“Desnecessária e midiática”, diz o PT sobre operação em sua sede nacional

Jornal GGN – “Desnecessária” e “midiática”, foi como o Partido dos Trabalhadores classificou a operação de busca e apreensão realizada em sua sede nacional, em São Paulo. Em nota divulgada na última quinta-feira (23), a legenda afirma que a operação é uma “tentativa renovada de criminalizar o PT”.

“O PT, que nada tem a esconder, sempre esteve e está à disposição das autoridades para quaisquer esclarecimentos”, diz o texto. “A respeito das acusações assacadas contra filiados do partido, é preciso que lhes sejam assegurados o amplo direito de defesa e o princípio da presunção de inocência”.

A Polícia Federal ficou quase sete horas na sede do partido em São Paulo. Além disso, realizou operação de busca e apreensão na casa da senadora Gleisi Hoffmann e prendeu seu marido, o ex-ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.

A advocacia do Sendo  Federal está solicitando a nulidade de quaisquer provas encontradas na casa de Hoffmann, com o argumento de que apenas o STF poderia autorizar a operação.

Da Rede Brasil Atual 

PT afirma que sempre esteve à disposição das autoridades e que nada tem a esconder

Por Hylda Cavalcanti

Para diretório nacional, ação de busca e apreensão feita na sede do partido foi “desnecessária e midiática”. Legenda pede que petistas acusados tenham direito à ampla defesa e presunção da inocência

Brasília – O PT divulgou na tarde de hoje (23) nota sobre a Operação Custo Brasil, deflagrada pela Polícia Federal. A ação, que consiste em um dos desdobramentos da Lava Jato, teve como destaques a prisão do ex-ministro Paulo Bernardo, que foi titular das pastas de Planejamento e Comunicações nos governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, e na condução coercitiva do ex-ministro da Previdência Social Carlos Gabas, para tomada de depoimentos, além de busca e apreensão de documentos na sede do partido, em São Paulo. No documento, a legenda afirma que sempre esteve à disposição das autoridades para quaisquer esclarecimentos e que nada tem a esconder.

O PT também condena a forma como foi realizada a ação e define a busca e apreensão de documentos realizada na sede nacional da legenda como “desnecessária e midiática”. Em relação aos integrantes do partido conduzidos pela PF, o diretório nacional petista ainda afirma que “a respeito das acusações assacadas contra filiados do partido, é preciso que lhes sejam assegurados o amplo direito de defesa e o princípio da presunção de inocência”.

A nota transmite o sentimento expressado nesta quinta-feira por muitos parlamentares petistas que comentaram o caso na Câmara dos Deputados e no Senado. Para um dos mais enfáticos, o senador Lindbergh Farias (PT-RJ), a prisão de Paulo Bernardo consistiu em uma forma de tentar constranger um ex-ministro do governo anterior. De acordo com o senador, a iniciativa está sendo vista pelos parlamentares como uma maneira encontrada pelo governo interino de fazer nova “espetacularização” nas ações da Polícia Federal para tirar o foco das denúncias contra peemedebistas.

“Enganam-se os que acham que o episódio vai enfraquecer os trabalhos da comissão do impeachment, pois cada vez mais tem sido comprovada a ausência de crime por parte da presidenta Dilma Rousseff. E não serão esses tipos de ataque que vão constranger e atrapalhar a atuação dos petistas na defesa da presidenta”, disse Lindbergh.

Empresa de tecnologia

No total, foram expedidos 65 mandados judiciais entre prisões, tomadas de depoimentos e buscas e apreensões de documentos no Distrito Federal e nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Pernambuco, na madrugada de hoje. A ação apura pagamento de propina para funcionários públicos e agentes políticos do Ministério do Planejamento entre 2010 e 2015, em esquema que envolvia contratos do Executivo com uma empresa de tecnologia, a Consist.

A defesa do ex-ministro Paulo Bernardo afirmou que o Ministério do Planejamento se limitou a fazer um acordo de cooperação técnica com a referida empresa e que a questão nem sequer precisou passar pela aprovação do ministro, uma vez que o assunto foi totalmente tratado pela área de Recursos Humanos do ministério. A prisão de Bernardo também foi considerada ilegal pelos seus advogados, que argumentam não existir, no caso, o preenchimento de requisitos legais que a justifiquem.

Já o ex-ministro Carlos Gabas disse que nada tem a ver com a questão e pretende esclarecer tudo. De acordo com Gabas, durante a sua gestão na pasta, o Ministério da Previdência não teve qualquer ligação com a empresa citada na operação.

Conforme a denúncia em apuração, a Consist teria pago propinas após vencer uma licitação para prestar serviços de informática no âmbito de acordo  entre o Ministério do Planejamento, a Associação Brasileira de Bancos (ABBC) e o Sindicato das Entidades Abertas de Previdência Privada (Sinapp) para gestão de margem consignável em folha de pagamento dos servidores públicos federais.

O entendimento dos petistas é de que, sempre que surgem novos fatos envolvendo peemedebistas e integrantes de outros partidos como o PSDB e o PSB (citados nos últimos dias em denúncias e fatos tidos como comprometedores, inclusive o presidente da República em exercício, Michel Temer), coincidentemente e de forma estranha, é realizada alguma operação envolvendo nomes do PT, em iniciativas que são apontadas como “seletivas e espetacularizadas”.

Leia a nota na íntegra:

“Nota Oficial do PT

O Partido dos Trabalhadores condena a desnecessária, midiática, busca e apreensão realizada na sede nacional de São Paulo. 

Em meio à sucessão de fatos e denúncias envolvendo políticos e empresários acusados de corrupção, monta-se uma operação diversionista na tentativa renovada de criminalizar o PT.

A respeito das acusações assacadas contra filiados do partido, é preciso que lhes sejam assegurados o amplo direito de defesa e o princípio da presunção de inocência.

O PT, que nada tem a esconder, sempre esteve e está à disposição das autoridades para quaisquer esclarecimentos.

São Paulo, 23 de junho de 2016.

Comissão Executiva Nacional do PT”

Redação

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. trata-se ,,,

    ,,,  na verdade, de um contra-ataque da quadrilha  do judiciário, agora chefiada pelo adido cultural do PCC, nosso novo ministro da justiça, e o seu conhecido juiz de Curitiba, visando combater, tanto na mídia como no âmbito do Judiciário, o fato realmente relevante que a a delação do Marcos Valério…

    Os golpistas precisam desesperadamente de algum fato relevante para  poder negociar ….  As revelações do Marcos Valério serão terríveis para os golpistas…

    A meu ver, Marcos Valério corre um sérissimo risco de ser “suicidado” ….  afinal, … temos um longo histórico de “suicidados”, … que  vem desde PC Farias, …

    1. Temos que atentar para o seguinte:

      1- Se ele vai falar mesmo

      2- Se ele sobreviverá até lá (ou depois)

      3- Se a justiça dará ouvidos

      4- Se o pig repercurtirá

      5- E ainda tem o Nilton Monteiro que quer falar sobre a Lista de Furnas, difícil vai ser o Janot querer ouvi-lo.

       

      http://www.viomundo.com.br/denuncias/marcos-valerio-promete-entregar-documentos-que-comprovam-mensalao-tucano-sera-que-vai-falar-da-modelo-que-seria-a-mula-do-esquema.html

    2. Boa denominação

      Pertinente o títitulo de adido cultural do PCC. Uma vez na máfia, só sai-se dela com a morte; ou: uma vez mafioso, sempre mafioso. é, e parece que vem mais “suicídios” por aí….

  2. Ainda bem …..

    Que o espetáculo midiático da prisão do ex ministro Paulo Bernardo e a invasão no apartamento funcional de sua esposa, além de pela milésima vez do Instituto Lula, foi completamente ofuscado pela saída da Inglaterra da UE.

    Então o tempo tem sido pouco para  mais um show. Bem feito !

     

  3. Midiático

    O PT não aprende. Condinua a usar o termo midiático. Midiático nada: GLOBIÁTICO isso sim. Então PT, deixa de ser convarde e peita a golpista globo. Tem medo, né? Midiático..rsrsrsrsrrs…

  4. Justiça surreal

    Desde a última busca e apreensão, não daria tempo para NADA!

    O PT poderia somar TODOS OS VALORES do qual é acusado e acredito que essa cifra passe dos bilhões!

    E ai resta perguntar, tanto dinheiro e CADÊ MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA?

    Não é possível…

    Cada dia no Brasil É UMA ALUCINAÇÃO SEM FIM…

    Não precisa de drogas…

    Você fica chapado só de ver o noticiário…

    É um poço sem critérios…

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador