Danton e o Tribunal de Exceção da Imprensa, por Fábio de Oliveira Ribeiro

Por Fábio de Oliveira Ribeiro

Desde que perdeu a primeira eleição para Lula, a imprensa brasileira passou por uma transformação significativa. De instrumento propagandístico do PSDB, ela se transformou num verdadeiro partido de oposição. Algum tempo depois, a imprensa passou por outra mutação. Desde o julgamento do Mensalão (o do PT, não o do PSDB) a imprensa passou a agir como um verdadeiro Tribunal de Exceção. Sobre as relações perigosas entre os jornalistas e a justiça durante o julgamento do Mensalão vide: http://www.jornalggn.com.br/blog/fabio-de-oliveira-ribeiro/meus-melhores-momentos-durante-o-julgamento-do-mensalao

Nos últimos meses os principais veículos de comunicação do país (Rede Globo, Folha de São Paulo, Estadão etc…) se esforçaram diariamente para produzir e legitimar ações policiais que resultassem em decisões judiciais contra o PT. O Tribunal de Exceção gerenciado pela imprensa usa suas ações policiais e judiciárias para fazer propaganda do anti-petismo. Alimentando, assim, um verdadeiro círculo vicioso de castigo sem culpa, prisão sem condenação ou justificativa plausível e processo sem legalidade processual.

Quase todos os juristas brasileiros já perceberam que o Tribunal de Exceção da Imprensa conseguiu subordinar a si mesmo quase toda a PF. A face judiciária deste monstrengo é Sérgio Moro, juiz federal transformado em galã de telenovela pela Rede Globo. Em 04/03/2016 ele mandou seus policiais sequestrarem Lula com uma única finalidade: fornecer aos jornalistas um espetáculo para desviar a atenção do respeitável público da escatológica situação criada pelo STF ao aceitar a denúncia criminal contra Eduardo Cunha sem o remover da presidência da Câmara dos Deputados.

Acusado de corrupção, Eduardo Cunha continuará a gerenciar o Orçamento da Câmara dos Deputados. Ele está mais perto da prisão do que da Presidência da República, mas pode vir a exercer este cargo na ausência, morte ou impedimento da presidenta e do vice. O Tribunal de Exceção da Imprensa inocentou Eduardo Cunha de todas acusações feitas pelo MPF e aceitas pelo STF, pois ele é o homem do mercado que prometeu privatizar o pré-sal e iniciou o processo de Impedimento contra a presidenta petista.

A justiça no Brasil deixou de existir. Já estamos na ante-sala de um Regime do Terror. Em breve, como sugeriu o Ministro Marco Aurélio de Mello, os perseguidos pelo Tribunal de Exceção da Imprensa começarão a ser arrastados de suas casas pelos verdugos da PF para serem fuzilados num paredão a mando de Sérgio Moro.

Marco Aurélio de Mello, contudo, ajudou a criar este monstrengo. Durante o julgamento do Mensalão ele disse – e a manifestação dele foi gravada em vídeo – que os juízes devem respeitar a “opinião pública” (eufemismo para “opinião publicada” pela imprensa). Naquela oportunidade os jornalistas exigiam diariamente a condenação de José Dirceu e José Genoino. Os juízes que se recusaram a acatar a condenação proferida pelo Tribunal de Exceção da Imprensa foram intensamente hostilizados pelos veículos de comunicação.

Há algum tempo a mídia sugere ou exige a prisão de Lula. Conseguiu o que desejava, pois Sérgio Moro tem agido como um escrevente de sala que datilografa fielmente todas as decisões oriundas do órgão judiciário ilegal a que se submeteu ao ser premiado pela Rede Globo. A vitória total do Tribunal de Exceção da Imprensa foi intensamente comemorado por alguns telejornais, jornais e revistas. O Regime do Terror, contudo, raramente deixa de devorar seus criadores.

Danton criou o Tribunal Revolucionário para possibilitar o julgamento político dos inimigos da revolução francesa. Pouco tempo depois ele mesmo estaria entre os réus condenados à guilhotina pelo órgão que criou. Robespierre transformou o Tribunal Revolucionário numa máquina insaciável de matar e acabou sendo condenado e morto como suas próprias vítimas. Saturno sempre devora seus filhos até ser finalmente morto por um deles. Sobre o assunto sugiro aos interessados rever o filme “Danton – o processo da revolução”: https://www.youtube.com/watch?v=SxL1xZPhs3k

Não há o que temer. A vitória do Tribunal de Exceção da Imprensa é o princípio do fim das guerras jornalísticas no Brasil. Se houver uma nova ditadura o comando do país não será atribuído aos jornalistas, nem da PF ou aos juízes federais que se subordinaram à imprensa.

A reação popular à prisão de Lula pode se transformar em algo impensado e indesejado pelo Regime do Terror instituído pela imprensa. Assim seja. Uma coisa deve, porém, ficar bem claro: aqueles que instituíram o Tribunal de Exceção da Imprensa e serviram fielmente aos seus desígnios terroristas devem ser julgados e condenados pelo povo da mesma forma que julgaram e condenaram os petistas.

 

Fábio de Oliveira Ribeiro

21 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Excelente.
    Didático sem ser
    Excelente.
    Didático sem ser superficial.
    Retrospectiva generosa com a malta. Mas ainda assim verdadeira.
    O Brasil está de preto e não é por luto. Ainda.

  2. A solução está aqui.
     No dia

    A solução está aqui.

     No dia 23 de maio de 1992, na cidade de Palermo, o carro deGiovanni Falcone explodiu, matando também sua esposa e os agentes encarregados da segurança. 
    Cerca de dois meses depois o Procuratore della Repubblica Paolo Borsellino, principal parceiro de Falcone, foi igualmente dizimado de forma brutal.

  3. Danton e o Tribunal de Excessão da Imprensa

    Diante das arbitrariedades e ilegalidades cometidas pelos agentes que comanda, toda a grande imprensa, principalmente a Rede Globo, cada vez mais tem que vir a público “tentar explicar” as armações cometidas por estes agentes, servindo como advogados do diabo. Até quando isso vai durar? Será que, com o desmascaramento total da tentativa de GOLPE, o governo finalmente vai tomar uma atitude, dentro da lei, obviamente, para desarticular essa quadrilha?

  4. Derrubada a liminar do juiz Catta Preta

    Extraído do Conversaafiada:

    “O presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), Cândido Ribeiro, derrubou agora há pouco decisão que suspendeu a posse do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no cargo de ministro-chefe da Casa Civil. O desembargador atendeu a um recurso da Advocacia-Geral da União (AGU).

    A posse foi suspensa na manhã hoje (17) pelo juiz federal Itagiba Catta Preta Neto, da 4ª Vara da Justiça Federal do Distrito Federal, durante a posse de Lula, realizada no Palácio do Planalto hoje (16) pela manhã.”

    Agora posso ir dormir, depois de ficar quase 30 horas acordada!

  5. Derrubada a liminar do juiz Catta Preta

    Extraído do Conversaafiada:

    “O presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), Cândido Ribeiro, derrubou agora há pouco decisão que suspendeu a posse do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no cargo de ministro-chefe da Casa Civil. O desembargador atendeu a um recurso da Advocacia-Geral da União (AGU).

    A posse foi suspensa na manhã hoje (17) pelo juiz federal Itagiba Catta Preta Neto, da 4ª Vara da Justiça Federal do Distrito Federal, durante a posse de Lula, realizada no Palácio do Planalto hoje (16) pela manhã.”

    Agora posso ir dormir, depois de ficar quase 30 horas acordada!

  6. cassada liminar
    Notícia urgente !
    Juiz Federal Cândido Ribeiro do Tribunal da 1a Região acaba de cassar a liminar dada por Catta Preta nessa manhã acolhendo argumentos da AGU sobre a incapacidade moral do referido magistrado com suas previas manifestações agressivas contra a Presidente e Lula .

  7. Imprensa de exceção
    Tudo isso culmina com a condução de Lula, sem ô nus de prova alguma, mas pouco antes do grande manifesto dos apoiadores do PSDB, nutrindo ainda mais um inescrupuloso ódio àqueles que ganharam as aida recentes eleições. Que barbárie, que enorme demonstração de retrocesso, moral, ético e histórico

  8. Preocupante

    No 247 uma consultoria dá 30 dias para o Temer assumir.

    A coisa da feia. E o STF pode permitir que um Cunha falcatrua tenha moral para dar início ao processo.

    Não cabe uma liminar do PGR ?  O STF vai continuar a se acovardar ? Só Marco Aurélio Melo vai se manisfestar contra ?

  9. a real gravidade da decisão de Moro

    Poucos estão dando conta da magnitude do crime contra o Estado de Direito cometido pelo “magistrado” Sérgio Moro. 

    Independentemente da eventual responsabilidade de Lula, o Sr. Moro quebrou o sigilo de conversas obtidas por interceptação telefônica que em sua maioria não tinham nenhum interesse público. A quebra, repito, OBTIDA POR QUEBRA DE SIGILO TELEFÔNICO, uma medida de exceção, expôs várias autoridades de outros poderes ao constrangimento, no contexto de conversas privadas, SEM QUALQUER RELEVÂNCIA para a instrução penal ou para qualquer outra coisa.

    É um atentado gravíssimo contra o Estado de Direito e as garantias individuais e uma afronta à harmonia entre os poderes. 

    Para completar o absurdo, o Sr. Celso de Mello, que chamo de Sr., pois para mim não se afigura como alguém digno do nome de magistrado, o mesmo que há poucos dias, tão zeloso com os direitos individuais, foi um dos dois votos CONTRÁRIOS ao acesso da Receita Federal aos dados bancários dos contribuintes, em procedimento que está a anos luz de violar a intimidade dos contribuintes no mesmo grau em que essa GROTESCA quebra de sigilo praticada pelo aloprado de Curitiba violou e expôs a privacidade de um sem número de autoridades, esse Sr., de modo cínico, inaceitável, CHANCELOU a barbaridade, respondendo com a costumeira HIPOCRISIA comentários que foram feitos por Lula em caráter privado, ABSOLUTAMENTE IRRELEVANTES para a instrução penal, referentes à tibieza (mera opinião dele, Lula) do STF no tocante à operação Lava-Jato.

    Esses senhores, que tratam a Lei Orgânica da Magistratura como LIXO, nos querem dar lições de conduta. Aí, de fato, fica muito difícil defender a independência desses delinquentes.

    E para finalizar, isto aqui, que prova que chegamos ao cúmulo do surreal da baderna institucional (parabéns, aloprado de Curitiba !!):

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=vFK9lSPLp1Y%5D

     

     

     

  10. Vinha prestando atenção às

    Vinha prestando atenção às mudanças de posicionamentos dos jornalistas da tv Record. Mudou tanto que até convidar a tropa de Moro para dar entrevista e mostrar os bastidores do comando da Lava Jato em Curitiba ela tem feito numa série de reportagens, que se repercutem na Record News. O modo com que as notícias sobre política eram divulgadas pelas emissoras de Bispo Macedo eram muito amenas, totalmente distintas das outras, golpista. Mais emblemático ficou ter sido a primeira reportagem sobre as masmorras de Moro apresentada no domingo Espetacular, no domingo, competindo com o Fantástico, coisa antes inimaginável, porque esse programa apresentado por PHA dificilmente tratava de política.

    Hoje, a meu ver, pude tirar algumas dúvidas, ao ver que o PRB, partido de Crivela e de Celso Russomano, saiu da base do Governo. Eram tão ligados aos governos petistas que Crivela foi por muitos anos ministro da pesca – quando vina ao Nordeste muito mais para fazer política, enambelando os incautos com seu cinismo, semelhante a de seu Bispo safado. 

    Restou pra mim, se quero assistir a algum jornal televisivo, apenas a Tv Brasil. Não vejo mais nada das outras emissoras. Prefiro fugir de todas essas televisões, porque já encheu a minha paciência ouvir mentiras, manipulações.

    Perdi a esperança, e tenho vontade de chorar com tantas incertezas.

  11. Dellagnol vai se f…

    Dellagnol é o elo mais frágil do trio da olj.

    Moro e Carlos Fernando são políticos.

    Dellagnol é o beato que fica pregando em público.

    A elite brasileira não suporta evangélicos.

    Vide Malafaia que foi vaiado em BSB, enquanto Bolsonaro foi exaltado.

    Com uma apuração e um processo seletivo, situações similares vão acontecer em 5 anos.

    Com os mesmos personagens.

    Fernando Baiano, Júlio Camargo, Youssef, Paulo Roberto, Delcídio

    Vai ter que degolar algum carrasco para mostrar algum gesto de pacificação.

     

  12. A matéria do post é muito

    A matéria do post é muito profunda, e oportuníssima.

    Não parece ser difícil saber que, uma vez impedida de governar, tudo que vier depois de Dilma será a prova que o povo hoje esganecido, fora do estribo, vai ver, e não vai gostar de jeito nenhum. 

    Michel Temmer vai governar, provavelmente, se não for impedido também, ajudado pelo PSDB, talvez colocando como seu vice um tucano qualquer, como aécio, quem sabe. Já viu o desastre?

    Sai Dilma e Michel. Sobra Cunha. Aí, nem é bom pensar, porque ele não assumirá de jeito nenhum. A favor dele, agora, e nos últimos tempos, só existe o ódio a Dilma, que é maior que o que sentem por ele. Porém, essa gente cheia de ódio não aceitará o desgraçado.

    Com toda certeza, as ariculações entre PSDB e PMDB já amadureceram o suficiente para o pós-impeachent de Dilma. Dois partidos que, no fundo, võ se cruzar apenas por circunstâncias. No momento que tiver o presidente, qualquer um, que tomar decisões penosas contra o povo, aí vai ser a primeira grita de dentro, repercutindo mundo afora.

    Dilma vai cuidar da filha e dos netos, e Lula, do mesmo modo, cuidando da esposa, filhos e netos, enquanto, nos seus sofás assistirão a queda de braços dos outros, e sentir-se-ão à vontade para definirem outras estratégias.

  13. ouviu falar de Revolução e Contra-Revolução? Ou será oportuna a releitura de Marat-Sade?

    Há uma linha que argumenta que o que move a sociedade é o medo.

  14. art 9, lei de interceptações

    Art. 9° A gravação que não interessar à prova será inutilizada por decisão judicial, durante o inquérito, a instrução processual ou após esta, em virtude de requerimento do Ministério Público ou da parte interessada.

    Ou seja,

    ao invés de inutilizar a gravação em que Jacques Wagner critica Marta Suplicy (mui relevante para a instrução processual) ou a gravação em que o mesmo Jacques Wagner “elogia” o presidente da OAB, o sujeito joga isso para mais de 7 bilhões de pessoas (a população mundial, atualmente). E o que é pior, o brilhante da OAB (atenção, ele REPRESENTA OS ADVOGADOS) ainda diz “repudiar” o dito pelo JW, ao invés de malhar a divulgação da conversa, QUE É COMPLETAMENTE IRRELEVANTE.

    Mas, ora, qual será a razão desse art. 9º da Lei de Interceptações afinal ? Será (sera, hein ?) que não é para que a parte interessada seja intimada, antes de uma eventual decisão pela quebra de sigilo, para que eventualmente possa pedir ao “douto” juiz para a gravação ser destruída antes que caia, digamos, no conhecimento de mais de 7 bilhões de pessoas (como disse, a atual população mundial).

    Então é o seguinte: Você briga com um colega, fica irritado e xinga esse colega numa conversa ao telefone com outra conhecido. E aí vem o seu Moro e joga isso para o mundo inteiro, sem lhe consultar antes.

     É uma palhaçada ou não é ? 

    Esse pessoal perdeu completamente a noção das coisas…

     

  15. Texto preciso desse momento

    Texto preciso desse momento angustiante!

    Que o golpe não venha, mas se vier, que a gente reaja da forma mais eficiente para restaurar a democracia.

    Abs

  16. Proteção.

    O juiz moro e os procuradores que fazem parte do “tribunal de exceção” agem em perfeita sintonia e com autorização de quem os protegem (seus superiores).

    A mídia os endeusam. O resultado é a cegueira de milhares de pessoas que acreditam no que veem e ouvem o “dia todo, todo o dia”.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador