Cunha dirá que não possui contas, mas empresas que controlam dinheiro na Suíça

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Aliados do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), já vazaram para a imprensa parte da defesa que o peemedebista pretende apresentar ao Conselho de Ética da Casa para fugir de um processo de cassação. Segundo informações da Folha e do Estadão, Cunha vai dizer que não mentiu sobre possuir contas na Suíça. Ele dirá que o dinheiro que mantém no exterior está em posse de duas empresas que ele abriu lá fora para administrar a venda de carne enlatada e aplicações no mercado financeiro.

Segundo a Folha, a defesa de Cunha pode até garantir ao deputado uma sobrevida na Câmara, pois os aliados e aqueles que dependem do peemedebista para derrubar a presidente Dilma Rousseff (PT) do poder agora ganharam um roteiro de justificativas para as denúncias feitas contra Cunha pela Procuradoria Geral da República, no âmbito da Lava Jato. 

Porém, segundo informações do jornalista Kennedy Alencar, membros do Ministério Público Federal já apontaram que a defesa de Cunha é “frágil” diante dos indícios levantados pela PGR e pelo Ministério Público da Suíça contra o parlamentar. Eles teriam citado, por exemplo, a identificação de datas de inúmeros depósitos que coincidem com o pagamento de propina relatado por delatores da Lava Jato. Cunha diz que em suas contas não entravam depósitos de origem duvidosa, apenas saiam os rendimentos de suas aplicações financeiras e do trabalho de mascate, iniciado há mais de 20 anos.

Ao Conselho de Ética, Cunha vai alegar que desconhecia a origem do depósito de 1,3 milhão de francos suíços feito em 2011 em uma de suas contas, conforme relatado na Lava Jato pelo lobista João Henriques, réu delator ligado ao PMDB e preso na operação.

Para explicar o fato de ter ficado com o dinheiro, ele vai dizer que suspeita que era referente a um pagamento de um empréstimo de 1 milhão de dólares que fez, em meados de 2007, ao ex-deputado Fernando Diniz (PMDB), morto em 2009. À época, Diniz teria perdido muito dinheiro em negócios no exterior e recorreu a Cunha, segundo a versão do presidente da Câmara. O delator disse à Lava Jato que enviou o dinheiro a Cunha a pedido do filho de Fernando Diniz, mas que não sabia que a conta na Suíça pertencia ao presidente da Câmara.

Para justificar o restante do dinheiro nas quatro contas ligadas pela PGR a Cunha, ele dirá que parte é fruto da venda de carne enlatada para a África e de operações no mercado financeiro, que datam das décadas de 1980 e 1990, e que seus negócios nada têm a ver com empresas da administração pública. O Estadão escreveu que antes de virar político, Cunha descobriu um “filão de mercado: a venda de carne processada e enlatada em consignação para países africanos. Como o negócio cresceu, ele decidiu abrir uma conta fora do Brasil”.

Na Câmara, para escapar da cassação de mandato, Cunha dirá ainda que não faltou com a verdade na sessão da CPI da Petrobras na qual ele afirmou que não possui contas no exterior em seu nome. Ele vai dizer que as contas confirmadas pela PGR são de dois trustes que pertencem ao deputado, mas são controlados por terceiros – logo, não são simplesmente contas bancárias em paraísos fiscais.

“Como mostram os documentos enviados ao Brasil pela Suíça, as contas de Cunha são administradas por empresas e trustes controlados por ele, e que têm ele e seus familiares como beneficiários. O deputado disse aos colegas que foi questionado na CPI se era titular de contas e diz que isso ele não é, porque elas foram registradas por empresas que abriu fora do país”, escreveu a Folha. “O Código de Ética diz que ocultar parte relevante do patrimônio é quebra do decoro parlamentar e, portanto, motivo para cassação”, acrescentou.

Cunha pretende, por fim, reconhecer que seu único erro foi o de não declarar sua fortuna aos órgãos competentes. De acordo com os relatos, ele dirá que nunca deixou na conta valor que atingisse o valor mínimo obrigatório para declaração de renda. Porém, vai negar a denúncia da PGR, de que o dinheiro que chegou a irrigar seus fundos na Suíça teriam circulado por ao menos 23 contas bancárias numa aparente tentativa de encobrir a origem criminosa dos recursos. Ele também vai negar que sua família tenha gastado 59 mil dólares com cursos de tênis. “O dinheiro teria sido usado para pagar a escola e o alojamento de um dos seus filhos naquele país.”

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

18 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Vamos resumir a questão.
    Se

    Vamos resumir a questão.

    Se esse cidadão sair absolvido, sera a desmoralização completa do nosso congresso.

    Estaremos todos dominados pelo que existe de pior na sociedade.

  2. “EU” não sou titular das

    “EU” não sou titular das contas. Elas apenas estão em nome das minhas empresas.

    O nível da cara de pau dele é maior que 8.000.

  3. Provavelmente foi aquele
    Provavelmente foi aquele deputado que ganhou mais de 20 vezes na loteria, quem depositou o dinheiro na conta dele. Só pra se vingar.

    1. Voce está enganado, não foram

      Voce está enganado, não foram 20 vezes, mas 200 vezes que o deputado João Alves ganhou na loteria. Segundo ele, foi abençoado por Deus.

      1. Lembro!

        Dos “anões do orçamento”. Crias do PMDB, assim como o Cunha,  partido que hoje possa de alternativa de solução para o Brasil, em circunstância que nunca saiu do poder, desde 1986

  4. O problema não é a mentira que vossa excrecência

    vai invetar. O problema maior é que os outros 300 pilantras vão, provavelmente, fingir que acreditam. E com aval da presidente da  república e do pt…

  5. Falo aqui um juramento :
      Se

    Falo aqui um juramento :

      Se o Cunha escapar da cassação de seu mandato, não apenas de presidente, eu mudo de país.

      Eu não quero mais viver num país que o cara pega 100 anos de prisão e responde em liberdade, e nem de um cara que rouba desde 1992 ( que se tem noticia, mas deve ser antes) e ainda continua deputado e presidente.

              E mais esse roubo que nã há  argumentos pra defesa. Aliás, eu condenaria Cunha 2 vezes : Uma por roubar e outra por burrice. Como pode um ladrão expor sinais exteriores de riquesa com seus carrões e esposa pagando quantias fabulosas pra aprender jogar tênis ? É muita burrice ou a certeza de impunidade ?

                 É MUITO PRA MINHA CABEÇA.

     

  6. Se o Governo apreendesse esse
    Se o Governo apreendesse esse dinheiro, poderia dar um ano de festa pro povo brasileiro, de norte a sul. Com barraca de comidas típicas, banda de musica e forró. Tudo de graça! Eiiiiiiita beleza! Salve a Suiça!

  7. “(…) pagamento de um

    “(…) pagamento de um empréstimo de 1 milhão de dólares que fez, em meados de 2007, ao ex-deputado Fernando Diniz (PMDB) (…)”

     

    Quer dizer que ele vai confessar o crime de agiotagem então? Não é quebra de decoro ser agiota?

  8. Ele não é dono da conta.  Ele

    Ele não é dono da conta.  Ele é dono da empresa que controla a conta que ele usa para pagar despesas pessoais. Se isso colar, eu jogo a toalha

  9. CARNE PODRE

    Coitado do povo do ZAIRE!!!

    Compraram a mesma CARNE MOÍDA PODRE, que agora o ESCROQUE CUNHA tenta nos vender, no CONGRESSO.

    Periga da PGR e STF comprarem da mesma carne.

    CUNHA é CARNE PODRE.

    Será que por ironia do destino também teremos que engoli-la???

    HAJA ESTÔMAGO!!!

  10. Sim, meritíssimo: a grana é minha mas não me pertence…

    … e com esse pretexto pueril, idiota, seboso, circense e pornográfico, está colocada a cereja no bolo dessa interminável novela brega/constrangedora intitulada “Julgamentos Supremos”, povoada por um infindável elenco de canastrões e canastrãs de todos os tipos e matizes. O bolo está servido. Quem tiver estômago… manda ver!   

  11. Cade a manifestação p/ cassa-lo?

    Mentir em campanha eleitoral e atrasar pagamento pra banco é motivo p/ manifestações, ódio e capa de revista p/ cassar a presidente.

    Mas p/ esses “moralistas” roubar milhões comprovadamente, e piorar a administração pública e leis não é tão grave quanto o que a Dilma fez (sendo no máximo igual ao que a ela fez).

    aff, se todos nós, brasileiros, formos pro inferno por sermos omissos e coniventes com o roubo vai ser até justo.

  12. Seus carros também estão em nome de Jesus.

    Quê cara de pau , mas, infelizmente , isso pode dar certo pois, ele é do grupo Aecistas do PMDB , um oposicionista declarado e … nesses tempos incríveis e medíocres pode contar pontos pra ele com esses Procuradorzinhos, Juizinhos  e Delegadinhos que temos por ai.

     

  13. Se o cunha me der vinte por cento de tudo,

    eu assumo que fui eu que abri as contas em seu nome e ele não sabia de nada. Já que a semvergonhice é tanta, e tantos se locupletam nos cofres públicos, deixa eu livrar uns trocado para minha família e foda-se o resto, em nome do pai e do espírito santo.  Como dira Nero: palus in culus de prejudicati sunt.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador