Cunha se aconselha com deputados do PSDB

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), teria pedido ajuda a deputados da base e da oposição para redigir uma nota que será publicada como resposta à denúncia que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, apresentará ao Supremo Tribunal Federal ainda essa semana, segundo informações de O Globo.

De acordo com o jornal, Cunha chegou a receber sugestões do líder do PMDB na Câmara, Leonardo Picciani, do líder do PSD, Rogério Rosso, dos deputados Nilson Leitão (PSDB), José Carlos Aleluia (DEM), Manoel Júnior (PMDB), Hildo Rocha (PMDB), André Moura (PSC), Mauro Pereira (PMDB) e até dos líderes do DEM e PSDB, Mendonça Filho e Carlos Sampaio, respectivamente.

A reportagem publicada nesta quinta-feira (20) diz que Cunha ainda insiste em dizer que existe um “acordão” entre autoridades da Lava Jato e do governo para tentar enfraquecê-lo, ao invés de apresentar uma defesa que conteste ponto a ponto as acusações que existem contra si.

“Nas conversas que originaram a nota, Cunha questionou principalmente o fato de o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB) ficar de fora das denúncias. Com os aliados, argumentou que a situação de Renan é a mesma que a sua, porque também é acusado de receber propina através do deputado Aníbal Gomes”, escreveu O Globo.

Cunha foi acusado, recentemente, de ter cobrado, pessoalmente, cerca de 5 milhões de dólares em propina ao lobista Julio Camargo. Segundo o empresário, réu delator da Lava Jato, isso ocorreu em 2011 e Cunha disse que o dinheiro seria usado em campanha eleitoral. Desde que o depoimento foi vazado para a imprensa, Cunha tem subido o tom crítico ao governo e às autoridades da Lava Jato, incluindo Janot.

Segundo O Globo, ele teria dito que “se os petistas e Renan não entrarem nas denúncias, vai ficar claro que houve um acordão para me enfraquecer. É muito estranho esse direcionamento pra mim, nessa primeira leva de denúncias.” Cunha vai dizer que Janot não denunciou Renan nem integrantes da base do governo porque precisa deles para ser reconduzido à PGR, após sabatina no Senado.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

30 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pegar conselho com Carlos

    Pegar conselho com Carlos Sampaio é ato de desespero.

    Na certa, Sampaio aconselhará Cunha a mover ação no STF contra Janot se por ventura este usar gravata vermelha.

  2. Em busca da impunidade

    Cunha é corrupto, mas não é burro. Vai biscar acoito entre aqueles que nunca são punidos por nada, os que compraram judiciário, MP e PF, a maior máfia deste país que nunca, nunca, nunca paga pelos seus crimes e a quem nem Janot tem coragem (o que de mais a mais não é um dos seus atributos pessoais) de mexer com.

    É ladrão? É corrupto? É criminoso e quer ficar impune de qualquer tipo de crime? Junte-se aos tucanos…

    1. Perfeita descrição do cenário

      Ahh, os inimputáveis, qual é a extensão do seu deboche e pouca-vergonha?? E com a justiça amiga, nada lhes acontecerá.

  3. Eduardo Cunha é o pior

    Eduardo Cunha é o pior canalha que já presidiu a Câmara dos Deputados. Além de corrupto é mafioso e chantagista. Seu olhar esquisofrênico diz tudo. Os deputados que ele tem no bolso são da mesma espécie e lutam para manter os financiamentos privados de campanha que são suas fontes de enrequecimento. Enquanto não se mudar a cultura de anos de corrupção na política (hoje todo político, luta para que seu filho também siga a carreira, porque sabem que não existe caminho mais curto para se ficar rico no Brasil). Trabalhando eles sabem que não ficam ricos, excetos os casos pontuais.

  4. Qual a diferença entre o que

    Qual a diferença entre o que Lula ” teria ” dito em relação ao que Cunha ” teria ” dito.

    Esse jornalismo moderno ” teria” que ser melhor pensado.

  5. MPF encaminha ao STF denúncias contra Cunha e Collor

    Em JP

     

    20/08/2015 14p8- Atualizado em20/08/2015 15p1

    STF recebe denúncias contra Eduardo Cunha e Fernando Collor

     

    Por Jovem Pan

     

    fonte: Montagem – Rodrigo Ramon/ Jovem Pan e Agência Senado   Caso sejam aceitas as denúncias, os políticos se tornam réus

     

  6. Com a proteção da imprensa e

    Com a proteção da imprensa e do Judiciário os tucanos nem se dão ao trabalho de disfarçar sua cumplicidade com a corrupção do país. O Dellagnol vai ter que rezar muito para conseguir um dia acabar com a corrupção por aqui. Joaquim Barbosa, Moro, são todos cortinas de fumaça ( se cúmplices não sei) para permitir que os verdadeiros, os profissionais, as raposas da corrupção voltem a cuidar do galinheiro Brasil. É bom que se diga, com o apoio das “ruas”.

    Dá um desânimo ver tanta canalhice explícita. Que pais sobrevive com tanto deboche e devassidão? A alternativa ao PT é isso aí?

     

  7. Se renunciar cai no colo do

    Se renunciar cai no colo do moro, se ficar vai ser julgado pelo stf e corre o risco de ir para a cadeia mais rapido.

    Por muiiiiiiiiiiiiito menos ze dirceu pegou mais de 8 anos de cadeia…quero ver os votos dos mello e do  gilmar. Esse celso de mello quando algum petista está sendo julgado ele passa um mês preparando o voto para descarregar sua ira “moralista” sobre o partido (pt). Agora quando é contra tucano, é um lenga-lenga de jurisprudencia e direito sem fim….

     

  8. Não tão depressa, eles se defendem bem até o fim do mandato:

    Constituição Federal de 1988

    Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.

     

    Art. 53. Os Deputados e Senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 35, de 2001)

     

    § 1º Os Deputados e Senadores, desde a expedição do diploma, serão submetidos a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 35, de 2001)

     

    § 2º Desde a expedição do diploma, os membros do Congresso Nacional não poderão ser presos, salvo em flagrante de crime inafiançável. Nesse caso, os autos serão remetidos dentro de vinte e quatro horas à Casa respectiva, para que, pelo voto da maioria de seus membros, resolva sobre a prisão. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 35, de 2001)

     

    § 3º Recebida a denúncia contra o Senador ou Deputado, por crime ocorrido após a diplomação, o Supremo Tribunal Federal dará ciência à Casa respectiva, que, por iniciativa de partido político nela representado e pelo voto da maioria de seus membros, poderá, até a decisão final, sustar o andamento da ação. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 35, de 2001)

     

    § 4º O pedido de sustação será apreciado pela Casa respectiva no prazo improrrogável de quarenta e cinco dias do seu recebimento pela Mesa Diretora. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 35, de 2001)

     

    § 5º A sustação do processo suspende a prescrição, enquanto durar o mandato. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 35, de 2001)

     

    § 6º Os Deputados e Senadores não serão obrigados a testemunhar sobre informações recebidas ou prestadas em razão do exercício do mandato, nem sobre as pessoas que lhes confiaram ou deles receberam informações. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 35, de 2001)

     

    § 7º A incorporação às Forças Armadas de Deputados e Senadores, embora militares e ainda que em tempo de guerra, dependerá de prévia licença da Casa respectiva. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 35, de 2001)

     

    § 8º As imunidades de Deputados ou Senadores subsistirão durante o estado de sítio, só podendo ser suspensas mediante o voto de dois terços dos membros da Casa respectiva, nos casos de atos praticados fora do recinto do Congresso Nacional, que sejam incompatíveis com a execução da medida.(Incluído pela Emenda Constitucional nº 35, de 2001)

     

  9. Bandidos
    Malta de politicos bandidos hipocritas e inimigos da nação!
    E ainda temos de aguentar esse bando de bestas quadradas e descerebrados que foram para as ruas no ultimo domingo defender esses meliantes !

  10. CUNHA PEDIU …

     Cunha pediu conselho ao PSDB?

    Mas ele já atendeu o pedido deles impeachment? Senão atendeu, não tem conselho, pode ir pra forca, pro Titanic até pro diabo que te carregue…

    Cunha… Quanto mais ferrado fica ,  mais abestado fica.  

    Não  quero saber por enquanto se ele vai se preso ou não, EU QUERO ELE FORA DA PRESIDÊNCIA DA CÂMARA

  11. Para se livrar da forca  é só

    Para se livrar da forca  é só o Cunha assinar ficha  no PSDB – Eles  sempre ficam de lombo liso,  o Gilmar pede vista do processo,  esquece na gaveta, assegurando ao Cunha o direito de disputar nova eleção.

  12. Cunha se aconselha com o PSDB

    Foi ao lugar certo, se não houver tempo para que o Nobre Deputado se filie ao PSDB, com certeza se resolverem dar uma “mãozinha” o STF acaba anulando o processo alegando que as provas foram obtidas de forma ilegal, ou deixa o mesmo engavetado até a sua devida prescrição e assim o referido parlamentar termina o seu mandato sem maiores problemas.

    Já ssistimos este filme inúmeras vezes, a tática é velha, mas no Brasil ainda funciona com eficiência incrível.

     

  13. AHAHAHAAH … AGORA EU ACREDITO!

    Se Cunha foi se aconselhar com Mendonça Filho, Carlos Sampaio, Aleluia etc etc ..é porque realmente ele está fudido. No bico do corvo! Quem são essas figuras para dar conselho, né?

  14. Vingimento

    Legal é assistir a Globo que patrocinou e apoiou a candidatura do Cunha à presidência da Câmara fingir que não tem nada a ver com essa situação. Coisa ridícula que pouco se atentam.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador