Ocupação da Av. Paulista: dois pesos e duas medidas

MP que multou prefeitura por proposta de lazer no marco de São Paulo ignora bloqueio de 50 manifestantes 
 
 
Jornal GGN – Em novembro do ano passado o prefeito da cidade de São Paulo, Fernando Haddad, determinou o fechamento da Av. Paulista para os carros, todos os domingos, das 09h às 17h. O objetivo central da medida foi em prol do lazer, aumentando o espaço na cidade, mesmo que temporariamente, para a intervenção de artistas de rua, pequenos comerciantes, pedestres e ciclistas. Enfim, permitir que a população tomasse posse de seu espaço.
 
Quando a prefeitura avaliou o impacto do fechamento aos domingos, a partir de dois testes realizados antes, viu que não houve nenhum prejuízo significativo para o trânsito da cidade. Ainda assim, o Ministério Público de São Paulo multou a cidade em R$ 50.101,49, por causa do bloqueio da avenida, em uma ação assinada pelo promotor de Justiça de Habitação e Urbanismo, José Fernando Cecchi Júnior.
 
Haddad ignorou o MP e manteve o fechamento da Paulista aos domingos, recorrendo da decisão do Ministério Público.
 
Surge agora uma nova oportunidade para o MP de São Paulo ajudar no tráfego da metrópole. Desde a manhã desta quinta-feira (17) um grupo de manifestantes a favor do impeachment da presidenta Dilma acampa na Av. Paulista , nos dois sentidos, na área que fica em frente ao prédio da Federação das Indústrias (Fiesp). 
 
Porém, ao invés de uma rápida atuação do órgão jurídico, para fazer voltar a fluir o trânsito, neste exato momento três viaturas da Polícia Militar de São Paulo auxiliam os manifestantes bloqueando a passagem de carros e ônibus.
 
Em um vídeo publicado na nota de Antônio Martins para o site Outras Palavras, um tenente da PM reconhece que recebeu ordens para fechar a avenida. Pelas imagens é possível calcular que não são mais do que 50 pessoas. Porém este número pode aumentar até o final do dia. 
“Nós estamos garantindo livre manifesto do pessoal. A ordem que chegou a nós é fazer o desvio do trânsito (…). Se a manifestação, por ventura, aumentar a gente amplia o bloqueio das vias, e vamos aguardar ordens superiores para ver se solicita tentar fazer um acordo aí pra desinterdição da via, ou se mantém”, afirmou o policial no vídeo.

Quando perguntado para o tenente de quem era a ordem de interditar a via, a resposta foi “o comandante do batalhão”.

 
Tenente da PM paulista reconhece, às 6h30 de hoje: recebeu ordens para trancar a Avenida Paulista, onde não há mais que trinta manifestantes. Em breve, haverá caos no trânsito
 
https://www.youtube.com/watch?v=QMmrjLHRJAU
Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador