CPI dos Maus-Tratos conduz coercitivamente artistas

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]


Fotos: Divulgação – Montagem: Brasil247
 
Jornal GGN – O senador Magno Malta (PR-ES), que preside a Comissão Parlamentar de Inquérito dos “Maus-Tratos”, decidiu trazer o curador da exposição “Queermuseu”, Gaudêncio Fidelis, e o coreógrafo Wagner Schwartz para prestarem depoimento aos senadores de maneira coercitiva.
 
A exposição é a que foi cancelada pelo Santander em Porto Alegre, após a repercussão em redes sociais, incitada pelo MBL, de que trazia obras que supostamente retratavam a pedofilia e zoofilia. E o coreógrafo foi o que fez uma performance no MAM de São Paulo, em setembro, e que uma criança presente ao lado de sua mãe interagiu com o artista.
 
O parlamentar que é da bancada evangélica e defensor de diversas pautas conservadoras no Congresso decidiu transformar a CPI em palcos de mais polêmicas. “Esta CPI é um verdadeiro circo midiático. Tudo migrou para dentro desta comissão. Na verdade, o objetivo inicial desta CPI era a investigação de maus tratos às crianças e adolescentes e, quando a Queermuseu foi interditada, o senador Magno Malta começou a fazer uma série de convocações”, disse Gaudêncio.
 
O curador do Queermuseu afirmou que ficou surpreso com a decisão de condução coercitiva, uma vez que nunca negou comparecer à CPI. “Não cabe dentro dos procedimentos da CPI e mostra mais uma vez que o senador busca, não só dar prosseguimento à sua intenção de continuar criminalizando a produção artística e os artistas, mas ao mesmo tempo fazer disso um fenômeno midiático em seu benefício”, afirmou em nota à imprensa.
 
Presidindo a Comissão, Malta conseguiu levar para a CPI um ex-diretor de uma escola particular que foi acusado de envolvimento com pedofilia, entrando na comissão algemado e sendo inquirido pelo parlamentar por cerca de 20 minutos. Nesta quarta-feira (08) o senador conseguiu a aprovação na CPI dos Maus-Tratos da condução coercitiva de GaudÇencio e de Wagner Schwartz.
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

30 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Evangélicos ordinários

    Os evangélicos irão se arrepender amargamente de terem dado poder aos Magnos e sua malta.

    Sugiro que Magno conduza coercitivamente o deputado Bolsonaro para depor, pois ele confessou ter tido “relações sexuais com uma galinha”.

  2. O que precisamo fazer é

    O que precisamo fazer é mostrar para todos a hipocrisia e banditismo de gente como este micróbio senador do ES.

    que tal um crowfunding para investigar cada um que se apresente como paladino da moral? Aposto qe não há nenhum deles que resista a cinco minutos de investigação séria.

    1. Sou do ES.Esse indivíduo é um
      Sou do ES.Esse indivíduo é um oportunista, sempre tirando proveito de assuntos que estão em discussão. Na greve dos policiais militares, o Estado virou um caos e ele só apareceu – literalmente – próximo ao ministro, pra aparecer nas fotos.
      Cheio de “moral”:
      Condena o a liberação de cassinos. Mas viajava com a família, custeado pelo então deputado estadual José Carlos Gratz (contraventor);
      Defende a família, mas separou-se da esposa para morar com a “irmã” Lauriete, que era casada;
      Estava envolvido na máfia das ambulâncias (operação Sanguessuga.
      Um crápula.

  3. Ah, nada como montar um circo

    Ah, nada como montar um circo para ocultar os reais problemas e o comprometimento com causas que prejudicam o cidadão.

    Enquanto te f*rram de um lado, mostram um bonequinho de meia pra entreter.

  4. A única coisa que une a bancada evangélica é o discurso …..

    A única coisa que une a bancada evangélica é o discurso do ódio e da intolerância.

    O que deve ser feito é simplesmente chamar a atenção que a intolerância religiosa entre os próprios cristãos já levou a milhões de mortos e somente o Estado Laico que defende não só as minorias, mas também as religiões dominantes que se matem entre si.

    O que deveriam defender os adeptos do Estado Laico não são programas sociais, nem ações pró isto ou pró aquilo, mas sim a garantia da integridade das pessoas de culto e religião, enquanto a discussão não for colocada nestes termos ela não terá fim.

    Quem iluminou ou deu procuração aos membros da bancada evangélica de serem os arautos da boa religião ou dos donos da verdade.

    As pessoas não se dão conta que o Estado Laico não é uma resposta ateia ao Estado Religioso, mas sim uma resposta que garante a todos as pessoas, religiosas ou não que possam tranquilamente ter ou não a sua fé. Na França as leis de Estado Laico surgiram no início do século XX como resposta a séculos de guerras religiosas principalmente entre os cristãos.

    A própria expressão empregada pela bancada da bíblia que o Brasil é um país cristão deveria ser combatida exatamente na origem. Primeiro, que cristo eles falam e segundo que bíblia eles falam.

    O cristo que eles dizem a quem o Brasil pertence qual é? O cristo que eles falam é o cristo trinitarista ou o cristo unitário? Parece uma mera bobagem, mas mais de um milhão de pessoas no Brasil, principalmente os Testemunhas de Jeová, não aceitam cristo da mesma forma que os demais, para eles não há a trindade, logo para eles Jesus é a encarnação de Deus, é eterno e não foi gerado por Maria. Devido a esta posição e outras posições religiosas os Testemunhas de Jeová são considerados pelos protestantes como não cristãos!

    No caso dos mórmons e demais cultos que se dizem cristãos a divisão ainda é maior. Tomando por exemplo a trindade, para os mórmons a deus pai, jesus e o espírito santo são três divindades distintas (o que de certa forma os aproximariam do politeísmo), por esta interpretação e outras os mórmons são considerados não cristãos pelos evangélicos.

    Quanto aos católicos eles são considerados como seguidores do anticristo, representado pelos papas, e para os católicos todos os protestantes são considerados como heréticos e por isto tem a excomunhão automática para quem seguir esta fé.

    Já os neopentecostais de última onda baseadas na teologia da prosperidade, denominações com a Igreja Universal do Reino de Deus, a Internacional da Graça de Deus, a Renascer em Cristo, a Igreja Mundial do Poder de Deus, Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra e outras denominações menores, são tratadas por evangélicos tradicionais como uma verdadeira abominação, entretanto o Pastor Marco Feliciano que é acusado por vários evangélicos tradicionais de seguir esta linha, disse literalmente “Não sou adepto dessa desgraça, não! Sou assembleiano roxo!”, ou seja, para ele segundo sites evangélicos as religiões baseadas na Teologia da prosperidade são uma “desgraça”.

    Caso se olhar com mais cuidado se vê claramente que a imagem de um Bloco evangélico é totalmente falsa, pois não há na realidade nenhum consenso religioso entre eles e os combates religiosos são fortes e pesados, palavras como anticristo (para alguns, seguidores do demônio, que rigorosamente não é a mesma coisa), apóstatas, falsos cristãos, falsos pastores e daí para baixo, são comuns entre os seguidores das diversas confissões religiosas. A única coisa que os unifica, são pautas comuns de assuntos que muitas vezes nem estão colocados na bíblia.

    Outra coisa, e talvez a mais importante para se entender o imbróglio, o caso das BÍBLIAS. Para as pessoas não muito interessadas em religião, ou mesmo crentes que simplesmente aceitam o que seus pastores ou padres falam, é que não EXISTE “A BÍBLIA”. Sim, o mais surpreendente de tudo é que não há uma bíblia que seja utilizada em consenso entre todas as religiões autodenominadas cristãs.

    Um Testemunha de Jeová, utiliza uma bíblia chamada “Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas”. A maior parte das outras confissões religiosas chegam a dizer que esta bíblia contém deturpações do texto inspirado com o objetivo de manipulação da fé (fé de quem lê a bíblia das testemunhas de Jeová!).

    Por outro lado a diferença principal da bíblia católica da bíblia utilizada pelos protestantes da primeira onda (tradicionais) está no número de livros, enquanto na católica são 46 livros na protestante são 39, ou seja, 7 dos livros não são simplesmente considerados.

    Quanto aos Mórmons a diferença é que sua bíblia continua com o livro dos Mórmons que é considerado tão sagrado como a bíblia, logo o que eles dizem é que a bíblia continua com as revelações obtidas em setembro de 1823 por Joseph Smith, logo há uma terceira parte da bíblia que não é considerada por outras religiões também autodenominadas cristãs.

    Os evangélicos utilizam a bíblia traduzida por João Ferreira de Almeida que apesar de não possuir os deuterocanônicos, como a bíblia foi traduzida para o português no século XVIII pelo Almeida, e como talvez o mesmo se baseou na bíblia em latim não há nesta tradução muitas discrepâncias, porém em outros países onde a tradução vem do Grego, que era a língua culta dos primeiros séculos as discrepâncias ainda são maiores.

    Também entre os protestantes em geral há divergência no novo testamento, pois Lutero não aceitou alguns livros que dependendo da confissão religiosa (mesmo dentro o protestantismo tradicional) há divergências da validade ou não de novos livros.

    Em resumo, não há uma bíblia para todos aqueles que se autodenominam cristãos, logo as coisas se complicam entre seguidores do chamado cristianismo.

    Se partirmos para a análise que cada uma das denominações religiosas faz da bíblia (ou das bíblias) aí vira uma verdadeira confusão, pois há milhares de denominações cristãs que simplesmente negam as outras a de serem cristãos ou não.

    O que quero chamar a atenção é que a única forma de se ter um Estado que garanta que cada um tenha a sua fé é exatamente um ESTADO LAICO E TOLERANTE, pois se este não tiver presente a intolerância religiosa poderá sair a tona e voltarmos as guerras religiosas do passado.

    1. Muito bom seu comentário e
      Muito bom seu comentário e bem realista…sou uma testemunha de Jeová e vc descreveu erroneamente nossa visão sobre Jesus apesar de acertar sobre a rejeição da trindade. Para os TJ Jesus é o primeiro é único filho gerado por Deus e ponto. E Jesus foi gerado como humano perfeito no ventre de Maria sim . Mas como já dito ele já existia no céu por ser o filho primogênito e unigênito de Deus.

  5. Comentários
    Eu lamento que pessoas olhem mais pra questão do deputado ser cristão do que defensor dos direitos humanos, neste caso, das crianças. Lamentável! Cambada de hipócritas e pervertidos, isso que vcs são. Defensores da imoralidade, do abuso de crianças e do desrespeito da fé alheia. Não foi só o evangélicos que foram insultados, mas todos os cristãos no mundo.

  6. como em O Nome da Rosa…

    …a liberdade artística mata o temor, e sem  temor não pode haver fé…

    se continuar assim, esses fanáticos vão acabar criando uma lista de eventos demoníacos

    se já não criaram, incluindo o abraço de pai e filho em público

    1. Pastores do Demônio

      Isso já está acontecendo. No dia 02/OUT, Solange Afonso e sua filha foram agredidas por um homem de 55 anos pelo simples fato de estarem, na saída do cinema, abraçadas. Ocorreu no shopping Liberty Mall (sic) em Brasília e o agressor foi autuado por injúria e lesão corporal.

      Ontem, um jovem feirante foi morto por espancamento ao defender sua irmã que é transexual.

      Magno e sua malta são bispos do demônio, pois semeiam o ódio entre os seres humanos.

    2. Liberdade de expressão
      Bem toda a opinião é válida e bem vinda num país democrático. Concordo que a arte, aquela que enobrece o espírito, enche de paz a alma e faz surgir um sentimento de vem estar, essa arte deve ser divulgada. Agora, chamar de arte uma exibição de nu com a participação de crianças é diferente. É no mínimo reprovável. Deve ser apurada a participação dos presentes aplicada a sanção prevista. Se um adulto quiser vê, apalpar participar de um espetáculo desses que seja. Mas envolver uma criança, aí é demais. Minha opinião é das pessoas de bem.

  7. Esse senadorzinho magno malta

    Esse senadorzinho magno malta é um grande FdP. Coitado dos miseráveis que propiciaram a ida desse verme hipócrita, para exercer essas patuscadas demagógicas.

    Se o infeliz representante da mais rasteira ignorância, se limitasse a garantir o seu curral eleitoral. Ainda assim, estaria roubando os demais brasileiros que não estão dispostos a seguir sua bíblia fajuta, sendo engrupido por suas mercadorias falsificadas.

    Orlando

  8. O Brasil tem dois problemas

    O Brasil tem dois problemas gravíssimos: a imprensa, na forma que existe entre nós, e as religiões, naturalmente com as exceções de sempre e numericamente minoritárias.

    Magno Malta e vários outros são meros frutos ou da mídia ou da religião. A bancada da bíblia no congresso já tem peso significativo, estando em crescimento também nas câmaras e nas assembleias.

  9. Santos do pai oco
    Esse cara nainda tá com essa moral toda?
    Ele era casado a décadas aí uma cantora gospel tb casada a décadas ganhou pra deputada federal . Então separaram de seus conjuges e foram
    viver juntos
    Isto é Brasilia !!!
    PARECE QUE AINDA PRESIDEM A FRENTE PARLAMENTAR DA FAMÍLIA
    PASMEM!!

  10. Esses dois picaretas, sem
    Esses dois picaretas, sem vergonhas, foram convidados à CPI, e se recusaram. Então foram CONVOCADOS à CPI, e fugiram. Inclusive o curador, bandidinho safado, falou mentiras aos senadores do PT, dizendo que “não tinha dinheiro para ir à Brasília” (nota: tudo é pago pela CPI) e depois soltou outra mentira, dizendo que estava “acompanhando parente no hospital”, enquanto tentava fugir pedindo ao Supremo um habeas corpus para não comparecer à CPI.
    É esse tipo de gente que vocês defendem? Bandidos sem vergonha que fogem à justiça? Vão depor sim, e vão depor algemados, como todo bandido merece.
    E não vai ser um bloguezinho safado, hipócrita e mentiroso que vai salvar a bandidagem de ser presa.

  11. Fico pasmo como esse país
    Fico pasmo como esse país está infectado com os absurdos que acontece aqui.que artistas nada é pedófilos mesmo , como uma criança pode apalpar um homem nú e o cara que foi apalpado achar arte nisso …..nossa que deve ter passado na sua mente quando a criança acariciar …..torpes ridículos …cara quantos estão presos hoje por acariciar ou pegos de maneira imprópria sem roupa sem ter feito ato sexual com crianças ou adolescentes ..ah mas isto é arte ? Tá de brincadeira… cadeias neles

  12. A construção da amnésia
    …os artistas e escritores ainda são uma possibilidade de resgate da nossa anamnese e exatamente por isso estão sendo perseguidos por monstros eunucos que, como estes tábulas rasas da bancada BBB = partido regressista – que emergiram das trevas nas jornadas regressistas de junho de 2013 e que deram o golpe em 2016

  13. Parabens meu senador magno
    Parabens meu senador magno malta.
    O nosso bem maior que são nossos filhos estão acima de tudo!!!
    Amamos a arte e repudiamos a banalização da arte! !!
    Essa condução de se fez necessária já que esse “artista” mentiu várias vezes para não comparecer.

  14. MALTA e a turba agora sem votos nas igrejas….

    RESGATAR os votos que desgraçadamente o fizeram senador evngélico do Espirito Santo(ôpa!) está a ca aminuto mais difícil.. Taí o desespero da turba evangélica em todo o país!

    O PÂNICO dos políticos evangélico começou depois da pesquisas mostrando que apenas 5% votariam em candidatos exigidos pelas igrejas. Salve-se quem puder!!!

  15. Condução coersitiva
    Goiânia, 12 de novembro 2017.

    Estamos vivendo dias de profunda e alarmada desconstrução dos valores éticos e morais que a nós nos foi repassado em tempos de ordem e decência.
    Quando vemos esses princípios sendo destruído de maneira tão banal, é natural requerermos uma explicação sobre qual a real motivação de tais atitudes.
    Presenciamos por tanto, uma pessoa discimulada negando com atitude dar as devidas explicações sobre seus atos, uma pesdoa discimulada, que dizer estar a disposição mas nega ter tempo e protela de maneira abusiva, como se tivesse enrolando a comissão. Depois que se vê obrigado a compatecer querendo ou não, vem com im argumento tipico daqueles que usafos pelas forças imorais deste mundo dizer que a comissão quer aparecet na midia. Se voce não quer ser usado para fazer midia para a comissão, seja homem comparece preste o seu papel, não fique transferindo responsabilidade e tentando criar alibe. Parabens a comissão.

  16. Condução coersitiva
    Goiânia, 12 de novembro 2017.

    Estamos vivendo dias de profunda e alarmada desconstrução dos valores éticos e morais que a nós nos foi repassado em tempos de ordem e decência.
    Quando vemos esses princípios sendo destruído de maneira tão banal, é natural requerermos uma explicação sobre qual a real motivação de tais atitudes.
    Presenciamos por tanto, uma pessoa discimulada negando com atitude dar as devidas explicações sobre seus atos, uma pesdoa discimulada, que dizer estar a disposição mas nega ter tempo e protela de maneira abusiva, como se tivesse enrolando a comissão. Depois que se vê obrigado a compatecer querendo ou não, vem com im argumento tipico daqueles que usafos pelas forças imorais deste mundo dizer que a comissão quer aparecet na midia. Se voce não quer ser usado para fazer midia para a comissão, seja homem comparece preste o seu papel, não fique transferindo responsabilidade e tentando criar alibe. Parabens a comissão.

  17. Parem com esse termo de
    Parem com esse termo de “supostamente”!Verdadeiramente houve retratação a pedofilia e zoofilia!Houve vilipendio religioso!Onde está a arte onde se mostra fotos xerocadas de homens fazendo boquete entre si, fotos de homens transando grupalmente, mulheres transando com mulheres… Onde está a arte nas hostias escritas:vagina,cu,língua?Onde está a arte em um homem nu,contracenando com crianças,mesmo com a autorização de uma mãe inconsequente? Que arte é essa? Pessoas que defendem isso, são no mínimo coniventes com essa podridão!

  18. Acho que Gaudêncio Fidelis e Wagner Schwartz deveriam só ir…..

    Acho que Gaudêncio Fidelis e Wagner Schwartz deveriam só ir a CPI algemados.

    A melhor exibição de cultura que Gaudêncio Fidelis pode organizar na sua vida e a melhor performance que o ator Wagner Schwartz poderiam fazer na sua vida era a de só aceitarem entrar na CPI se forem fisicamente forçados e de preferência com algemas nos pulsos.

    Por que isto? Simplesmente porque não precisariam depois desta exposição da truculência do legislativo brasileiro responder a este legislativo exatamente nada! Tudo seria exposto e toda a performance seria desenvolvida para os olhos do mundo civilizado. Provavelmente estes dois virariam ícones internacionais, não na Arábia Saudita, mas em países em que a cultura é mais valorizada.

    Senhores, não aceitem a convocação e resistam ao máximo a coerção, pois com isto a história guardará seus nomes e jogará no lixo os nomes de senadores e deputados mequetrefes.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador