Dilma diz que errou, ao não ter se atentado para o centro político

Em entrevista ao The New York Times, ex-presidente diz o que teria feito de diferente, se pudesse voltar no tempo
 
Foto: Lula Marques/Agência PT

fotorcreated.jpg
 

Jornal GGN – Se Dilma pudesse voltar atrás, quando ainda estava na presidência, não teria aplicado o mesmo tamanho de cortes de impostos e incentivos fiscais que concedeu para a indústria e, ainda, teria dado mais atenção ao corpo a corpo político. Foi o que a ex-líder brasileira admitiu em entrevista a um jornalista do The New York Times, concedida durante sua passagem por Boston (EUA), onde recentemente participou de uma conferência realizada pela Harvard e MIT. Veja a íntegra da entrevista. 
 
The New York Times
 
Ex-presidente do Brasil fala dos seus meses após destituição do cargo
 
Por ERNESTO LONDOÑO
 
*Traduzido por Jornal GGN
 
Há quase um ano, os legisladores brasileiros votaram para destituir a presidente Dilma Rousseff do cargo, desencadeando a queda dramática da primeira mulher a liderar o Brasil. Rousseff, ex-guerrilheira que foi torturada durante a ditadura militar dos anos 1960, foi expulsa formalmente em setembro.
 
Sua remoção marcou também o fim de 13 anos de mandato da esquerda com o Partido dos Trabalhadores (PT) e uma mudança em nível sísmico na trajetória política do país. Entrevistei Rousseff no fim de semana passado, durante a conferência sobre o Brasil, organizada pela Harvard e MIT, onde ela deu um discurso desafiador advertindo que a democracia brasileira está em perigo. A seguir, trechos da conversa, com pequenas edições.

 
Como tem sido sua rotina diária desde que foi processada?
 
Eu leio muito. Também me exercito diariamente, pratico ciclismo e levantamento de peso. É bom para o corpo e para a mente. Faço, em média, 50 minutos por dia de ciclismo.
 
Qual foi o melhor livro que leu desde sua destituição?
 
Posso dizer vários? Makers and Takers: The Rise of Finance and the Fall of American Business de Hana Foroohar. Também gosto de Homo Deus: A Brief History of Tomorrow, por Yuval Noah Harari. Leio muitos gêneros literários, de outra forma me canso. Estou em uma idade em que também releio alguns livros. Tenho relido O evangelho segundo Jesus Cristo de José Saramago e Grande sertão: veredas, de João Guimarães Rosa, que é realmente belo.
 
E o que tem aprendido sobre você mesma durante esse período?
 
O que a vida nos exige é ter coragem. Com coragem você pode enfrentar as adversidades. Obviamente estou lidando com dificuldades. Durante minha vida, tive que enfrentar dois golpes: um militar e outro por parte do Congresso. Ambos foram extremamente difíceis. Em um fui ameaçada fisicamente, de ser presa e torturada; em outro, porém, foi uma ameaça maior para toda a população brasileira, para os direitos dos cidadãos e para a democracia.
 
Se pudesse regressar no tempo, o que teria feito diferente?
 
Essa não é uma pergunta que me faço a mim mesma normalmente. Infelizmente, não podemos regressar os ponteiros do relógio. Mas posso responder de maneira hipotética. Uma coisa que não teria feito são os grandes cortes de impostos. Eu fiz isso acreditando que as empresas investiriam mais e gerariam mais empregos. Mas isso não aconteceu: as companhias aumentaram seus lucros sem investir mais. Também não me dei conta o suficiente de que o “centro” é uma parte crucial do corpo democrático que foi essencial para a luta contra a ditadura militar, e que estava se movimentando para a direita. Ela se converteu em uma oposição ao meu governo. É como a história do cavalo de Troia, usado para fazer entrar o inimigo naquela cidade. Não me dei conta que isso foi um erro.
 
Eduardo Cunha, o legislador que impulsionou o processo contra você, foi condenado recentemente a 15 anos de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro. Isso te provoca um certo sentimento de vingança? 
 
Não acredito que a condenação de Eduardo Cunha deva ser considerado como uma vingança pessoal. Ante de ser sentenciado, havia um movimento de vários setores do governo para salvá-lo. A condenação de Cunha não repara o que essa pessoal corrupta fez, liderando o julgamento político contra mim.  Ele é a pessoa por trás da cena dantesca que aconteceu em 17 de abril do ano passado.
 
Depois de ser destituída, seu sucessor, o presidente Michel Temer, nomeou um gabinete composto exclusivamente de homens brancos. Como você avalia isso?
 
Homens brancos, velhos e ricos. É um governo sumariamente anti-mulheres. Me entristece e desanima. Primeiro de tudo, ocorreu um elemento muito misógino no golpe contra mim. Havia dois pesos e duas medidas para homens e mulheres. Me acusaram de ser dura e severa, enquanto um homem [na mesma posição] seria considerado firme e forte. Ou diziam que eu era muito emocional e frágil, mas a um homem teriam considerado sensível. Fui vista como alguém obcecada com o trabalho, enquanto um homem teria sido visto como muito trabalhador. Também se utilizaram de palavras muito grosseiras. Me chamaram de vaca seiscentas mil vezes.
 
Em poucos meses, quando a presidente chilena Michelle Bachelet deixar seu cargo, todos os chefes de Estado do hemisfério ocidental serão homens. Como avalia isso, em relação ao empoderamento político das mulheres?
 
Isso não é coincidência. Na política, as mulheres não são tratadas do mesmo modo que os homens. As mulheres enfrentam uma descriminação desproporcional. Isso não significa que as mulheres sejam fracas. Pelo contrário, são muito resilientes e capacitadas.
 
Você acredita que o PT pode regressar ao poder nas eleições presidenciais do próximo ano?
 
Temos um encontro com a democracia em 2018. Não importa quem ganhe, com tanto que o jogo seja limpo e que essa pessoa traga estabilidade política e econômica, assim como o retorno do crescimento. Mas tem que ter uma eleição. Não é vergonhoso perder uma eleição, o que é vergonhoso é uma pessoa que não sabe como perder uma eleição e aceitar a perda. Não se pode mudar as regras do jogo enquanto se está jogando.
 
Quando escreverem seu obituário, que aspecto do seu legado gostaria que fosse destacado?
 
Seremos lembrados pelas políticas sociais que criamos. Foi durante o meu governo que vencemos a pobreza. Foi durante meu mandato que consolidamos a rede de proteção social. Todas essas políticas sociais foram estabelecidas para reduzir a desigualdade. Agora, a população sabe que “eles podem”. Comprovamos que uma das maiores fontes de riqueza brasileira é seu povo. 
 
 
Redação

24 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Dilma não errou, Dilma foi o

    Dilma não errou, Dilma foi o erro. Quem errou foi Lula.

    Acho que uma boa maioria de petistas concorda comigo, não?

    1. Sim, e acho que Lula tem

      Sim, e acho que Lula tem convicção disso. Em um áudio vazado ano passado Lula conversa, não me lembro bem se com Jacques Wagner, e se queixa dela. Ele fala que está duro e difícil, ele já cansou de falar com ela mas ela não ouve. Mas conclui que o jeito é aguentar, não tem outro jeito. Agora, uma pergunta: o que o levou a escolher Dilma ?

      1. Dilma

        Eu acho o que levou Lula a escolherm Dilma foi sua dignidade, isto ela nunca perdeu, diferentemente de Marta Suplicy e Marina.O erro dela foi não ter sido política, ela foi burocrata.nem todas as pessoas nascem com o dom da política.Mas ela foi digna.Talvez o único nome que restasse a Lula seria o Haddad.

      2. “Agora, uma pergunta: o que o

        “Agora, uma pergunta: o que o levou a escolher Dilma ?”

        A onipotência, a soberba e infabilidade que Lula achava que tinha.

      3. O que levou Lula a escolher

        O que levou Lula a escolher Dilma? A resposta é simples: despreparo e arrogância. Surgiram comentários, desde quando ela era ministra, de que Lula ficara impressionado com a “inteligência” de Dilma, que ia às reuniões armada de um laptop, de onde tirava um milhão de dados. A falta de educação formal e desconhecimento de ferramentas que qualquer administrador domina, levaram-no ao supremo erro na escolha. Dilma impressiona pela falta de lógica em seus pensamentos, mistura conceitos, é incapaz de formular uma frase mais ou menos longa que seja compreensível. Denota certa confusão mental. Se Lula percebeu isso, acreditou que seria só por quatro anos (afinal ela não tinha pretensões políticas), ao longo dos quais ela seguiria seus conselhos, e em seguida ele retornaria ao poder

    2. Fica na tua
      Nenhum brasileiro decente pode ser contra a Constituição Federal. Ninguém tem o direito de dar um Golpe numa presidentA eleita só porque”não foi com cara dela”. A decisão do povo cumpre-se.

      Sou de esquerda, voto no PT, defendendo Dilma de analfabetos como vc e lutarei por Lula em 2018, porque​ fora da Esquerda não há salvação para o país.

  2. A Presidenta Dilma Roussef

    A Presidenta Dilma Roussef sofreu o GOLPE,   …porque é HONESTA,  e…

    …estava direcionando seu governo para POLÍTICAS SOCIAIS que contribuiram para tirar o país do ATRASO POLÍTICO mantido por CORONÉIS LADRÕES e todos os elementos de suas QUADRILHAS, tanto do BAIXO quanto do ALTO CLERO DA CASA GRANDE, COLONIAL.

                              Todo resto (até aquilo que querem convencê-la a creditar agora) é conversa prá BOI DORMIR, enquanto LADRÕES, continuam AFANANDO os COFRES PÚBLICOS.

                               A Presidente Dilma Roussef , como ela mesma disse, “Seremos lembrados pelas políticas sociais que criamos. Foi durante o meu governo que vencemos a pobreza. Foi durante meu mandato que consolidamos a rede de proteção social. Todas essas políticas sociais foram estabelecidas para reduzir a desigualdade. Agora, a população sabe que “eles podem”. Comprovamos que uma das maiores fontes de riqueza brasileira é seu povo. 

                   Quando ela diz “seremos lembrados, pelas políticas sociais” , acredito que estava se referindo à ela e ao Presidente Lula.

  3. ”’Dilma diz que

    ”’Dilma diz que errou”…

    Os erros são tantos e tantos.

    Melhor seria perguntar :

    Aonde a Fiona acertou ?

    1. Pois é, segundo OS MISÓGINOS,

      Pois é, segundo OS MISÓGINOS, tanto do BAIXO quanto DO ALTO CLERO, o “GRANDE ERRO” dela, foi NÃO TER NASCIDO HOMEM, e por isso não pode fazer parte do CLUBE DO BOLINHA (na versão LADRÕES, nacionais e internacionais). 

      O outro “GRANDE ERRO” dela, segundo o mesmo “supremo”, foi se considerar FILHA DE DEUS, como se consideram muitos mortais.

      Por isoo foi EXECUTADA!

  4. Não foi por falta de aviso.

    Não foi por falta de aviso. Se Dilma seguisse 10 por cento do que o Nassif escrevia sobre os caminhos errados do governo dela – tanto na área polítca como econômica – ela teria grande chance de estar no poder. Agora é tarde. O melhor momento dela na fase final foi quando ela abriu mão do pais para se defender. Foi brilhante. A cara de Aécio no dia da defesa dela é um dos poucos momentos de vitória dos que foram contra o impeachment. Mas aí o poder já estava na mão de Temer. Resta a ela não atrapalhar Lula. 

  5. Dilma demoliu o PT e acabou

    Dilma demoliu o PT e acabou com o mito de Lula o clarividente intuitivo que não errava as escolhas políticas.

    As vezes eu penso como estaria a situação atual se lá atrás Lula tivesse optado por Marta Suplicy, Patrus Ananias ou outro expoente do partido para substituí-lo em 2010? Ou ter se candidatado mesmo agora em 2014 no lugar de Dilma como queria Marta, com Lula duvido se o PMDB cairia fora da coalização?

    1. Por que?
      Ela sofreu um Golpe de Estado e foi traída por sua base de apoio, que enfiou o Brasil no buraco

      FHC quebrou o país 4 vezes e Temer, cercou-se de bandidos, é fez um governo pior que o de FHC. Por que ambos são incompetentes. Por que não sabem governar.

      A conclusão óbvia: só o PT sabe governar direito.

      Fale muito Dilma!!!

  6. tarde demais

    Concordo com os comentários até aqui.  Se ela lesse o Nassif teria mudado o rumo em 20012, e nada desse caos teria prosseguido.

    E mais: foi o maior erro do Presidente Lula ter escolhido a Dilma pra sucedê-lo. Uma mulher honesta mas completamente sem noção para o cargo.

    1. Concordo com você; se ela

      Concordo com você; se ela lêsse o GGN talvez não tivesse dado com os burros n’água.

      E se ela lêsse o Conversa Afiada jamais teria nomeado o Zé da Justiça para ministro da justiça.

      Aliás, porque a mídia, que ataca todos os petistas, poupa o zé e o mercadante?

      Será que os considera insignificantes ou são aliados ocultos?

      Porque o zé só largou o osso após a condução coercitiva do lula, quando o governo dilma não tinha mais salvação?

  7. Pela milesima vez, neste

    Pela milesima vez, neste blog, defendo a presidente Dilma, a Geni, que certa “esquerda” e a direita escolheram para jogar pedras e culpar pelos males da humanidade.

    Podem jogar pedras sobre mim tambem que repetirei se tratar da pessoa mais seria, lutadora, competente e corajosa que passou pela politica brasileira.

    Para ganhar teve que enfrentar ate a dobradinha pastor e aecio em debates.

    Tem um comentarista que afirma abaixo que o Lula deveria ter escolhido a Marta em seu lugar para concorrer.

    Imaginem uma marta suplicy presidente do Brasil. So faltaria o supla como ministro da cultura.

    A presidente Dilma conseguiu chegar ao segundo mandato porque foi uma guerreira.

    O golpe contra ela não começou em seu governo, mas foi iniciado com o proprio mensalão. Sem aquela farsa juridica não haveria a tropa do eduardo cunha.

    A presidente Dilma caiu porque começou a tirar os bandidos da Petrobras.

    Caiu porque começou a colocar o pais em outra dimensão internacional, ajudando na formação dos Brics.

    Caiu porque lutou pelo pre sal e para que seu lucro ajudasse a resolver os problemas da saude e educação no pais.

    Caiu porque apoiou  o fortalecimento de nossas Forças Armadas, para a defesa de nossa soberania.

    Caiu porque enfrentou uma “primavera” promovida por poderosos interesses internacionais.

    Caiu porque certa “esquerda” cega, como vemos aqui, não a apoiou como deveria.

    1. Concordo em tudo
      Não troco Dilma por 100 Martas ou 50 Freixos.

      O povo brasileiro apoiou o Golpe e escolheu ser governado por ladrões aécios e tucanos.

      É triste, mas é vero.

      1. Dilma errou em que?

        Se o Brasil não tivesse coberto por uma quadrilha de verdadeiros OLIGARCAS associados a outra quadrilha de POLÍTICOS CORRUPTOS EM TODOS OS PARTIDOS, Dilma teria feito um governo correto e corrigido os problemas da economia.

        Dilma não aceitou ser amiga de ninguém, não aceitou acobertar Eduardo Cunha, não aceitou ser amiga de Odebrecht’s e outros, não aceitou propina nem agradinhos de ninguém, não tinha OLIGARCAS de estimação, estes foram os erros de Dilma?

        Não troco uma Dilma por 100 Martas, 1.000 Cunhas ou 50 Freixos e mais dezenas de outros que se não se apropriaram de nada fizeram vista grossa para os amigos.

        Daqui a 30 anos o que sobrará na História do Brasil deste período é praticamente um grande nome, Dilma Roussef a incorruptível.

  8. Geni

    Ahhh, vão se catar, esquerdomachos! Nenhum homem aguentaria 10% do que essa mulher sofreu injustamente. É verdade, foi traída pelos próprios “companheiros de partido”, que não suportaram ter de receber ordens de uma mulher e ajudaram a destruir nossa democracia achando que Lula votaria “por mágica” em 2018.

    Mais: se Dilma lesse o Nassif? Justamente a pessoa que, ao longo de 4 anos, achava sempre um jeitinho de criticá-lá, por mais absurdo que fosse? Nassif nunca se comportou como adversário de ideias, mas como inimigo.

  9. Parem de culpar a vítima!

    Se nossa classe política fosse séria e respeitasse as regras do jogo, não teria havido o golpe, e o país estaria em outro rumo com Dilma na presidência. Dilma errou sim, mas foi na escolha de Levi, mas foi a canalhice de muitos deputados e senadores que queriam salvar a própria pele e tirar uma lasca maior do orçamento que motivou esse golpe nefasto.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador