Doria para inglês ver, por Sergio Saraiva

Um novato com credenciais frágeis e ar de metrossexual, e ainda assim com chance de ser presidente. Eis como a “The Economist” enxerga João Doria.

Doria para inglês ver

por Sergio Saraiva

Doria parece não ter impressionado muito à “The Economist”.

Pelo menos é o que se denota da reportagem de 15 de junho de 2017:  ”Who will survive Brazil´s political cull?”– algo como “quem irá sobreviver no refugo político do Brasil”. Cull também pode significar lixo.

Escândalos abrem oportunidades para recém-chegados, complementa a revista.

Doria é visto como um político neófito que tem como principais características um charme discreto de comunicador profissional e um ar de metrossexual.

Nenhuma menção à sua LIDE e aos eventos que promove, nem à forma como suas revistas sobrevivem sendo praticamente desconhecidas do público. A única menção sobre a experiência anterior de Doria é como apresentador de “O Aprendiz” e, se serve como elogio, uma citação à Trump que também apresentou o programa nos EEUU.

No mais, em um ligeiro balanço da gestão Doria até aqui, a “The Economist” crava: na melhor das hipóteses, não passaria de um começo possivelmente promissor.

Por isso se espanta de que Doria esteja cotado como um sério candidato a presidente em 2018. Para, logo em seguida, explicar a seus leitores que isso se dá porque “as investigações de corrupção e uma crise econômica derrubaram a classe política como uma colheitadeira em uma plantação de soja”. Imagem interessante.

Assim sendo, Doria que conseguiria ser, ao mesmo tempo, um iniciado e um novato em política, teria chance de se eleger presidente. Embora suas credenciais sejam frágeis, destaca a “The Economist”.

 E conclui citando um professor da FGV: “no Brasil de hoje, o imprevisível é provável”.

Realmente, parece que Doria não impressionou muito à “The Economist”.

 

PS: Oficina de Concertos Gerais e Poesia – the book is on the table

Redação

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A “imagen interessante”

    A “imagen interessante” (tambem achei) parece ter sido o que causou o uso de “cull”:  matar os animais mais fracos e doentes pra fortalecer o rebanho.  Se bem que na politica brasileira ta sendo exatamente o contrario!

      1. “Quem irá sobreviver ao abate seletivo da política brasileira?”

        Havia escrito uma mensagem, mas desapareceu. Só sobrou o título…

        Cull/culling, neste caso, está mais para abate seletivo, que é feito para eliminar características indesejadas e reforçar as desejadas de uma determinada população da fauna/flora. Também é usado no sentido de abate para controle populacional no caso de animais silvestres, quando passam a ser considerados daninhos ou quando a população destes experimenta um aumento além do desejado.

        1. Perfeitas

          Perfeita a sua atradução e perfeita a imagem da The Economist. 

          Porém, não deixa de ser bastante agressiva, embora talvez seja isso mesmo o que está acontecendo. Nossos politicos transformados em animais de descarte.

          Preferi a palavra refugo.

  2. Prezado Sergio
    Bom dia 
    Ele é

    Prezado Sergio

    Bom dia 

    Ele é um projeto de mídia. 

    Dificil será aguentar essa agenda da cracolandia!

    O paulistano merece!

     

  3. http://www.gazetadopovo.com.b

    http://www.gazetadopovo.com.br/politica/republica/filho-de-deputado-de-esquerda-e-exilado-na-ditadura-o-dna-politico-de-joao-doria-que-voce-nao-conhece-6t749rjhb2bnk5efrgek45a2c?utm_source=facebook&utm_medium=cpc&utm_campaign=gazeta-do-povo&utm_content=17-06-joao-doria

    Filho de deputado de esquerda e exilado na ditadura: o DNA político de João Doria que você não conhece

    Família do atual prefeito de São Paulo foi perseguida pelo regime militar e viveu na Europa durante os anos 1960. Antepassados do tucano chegaram ao Brasil em 1549, na esquadra que trouxe a Salvador o primeiro governador geral, Tomé de Souza

  4. Às pessoas que sustentam e se

    Às pessoas que sustentam e se expressam através dessa revista interessa que Dória se sinta desafiado a provar ao mundo que, pelo contrário, é sim um sócio valoroso do clube a que elas pertencem. E para provar que não é apenas uma cara bonitinha, Dória privatizará, desmontará, sucateará e corromperá o mister, a missão e a vocação do que é público, na esperança de que na próxima edição essa revista lhe seja mais generosa. Além, é claro, de obter aprovação e poder junto aos membros e aos candidatos a membro do clube.

    Mesmo sabendo dessa manipulação, Dória não consegue resistir a ela. O privatismo está infiltrado em seu DNA, todas as células de seu corpo o contém. E é parte do privatismo sapatear sobre a necessidade dos próprios privatistas de pertencimento ao tal clube, o que torna Dória mero marionete. Um títere perigoso e nefasto à administração pública, mas nada além de um boneco, mesmo. Dória jamais conseguirá suplantar essa sua fissura.

    O certo, a meu ver, seria afastá-lo dos cofres e do poder público… a ele e a todos os privatistas.

  5. O odio ao PT cegou as pessoas em SP

    Doria foi eleito no primeiro turno em uma derrota acachapante para a populaçao de SP ,mesmo ignorando recomendaçao de especialistas e estatisticas de acidentes de transito libera a velocidade e manipula as estatisitcas com mortes nas marginais e segue derrubando casas com as pessoas dentro, fechando  bibliotecas, brinquedotecas , cortando leite de crianças em idade escolar , linhas de onibus e demais atques aos direitos sociais ele tem boa aceitaçao popular,ate a cassaçao de sua habilitaçao é noticiada de forma positiva 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador