Cunha quer entregar o jogo de Temer e PMDB

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Por outro lado, se a Justiça de Brasília barrar perguntas e impedir acusações contra o presidente da República, a exemplo do que fez Sérgio Moro, não restará a Cunha outra opção de acusar Temer que não seja a delação premiada
 
 
Jornal GGN – Ainda na estratégia de mostrar aos investigadores de que se ele é acusado de comandar esquemas de corrupção nos crimes da Operação Lava Jato, o atual presidente Michel Temer também deverá responder à Justiça, Eduardo Cunha (PMDB) enviou outras e novas perguntas a Temer, o intimando como testemunha, agora na Justiça de Brasília.
 
O ex-presidente da Câmara e ex-deputado federal pelo PMDB é investigado em várias frentes da Lava Jato. Se em Curitiba, Cunha foi preso por Sérgio Moro pelo esquema de desvios da Petrobras, em Brasília a ação é sobre desvios do FI-FGTS, um desdobramento da primeira.
 
Assim como o fez no caso sob comando de Moro, no Paraná, Cunha enviou 19 perguntas a Temer, após o intimar como testemunha de seu processo. Em uma delas, chega a perguntar ao presidente da República se ele tem ciência da “vantagem indevida” oferecida ao ministro Moreira Franco.
 
De uma só vez, arrolou Temer e Moreira Franco, como pressão política e estratégia de defesa de que, se ele for condenado, dá sinais de que abrirá o jogo do PMDB e levará consigo os caciques do partido.
 
“Vossa Excelência fez alguma reunião para tratar de pedidos para financiamento com o FI-FGTS junto com Moreira Franco e André de Souza?”, questionou Cunha e em seguida: “Vossa Excelência conhece Benedito Júnior e Léo Pinheiro? Participou de alguma reunião com eles e Moreira Franco para doação de campanha? Se a resposta for positiva, estava vinculada a alguma liberação do FI-FGTS?”.
 
“Tem conhecimento de oferecimento de alguma vantagem indevida, seja a Érica ou a Moreira Franco, seja posteriormente, para liberação de financiamento do FI/FGTS?”, perguntou novamente Cunha a Michel Temer.
 
De acordo com o que foi antecipado pelo GGN, o ex-deputado confirma que a sua intenção com o envio de perguntas é tentar se salvar das investigações e acusações, das quais agora é mira quase que isoladamente.
 
Michel Temer foi presidente do PMDB de 2001 até 2016. A acusação que tramita na Justiça de Brasília expõe supostas propinas recebidas por Eduardo Cunha em diversos contratos, envolvendo o Fundo FGTS. Com este contexto, o ex-parlamentar dispara:
 
“A denúncia trata da suspeita do recebimento de vantagens providas do consórcio Porto Maravilha (Odebrecht, OAS e Carioca), Hazdec, Aquapolo e Odebrecht Ambiental, Saneatins, Eldorado Participações, Lamsa, Brado, Moura Debeux, BR Vias. Vossa Excelência tem conhecimento, como presidente do PMDB até 2016, se essas empresas fizeram doações a campanhas do PMDB. Se sim, de que forma?”.
 
Apesar de arrolar os caciques Moreira Franco e o próprio presidente da República nos questionamentos, o ex-deputado até o momento não confirma uma mudança de postura de aceitar acordos de delação premiada com os investigadores.
 
Ainda neste revés, a estratégia do ex-presidente da Câmara também é barrada pelo próprio juiz original da Lava Jato na primeira instância, Sérgio Moro. Nesta segunda (13), em despacho que negava a liberdade da prisão a Cunha, o magistrado de Curitiba chegou a defender o atual presidente Michel Temer como suposta vítima de “reprovável tentativa de intimidação”.
 
No documento, Moro acusou que o envio das perguntas “tinham, em cognição sumária, por motivo óbvio constranger o Exmo. Sr. Presidente da República e provavelmente buscavam com isso provocar alguma espécie de intervenção indevida da parte dele em favor do preso”.
 
Se seguir a linha preconizada por Sérgio Moro, a Justiça de Brasília também barrará o envio das perguntas a Michel Temer na defesa de Eduardo Cunha. Não restará ao parlamentar outra saída, para manter essas supostas acusações contra outros caciques do PMDB, que não a delação premiada.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Manda esse para aquele

    Manda esse para aquele lugar…….

     

    que os entregue logo e que não fique com chantagem, na realidade está esperando uma tabua de salvação, não quer entregar ninguem, senão perde a unica arma que tem; ou fala o que sabe ou se cale……

  2. Moro pode tudo agora

    Moro pode tudo agora :

    “..tinham, em cognição sumária, por motivo óbvio constranger o Exmo. Sr. Presidente da República e provavelmente buscavam com isso provocar alguma espécie de intervenção indevida da parte dele em favor do preso”

    falo ..o exmo presidente esta envolvido ? pq ele não pode ser citado ?  ..ganhou imunidade ? 

    Definitivamente estamos num regime de exceção ..claro, é a intenção do GOLPE ..ou se fala o que o cacique quer, ou não vale nada ..aliás, tenho visto isso em todos os lugares e veículos (censura, dirigismo  ..coisa horrível)

    Vc quer conhecer o carater de um homem ? Dê poder a ele (dizia o ditado)  ..inclusive de veto

    esse MORO – a bem da JUSTIÇA – um dia vai ter que responder por estes seus atos  ..só acho que ele não vai ter grana pra repor o prejuízo ao páis que ele esta causando

  3. Moro acusou que o envio das

    Moro acusou que o envio das perguntas “tinham, em cognição sumária, por motivo óbvio constranger o Exmo.

    Significado de Cognição(Retirado do Dicionário)

    s.f.Aquisição de conhecimento; capacidade de discernir, de assimilar esse conhecimento; percepção.Ação de conhecer, de perceber, de ter ou de passar a ter conhecimento sobre algo.

    [Jurídico] Período que, num processo judicial, consiste no momento em que o juiz passa a conhecer o pedido, a defesa, as provas e testemunhas, partindo para sua decisão.

    [Psicologia] Agrupamento de processos mentais a partir dos quais é possível perceber, pauta-se nos sentidos, pensamentos, memórias etc.

    [Psicologia] Função que, juntamente com o afeto e a volição, compõe as três funções mentais básicas.

    Em que sentido Moro quis se expressar?

    Será que a justiça agora, ao invés de juizes, é integrada por videntes, pitonisas, cartomantes, etc…. etc… etc….?????

  4. É mais fácil o Cunha “passar

    É mais fácil o Cunha “passar desta para melhor” do que este golpe acabar assim…

    E isso criará uma suspeição absurda sobre o governo, a arrecadação de impostos cairá a níveis absurdos!

    Sonegar será uma forma de rebelião contra a corrupção desta bandidagem desenfreada…

    Não tem jeito, o STF está mergulhado até o pescoço com este golpe!

    A canalhice invadiu a verdade jurídica de tal forma, que fatos idênticos tem soluções distintas!

    Então a opinião publica não existe mais, ou melhor, não vale quando não interessa quem publica as informações…

    Então ele pode entregar quem ele quiser, que não acontecerá nada!

    Mas, o fato é que bandidagem não lê os editoriais moralistas de araque dos jornalões, mas têm consciência clara que a justiça é de quem puder mais!

    Os golpes se multiplicarão exponencialmente, em cada esquina alguém vai querer te passar a perna…

    Bom para bolsonaros e extremistas de direita que terão motivos de sobra para vender seu peixe reacionário…

    Estamos numa encruzilhada difícil, na qual qualquer caminho escolhido significará perda de milhares de vidas…

    Pode ser no caminho que estamos que levará a milhares de mortes silenciosas, sem estardalhaço pela pobreza ou por uma convulsão social com capítulos não previstos!

    O certo que temos é que o judiciário é o pai deste golpe – aquele que garantiu isso tudo, que deu seu aval!

    Não tem saída!

    Cunha será libertado e suas negativas serão aceitas!

    Ele não fez nada e já pagou sua pena nestes meses que ficou a disposição do moro, dirá a justiça…

    O Zé Dirceu?

    Esse não vem ao caso…

  5. Textos e contextos

    Prezados leitores, prezada equipe do GGN.

    Os veículos alternativos – todos eles hoje circunscritos à internet (seja por meio de blogs e portais progressistas) ou nas chamadas redes sociais digitais – que praticam um jornalismo menos enviesado e manipulador não controlam a pauta nem têm fácil acesso às fontes de informação, pricipalmente as que envolvem os poderes e aparatos estatais. Por essa razão cerca de 8 famiglias – com destaque para a Marinho – continuam controlando e pautando mais de 80% das informações que chegam ao brasileiro médio. 

    É fundamental que os jornalistas independentes estejam atentos a essa abertura de múltiplas frentes, vista nos últimos dias. Observemos, analisemos a quase simultaneidade da publicação das seguintes notícias:

    1 – PF faz operação contra desvio de recursos na UFPR.

    2 – PF encontra novo avião com 430 kg de pasta de cocaína em MG. 

    3 – PF, por meio da operação “Leviatã”, tem como principal alvo Márcio Lobão, filho do senador Edson Lobão, presidente da CCJ no Senado.

    4 – MPF pede a juiz sérgio moro suspensão de benefícios a Palo Roberto Costa, por este ter mentido.

    5 – Por meio de seus advogados, Eduardo Cunha, envia a Michel Temer várias perguntas que, se não barradas pelo juiz da 10ª VJF/DF (como fez sérgio moro, para blindar o ‘MT’), podem incriminar o ocupante do Palácio do Planalto.

    6 – Delegados da SR/DPF/PF podem ser processados por instalação de grampo ilegal e por fraudarem sindicância que deveria apurar o caso.

    Percebam os leitores que as múltiplas frentes (nem todas citadas) têm o claro propósito de desviar a atenção para as manobras que visam blindar o golpe que são:

    a) Uma nova e brutal investida contra o Ex-Presidente Lula por meio do consórcio golpista PIG/PPV-PF-MP-PJ.

    b) Nomeação de Alexandre de Moraes para o STF.

    c) Nomeação de Carlos Velloso, que até poucos dias advogava em favor do senador Aécio Cunha em ações que correm no STF, para o ministério da justiça, atendendo proposição feita pelo próprio Aécio.

    d) Articulação (por meio de cargos e suborno) para aprovação no CN das PECs e PLs que revogam os direitos trabalhistas e previdenciários, tudo isso bem costurado com o STF, de modo que qualquer recurso ou ação interposta pela oposição ao governo golpista junto à ‘suprema côrte’ sejam rejeitados.

    e) Articulação política liderada por Gilmar Mendes no STF, de modo que os demais ministros da côrte sejam convencidos de que as prisões preventivas por tempo indeterminado (prática corriqueira na Fraude a Jato, adotada pelo juiz de piso da 13ª VJF de Curitiba) precisam cessar, o que enseja a soltura de Eduardo Cunha, o qual por meio de perguntas capciosas já revelou saber mundos e submundos das negociatas e corrupção em que estão metidos Michel Temer e as quadrilhas políticas do PMDB e do PSDB.

    f) Com a nomeação de Carlos Velloso para o MJ, a permanência de Rodrigo Janot na PGR e a liderança política de Gilmar Mendes no STF está garantida a blindagem a TODOS os tucanos, confirmando a parábola biblica adaptada: “É mais fácil um camelo passar pelo orifício de uma agulha do que um tucano graúdo ser condenado de forma definitiva no Brasil, muito menos ser privado de liberdade nas masmorras que são os presídios brasileiros.”

    1. Adendo ao comentário

      Há poucos minutos foi divulgada uma notícia afirmando que Carlos Velloso, escolhido por ‘Mineirinho’, para que ‘MT’ o nomeasse ministro da justiça, não aceitará o cargo. Segundo o portal 247, Velloso teria ligado para ‘MT’, comunicando a desistência. As razões formais para desistência, segundo notícia publicada, dão conta de que a aceitação do ministério implicaria  Velloso ter de fechar o escritório de advocacia que tem com o filho e todos os contratos com diversos clientes – entre eles a Chevron – teriam de ser cancelados.

      É claro que o aspecto profissional, envolvendo o escritório de advocacia e grandes clientes, como noticiado, tem peso na decisão de Velloso e esse será sempre usado como justificativa pra a desistência. O que Carlos Velloso, ‘Mineirinho’, ‘MT’, quadrilhas políticas hoje no Executivo Federal e PIG/PPV não admitirão jamais é que a demolição da imagem de Velloso, feita pela mídia alternativa, pode ter sido decisiva no recuo em aceitar a pasta da ‘justiça’ nesse governo golpista.

  6. A chance de Cunha

    Se Cunha for esperto como diz ele tem uma chance real de diminuir sua pena e quem sabe receber até um indulto. Como ele conseguirá isso? Simples. Mostrando que ainda nutre algum apreço pelo seu país e pelo povo brasileiro. Será que Cunha acredita a essa altura do campeonato que ele terá alguma salvação protegendo ess bandidagem do governo? Será que ele imagina que eles o querem salvar a pele? Cunha deveria fazer a última coisa digna que ainda lhe resta. Abrir o jogo e ajudar a afastar o Brasil desses salafrários que estão destruindo o país Essa é a única chance de Cunha. Ficar do lado do povo.

  7. Moro e amigos e os pesos na balança.

     

    Citações contra Lula, viram inquéritos, com a benção do Procurador Geral dos Franciscos.

    Citações a Temer se tornam constrangimentos ao Presidente golpista,  e se tornam indicios contrários ao pedido de Habeas Corpus, mesmo que seja de um ex-Francisco, que de tão esperto se tornou perigoso.

    Delações premiadas que alcançam Franciscos, são premiadas com mais tempo na prisão.

    Delaçoes premiadas contra Chicos são premiadas com a liberdade.

    Convite para depor ou acompanhar o trabalho de seus advogados, pode ser no dia da missa de sétimo dia da morte de sua esposa.

    Convite para depor se transforma em pedidos de desculpa  pelo incomodo e  em mesuras a FHC.

    Neste último caso Moro externa explicitamente que para ele Lula jamais poderia ter sido presidente.

     E não esqueçamos, Moro mantém preso Palloci,  Dirceu e Vaccari, preventivamente. (E Vaccari já foi absolvido de uma das acusações.)

     E não nos esqueçamos Pizzolato continua preso por um crime que não cometeu.

     

     

  8. As crias do globo

    Os Marinhos conhecem desde o início as ratazanas chinfrims que ajudam a parir.

    Cunha: acione os antigos comparsas, e deixa de ser só mais um gangsterzinho bundão.

  9. Quem desafia segredos?

    Pelo visto o estudioso Eduardo Cunha, que neste momento volta a impor um poder tão consistente e tão favorável, para si, tende a ratificar a sua classificação como um dos “políticos” que mais conhece e sabe como usar os fundamentos e as articulações da política no Brasil, ainda que seja para planejar malfeitos  e proveitos deles. Entendo que ele impõe respeito as demais autoridades nacionais, não apenas pelo seu domínio e o seu conhecimento sobre leis, regulamentos, estratégias e artimanhas político/administrativas, mas também, e principalmente, pelos cabeludos segredos que carrega consigo a respeito de uma antiga e repetitiva república prevaricadora, corrupta e hipócrita. Para o mal dos adversários e pelo bem de seus interesses, ele se mostra ser um pescador sábio e oportunista, que sabe dar linha na pesca fisgada até a chegada da hora de sacar sua habilidade e acabar com brincadeira. Hoje, ele é quem parece ser o presidente provisório, da república!

    Quem não tiver janelas de vidro, que o enfrente. 

  10. Cunha

    Não adianta ficar fazendo pergunta e encaminhando pro amigo de traficante.

    Ele vai glosar todas

    Voce tem que enviar, o material que você tem guardado para o Glenn Greenwald.

    Assim você derruba os que te derrubaram

     

     

  11. Repito o que ja disse antes:

    Repito o que ja disse antes:  a PF e MP teriam que ser os mais desgracadamente incompetentes do mundo para aceitar uma “delacao premiada” de Cunha.

    Tem que comecar pela mulher e filha.

    Ai sim, xtamox converadox…

    O judiciario eh tao canalha que ja existem sinais ate diki eles nao vao querer a “delacao” de Cunha.  Isso desvia o assunto da familia de um cara que pratcamente destruiu o Brasil com o impeachment de Dilma.

    Eu?  Eu quero SOMENTE a familia dele destruida.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador