidir se vão dar o quarto aval ao governo do interino Michel Temer para editar medida provisória (MP) que autoriza gastos extras. Segundo o jornal O Globo, há ministros preocupados porque o TCU condenou a mesma prática adotada na gestão de Dilma Rousseff, que hoje enfrenta um processo de impeachment por crime de responsabilidade fiscal.

Segundo ministros que não quiseram se identificar, não há “diferença substancial” entre as medidas provisórias editadas por Dilma e as que o governo Temer defende. Pelo menos três membros do TCU entendem ser uma “fragilidade considerar o uso desse instrumento como indício de irregularidade no julgamento das contas de 2015 da presidente afastada.”

Se continuar sendo permissivo agora com Temer, o TCU terá de discutir se é o caso de reconhecer que medidas provisórias assinadas por Dilma e analisadas nas contas de 2015 são regulares. A presidente afastada assinou pelo menos cinco MPs que criaram gastos extras de R$ 49,6 bilhões. 

Agora, Múcio Monteiro, ministro relator das contas de 2015 no TCU, sinaliza que esse entendimento inicial sobre as MPs pode mudar e beneficiar Dilma.

Temer já ganhou o aval do tribunal para assinar medidas provisórias que liberaram R$ 2,9 bilhões ao governo do Rio, com foco na Olimpíadas. A nova consulta, a ser votada nesta quarta-feira em plenário, foi formulada por Henrique Meirelles (Fazenda) e pelo ministro de Integração Nacional, Helder Barbalho. Ambos querem a edição de uma MP para abrir crédito extraordinário destinado a ações de socorro, assistência a vítimas e recuperação de áreas de desastres.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Que lindo!!! com a Dilma é

    Que lindo!!! com a Dilma é pecado mortal. Já com os temer…   Levando-se em conta que o tcu seja realmente um tribunal,o que parece não ser, queria só ver se houvesse uma pesquisa em que se perguntasse aos leitores dos blogs sujos qual o poder mais corrompido  e golpista do Brasil: o executivo , o legislativo ou o judiciário?

  2. O Brasil não é somente uma

    O Brasil não é somente uma república das bananas. É uma república das bananas podres. Mas como disse o ministro do Supremo comandado pelo coronel Gilmar: nossas instituições funcionam. Funcionam como os intestinos, esqueceu de acrescentar.

  3. PODE TUDO AGORA

    Muito engraçado agora pode tudo. Temer pode fazer tudo que quer, com aval dos meios de comunicação. Golpistas do patrimônio nacional. Defende os interesse das grandes corporações internacionais e dos Estados Unidos.

  4. Está evidente que Temer pode,

    Está evidente que Temer pode, Dilma não pode.

    Justiça uma ova, isso é política. Julgamento político não é justiça. Se é para o julgamento ser político então não é preciso ter julgamento. Apresentar provas (que nunca serão aceitas), pra quê?

    Sim, é golpe!!!

  5. QUANDO?

    ‘Os ministros do Tribunal de Contas da União se reúnem na quarta-feira (21) para decidir se vão dar o quarto aval ao governo do interino Michel Temer para editar medida provisória (MP) que autoriza gastos extras.”

    Hoje é quarta-feira, 20/07; amanhã é quinta-feira, 21/07. Quando é mesmo que os ministros golpistas descarados vão se reunir para fazer algo que vai ter repercussão zero na nossa briosa e patriótica mídia?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador