Dilma repudia ataque a Cid Gomes

Ela aponta que a indisciplina e abusos das PMs podem ser sentidas em vários estados, fruto da atuação da autoridade federal, que dá respaldo e incentiva.

Jornal GGN – A ex-presidente Dilma Rousseff, em suas redes sociais, repudiou o atentado sofrido por Cid Gomes, no Ceará. Ela aponta que a indisciplina e abusos das PMs podem ser sentidas em vários estados, fruto da atuação da autoridade federal, que dá respaldo e incentiva.

Leia a nota a seguir.

por Dilma Rousseff

Repudio o atentado contra Cid Gomes. A tentativa de homicídio de um Senador da República pode levar a um ambiente de descontrole e violência não apenas no Ceará, mas no país. Policiais armados e mascarados não são grevistas, são criminosos, e como tal devem ser detidos e punidos.

Vários estados registram indisciplina e abusos nas PMs, até com o apoio de autoridades, como no RJ e SP. Quem atirou no Senador sentia-se amparado na autoridade federal que apoia a violência e a elogia. Amplia essa percepção a relação com milicianos e a defesa da liberação de armas.

O governo incentiva a intolerância num clima de permanente conflito, que se expressa no repúdio à cultura, na criminalização da educação, no extermínio dos programas sociais, na liquidação dos direitos laborais e previdenciários, na destruição da Amazônia e dos povos indígenas.

Acrescente-se ainda as manifestações favoráveis à tortura e aos torturadores e a mais descarada misoginia com que as mulheres estão sendo tratadas pelo Presidente, como demonstra seu comportamento para com a deputada Maria do Rosário e com a jornalista Patrícia Campos Mello.

O perigo é que uma crise de autoridade nos estados, com policiais amotinados, armados e aterrorizando a população, vire ingrediente para uma situação propícia a aventuras e golpes. Seria uma grave ameaça à democracia, produzindo a instabilidade política que leva às ditaduras.

Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Com certeza,qualquer ato de violência tem que ser repudiado,que a PM em muitos estados está violenta é verdade também,mas como já falei se é verdade que Cid Gomes colocou ema escavadeira pra cima deles,deu chance para o acontecido.Tomara que saia bem disso o Senador e que esta violência no país acabe.E só irá acabar quanndo tirarem ou melhor cassarem a chapa Bolsonaro/Mourão.

  2. Triste Brasil da intolerância e violência institucionalizadas. Espero decretação de intervenção e ação GLO das FFAAs para conter amotinados ou isto não vale contra milicianos

  3. Todos os partidos democráticos e instituições da sociedade Civil devem declarar veementente a condenação à agressão sofrida pelo senador Cid Gomes. A atitude desses policiais que tem autorização do monopólio da força pelos cidadãos constituídos no Estado não podem esconder-se em máscaras e usar dos bens coletivos contra a população e contra as instituições sociais e estatais.

  4. Não foi agressão, foi ATENTADO contra o senador Cid Gomes. Os vidros da retroescavadeira não estouraram pela ação de bolinhas de gude atiradas de estilingue, mas TIROS disparados por pistolas .40, de uso da PM. Foi uma sorte sem tamanho ter saído vivo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador