Dilma Pena se nega a esclarecer áudio sobre erro da Sabesp ao Ministério Público

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Reportagem do Estadão mostra que o Ministério Público do Estado de São Paulo não conseguiu de Dilma Pena, presidente da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado), uma explicação sobre um áudio publicado pela imprensa, no qual a dirigente afirma que foi um “erro” a companhia não ter aparecido mais na mídia para explicar a crise de abastecimento de água que vive a Região Metropolitana de São Paulo.  

Presidente da Sabesp diz não saber se medidas contra seca ‘serão suficientes’

Do Estadão

Em depoimento prestado na tarde desta sexta-feira, 7, ao Ministério Público Estadual (MPE), a presidente da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), Dilma Pena, declarou que “não tem como afirmar se as medidas (adotadas diante da seca) serão suficientes para evitar problemas no abastecimento de água caso o regime de chuvas persista da maneira anômala atualmente vivida”.

A resposta foi dada ao promotor de Justiça Otávio Ferreira Garcia, que conduz um inquérito apurando as ações da Sabesp diante da crise hídrica, quando ele quis saber se as medidas adotadas pela empresa têm um plano de ações para garantir o abastecimento em 2015 diante do cenário de poucas chuvas.

As medidas a que ela se referia são o programa de bônus para quem economiza água, a redução da captação do Sistema Cantareira e outras obras.

Dilma Pena se negou a dar explicações diretas ao promotor sobre o vazamento de uma gravação em que ela diz, durante uma reunião de diretoria, que era “um erro” a falta de comunicação da empresa para com a sociedade diante da crise. Na ocasião, ela afirmou que a empresa não tinha uma presença maciça na mídia por “ordem superior”. No lugar disso, ela apresentou uma nota escrita.

O documento é cópia de uma carta apresentada nesta sexta à Câmara Municipal de São Paulo, que também havia questionado a presidente da Sabesp por meio da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga os contratos da empresa com a Prefeitura.

No texto, Dilma Pena argumenta que era vontade dos funcionários estarem na mídia, mas ela os lembrou que a comunicação da Sabesp deve obedecer orientação da diretoria da empresa.

“Naquele momento, entendi o justo anseio de os funcionários estarem diretamente na mídia, mas tive oportunidade de relembrá-los de que a comunicação institucional da empresa obedece a diretriz superior constituída pela Diretoria Colegiada, sempre no sentido de preservar a unicidade da administração”, disse.

Em nenhum momento, ela explica a avaliação sobre o “erro” a que ela se referia na gravação. “Hoje vejo patente o acerto da orientação, de vez que a estratégia de comunicação da empresa atingiu plenamente sua finalidade”, afirma, para passar a tratar da economia de água feita pela população mediante o pagamento de bônus por parte do governo. “Houve adesão de 50% da população”, sendo que “80% dos consumidores economizaram água”. Ela apresentou também números sobre a estratégia de comunicação da empresa.
 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Realmente…

    Dilma Pena tem toda a razão quando diz que “… a estratégia de comunicação da empresa atingiu plenamente sua finalidade,” afinal de contas, o Janotinha foi ou não foi reeleito?

    Cadê o MP? Existe? Ou só serve para ir atrás de petistas?

     

  2. E precisa de explixação de

    E precisa de explixação de onde vieram as “ordens superiores”? Talvez para a população que ainda está fora da blogosfera e escuta rádios como CNB, Jovem Pan, etc.

  3. “As medidas a que ela se

    “As medidas a que ela se referia são o programa de bônus para quem economiza água, a redução da captação do Sistema Cantareira e outras obras.”

    Então programa de bonus e redução de captação viraram “obras” agora? Será que Alckmin fez festa de inauguração, como fez com o volume morto?

  4. Mas como uma Pena poderia contestar uma governo fascista?

     

    Em vídeo, Alckmin diz que não faltará água em SP. Diante de afirmação tão peremptória, divulgada aos quatro cantos do planeta pela mídia paulista, que saída existiria para uma Pena ao sabor de uma furacão?

    Veja com que segurança o Alckmin engana as pessoas assistindo o vídeo cujo o link se encontra abaixo.

    O vídeo é com o Alckmin dizendo que não vai faltar água em São Paulo. O título do vídeo é “Corra, Alckmin, que a casa vai cair”

    Engraçadíssimo: http://www.youtube.com/watch?v=ZKXQz1j2P2gVamos arquivá-lo para 2018.

    Devemos arquivá-lo para 2018.

     

    Select ratingRuimBomMuito bomÓtimo ExcelenteRuimBomMuito bomÓtimoExcelente

     

  5. Estelionato eleitoral

    O governador de São Paulo, para se reeleger praticou estelionato eleitoral, escondendo da população o problema de desabastecimento hídrico, fruto não apenas da seca, mas SOBRETUDO, de não investimentos pela Sabesp que optou pela distribuição de lucros para acionistas. Deus do céu, estamos indo para 24 anos de governo do PSDB em São Paulo. Quase um quarto de século! É desesperador. O mínimo que a presidente da Sabesp deveria fazer era demitir-se em caráter irrevogável. Minha senhora, água é vida. Quantas mortes adicionais já estamos tendo por conta do racionamento seletivo em áreas pobres da periferia da Grande SP? Não pesa em sua consciência ter compactuado com isso? A senhora consegue dormir à noite? E o Sr, governador, um médico, consegue dormir sabendo das consequências da falta d’água?

  6. E o mp de sp já deve ter

    E o mp de sp já deve ter estendido o tapete vermelho para a madame desfilar como heroína. Parece que todos os órgãos de sp trabalham em função do psdb, não em função do estado.

  7. eles fazem de conta…
    como

    eles fazem de conta…

    como sempre….

    contos da carochinha.

    será que essa senhora não sabe que há conluio entre o mp  paulista,

    a sabesp e  a grande mídia, sempre em favor dos tucanos?

    isso é de uma obviedade cristalina…

    ingenuidade não pode ser…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador