Cunha volta a negar contas na Suíça e fala em acusações “seletivas”

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O deputado e presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB) voltou a negar que possui contas na Suíça e, em nota enviada à imprensa nesta sexta-feira (2), falou que continua estranhando a divulgação “seletiva” de notícias visando contrangê-lo, “em contrapartida ao silêncio sobre fatos graves que não foram objeto de divulgação alguma.” No informe, a equipe do parlamentar refuta a “tentativa de transformar o presidente da Câmara no principal foco da investigação”.

Em março, Cunha foi voluntariamente a uma sessão da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito da Petrobras) e rechaçou qualquer informação dando conta de que ele possui offshores ou contas secretas em seu nome. “Não tenho qualquer tipo de conta em qualquer lugar que não senha a conta que está declarada no meu imposto de renda”, disse à época.

Nesta semana, porém, o Ministério Público da Suíça encaminhou às autoridades brasileiras uma série de documentos que apontam a existência de não uma, mas ao menos quatro contas ligadas a Eduardo Cunha, sendo uma delas em nome da esposa do deputado. Cerca de 5 milhões de dólares foram bloqueados pela instituição financeira – cujo nome ainda não foi revelado – a pedido dos procuradores suíços. O peemedebista será investigado por lavagem de dinheiro no Brasil.

Segundo informações da Folha, Cunha disse que “desconhece o teor dos fatos veiculados e não tecerá comentários sem ter acesso ao conteúdo real do que vem sendo divulgado”. O deputado avisou à imprensa que o assunto será comentado apenas pelo advogado Antonio Fernando de Souza, que defende Cunha no âmbito da Operação Lava Jato.

Ainda de acordo com a nota da equipe de Cunha, o parlamentar voltou a dizer que a Lava Jato tem sido usada para atingí-lo enquanto nomes ligados ao governo são preservados de investigação. “À evidência de que essa série de escândalos foi patrocinada pelo PT e seu governo, não seria possível retirar do colo deles e tampouco colocar no colo se quem sempre contestou o PT, os inúmeros ilícitos praticados na Petrobras”.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

26 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Lembro bem que o Paulo Maluf

    Lembro bem que o Paulo Maluf chegou a negar que “ele não era ele”… e que nunca teve conta fora do país…

  2. A tática diversionista  do

    A tática diversionista  do provável mentiroso(se comprovadas essas contas no exterior) é a mesma: focar críticas no PT para com isso anestesiar parte da opinião pública e publicada com relação as gravíssimas acusações que se agregam contra eles. 

    Uma curiosidade: como se sentirá o ex-PGR, Antônio Fernando de Sousa, um dos ferrabrás(os outros dois  foram Joaquim Barbosa e Roberto Gurgel) dos réus do apelidado mensalão agora tendo que esgrimir argumentos para defender um político como Eduardo Cunha? 

    Seria interessante o confronto do dois arrazoados. 

    1. 100% de certeza que o Eduardo Cunha vai acolher o pedido…

      100% de certeza que o Eduardo Cunha vai acolher o pedido de abertura do processo de impeachment da presidenta. Tudo para desviar o foco das atenções e jogar toda a mídia contra o PT. É previsível que esse malandro vai se utilizar do cargo para se safar.

      1. Concordo. Se antes dessa

        Concordo. Se antes dessa ameaça de processo ele já era capaz de tudo, agora, coagido e constrangido, de tudo será capaz, inclusive jogar o país numa crise institucional(ou pelo menos fermentar ainda mais o cenário já escaldado). 

  3. Será que aquele sujeito não

    Será que aquele sujeito não vai abrir a boca mole pra dizer que ele “deveria ter um gesto de grandeza e renunciar ao mandato”?

    1. Isso para nós que temos

      Isso para nós que temos vergonha na cara. Mas os golpistas pelo visto, assim como a imprensa, o estão apoiando ainda.

      Esse Janot que prende o pessoal do PT com tanta facilidade poderia fazer o mesmo com esse safado.

  4. zona total

    Nassif,

    ECunha, o piadista que já deveria estar preso há muito tempo, que não teria Ficha Limpa de jeito nenhum, agora nega que o céu é azul, à la Paulo Maluf.

    Brasília se transformou numa autêntica zona, agora é casa da mãe joana prá valer, haja vista o Nardes a querer condenar as contas de DRousseff. É de lascar tamanha cretinice, ainda mais pelo fato de o CN ter aprovado, em apenas um dia, as contas de diversos anos de mais de um presidente.

    Sobre o lixo que atende pelo nome de TCU, a partir de Fernando Brito,

    A edição brasileira do Le Monde Diplomatique (a versão internacional mais chamada de “Diplo“) publica artigo esclarecedor – e estarrecedor para quem não conhece as cortes administrativas brasileiras – sobre o Tribunal de Contas da União que, na semana que vem, começa a julgara contabilidade de 2014 do Governo de Dilma Rousseff.

     

    O autor, que assina com o pseudônimo de João da Silva- o jornal se responsabiliza expressamente por ele – e é, provavelmente, servidor ou ex-servidor do órgão, narra assim a composição do TCU:

     

    “O TCU (…) é composto majoritariamente por indicados pelo Congresso Nacional entre ex-políticos e funcionários de carreira do Parlamento. No total, os seis integrantes estão assim dispostos: três membros do partido Democratas (DEM) – ministros Aroldo Cedraz (ex-deputado federal), José Jorge (ex-senador) e Raimundo Carreiro (ex-funcionário do Senado); um do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) – ministro Ubiratan Aguiar (ex-deputado federal); um do Partido Progressista (PP) – ministro Augusto Nardes (ex-deputado federal); e um do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) – ministro Valmir Campelo (ex-senador). Integram também o colegiado os três indicados pelo presidente da República: Marcos Villaça (nomeado diretamente por José Sarney); Benjamin Zymler (colocado na vaga de ministro-substituto pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso); e Walton Alencar (também recomendado por FHC na vaga do Ministério Público junto ao TCU). Estes dois últimos ingressaram no TCU por concurso público. “

     

    Os ministros que eram parlamentares, lembra o texto, tiveram suas campanhas financiadas por empresas que tem as contas de obras que realizam ou realizaram para o governo julgadas ali: “O ex-senador José Jorge, por exemplo, teve como principal financiador de sua eleição em 1998 a CBPO Engenharia. Já o ministro Aroldo Cedraz, em sua campanha para deputado federal pela Bahia em 2006, recebeu recursos da empresa Norberto Odebrech, uma das maiores prestadoras de serviços ao governo federal”.

     

    E mesmo os que não têm esta origem passam, ali, a ter grandes amizades.

    “Recentemente, a Polícia Federal abriu investigação sobre a empreiteira Camargo Corrêa por suspeita de remessa ilegal, superfaturamento de obras públicas e doação irregular a partidos. Por duas vezes, a investigação esbarrou no TCU. A primeira, com o filho do ministro Valmir Campelo, Luiz Henrique, diretor de Relações Institucionais da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp) e citado na operação como intermediário de supostas doações ilegais da empreiteira Camargo Corrêa para políticos. Valmir Campelo é relator da auditoria que investiga supostas irregularidades nas obras da refinaria do Nordeste, em Pernambuco, que tem participação da Camargo Corrêa. A segunda foi com o ministro Augusto Nardes: soube-se, via investigação da PF, que um funcionário da empresa, Guilherme Cunha Costa, atuou para que o ex-deputado Nardes fosse nomeado ministro do TCU, em 2005.  Já no cargo, Nardes avaliou o contrato da Camargo Corrêa para a construção da eclusa da hidrelétrica de Tucuruí (PA) e permitiu à empresa obter um pagamento extra, maior que o previsto no contrato – de R$ 62 milhões, o adicional passou para R$ 155 milhões. “

     

    João da Silva pergunta: quem controla essas decisões do TCU?

     

    “Em tese, o peso e contrapeso (…) poderia ser exercido pelo Ministério Público junto ao TCU. Porém, o procurador-geral Lucas Furtado, que está há dez anos no cargo, expediu portaria em 2005 limitando a atuação dos demais procuradores e avocando para si a prerrogativa de interpor recurso em qualquer processo.”

     

    Lá no TCU, o poder  “é meu e ninguém tasca”…

    1. Pelo visto moral frouxa é o que existe neste TCU

      A Dilma vai ter de chafurdar os esgotos, mas é a única solução, infelizmente.

  5. REALMENTE ALGO DEVE ACONTECER

    REALMENTE ALGO DEVE ACONTECER RÁPIDO COM ESSE RATO PARA TIRÁ-LO DA PRESIDÊNCIA DA CÂMARA. jÁ TENHO VISTO CARA DE PAU, MAS ESSE É TERRÍVELMENTE ,ASSUSTADORAMENTE SEM VERGONHA.

  6. Quem sabe


    Quem sabe se uma viagem a Suíça do ínclito deputado, tal e qual a efetuada pelo Senador “Meu peixe” Romário, não esclareceria a questão das contas bancárias que o MP daquele País lhe imputa e aos seus familiares?

    Pelo que me consta, não existe ainda qualquer mandato de prisão da Interpol contra o deputado podendo o mesmo transitar livremente em território suíço. Ou será que já existe algum mandato na Schengen, razão pela qual a viagem dele desta semana a Itália fora cancelada?

    Vá lá, excelência, vá! E que fique por lá um bom tempo desfrutando da boa hospedagem suíça!

  7. Ele não voltou a negar nada, isso é um sofisma.

    Cunha não voltou a negar nada. Ele foi instruído por advogados para passar a impressão de que “corajosamente” voltou a negar que tenha contas no exterior, mas o que ele disse foi que “confirmo o teor do depoimento que dei a CPI, ESPONTANEAMENTE” (caixa alta minha).

    Primeiro: Na CPI ele falou, espontaneamente, assim não tem valor jurídico por não estar sobre qualquer juramento como testemunha e porque não vale como depoimento pessoal pois não falou na condição de investigado, por isso ele deixou claro na nota que falou ESPONTANEAMENTE.

    Segundo:  Na CPI ele falou que não tem CONTAS em seu nome no exterior e o que consta nas investigações na Suíça é que foram criadas contas através de EMPRESAS OFFSHORE onde ele é o BENEFICIÁRIO DAS CONTAS E NÃO O TITULAR DAS CONTAS. Ou seja, ele foi instruído pelos advogados, a fazer essa patranha verbal para passar por corajoso com a ajuda da grande mídia é claro, quando na verdade não negou nada. Negaria se ele tivesse dito que não é beneficiário de nenhuma conta no exterior, isso o esperto não disse.

    Então, cuidado ao replicar o que a grande mídia posta sem fazer as devidas ressalvas.

    PS – Claro que politicamente numa comissão de ética ele não escaparia, mas acho que ele está confiante de que não isso não irá acontecer na Câmara (dele responder processo por quebra de decoro), então, está se precavendo em relação ao judiciário.

    1. Sua análise é perfeita,

      Sua análise é perfeita, infelizmente ! Mas é estarrecedor e deprimente se não houver uma reação vinda dos outros parlamentares que não fazem parte dos 260 ! O PT se tornou refém, é quase impossível um deputado do Pt entrar com algum pedido de quebra de decoro ou qualquer outra coisa. Mas e os outros … .

    2. Sua análise é perfeita,

      Sua análise é perfeita, infelizmente ! Mas é estarrecedor e deprimente se não houver uma reação vinda dos outros parlamentares que não fazem parte dos 260 ! O PT se tornou refém, é quase impossível um deputado do Pt entrar com algum pedido de quebra de decoro ou qualquer outra coisa. Mas e os outros … .

  8. Prestem atenção, Antonio Fernando de Souza, ex PGR

    Agora advogado do Cunha.  Prestem atenção neste detalhe.  Depois de um tempo ser dizer nada, Cunha vem a público dizer que não tem contas na Suiça.  Claro que esta declaração foi encomendada pelo  seu advogado, ex PGR. Qual é a estratégia. Eu me arrisco a dizer que a estratégia e dizer que ele não sabia da existência destas contas, e que elas foram abertas por terceiros sem o seu conhecimento. Que usaram o seu “santo nome” em vão.  Ë bem provável que sua mulher assuma toda a responsabilidade e se auto incrimine.  Por que? Simples, Cunha salva seu mandadto e depois salva a mulher.  Se ele perder o mandato toda a família se ferra. Não me admiraria se por trás desta desta estratégia também houvesse o Gilmarfé Tartufo  Mentes, este ilustre embusteiro.

    Por outro lado, Cunha vai acelerar o processo de impedimento da dilma, pois com sua queda pode se ter outro mininstro da justiça, não tão republicano  como o escutazéninguém.  Ficará então fácil melar todo o processo , seja através de provas ilegais, falsamente plantadas  ou de procedimentos técnicos, que o ex-PGR deve conhecer um montão.

    1. Mais fácil a mulher delatá-lo.

      Se a mulher dele assumir a culpa sozinha vai pegar décadas de prisão, inclusive por “falsificar e usar o santo nome” do deputado. E como Cunha poderia salvá-la depois de condenada? Sem chance.

      Mais fácil ela delatá-lo, principalmente porque ela não tem foro privilegiado e vai direto para a vara do Moro.

      Em casa, o pau já deve estar comendo: “Você disse que colocar meu nome no meio não ia dar m… Agora, ou me tira dessa ou vou contar tudo”.

  9. Torcer pro cunha ser 1 bom ponto fora da curva!

    Espero que assim que o STF receba as provas cabais da(s) conta(s) do Cunha na Suiça, que o tribunal lhe de o direito de defesa e que julgue prioritariamente seu processo.

    Os ministros do supremo tem que mostrar pros demais bandidos poderosos que eles não podem instabilizar o país impunemente.

    *Se necessário, eles podem usar a desculpa de que ocupante da linha sucessora não pode ser réu, que causa comoção publica e outras leis “mortas”.

    Obs: Se o STF não fazer nada disso, o “plano b” vai ser torcer pras contas terem tentativa de movimentação recente e pros parentes de Cunha envolvidos não terem uma boa desculpa p/ terem as contas em seus nomes. E ver o que o Cunha fará se o Moro mandar prende-los.

  10. Ele tenta mais não consegue
    Ele tenta mais não consegue superar o insuperável Severino. Aquele que Deus ajudou a ganhar 30 vezes na loteria. Eh! Eh! Cara de pau!

  11. SELEÇÃO SELETIVA DE DIFÍCIL ESCOLHA

    Cabe a nós selecionar em quem acreditar.

    No  PROBO EDUARDO CUNHA, de passado ilibado, político da mais alta honradez e dignidade, ou na JUSTIÇA SUÍÇA, que cismou de perseguir os nossos paladinos de forma injusta e implacavel, a ponto de manter preso os nossos ilustres presidente da CBF, da TRAFFC e o nosso mais nobre benfeitor o presidente da FIFA.

    Que tenta  livrar a cara das suas empresas envolvidas no trensalão, jogando toda culpa no prodigioso governo do estado de SÃO PAULO, entre outra falcatruas.

    SELEÇÃO SELETIVA DE DIFICÍLIMA ESCOLHA!!!

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador