Dilma é honrada e não está envolvida em corrupção, diz FHC

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Da CartaCapital

Em entrevista à revista alemã de economia Capital, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso defendeu a presidente Dilma Rousseff, afirmando que ela não está envolvida no escândalo de corrupção na Petrobras.

“Não, não diretamente. Mas o partido dela, sim, claro. O tesoureiro está na cadeia”, afirma FHC em entrevista publicada – em alemão – na edição deste sábado 1 da revista. “Eu a considero uma pessoa honrada, e eu não tenho nenhuma consideração por ódio na política, também não pelo ódio dentro do meu partido, [ódio] que se volta agora contra o PT.”

FHC atribui ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a responsabilidade política pelo escândalo de corrupção na Petrobras. “Os escândalos começaram no governo dele”, argumenta. “Tudo começou bem antes, em 2004, com o Lula, com o escândalo do mensalão.”

Questionado se Lula estaria envolvido, FHC responde: “Não sei em que medida. Politicamente responsável ele é com certeza. Os escândalos começaram no governo dele”.

O ex-presidente, uma das principais lideranças do PSDB, afirma que era impossível que Lula não soubesse do mensalão. “Para colocá-lo atrás das grades, é necessário haver algo muito concreto. Talvez ele tenha que depor como testemunha. Isso já seria suficientemente desmoralizante”, comenta.

Mas FHC afirma que seria ir longe demais colocar Lula na cadeia: “Isso dividiria o país. Lula é um líder popular. Não se deve quebrar esse símbolo, mesmo que isso fosse vantajoso para o meu próprio partido. É necessário sempre ter em mente o futuro do país.”

Em outro ponto da entrevista, FHC elogia Lula. “Ele certamente tem muitos méritos e uma história pessoal emocionante. Um trabalhador humilde que conseguiu ser presidente da sétima maior economia do mundo.”

Mais adiante, FHC afirma que Lula era como um Cristo. “Eles fizeram dele um deus, mas ele apenas levou adiante a minha política.”

FHC diz ainda que há um lado bom na atual crise. “Os cidadãos veem: as instituições funcionam – Ministério Público, Polícia Federal, toda essa Operação Lava Jato.”

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

44 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Xiiii ! ele de novo!!!!

    Dilma realmente é honrada, mas FHC não. É um oportunista, sempre foi. Traidor, sempre foi e que não merece o adjetivo de qualidade que empenhou à presidenta da república. Ela é honrada, mas não porque ele disse.  

  2. Realmente as instituiões

    Realmente as instituiões estão funionando, bem ao contrário do que ocorria no desgoverno desse cara.

  3. FHC disse: 1- corrupção é
    FHC disse:
    1- corrupção é coisa da mocinha.
    2- @Rede45 não deve negociar com o governo.
    3- @dilmabr é honesta.
    Ele está decadente ou gagá?

    1. Decadente, gagá e com demência senil

      Só pode ser demência senil ou a usual falta de caráter. Um dos envolvidos na Lava Jato já afirmou com todas as letras que a corrupção na Petrobrás começou em 1997, embora possivelmente, possa ter se iniciado muitos anos antes. Vergonhoso comportamento de um ex presidente, com o agravante da idade super avançada.  

  4. Mesmo com esse discursinho


    Mesmo com esse discursinho enviesado e fdp, o FHC se mija nas calças, sabe o que aconteceria no Brasil caso eles ousassem prender o Lula.

  5. Avante Lula!

    Luna, não pára. Aciona FHC na justiça para que ele sustente e prove que o escandalo da Petrobrás começou no seu governo. Nos dê uma prova de que não vai mais deixar barato qualquer forma de calúnia, pois isso não é política, é picaretagem.

  6. A cara-de-pau, a vaidade e a

    A cara-de-pau, a vaidade e a desonestidade intelectual são marcas registradas de FHC. O plano real não foi concebido por FHC nem por equipe que ele tenha escolhido. Só FHC parece não saber isso. Ademais esse plano custou caríssimo ao País, que quebrou trêz vezes durante os oito anos em que FH presidiu o Brasil. Só FHC e seus lambe-botas e puxa-sacos dizem por aí que Lula deu continuidade, pura e simplesmente, à política dos tucanos. FH centra fogo em Lula porque o grande líder petista é que pode vir a ser o mais forte candidato à sucessão de Dilma Rousseff. Ele poupa Dilma porque ela não pode se candidatar a outro mandato e porque não interessa ao PSDB liderar um golpe contra a presidente, impedindo-a de cumprir o mandato para o qual foi reeleita. Como é que um líder de um partido que carrega social-democracia no nome pode apoiar um golpe de Estado ou a perseguição a um forte adversário político, como Lula? FH é frio e calculista com as palavras. O desprezo pelo Brasil é outra marca de FHC? Mesmo quando era presidente, em viagens oficiais ao exterior e falando a repórteres brasileiros, ele desprezava a língua portuguesa e preferia discursar no idioma do país visitado ou na língua do colonizador econômico desde fins do século XIX: inglês. Desta vez não foi diferente; ele falou em alemão. Essa falsa erudição do príncipe da privataria não convence os brasileiros bem informados e os que sabem quem é exatamente FH e quais os interesses defendidos por ele.

  7. O cara roda, roda, roda…..
    O cara roda, roda, roda….. e foi parar na Alemanha. Não demora vai discursar no Alasca pros esquimós: “aquele Lula não vale merda nenhuma”.
    Deus tenha piedade dessa alma em sofrimento!

  8. fhc elogia DILMA

    A inveja que fhc sente de LULA é algo digno de pena. Elogia LULA para arrematar dizendo que o mérito de LULA foi manter a política dele, fhc. O negócio desse doente é roubar, inclusive roubar a paternidade do filho que nunca foi dele.

  9. Mas esse cara dá entrevista

    Mas esse cara dá entrevista todo santo dia???

    Que porra é essa??

    Ele tem um personal-repórter do lado dele 24 horas por dia??

    O cara parece propaganda das Casaa Bahia. Toda hora a cara dele estampada na mídia e falando as mesmas bobagens de sempre.

    Que a mídia corporativa adore ele, a gente entende.. Ou tenta entender…

    Agora, os blogs progressistas também parecem adorar essa ciriatura inútil..

    Difícil.

  10. Estratégia

    Ele reconhece que Dilma é honrada apenas para poder bater no Lula com mais, digamos, “credibilidade”. A estratégia de tentar abater o próximo e mais forte adversário é por demais óbvia ! FHC “não prega prego sem estopa”, como dizia a minha avó.

  11. Cuidado

     

    Faço uma leitura nem tão entusiasmada do que FHC disse. Ele alivia para a Dilma, pra descarregar tudo no Lula, que seria o responsável pela corrupção na Petrobrás, já que ocorreu quando ele era presidente. Como se antes de Lula, nos 2 mandatos de FHC principalmente, não houvesse nada de errado com nossa petroleira, como se os esquemas tivessem sido invenção do Lula….

    E avança, dizendo nas entrelinhas que Lula só não deve ser preso porque ele é um líder popular e que prendê-lo poderia causar uma reação intensa nas ruas, que seria ruim para o Brasil – e pro PSDB, obviamente. O que subentende que, se não fosse por isso, ele deveria ir pra cadeia. E arremata com o surrado “Lula só continuou o que eu vinha propondo pro Brasil” – quer dizer, os méritos do upgrade do Brasil de 2005 pra cá, até 2013-14, seriam dele, FHC.

    Existe um bocado de veneno contra o Lula nestas palavras de FHC. Ele afaga a Dilma pra bater no Lula. Acrescenta  alguns elogios contidos para este, elogios que parecem mais um floreio de quem quer acusar, mas que o faz de modo disfarçado.

    A parte mais importante da entrevista não é o que ele diz sobre a Dilma, mas o que ele diz sobre o Lula. 

  12. A corrupção na Petrobrás

    A corrupção na Petrobrás começou no governo Lula, FHC? Como assim, se o dinheiro que Pedro Barusco surrupiou da Petrobrás de 1999 (durante seu reinado no Palácio do Planalto) a 2012 foi devolvido hoje (31/07/2015) à estatal?

    FHC, Como o governo Lula seguiu a sua política, se pegou um dívida pública com 75% do PIG e a troUxe para 36%? Se a dívida externa deixado por você foi totalmente paga? Se você não criou uma escola técnica sequer, e Lula criou 143? se você não criou nenhuma universidade, e Lula criou 47? Se no seu governo havia 60 milhões de miseráveis, e Lula tirou 40 milhões deles da vida miserável? Se o salário mínimo de seu governo só comprava 1/2 cesta básica, Lula o elevou para compra de 3? Se você praticou uma verdadeira PRIVATARIA do nosso patrimônio público, e o governo Lula não entregou nenhuma ao capital privado? Se em seu governo o Procurador Geral da República era o ENGAVETADOR GERAL DA REPÚBLICA, deixando a corrupção correr solta e a PF não investigava ninguém, e no governo Lula a PF apura tudo, até mesmo contra o governo?… Vou parar por aqui, pois com sua idade, FHC, você vai dormir lendo toda a diferença entre seu lastimável governo e os governos petistas. 

    FHC, você não acha que uma declaração dessa é muito cinismo para uma pessoa da sua idade? Vá descansar em paz, FHC, e deixe de falar bobagens.

     

    1. Corrupção

      Oneide, a corrupção de que acusam o PT sempre existiu, que são as propinas para vencer licitações; PSDB é igualmente corrupto; PMDB também, e muitos outros, nem mais nem menos do que o PT.

      A imprensa só usou isto como desculpa para acusar o PT, não porque queira o bem do país, mas por que o PT paga pouca verba publicitária. O interesse da imprensa de ventilar os casos de “corrupção” é financeiro em causa própria. Nada vai mudar, caso outro partido seja re eleito no lugar do PT, exceto que a imprensa irá esconder as notícias sobre propinas.

  13. “Questionado se Lula estaria

    “Questionado se Lula estaria envolvido, FHC responde: “Não sei em que medida. Politicamente responsável ele é com certeza. Os escândalos começaram no governo dele”.”

    Não é o que afirmam os delatores da lava jato.

    Como sempre um velho rastaquera, invejoso e ordinário. Agora andará pelo mundo tentando descontruir a maior liderança que este país já teve.

    Sim, porque palestras para falar mal do brasil já faz  a tempos.

    Os fogos de artifício estão aguardando ansiosamente.

  14. tão cheio de si mesmo…

    só porque a grande mídia optou por esconder eternamente as merdas que ele fez

    nada é tão vazio como FHC a colocar defeito nos outros

    além do mais, elogio de quem só quer mostrar a sua capacidade de julgamento não vale nada

    1. capacidade que nunca teve, diga-se de passagem…

      mas tenta fazer brilhar com este tipo de entrevista tabelada

      brilhante que o diga

      como é fácil fazer qualquer entreguista brilhar

  15. LORD GAGÁ

    É!!!…  LORD GAGÁ perde a memória mas não perde o OLFATO!!! 

    E agora????  Com que moral o seu partido irá  pra ruas pedir o impeachment de uma presidente HONESTA e HONRADA???

    “Ele apenas levou adiante a minha política”

    Como assim, qual delas???

    A da PRIVATIZAÇÕES ????

    Tudo isso porque ele já está sentindo o cheiro de QUEIMADO bem próximo.

     

  16. A cara de pau não tem

    A cara de pau não tem limites…

    O mais impressionante é que não aparece nenhum “cavalheiro” do PT, unzinho sequer pra chamar as coisas pelo nome. São diariamente esculachados numa campanha feroz para serem sacrificados como bodes expiatórios e ficam dando uma de sapo na panela.

    O que FH disse com todas as letras foi o ressumo da campanha movida primeiramente para “sangrar” o PT e o Lula – e ainda assim não ganharam eleições – e, depois, “esquecer o povão” e “bater o bumbo pra classe média”.

    Tudo isso está documentado; foi publicado pela imprensa aliada. A campanha seguiu um roteiro até simplório, repetitivo, cansativo e enfadonho.

    Quem conhece alguém que trabalhou com pesquisa de opinião ou publicidade sabe que todos, todos receberam propostas pra identificar o “anti-lula”. A oposição e a imprensa usaram os 12 anos anos na oposição pra isso e somente isso. Gastaram tempo e dinheiro pra isso e somente isso. Se desesperaram, é certo, mas o resultado está aí. Por isso é que digo que já passaram do ponto de retorno. Não vão parar justamente no momento em que acham que estão prestes a triunfarem…

    Só os “cavalheiros” do PT não sentiram a água fervendo.

  17. O troféu Óleo de Peroba não

    O troféu Óleo de Peroba não tem concorrentes, é do FHC e não tem pra ninguém.

    Esse senhor desperta os instintos mais primitivos de qualquer cidadão informado e prezador da vergonha na cara e da dignidade do ser humano.

    Os canalhas também envelhecem, já disse alguém.

    Acrescento:  e morrem.

  18. GGn bem que podia entrevistar pessoal daquela época…

    época de desespero total dos trabalhadores

    a começar pela Eletrobras, pesquisadores, engenheiros, sindicalistas e eletricitários em geral

    dou minha cara a tapas se algum dos entrevistados não confirmar que o que aconteceu com FHC foi algo muito parecido com o que a lava jato fez com a Petrobras

    1. vcs tão marcando bobeira…

      quem hoje é tentativa de referência forçada sempre dominou, ou inspirou, toda esta tropa de entreguistas

      até os terroristas de plantão

  19. Pobre do FHC

    Não saber envelhecer é uma tristeza mesmo ! Dígno de muita, mais muita mesmo, piedade. Ele não sabe mais o que diz. Como é mt chique para morar em Miami, fique em Paris, onde tem um senhor apartamento, comprado após seus governos. Antes só tinha um automóvel LADA, conforme foi dito pelo Itamar Franco, quando ambos eram colegas de senado.

    1. Aqui … Lenita, esse senhorzinho teve um pé na cozinha?

      Comeu a buchada de bode?

      Ah, porque eu já esqueci tudo que ele escreveu, a seu pedido.

      Depois me tornei vagabunda porque me aposentei.

       

      Ah, voltou das férias na Europa?

      Ah, o amore veio com ele?

      Ah, estão lá no Shopping Cidade Jardim passeando de mãos dadas.

      Então deixa, vai.

       

      Vou voltar ao bordão:

      “CALA BOCA, MAGDO ! “

  20. Nem Freud…

    Nem Freud explica a fixação do Fernando Ególatra Cardoso por Lula. Só a infinita inveja, a cara-de-pau infame, o Viagra das bajulações e dos prêmios-propina periodicamente dados a FHC pelos abutres de fora…

  21. Fhc se diz Deus?

    Trecho da fala dele:

     – Mais adiante, FHC afirma que Lula era como um Cristo. “Eles fizeram dele um deus, mas ele apenas levou adiante a minha política.”

  22. O problema com FHC é que o

    O problema com FHC é que o que ele declara em público costuma não guardar relação com o que faz nos bastidores. Aqui parece estar mirando em cheio no Lula, pensando em 2018.

  23. Brasil, mostra a sua cara…?!

    Taí para ser glorificado, é o que irá acontecer. Alías, nunca deixou de sê-lo. Também, com uma sociedade sem cultura política, além, de uma mídia vagabunda, fazer o quê…?; mas que a maioria, se não todos? os ex-presidentes latinos americanos do período neo-liberal, tiveram que se haver com a justiça de seus respectivos países, lá isso tiveram. Já é história, isso é fato! Contra eles, apesar de muitos malas que frequenta esse espaço, bem como alhures, discorde, não há argumentos.

     

  24. Essa história só vai se acabar de uma forma

    Quando FHC e Lula disputarem a presidência em 2018. Quem ganhar, deixará claro de que lado o povo está.

    Será como nos tempos imemoriais: os melhores guerreiros de cada exército lutavam entre si. Aquele que vencesse, definia a vitória do seu exército sobre o outro. Muitas vidas eram poupadas, apesar do inconveniente lógico, no caso, de que a vitória de um guerreiro sobre o outro não significar que o resultado da batalha entre os dois exércitos seria o mesmo. Talvez por isso essa situação foi descartada com o tempo.

    No caso de Lula e FHC, não existe este inconveniente. Uma batalha campal é diferente de uma eleição. Aqui, temos preferência política e eleitoral. Uma vitória de um sobre o outro significaria sim quem goza de maior prestígio entre os eleitores. Depois de tantos anos, seria o tira-teima, a revanche de Lula, aguardada desde o anos 90. Lula perdeu duas eleições, 1994 e 1998, para FHC. Mas as coisas eram desproporcionais, pois FHC havia sido ministro da fazenda, capitalizando politicamente em cima do Plano Real, e depois vinha de uma tentativa de reeleição. Agora, depois que Lula foi presidente por dois mandatos, as coisas ficaram mais iguais.

    A eleição presidencial de 2018 seria uma ótima oportunidade para tirar essa história a limpo e ver quem realmente goza da preferência majoritária dos brasileiros, se Lula ou FHC. Seria uma forma de avaliar qual dos dois foi o melhor presidente para o país e merece um novo mandato.

  25. FHC não é confiável nem para

    FHC não é confiável nem para dizer bem de Dilma agora, muito menos para falar dela depois que Sérgio Moro produzir o que dele se espera: fatos (ou versões) que juridicamente embasem o impeachment.

    FHC busca se qualificar agora como voz coerente e racional para mais tarde se valer desse trunfo. 

  26. Dilma é honrada MESMO. Não é seu caso FHC.

    FHC, quanta cara de pau, a cada dia percebo com qum Pinálckimin aprendeu a mentir tanto. Gostaria apenas que FHC explicasse dois episódios de seu desgoverno: A privatização da Vale do Rio Doce e a compra dos deputados para aprovarem a emenda da reeleição presidencial. EXPLIQUE E TALVES POSSO COMEÇAR A CONSIDERAR algo que o senhor pensa, fale e escreva. “FHC CARA DE PAU”, sem conteúdo. 

  27. Preocupante

    Se FHC já começou a eleogiar Dilma, é preocupante. É sinal de que ambos se encontraram em caráter e em nível.

    FHC costuma elogiar todo mundo que está destruindo este país, por isto o elogio a Dilma. A “honra” dos dois se assemelha.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador