Dona Marisa tem piora do quadro de saúde

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – Com a piora em seu estado, Dona Marisa Letícia, ex-primeira dama, tem quadro de saúde considerado ‘irreversível’. A informação saiu nas redes sociais e foi dada pelas jornalistas Maria Carolina Trevisan, da Revista Brasileiros, e por Mônica Bergamo, da Folha.

Segundo as informações, o médico da família, cardiologista Roberto Kalil Filho, conversou à noite com jornalistas, dizendo que o quadro de Dona Marisa é ‘irreversível’ e que a equipe médica não segue protocolo para morte cerebral. A equipe estava mais otimista no começo da tarde, com alguns sinais de melhora, mas depois a situação se complicou. ‘É questão de horas’, disse o cardiologista, e informou que o agravamento ocorreu no final da tarde de terça-feira.

A esposa do ex-presidente Lula está desde o dia 24 internada no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, acometida por um acidente vascular cerebral. No dia 30, a equipe anunciar ocorrência de “trombose venosa profunda dos membros inferiores”, segundo os médicos, inerente ao tratamento.

O último boletim do Hospital informava um quadro clínico estável, com permanência na UTI sendo monitorada. À noite as notícias, ainda não confirmadas pela família ou pelo hospital, dão o quadro de saúde ‘irreversível’.

“O fluxo cerebral, que estava preservado hoje de manhã não existe mais. Há uma atividade cerebral mínima por conta da sedação”, disse Kalil. O médico também disse que os aparelhos que mantém a vida estão ligados, bem como estão sendo ministrados os medicamentos. Apenas aguardam o óbito.

Lula e os familiares estão no centro médico e alguns amigos se juntaram a eles.

Kalil informou que Marisa voltou a receber sedativos fortes na noite de terça por causa do edema cerebral associado ao aumento da pressão intracraniana, descreve Maria Carolina, e foi detectado, também, ocorrência de vasoespasmos, quando artérias cerebrais se fecham dificultando a circulação sanguínea. Este quadro compromete a oxigenação cerebral.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Ao contrário
      os desmandos e
      Ao contrário

      os desmandos e a usos da justiça, que vazam por todos os poros vão ficando evidentes a cada dia, só espero que os advogados do Lula tenham incuido no processo da ONU a vergonhosa gravação em que ameaçam o caseiro do sítio.

  1. A Dona Marisa e o Lula não mereciam estar passando por isso!

    A Dona Marisa e o Lula não mereciam estar passando por isso!

    Aquele juiz fascista, covarde e psicopata chamado moro deve estar celebrando o sofrimento de suas vítimas… 

     

  2. Golpistas pagarão por suas

    Golpistas pagarão por suas ações e consequencias destas. Eles, suas familia e todos tolos amestrados q incendiaram o país multiplicando o ódio, rasgando as leis, atancando pessoas idôneas sem nenhuma evidência e deprimindo o povo brasileiro.

    Os bravos permanecem ao lado dos justos, aos covardes restarão os canalhas.

    Toda força e saúde à Marisa, sua família e amigos.

     

  3. Infelizmente as horas de vida

    Infelizmente as horas de vida de Dona Marisa já foram determinadas pelo médico da família, que deve estar se sentindo imotente diante do quadro de saúde da ex-Primeira Dama. 

    Por um lado, eu, que vivi por um ano a decadência da minha mãe, entendo que nesses dias Lula e familiares em geral tiveram tempo para amadurecerem a ideia de viverem sem a presença da mulher, mãe, etc. 

    Nós, que somos leigos em Medicina, nem por isso podemos descartar que D. Marisa sofria, há algum tempo as pressões vindas de Moro e sua Lava Jato. Se estava ciente de ser íntegra, de não dever à Justiça, ficou em pior estado, o da impotência, de não poder encarar seus delatores, seus carrascos. Sempre foram muito impiedosos em relação à família de Lula. Nem duvido que o maior desgosto ela teria se visse seu marido preso, porque a história dos dois é antiga, e uma história de amor muito grande, capaz de superar todas as adeversidades, como é próprio de um amor verdadeiro.

    Ontem li, pela primeira vez, que o quadro de saúde de Dona Marisa era irreversível, quando passei a não mais crer que ela posa sobreviver. 

    Estou pedindo muito a Deus por Dona Marisa e por Lula, que, coitado, ficará viúvo pela segunda vez, já com mais de 70 anos, quando o homem tanto carece de sua companheira ao lado, lutando com ele e por ele, como foi sempre sua esposa.

    E que Deus tenha misericórdia, também, dos que estão nas redes sociais a desejarem tudo de pior contra Lula e Dona Marisa, porque, como disse Jesus: “Eles não sabem oq ue fazem”.

     

     

  4. Piora de D. Marisa gera intolerância, barbaridades, ódio

    Grande parte deste país está doente. Consequências da perseguição políticaabsurda e injusta da mídia fascista, venal, corrupta, sanguinária, seletiva, manipuladora, golpista, que dissemina diuturnamente ódio, intolerância, seletivamente contra um partido de esquerda e acoberta os bandidos corruptos , fascistas que estão no Executivo Federal, nos de São Pulo, do Rio e amigos com o cheirdor corrupto, ladrão Aecim do Pó e seus amigos igualmente bandidos e corruptos, com FgagáC, Alckmin, o “santo”das propinas da Odebrecht e das propinas da Alstom, Temer,  Serra bandidão, Aloysio 300.000 e outros tucanos de alta plumagem. Militância, pras ruas, JÁ. Barrar as manifestações fascistas.

  5. Sinto uma enorme tristeza por

    Sinto uma enorme tristeza por dona Marisa e por seus filhos, netos, amigos, por seu companheiro de uma vida de batalhas, Lula. Defintivamente 2017 esta nos assombrando.

    Penso em Hannah Arendt e no seu artigo ja ha tantos anos sobre a banalidade do mal. Ele pode ser bucrocratico, manipulado, com objetivos delimitdados ou simplesmente sem medir consequências.

  6. Quem já passou por situação
    Quem já passou por situação semelhante que abate meu querido Presidente Lula,sabe que as condolências de praxe que brotam em um momento trágico como esse,tomam conotações dilacerantes.A Lula,a amizade de toda vida,meu irmão,meu irmãozinho.

  7. Gushiken e Marisa são vítimas

    Gushiken e Marisa são vítimas desse estado de coisas. 

    Que em breve possamos cobrar esta conta daqueles que causaram-na.

    Sofro junto com o Lula e a família. Concordo com o comentário abaixo: eles não mereciam passar por isso.

  8. Força a família Lula!

    Lamento pelo que a família Lula vêm passando.

    Infelizmente a campanha de ódio contra a personalidade do ex-presidente e seua famílias vão atingindo seus objetivos.

    A estupidez humana não tem fim.

     

  9. O quadro é dramático porque,

    O quadro é dramático porque, segundo o divulgado pelas mídias, é irreversível o comprometimento do cérebro. Infelizmente, ontem a noite já dava como morta e até escrevi um post no facebook no qual aponto as “razões” da sua “morte”. 

    “Matou-a”(ou a matará se não se reverter o quadro) as pressões, os sofrimentos,as angústias,as tensões de uma mãe e esposa que se viu obrigada a assistir, ouvir e ler diariamente acusações, humilhações e detratações de toda espécie contra sua família. 

    “Matou-a” essa perseguição infame da Lava a Jato contra Lula e ultimamente contra ela própria. Na realidade, Dona Marisa começou a “morrer” desde quando, lá pelos idos do final da década de 70, seu marido adquiriu notoriedade como líder sindical, tornando-se alvo preferencial da mídia conservadora. Processo inquisitório que se agudiza quando seu marido conquista o Poder em 2002. Aí se inicia a fase áurea do massacre. 

    É raso na Medicina atual que as pressões, o chamado stress, é um desencadeador ou consolidador de doenças crônicas como a hipertensão, disfunções cardíacas-circulatórias e uma gama de outros males físicos e mentais. Por esse aspecto, há sempre uma margem para se afirmar que sim, indiretamente sua situação se agravou em função dessa verdadeira via crucis a que foi submetida ultimamente. 

    O mais repugnante nem são as mensagens infames de regozijo e as vituperações exaradas nas redes sociais pelos de sempre. Não poderia ser diferente. O que revolta são os chamados (de)formadores de opinião da imprensa que diuturnamente perseguiram implacavelmente Lula e sua família e agora dão uma de “piedosos” e “humanos”, a exemplo de um sujeito lá acolá que sempre humilhou o Lula tratando-o de apedeuta. Para tal hipócrita um obsequioso silêncio seria o mais adequado. 

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador