Dilma Rousseff e Boaventura de Sousa Santos se manifestam contra arbítrio na UFMG

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

 
Jornal GGN – A invasão da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), de seu reitor e professores gerou protestos de entidades e figuras públicas. A operação “Esperança Equilibrista” vem de encontro às tantas desesperanças que temos colhido desde o golpe do impeachment sem crime da presidente eleita Dilma Rousseff. O caso da UFMG nos remete ao episódio da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em que o reitor Cau Cancellier foi tão humilhado que respondeu ao arbítrio com a própria vida.
 
Eis as manifestações de Dilma Rousseff e de Boaventura de Sousa Santos sobre o ocorrido.

 
Dilma lamenta a espalhafatosa ação da PF na UFMG
 
“A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira, 6, mais uma operação espalhafatosa, dessa vez para apurar suspeitas sobre o Memorial da Anistia, obra da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) feita com recursos do governo federal.
 
Batizada perversamente de “Esperança equilibrista” – uma referência traiçoeira à imortal obra de Aldir Blanc e João Bosco que é simboliza o Hino da Anistia – a operação da PF é uma bofetada nos anistiados e um desrespeito à memória dos torturados e dos que tombaram na luta contra a ditadura.
 
Isso ocorre meses depois da infundada operação desencadeada na Universidade Federal de Santa Catarina que provocou o suicídio do reitor Luiz Carlos Cancellier.
 
Novamente, de maneira injustificada, extrapola-se o limite do bom-senso e monta-se uma operação policial que joga para a plateia, ao envolver mais de 80 policiais para fazer conduções coercitivas.
 
É lamentável que a sombra do Estado de Exceção continue a se projetar sobre as instituições brasileiras”.
 
Dilma Rousseff
Presidenta Eleita do Brasil
 
 
MENSAGEM DE REPÚDIO DO PROFESSOR BOAVENTURA DE SOUSA SANTOS PELA CONDUÇÃO COERCITIVA DO REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
 
Na minha qualidade de Director do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, quero manifestar o mais vivo repúdio pela despropositada e ilegal condução coercitiva de que foi vítima o Reitor e a equipa reitoral da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
 
Quero ao mesmo tempo testemunhar a mais veemente solidariedade a estes académicos íntegros e quero pedir-lhes, em nome da comunidade académica internacional, que não se deixem intimidar por estes actos de arbítrio por parte das forças anti-democráticas que tomaram conta do poder no Brasil.
 
Eles sabem bem que nada disto tem a ver pessoalmente com eles enquanto indivíduos, pois sabem que não há nenhuma razão jurídica que justifique tais acções. 
Os actos de que são vítimas visam, isso sim, desmoralizar as universidades públicas e preparar o caminho para a sua privatização. 
 
Estamos certos que estes desígnios não se cumprirão, pois a resistência da comunidade académica e do conjunto da cidadania democrática brasileira a tal obstarão.
 
O Reitor da UFMG e a sua equipa reitoral estão agora na linha da frente dessa resistência e merecem por isso não apenas a nossa solidariedade, mas também todo o nosso respeito.
 
Coimbra, 6 de Dezembro de 2017
 
Boaventura de Sousa Santos
 
Director do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra  
Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pagamos agora o preço

    Erramos quando, ao final da ditadura, aceitamos a “anistia” imposta pela força das armas aos criminosos que pintaram e bordaram durante os 21 anos do regimer militar.

    Errou o Supremo ao validar esta “lei” obtida pela ponta das baionetas.

    Infelizmente, Dilma errou também ao impedir que o Brasil fizesse como fizeram a Argentina, Chile e Uruguai, em relação aos seus criminosos e ditadores.

    Diziam que Dilma seria deposta, caso insistisse no julgamento dos responsáveis pelos crimes cometidos pela ditadura.

    Talvez, eu mesmo compartilhasse desse receio, embora não o manifestasse publicamente.

    Resultado: Dilma foi deposta e a truculência pouco a pouco vai arrogantemente se instalando outra vez.

  2. Fiz uma única postagem que
    Fiz uma única postagem que foi publicada inúmeras vezes. Estou tentando deletar as duplicadas, mas tenho acesso negado pela página.

    1. (tente apagar da sua propria

      (tente apagar da sua propria lista de comentarios e nao dessa pagina, Adma.  So aconteceu uma vez comigo, o comentario foi republicado mais de 20 vezes e nao dava pra mim apagar tampouco.)

  3. Este “estilo” de atuação da

    Este “estilo” de atuação da PF foi iniciado no complacente “governo” desta senhora.

    Ela não fez nada para mudar isto.

    O monstro do facismo foi gestado durante seu “governo”.

    Criticar agora é demagogia e achar que somos idiotas.

  4. Em bom português: DILMA, VÁ À

    Em bom português: DILMA, VÁ À MERDA.

    Tinha a caneta nas mãos e deixou a tigrada fazer e desfazer dentro da PF. Elevou a mais completa e absoluta inação a “princípio moral”.*

    É a mesma coisa que eu, com um caminhão pipa, ficar sem fazer nada diante de um incêndio criminoso. Depois que os criminosos tomam o caminhão de mim, sair por aí soltando muxoxos do tipo “provocar incêndios é crime e devem ser apagados”.

    Repito: DILMA, VÁ À PQP.

    *Sem esquecer de Lula (ao qual em geral sou uma enxurrada de elogios), que amarelou diante da chamada “às falas” por Gilmar Mendes, retirando Paulo Lacerda da chefia da PF e mandou a Portugal.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador