Copom mantém ritmo de queda da Selic e taxa vai para 12,25%

real_-juros_0.jpg
 
Jornal GGN – Nesta quarta, o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) decidiu cortar novamente a taxa básica de juros em 0,75%, chegando a 12,25%. Este foi a segunda redução desde proporção desde outubro, quando o Banco Central deu início ao ciclo de redução da taxa Selic.
 
No comunicado, o Banco Central disse que trabalha com uma projeção de inflação oficial de 4,2% neste ano, abaixo do centro da meta, indicando também que pode intensificar o ritmo de cortes na Selic nos próximos meses. 

 
“Uma possível intensificação do ritmo de flexibilização monetária dependerá da estimativa da extensão do ciclo, mas, também, da evolução da atividade econômica, dos demais fatores de risco e das projeções e das expectativas de inflação”, afirmou o comunicado. 
 
Especialistas acreditam que o cenário interno, com atividade econômica fraca, é favorável para cortes maiores nos juros.
 
Em seu comunicado o Copom destaca “desinflação nos componentes mais sensíveis ao ciclo econômico e à política monetária”, assim como a queda dos preços de alimentos, que “constitui choque de oferta favorável”. 
 
O Comitê acredita que os indicadores indicam sinais compatíveis com a estabilização econômica. “A evidência sugere uma retomada gradual da atividade econômica ao longo de 2017”. O Copom também fala na “importância da aprovação e implementação das reformas, notadamente as de natureza fiscal”.
 
0gif-tarja-na_integra.jpg
 
Redação

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sempre atrasado, sempre aquém do devido.

    É o modus operandi do Itaú para a pessoa física, só baixa os juros depois que está todo mundo endividado sob a antiga taxa.

  2. A selic cai e a inflação cai,

    A selic cai e a inflação cai, o juro real continua prá lá de alto: 7,7% ao ano! Pra cada 100.000, 7.700 por ano sem fazer nada e mantendo o patrimônio! Assim até eu que de economia mal sei juros compostos.

  3. A própria variação linear da queda de juros indica o erro do BC.

    Eu cada vez mais fico irritado com a falta de profissionalismo e de conhecimento teórico de todos estes que se dizem gestores.

    O que se vê atualmente é que o BC procura uma variação linear na queda de taxa de juros, ou seja, 0,75% por reunião do Copom. Isto demostra que eles estão CHUTANDO no processo de queda de juros, pois o normal seria haver cálculos mesmo feitos por modelos meio fajutos que indicassem a taxa de queda dos juros, pois o que qualquer um nota as condições que levam esta queda de taxa de juros NÃO SÃO LINEARES

    Explico melhor, se nas equações que eles deveriam empregam para determinar a queda das taxas de juro (eles dizem que utilizam modelos matemáticos para isto) como os parâmetros destas equações são variáveis ao longo do período deveria ter coisas do tipo 1,2%, 0,84%, 0,65% ou qualquer coisa do tipo, jamais 0,75%, 0,75% e futuramente 0,75%.

    O que o BC está fazendo é conta de padeiro, acharam 0,75% um bom número, porque ele é redondinho, não é 1,00% que seria muito evidente nem 0,50% que seria pouco, chegaram a 0,75%.

    Isto mostra o grau de incompetência destes senhores, pois escolhem mais ou menos aleatoriamente um valor e passam a replicá-lo por meses.

    Isto ou é burrice mesmo, ou incompetência, ou mesmo preguiça, mas o que é certo é que não é profissionalismo.

    1. Eu estava assistindo o documentário “Corações e mentes”, …..

      Eu estava assistindo o documentário “Corações e mentes”, quando me deparei com a entrevista de um ex-secretário da segurança dos USA que relatava uma conversa que tivera durante dias com militares durante a guerra do Vietnã.

      Ele perguntou a um grupo de generais se precisavam 1.000 (ou outro número qualquer) de mais soldados para determinada situação, os generais disseram que sim, logo após ele recolocou a pergunta com o valor de 1.200 soldados, os generais também disseram que sim. Neste momento ele notou que o assunto estava uma bagunça, que não havia previsão de nada e que tudo estava sendo levada de forma amadorística, isto são os nossos diretores do BC, um bando de chutadores.

    2. Jogam para uma platéia

      Jogam para uma platéia específica, a coxinhalesca com seus neurônio e meio funcionais. Têm apenas 75% dos dois neurônios necessários para evoluirem à categoria de simples idiotas. Ou 0,75… números bem fáceis de digerir…

      1. E você acha que não fizeram os cálculos?

        1.0% é muita coisa, número redondo, pra quem tá acostumado a pagar 7,99 em vez de 8,00 é muita ousadia. agora, 0,5 é o copo meio vazio, lembra aquela vez que você foi reprovado por meio ponto e o professor não quis te ajudar…

         

         0,75% é perfeito!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador