Defesa de Lula quer que STF reconheça nomeação na Casa Civil

Jornal GGN – Os advogados do ex-presidente Lula recorreram na última segunda-feira (23) ao STF para derrubar a decisão do ministro Gilmar Mendes que o impediu de tomar posse como ministro da Casa Civil. A defesa de Lula quer que a decisão não prevaleça e que a Corte decida que a nomeação foi válida.

A intenção é que o STF reconheça “as consequências jurídicas decorrentes dessa situação”, como foro privilegiado, por exemplo. Segundo os advogados, mesmo com a exoneração de Lula, Gilmar Mendes não poderia arquivar a ação sem levar os recursos para decisão do plenário.

“O ex-presidente Lula não é réu, muito menos foi condenado em qualquer ação penal. Ele também está no pleno exercício de seus direitos políticos, pois ausente de quaisquer das hipóteses do artigo 15 da Constituição Federal. Tal situação evidencia que não havia nenhum óbice jurídico para que Lula tivesse sido nomeado ministro de Estado chefe da Casa Civil”, disse o Instituto Lula em nota.

Da Agência Brasil

Defesa pede que STF reconheça que Lula foi ministro de Dilma

Por André Richter

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recorreu ontem (23) ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar derrubar a decisão que o impediu de tomar posse como ministro da Casa Civil. Na prática, com o afastamento da presidenta Dilma Rousseff, os advogados querem que a decisão do ministro Gilmar Mendes não prevaleça e a Corte reconheça que a nomeação foi válida.

Os advogados pedem que o STF decida que Lula foi ministro entre 16 de março, data da nomeação, e 12 de maio, dia da exoneração, e, dessa forma, reconheça “as consequências jurídicas decorrentes dessa situação”, como foro privilegiado, por exemplo.

Em março, o ministro Gilmar Mendes suspendeu a posse de Lula no cargo de ministro-chefe da Casa Civil do governo Dilma. O ministro atendeu pedido liminar do PPS e do PSDB e entendeu que a nomeação de Lula para o cargo de ministro teve por objetivo de retirar a competência de Sérgio Moro para investigá-lo na Operação Lava Jato.

O recurso da defesa foi motivado pela decisão do ministro que, no dia 16 de maio, arquivou a ação sem julgar outros recursos da defesa do ex-presidente em função do afastamento da presidenta Dilma e a exoneração de todos os ministros do governo. Mendes entendeu que a ação perdeu objeto.

Segundo os advogados, mesmo com a exoneração de Lula, Mendes não poderia arquivar a ação sem levar os recursos para decisão do plenário.

“O ex-presidente Lula não é réu, muito menos foi condenado em qualquer ação penal. Ele também está no pleno exercício de seus direitos políticos, pois ausente de quaisquer das hipóteses do artigo 15 da Constituição Federal. Tal situação evidencia que não havia nenhum óbice jurídico para que Lula tivesse sido nomeado ministro de Estado chefe da Casa Civil”, informou nota do Instituto Lula.

Não há data para julgamento do recurso do ex-presidente.

Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. o lula só quer ue lhe

    o lula só quer ue lhe devolvam seus direitos políticos.

    pois, ao impedir que ocupasse o cargo, evidentemente

    retiram-lhe esse direito, de forma ilegal…

  2. Ridículo.
    O Governo já

    Ridículo.

    O Governo já deveria ter feito isso há muito tempo.

    Quando vazou a gravação e Dilma não fez absolutamente nada, ela mostra que não tinha Poder algum.

    Ali ela caiu.

    E não volta mais.

  3. Qualquer resultado é bom pra ele

    A análise do mérito nesse caso é boa para o grupo político do Lula, qualquer que seja o resultado.

    Se ele for confirmado, sai fortalecido.

    Se o impedimento à posse dele for confirmado, cria um precedente do STF para mandar tirar do ministério Temer todo mundo que tem rabo preso com a justiça, seja através da Lava Jato, seja através de qualquer outra investigação. Cria, por assim dizer, uma versão mais pesada da Ficha Limpa aplicável para qualquer cargo de livre indicação e que tenha direito a foro privilegiado.

  4. A enorme hipocrisia do judiciario brasileiro

    Enquanto isso, a pilantragem esta comadando muitos ministérios e o STF não tem nada a dizer.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador