Dilma diz que investigação na Petrobras deveria ter começado nos anos 90

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – De volta aos holofotes da mídia, a presidenta Dilma Rousseff (PT) disse nesta sexta-feira (20) que a corrupção na Petrobras só está em apuração porque o atual governo não impede ou interfere em processos de investigação. Ela criticou a impunidade na gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, já que há indícios, na Operação Lava Jato, de que os esquemas ilícitos aconteciam, ao menos, desde 1997. Mas nada foi feito. 

“Se em 1996, 1997 tivessem investigado e tivessem, naquele momento, punido, não teríamos o caso desse funcionário da Petrobras que ficou 20 anos praticando atos de corrupção. A impunidade – e isso, disse durante toda a minha campanha – leva a água para o moinho da corrupção. Acho que hoje um passo doi dado no Brasil. E isso temos olhar e valorizar. Hoje não tem engavetador-geral da República, não tem controle sobre a Polícia Federal, nós não nomeamos políticos para os cargos da Polícia Federal”, disparou.

“Isso significa que está havendo no Brasil um processo de investigação como nunca foi feito antes. Não que antes não existia [corrupção], mas não havia sido investigado, descoberto. Quando você investiga e descobre, a raíz das questões surge e você impede que aquilo se repita e seja continuado.”

Após a cerimônia de entrega de credenciais de novos embaixadores no Brasil, Dilma garantiu que as empresas envolvidas na Lava Jato serão punidas “dentro da legalidade”. “As empresas, os donos das empresas ou os acionistas das empresas serão investigados. A empresa não é um ente desvinculado de seus acionistas”, garantiu. “Agora, o governo fará tudo dentro da legalidade. Iremos tratar as empresas considerando que é necessário criar emprego e gerar renda no Brasil. Isso não significa de maneira alguma ser conivente, apoiar ou impedir qualquer investigação ou qualquer punição a quem quer que seja, doa a quem doer”, emendou.

A presidente voltou a dizer que é preciso separar a imagem da Petrobras da dos funcionários que estão sendo investigados. “Não vou tratar a Petrobras como a Petrobras tendo praticado malfeitos, quem praticou malfeitos foram funcionários da Petrobras, que vão ter que pagar por isso. Quem praticou malfeitos, quem participou de atos de corrupção vai ter que responder por eles. Essa é a regra no Brasil.”

Indonésia

Dilma recebeu as credenciais dos embaixadores de cinco países: Edwin Emílio Vergada Cárdenas (Panamá), Maria Lourdes Urbaneja Durant (Venezuela), Diana Marcela Vanegas Hernández (El Salvador), Amadou Habibou Ndiaye (Senegal) e Nikolaos Tsamados (Grécia). A credencial da Indonésia foi adiada, segundo a presidente.

Economia

Durante a entrevista, Dilma disse que nunca escondeu que seu compromisso com a correção do imposto de renda girava em torno de 4,5%. Segundo ela, é o que cabe no orçamento público. Ela também negou com veemência os boatos de que haverá flexibilização das leis trabalhistas. Acabar com “13º salário, férias, aviso prévio” não está no horizonte da presidente.

 

40 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Está corretíssima, o PSDB é pior do que o capeta,

    mas que tal ela começar a governar e apurar o que contece desde que ela está na Presidência da República (para não dizer do Conselho)? Olha, vocês governistas aqui do blog eu respeito, porque tem que ser totalmente crente, apaixonado e fanático para ainda defender esse governo totalmente patético. Mais um ano desse jeito e é o próprio Lula quem vai implorar pelo impeachment.

    PS: já começo a discutir com quem chama o Nassif de chapa branca, o nível ridículo da maioria dos posts nesse blog só pode ser pensando para constranger ainda mais o governo e quem o defende, já acho que o maior tucano de todos é o Nassif…

    1. Só te lembrando que conforme

      Só te lembrando que conforme noticiado ontem  a apuração do trensalão está parado a mais de um ano em São Paulo, estado governado por um papa hóstia (estou usando essa imagem para contrapor a sua citação do capeta) do Psdb.   Lembra do procurador De Grandis de São Paulo que esqueceu uma correspondência da Suiça durante 3 anos “numa pasta errada” para não incriminar os tucanos do trensalão? E a questão da Sabesp, quem vai apurar?

      A Lava Jato esta andando. Certo que por caminhos tortuosos porque é conduzida pela República do Paraná, república esta que foi inspirada no “estadista” Álvaro Dias e no “brasileiro exemplar” (embora traficante de dinheiro) Alberto Youssef.

      E se o seu PS  foi para chamar nas entrelinhas o Nassif de chapa branca te convido a frequentar o blog do chapa preta  Fernando Rogrigues.

    2. Para os crentes mais fanáticos o mundo não começou à 6000 anos

      Foi à 12

      “mas que tal ela começar a governar e apurar o que contece desde que ela está na Presidência da República (para não dizer do Conselho)?

       

      você estava em coma até agora ? ela tirou o bandido (colocado antes do big bang), ela investigou,  mandou pra justiça, tem gente presa,  ACOOORDA FÍ, toma um café, lava o rosto, bota os óculos e o aparelho de surdez pra prestar atenção nas coisas e deixar de papagaiar o pastor willian bonner.

      realmente depois desses paraquedistas que chegaram aqui junto contigo o blog fica mesmo uma comédia, vcs vão sentar aí e ver a presidenta terminar o mandato igual como  fizeram quando começaram com esse mesmo teatrinho babaca no primeiro mandato do Lula.

  2. Dilma Rousseff acerta na

    Dilma Rousseff acerta na afirmação, mas erra sobre o caráter do governante dos anos 1990. FHC não estava interessado em combater a corrupção quando a turminha* dele a praticava largamente com uma ajudinha do “engavetador geral da república”.

     

    *turminha = eufemismo para quadrilha ou bando de tucanos corruptos.  

      1. Todo bandido adora rebaixar
        Todo bandido adora rebaixar seus adversários ao seu próprio nível. Este parece ser o seu caso, pois você ataca o partido que possibilitou a investigação equiparando-o ao partido que criou as condições para a corrupção e dela tirou proveito.

  3. Depois de 12 anos de PT,

    Depois de 12 anos de PT, atropelada por uma investigação que não começou com o governo e que envolve pessoas que foram alçadas ao poder pelo partido para lotear a Petrobrás, a mulher tem a cara de pau de dizer que a culpa é do governo anterior!

    Só sai da caverna para se defender de maneira tão estúpida quem não tem defesa nenhuma.

    Assuma que o modelo predatório do Estado, patrocinado pelo PT, precisa ser mudado e se faça estadista.

    Vai andar, Dilma!

     

     

     

     

    1. O modelo predatório do estado

      O modelo predatório do estado não é patrocinado pelo PT. É patrocinado pelo atual sistema político. O projeto de reforma  proposto por Dilma e o PT prioriza um novo modelo de representação política para que os próximos governos não tenham que submeter o Estado ao Congresso para manter a normalidade democrática.

      Como o PT está sendo abatido a tiros pela imprensa e você parece apoiar a tese, lamento te informar que qualquer partido que assumir o poder sem reforma política ou com a reforma de Cunha, terá que se submeter “ao modelo predatório do Estado”.

      A diferença entre o PT e o Psdb + frente ampla que não quer reforma política é que o Psdb esteve no poder e não tentou mudar o sistema. O PT, mesmo enfraquecido, está tentando e vai se juntar à OAB, CNBB e movimentos populares para tentar mudar o país.

  4. Matou a cobra e mostrou o paú

    IMPITIMAM É MEUZOVO!!! O povo apoia  e confia na presidenta Dilma, de uns dias pra cá, já é notório nas ruas que o povo já está relacionando os aumentos a oposição, com a figura do Aécio Neves, é unanime o orgulho a Petrobras e ao presidente Lula; Aqui os Americanos vão se ferar, e se continuar, seus representantes teram que mudar pra Miame antes do tempo, isso se não forem presos antes.

  5. cara  de pau  é sua

    cara  de pau  é sua  ignorancia  meu  caro,  va   estudar mais  o assunto e  o senhor  vai ver  que   ha pelo  menos  24  anos  ha  corrupçoes na  Petrobras,   Para  satisfazer a sua  ignorancia   foi  FHC  quem quebrou o monopolio da petrobras   e vendeu as  açoes  em NY.  FHC  tambem responde  pelo  afundamento da  P-36  que  ate  hoje  esta engavetado no supremo.  Ja   no escando  Suiwsalao   ja  se  tem   a informaçao que   durante o  governo de  FHC, foi o periodo  que  mais  se a briu contas   no  HSBC  suisso,  justamente epoca  das privatizaçoes.  onde ele  e  Serra   acabaram com  o patrimonio publico como  Vale  do  Rio Doce   empresas de  eletricidades, telefonia,  saúde  e outros. o  PROPRIO  Barusco  disse em depoimento que  ele  ja roubava  desde os tempos de  FHC.  entao nao é justo  se invesrtigar  a  operaçao lava jato  sem    procurar  saber  o seu inicio, So  assim se pode chegar  a  verdadeiros  culpados  e puni-los. agora o que o senhor quer  é  que  o PSDB  DEMO  PPS, PP  PMDB  saiam ilesos   do escandalo e que o PT  e governo assuma   toda  a culpa.  ai  o senhor  vai ficar  fgeliz.  porque  deve  ter sido isso que o senhor  ensinou a  seus  filhos  se  é que os  tem  dEVE TER  SIDO ASSIM,:  MEUS   FILHOS  ROUBEM  MAIS  ROUBEM SEM DEIXAR  VESTIGIOS  e  se puder  jogar a culpa em alguem  faça sem pestanejar.  

    Provavelmente  elementos como o senhor   sao dignos  de  torcerem pelo  PSDB   FHC   SERRA   ALVARO DIAS   AECIO  NEVES.  etc ., etec. etec.  porque  quer queira ou nao  o senhor tambem é  corrupto.

    1. Você ouviu também o Barusco

      Você ouviu também o Barusco dizer que o esquema de desvio da dinheiro da Petrobrás começou em 1994? Se não, deveria ouvir. Porque temos dois ouvidos justamente pra ouvir o que nos falam pela direita e pela esquerda.

      Com relação a este post, os trolls parecem ter recebido a mesma orientação da diretora de jornalismo da Globo: “não deixem chegar no FHC”.

       

      1. Barusco

        Vera Lucia, você acredita em Barusco quando ele diz que começou em 1997? Eu também. Você acredita em Barusco quando ele diz Vaccari levou R$ 200 milhões? Ou você não acredita nele quando a coisa é ruim pro PT?

    2. E tem também o caso do Paulo

      E tem também o caso do Paulo Francis. Sr. Gaion, o senhor é mal informado ou é contra a corrupção só no PT? Se for troll, aqui nesse blog está perdendo tempo. Não vai cooptar ninguém. 

    1. O que????? Que compromisso a

      O que????? Que compromisso a presidenta tinha com o Requião, Garotinho, Ciro? Ela tem compromisso com quem votou nela.

  6. Para os crentes mais fanáticos o mundo não começou à 6000 anos

    Foi à 12

    “mas que tal ela começar a governar e apurar o que contece desde que ela está na Presidência da República (para não dizer do Conselho)?

     

    você estava em coma até agora ? ela tirou o bandido (colocado antes do big bang), ela investigou com ?  mandou pra justiça, tem gente presa  ACOOORDA FÍ, toma um café, lava o rosto, bota os óculos e o aparelho de surdez pra prestar atenção nas coisas e deixar de papagaiar o pastor willian bonner.

    realmente depois desses paraquedistas que chegaram aqui junto contigo o blog fica mesmo uma comédia, vcs vão sentar aí e ver a presidenta terminar o mandato igual como  fizeram quando começaram com esse mesmo teatrinho babaca no primeiro mandato do Lula.

  7. Existem duas questões. Uma é

    Existem duas questões. Uma é  a questão de acertos nas licitações. Os ingênuos podem não acreditar mas licitações em sua grande maioria sao acertadas, nos entes públicos e nas estatais, municípios,  estados e união. Todo dia saem notícias de fraudes e esquemas em licitações, então não é surpresa isso ocorrer na estatal. 

    a lei 8666 engessou o processo para impedir fraudes e deixar o sistema de compras público mais transparente, porém ele torna uma estatal, lenta por natureza, paralisada, porque um processo licitatorio de uma obra de engenharia leva algo em torno de 90 a 100 dias para ser concretizado entre a publicação do edital e a homologação do vencedor. O decreto presidencial que permite a estatal utilizar o sistema de carta convite (que na lei 8666 é o modelo mais simples, não pode ser utilizado para obras de engenharia e tem limite máximo de valor que não chega a 200.000,00 reais), foi para dar agilidade a estatal.  Aí é óbvio que uma empresa que acerta com diretor resultado de licitação vai se organizar pra ser convidado para dar preço para executar obras.

    Até aí,  temos um crime, o acerto com gerente ou diretor e um segundo crime que é a fraude do processo licitatorio que ocorreu quando elas se organizaram para repartir as obras entre si, tornando a concorrência falsa.

    Até aqui, a presidente se referiu a isso é lançou acusação no governo fhc, se ele tivesse investigado…ocorre que o discurso não prospera porque a estatal assim como até poucos dias atrás possuía um sistema e prof finais para verificar a idoneidade das operações. O tcu verifica as obras e custos da estatal. E a atual invéstigacao não é mérito do atual governo, porque a investigação da lava jato não visava a petrobras mas postos de gasolina que lavavam dinheiro de doleiro.  Chegou no doleiro que chegou no diretor da Petrobras que chegou no esquema das empresas. E a presidente, se ela realmente fala sério,  deveria responder então,  porque nós dois governos Lula que sucederam o governo fhc, não investigou, e ela era a ministra de Minas e energia e como a mãe do PAC tinha os dados da obras na tela do computador. Porque não investigou as empreiteiras durante seu primeiro governo quando uma empreiteira e seu método veio a tona,  no caso, a delta? 

    Essa questão precisa ser resolvida com ajuste de conduta das empresas, auditoria na contabilidade, devolução do dinheiro roubado, prisão dos corruptores e corruptos. Ao mesmo tempo será preciso preservar a estatal e seu patrimônio.

    a segunda questão,  é não dá pra aceitar só a parte dos depoimentos que interessam, é o uso do esquema para abastecer de dinheiro políticos e partidos. 

    E nesse caso, cada governo que é empossado divide cargos de estatais para os partidos da coalisao justamente para angariar dinheiro em proveito próprio e para os partidos. Vimos isso no caso da delta/ccachoeira/demostenes. Vimos isso nos correios, caso que fez Roberto Jefferson falar sobre o mensalao. Vimos isso naquele esquema de ambulâncias.

    E nesse caso os partidos envolvidos até agora ao pp, pmdb e pt.

    Por fim não dá pra deixar de lado a parte do depoimento que diz que o clube de empresas ganhou efetividade em 2003, quando o governo era Lula e os diretores foram indicados pelos partidos da base aliada.

     

    1. Meteu os pés pelas mãos

        Como não investigou, acabou decitar o caso da delta,

      ” é não dá pra aceitar só a parte dos depoimentos que interessam,”

      é você quem diz, o denunciante diz que veio de FHC, não foi dilma que lançou a acusação, o que deve ocorrer é investigação séria pra ver onde está a verdade. e afinal porque o governo petista demitiria o cidadão que operou o esquema se realmente quisesse ter benefício com ele ? não faz sentido a não ser na cabeça de gente muito confusa.       Também não faz diferença como começou a investigação ou seria necessário que ela adivinhasse que tinha algo errado com a petrobrás ou denuncia antes da lava jato. o Youssev já foi pego lá no começo do mandato de Lula portanto só com o PT as investigações começaram a andar, o Moro livrou a cara dele na ocasião como vai livrar agora de novo, sempre para no judiciário que só engana otário, como ocorreu no caso demóstenes cachoeira que eram tão bravinhos contra o PT quanto vc.

      http://tijolaco.com.br/blog/?p=22562

      1. A pessoa quando pensa como

        A pessoa quando pensa como militante, o que é um paradoxo, repete mantra partidário sem se aperceber que os argumentos que usa vão contra a própria lógica.

        Vejamos: 

        O denunciante diz que recebeu propina desde 97 e citou a empresa que recebia. o clube passou a ter efetividade a partir de 2003. EU NÃO ESCREVI QUE NÃO SE DEVE INVESTIGAR, ATÉ PORQUE O SUJEITO É RÉU CONFESSO, MAS ESCREVI QUE EXISTEM DUAS QUESTÕES,  UMA SEMPRE EXISTIU E OUTRA FOI TRANSFORMAR O ESQUEMA INSTITUCIONAL POR PARTE DOS PARTIDOS,  AFINAL, SE VOCÊ BOTA FÉ E EU TAMBÉM FAÇO QUE É VERDADE QUE ELE É CORRUPTO DESDE 1997, TAMBÉM É VERDADE QUE PARTIDOS PEGAVAM DINHEIRO COISÁ QUE ELE NÃO DISSE QUE OCORRIA ANTES DE 2003.

        Os funcionários não foram demitidos, saíram com elogios e salamaleques. Ele renunciou ao cargo e os representantes do governo no conselho registraram na ata que informa a renúncia ao cargo de diretor, extensos elogios. Como se deu internamente, ninguém sabe, o sujeito com as burras cheias, o clube com disputa interna, vai saber, mas os documentos oficiais da estatal não comprovam esse factoide de que o governo de Dilma agiu até porque a enuncia ocorreu em 2012 e a investigação estourou em 2014.

        E  por questão de lógica,  meu amigo, os partidos, porque não foi somente o pt, tiveram benefícios e isso vem desde 2003, portantô 10 anos. Você usa o verbo em um tempo que indicaria desejo futuro sem no entanto se concretizar.

        Não ofenda a inteligência dos demais. O governo não investiga nada. Quem o faz é a polícia federal, as polícias civis estaduais e o ministério público.  São órgãos de estado e não de governo.

        Não fale besteiras sobre investigações.  Ela começou com uma operação da pf em cima das cc5 em 2001. Ele foi empossado em 2003. Com as investigações em 2001 a 2003 chegou se na prisão do doleiro que assinou o primeiro acordo de delação premiada no Brasil em dezembro de 2003. O governo Lula empossado em janeiro segurou as cpis. Isso amigo, é  história.  O mensalao começou não com investigações da pf mas com a cpi dos correios. 

        O juiz não aliviou nada. ele julgou o doleiro pelo caso banestado julgando que ele descumpriu a delação premiada com sua atuação levantada pelo lava jato. 

         você tem todo o direito de apesar de tudo, ser defensor do PT ou do governo.  Apenas pesquise antes de escrever.

         

         

  8. Boa !!!
    É assim que se

    Boa !!!

    É assim que se faz.

    Parte para dentro desses cabras que nós seguramos o tranco aqui na base.

    Eles são um bando de frouxo de rabo preso.

    Não deixe pedra sobre pedra, bateu levou !!!!

  9. Ficar dando entrevistinha….

    Que vai sair no JN editada, não adianta

     

    Corte toda a verba de publicidade no PIG e gaste comprando 10 minutos semanais 

    e chame o povo pra Rua.

     

     

  10.   PARABÉNS!!!
      Defesa

      PARABÉNS!!!

      Defesa tímida, Dilma, mas é um começo. Ao menos quero crer que é mero começo, que sua fala não se esgota em si mesma.

      Eu sempre disse: quando um não quer, dois brigam do mesmo jeito, mas o um apanha.

  11. Liminar ….

    Nassif, a Lei que foi alterada para permitir a contratação pela Petrobras sem Licitação foi em fase Liminar referenda por Gilmar Mendes o mérito ainda não foi julgado é só pedir para Gilmar Mendes por em pauta e a Turma ou Plenário do STF referendar de vez ou rejeiar, se rejeitar a Liminar volta o que era antes, na Petrobras só com Licitação.

  12. Patético!

    As falas de Dilma são de uma infelicidade atroz. Esta frase é uma pérola da incompetência comunicacional:

    “Se em 1996, 1997 tivessem investigado e tivessem, naquele momento, punido, não teríamos o caso desse funcionário da Petrobras que ficou 20 anos praticando atos de corrupção.”

    Essa tentativa patética de jogar a culpa em cima dos tucanos, que culpas têm e até piores que essa, acaba, para quem consegue somar 1 + 1 e achar 2, torpedeando também o governo Lula e o dela. Senão, vejamos.

    1. A operação Lava Jato foi iniciada em março de 2014, isto é no último ano do 1º gov. Dilma, e não tinha nada a ver com Petrobrás, mas com postos de gasolina. Só depois apareceram as ligações com figurões da Petrobrás.

    2. Lula tomou posse em 2003, Dilma em 2011. Logo, se em 2003, 2004 Lula tivesse investigado e tivesse, naquele momento, punido, não teríamos o caso desse funcionário da Petrobras que ficou 7, 8 anos praticando atos de corrupção.” Ou, se ela tivesse feito isso em 2011, 2012, ele não os teria praticado por 14, 15 anos.

    Sem contar que não foi o governo dela, por iniciativa do ilustre Min. da Justiça a quem é subordinada a PF, mas a própria, somada a um justiceiro do Paraná e o MPF de lá.

    Reclamo desde o início do primeiro mandato da falta de comunicação de Dilma. Tem horas que acho melhor ela não se comunicar mesmo, porque volta e meias saem desastres assim.

    1. Tão bebendo demais, quem acabou com o esquema ?

      Investigações de Lula pegaram o Youseff, em 2004 Moro teu patético justiceiro livrou a cara dele e vai livrar de novo e a culpa é de quem de ? de Lula,  de Dilma ?

      com o PT o executivo cumpria sua oparte pra pegar os esquemas

      que diferença faz como se puxou o fio da meada afinal ela tinha que advinhar que tinha essa máfia na petrobrás ? esses caras sempre estão metidos nas mais diversas tramoias

      vocês não acham Dilma patética coisa nenhuma acham que ela tem super poderes, é vidente, tem visão raio X, telepata, e sei mas lá o quê

    2. Dilma foi perfeita. Se o

      Dilma foi perfeita. Se o governo FHCn tivesse acabado com tudo quanto era corrupto nenhum que nascera depoois que o petismo chegou ao poder poderia hoje ter cargo de ser corrupto

  13. Qual o número do processo no STF

    Em que GIlmar Mendes relatou e Liminarmente referendou a Lei que permitiu a Petrobras no Governo FHC a contratar sem Licitação. Parace que o mérito, ainda, não foi julgado. É o caso de indagar ao Ministro quando o Mérito deverá ser julgado.

  14. concordo com a presidente

    Condordo com a presidente. E não acho que ela quis incluir o governo do Lula. Veja na época do governo FHC tudo era engavetado na cabeça de quem passaria que a Petrobrás estava sendo roubada, depois que o PT virou governo à oposição sempre apontou o dedo para PT, e por quê? Porque na cabeça deles já havia alguma coisa armada. Ai veio o Mensalão essa foi à primeira armação feita com ajuda do Joaquim Barbosa,agora a Petrobrás, mas só que os Al capones tucanos não contavam com a língua solta do Barusco e nem com a lista dos envolvidos do HSBC e que também estaria envolvido com eles.Agora só resta saber se essa parte não será engavetada.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador