Decadências paralelas: as famiglias do Itaú e os Médici renascentistas, por Fábio de Oliveira Ribeiro

Decadências paralelas: as famiglias do Itaú e os Médici renascentistas

por Fábio de Oliveira Ribeiro

Domingo não perdi meu tempo vendo os jogos da Copa do Mundo. Passei a manhã e a tarde inteira vendo os quatro capítulos do documentário sobre a família Médici.

Capítulo 1

https://www.youtube.com/watch?v=GOAVRcI6mFU&feature=youtu.be]

Capítulo 2

https://www.youtube.com/watch?v=9-YyCyrtSrQ&feature=youtu.be]

Capítulo 3

[video:https://www.youtube.com/watch?v=pDF2KnVuEdE&feature=youtu.be

Capítulo 4

[video:https://www.youtube.com/watch?v=Wxw34JdSCa0

Patronos de artistas e artífices do renascimento em Florença, os Médici eram descendentes de um banqueiro. O fundador da dinastia financeira, contudo, não tinha sangue nobre nem ambicionava exercer pessoalmente o poder político. Giovanni ergueu seu império atuando de maneira agressiva e astuta, mantendo sempre a imagem pública de um homem modesto e humilde inclusive após ter enriquecido. 

O filho dele, Cosimo (il Vecchio) foi o primeiro Médici a ter ambições políticas. Ele foi patrono de diversos artistas e utilizou a arte tanto para embelezar Florença como para realçar o poder de sua família. Lorenzo (il Magnifico) também utilizou a arte como um instrumento de auto afirmação política, mas ele não tinha a habilidade política de Cosimo ou a modéstia do avô. A ousadia estética dos seus protegidos e os hábitos dele atraíram o ódio de Savanarola. Após sua morte, os fundamentalistas liderados pelo frade dominicano expulsaram Piero Médici e o caos político tomou conta de Florença. Diversas obras realizadas pelos artistas do renascimento foram queimadas nas fogueiras das vaidades.

Após a destruição do regime de Savanarola, os florentinos reestabeleceram sua república se esforçando para manter os Médici distantes da cidade. Banidos de sua cidade, os dois herdeiros da dinastia rumaram para Roma e usando seu poder econômico para controlar o Vaticano. Giovanni di Lorenzo se tornou o Papa Leão X, após a morte dele Giulio di Giuliano foi eleito Papa Clemente VII. Os Médici usaram o poder papal e a Igreja para recuperar prestígio e poder político em Florença. Eles conseguiram o que desejavam, mas os abusos que eles cometeram à frente da Igreja Católica acabaram desencadeando a Reforma Protestante e incendiando toda a Europa.

É interessante traçar um paralelo entre a decadência da família Médici e a das famiglias que controlam o Itaú https://www.causaoperaria.org.br/acervo/blog/2017/04/20/setubal-itau-conheca-um-pouco-da-familia-de-banqueiros-da-ditadura-de-64/#.WyesOadKhkg. Olavo Setúbal apoiou o golpe de 1964 e foi prefeito biônico (nomeado) de São Paulo. Em 2014 o Banco Itaú distribuiu uma agenda comemorando a Revolução de 1964 https://jornalggn.com.br/noticia/itau-recolhe-agenda-que-falava-de-revolucao-de-1964.

Maria Alice Setúbal apoiou o golpe de 2016 em razão de não ter conseguido eleger sua candidata (Marina Silva). A dívida tributária do Banco para com a União foi imediatamente perdoada pelo usurpador Michel Temer. João Moreira Salles, outro herdeiro do Itaú, comanda a agência Lupa. A propósito de checar a veracidade das notícias, a Lupa criou uma fake news para desprestigiar o representante do Papa Francisco que veio entregar um rosário a Lula.

A guerra dos herdeiros do Itaú contra o PT e contra a democracia brasileira empobreceu o país econômica, política e culturalmente. Não há entre eles ninguém que possa ser comparado a Cosimo (il Vecchio) ou Lorenzo (il Magnifico). As famiglias do Itaú se servem do Brasil para enriquecer (inclusive sonegando impostos) e apoiam um regime infame que reduziu investimentos na educação e destroçou a produção de ciência em nosso país.

O melhor período político, econômico e artístico de Florença ocorreu nos anos que sucederam a queda de Savanarola e o retorno da família Médici ao poder com ajuda do exército papal. Foi nesse período que Nicolau Maquiavel atuou como diplomata da cidade https://pt.wikipedia.org/wiki/Nicolau_Maquiavel. A vitória de Lula e a queda do regime comandado pelo usurpador Michel Temer não será apenas uma derrota do clã Marinho. Com o restabelecimento da democracia os herdeiros do Itaú também terão que ser responsabilizados pelos estragos econômicos, políticos, diplomáticos e tributários que causaram ao Brasil.

 

Fábio de Oliveira Ribeiro

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não que tenha escrito bobagem
    Não que tenha escrito bobagem ..mas
    Há os que dizem que a turma da FIESP vai ter que prestar contas..
    Há os que defendem que é a turma do PIG ..UMAS cinco famílias
    Outros pedem a cabeça da turma do STF ..OUTROS ainda denunciam a elite das forças armadas
    Isso enquanto um grupo quer cobrar a conta dos que arrematam o patrimônio que está sendo doado pela turma do temer..
    E se eu não esqueço de ninguém há um grupo que quer a cabeça dos EUA enquanto vc dos Vilela setubal
    ENFIM ..com tanta vontade de ver cabeças rolarem, convenhamos, como ė que se pretende a volta de lula – por vias democráticas – pra nós governar ???

    Impossível se não se pensar num maldito mas necessário armistício .. não acha ?

    1. Quem falou em cabeças rolando

      Quem falou em cabeças rolando foi você, não eu.  

      Não existe armistício possível entre os verdadeiros defensores da democracia e os apóstolos disfarçados de uma tirania. Se você não aprendeu essa lição, meu caro, nada poderá lhe ser ensinado pela História.

      Os tiranos exigem submissão ou capitulação. Portanto, eles devem ser dobrados e sofrer prejuízos compatíveis com aqueles que eles mesmos provocaram.

      A parte não pode ser maior que o todo. Os banqueiros e empresários que quiserem se colocar acima do Estado, que conspiram contra a democracia e a soberania nacional, devem ser simplesmente aniquilados, ou seja, eles devem perder o prestígio, o patrimônio e a liberdade.

       

      1. Ou eu leio mal, ou vc
        Ou eu leio mal, ou vc reiterou suas aspirações (que não irei entrar no mérito)

        FATO, o lado das bandeiras sociais e nacionais está em desvantagem, desarmado, sem união nem comando .. estamos sendo PILHADOS por interesses geopolíticos ..algo tem que ser feito pra cessar este tormento

        Existem os pragmáticos que dos cacos buscam reconstruir algo ..e os sonhadores que ficam procrastinados esperando por uma revolução ou heróis que nunca chegam .. quiça libertados

        Evidente que exageros e erros foram cometidos, doutra feita impossível não reconhecer o êxito das bandeiras progressistas, em especial com Lula (um líder inigualável) , ele que soube somar interesses aparentemente opostos e em conflito (ja Dilma, temer, tal qual Ciro, BOLSSONARO, marina, ou alckimin fazem parte dos que optam por dividir pra governar)

        Penso que QQ revolução deva ser dada pela evolução, conscientização, não pela destruição ..ainda mais qdo somente a carne e o sofrimento de milhões é o que vc dispõe pra resistir a esta invasão, domínio e ASSIMETRIA de forças

        Cedo ou tarde o armistício será proposto ..resta saber como onde e quando ..e quantos do lado de cá ainda sobrarão pra negociar pelos que sobreviverem

        O golpe está em andamento ..devagar e sempre ..o povo se acostuma, dizem eles ..do que vejo não vislumbro espaço pra otimismo ..nem tão pouco penso que da bravata ou do alimentar de ódio e sentimentos de vingança conseguiremos resgatar nossas esperanças

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador