É “remota” a chance de Lula ser candidato mesmo condenado em 2ª instância

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Agência Brasil

Jornal GGN – É destaque na coluna de Mônica Bergamo, na Folha desta sexta (14), que as chances de Lula ser candidato a presidente mesmo condenado em 2ª instância foram consideradas “remotas” por ministros do Supremo Tribunal Federal.

A jornalista divulgou apenas a fala de Marco Aurélio Mello, afirmando que a Lei da Ficha Limpa é bem clara sobre a inelegibilidade após condenação em segunda instância. O magistrado disse ainda que, “por esse ser um efeito ‘extrapenal’, e não de ‘execução da pena’, não caberia a discussão” no Supremo. Assim, dificilmente Lula conseguiria uma decisão em caráter liminar que o permitisse entrar na disputa.

“Outro ministro lembra que, provocado por ações da OAB, o Supremo pacificou a questão em 2012, dizendo que a lei é constitucional e que pode ser aplicada. Antes disso, candidatos conseguiram liminares da corte para concorrer mesmo depois de condenados”, apontou Bergamo.

Ainda segundo a jornalista, os ministros do Superior Tribunal de Justiça, por outro lado, “lembram que a corte tem permitido que condenados em segunda instância por improbidade administrativa concorram. O caso de Lula, no entanto, seria novo, pois não se trata de ação administrativa,e sim penal.”

No caso triplex, Sergio Moro condenou Lula a 9 anos e meio de prisão, mais o dobro desse tempo afastado de cargos públicos e multa de pouco mais de R$ 13 milhões vinculada à progressão da pena. A defesa deve decorrer no Tribunal Regional Federal da 4ª Região.

Em resposta, Lula lançou-se candidato a presidente da República na eleição de 2018 pelo PT, em coletiva de imprensa na manhã de quinta (13).

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

22 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É muita ingenuidade

    de muita gente achar que o Lula vai sair candidato. Faz parte do golpe anular o Lula. O interessante é que demorou muito para que o Lula entendesse sobre a casa grande. A casa grande está de pé mais do que nunca.

    1. Exatamente

      A emoção domina a mente da esquerda e vão acordar tarde de novo… Lula não tem como ser candidato está tudo amarrado em prazos para Lula ser impedido.

      Lula precisa pensar em quer fazer candidato agora e construir essa candidatura.

    1. O Gilmar Mendes já deu sua opinião

      “Sem querer ofender ninguém, mas já ofendendo, parece que [a Lei da Ficha Limpa] foi feita por bêbados. É lei mal feita. Ninguém sabe se é contas de gestão, de governo”. – Ministro Gilmar Mendes

      Mas as opiniões do Gilmar Mendes que valem para a Casa Grande não valem para pretos, pobres, putas nem petistas.

      1. O Problema não é o

        O Problema não é o Gilmar…..esse nós tds. sabemos como pensa e age…..Agora, o que  pensa a Dra. Weber…..a Presidenta…..o Iluminista……e por aqui vamos….

  2. Vindo de quem, é novidade ?

    Em 2003, quando Lula venceu a eleição com uma votação acachapante, este desclassificado, que na época presidia o TSE, demorou caguejando durante quase 2 minutos para declarar que o grande Lula era o vitorioso da eleição,  portanto era de direito o novo presidente da república, ou vocês esqueceram ? .

    Aliás, este mesmo desclassificado de toga já afirmou em público que a ditadura de 64 foi um mal necessário.

    Portanto….

    Não basta queremos Lula Presidente da República, antes da campanha para o lançamento da candidatura, teríamos que “sacudir” POR COMPLETO, toda a estrutura de poder da república .

    Como ?  

    Pra iniciar, precisaremos de uns 40 mil manifestantes cercando a sede da globo no RJ e uns 200 mil cercando todos os supreminhos de Brasilia .

  3. Lula pode eleger quem indicar, como fez em 2010

    Lula não é apenas um indivíduo, mas um movimento que há por trás dele. Pode eleger quem indicar e não por causa da indiação isoladamente, mas por causa do programa político que representa. Quanto mais o perseguirem, mais aumentarão seu cacife eleitoral (ainda mais em se tratando de hipócritas que usam de dois pesos e duas medidas para julgar).

    O povo não é tão personalista assim como imaginam. É questão de princípios programáticos, mesmo que insonscientemente e sem a capacidade de verbalização de um intelectual que usa o palavrório de mil maneiras. Mandela, mesmo em cárcere incomunicável, tinha alta capacidade de influenciar a política na África do Sul (e ele foi julgado e preso por razões políticas, o que só aumentou seu cacige político, mesmo incomunicável na prisão minúscula).

    Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come. Não há como fugir da influência política de Lula que não é apenas uma influência individual, mas de um partido com história e muitos nomes na manga para ocupar a vaga em quem Lula irá apoiar (com ele ou sem ele na cabeça da chapa, a influência dele, mesmo prisioneiro, é inelutável).

    1. Voto em LULA em qualquer

      Voto em LULA em qualquer circunstância, mesmo que esteje preso. Do contrário em quem ele indicar. E só acrescentando, para o legislativo só voto em partidos progressistas.

  4. Lá vem a Mônica Bérgamo com suas notinhas

    Marco Aurélio Mello é o mesmo que decidiu mocrática e inconstitucionalmente o afastamento de Renan Calheiros não só do exercício do mandato, como da presidência do Senado; na ocasião foi recebeu aplausos das maltas e matilhas, assim como do PIG/PPV que as açula. No plenário da côrte foi derrotado de forma humilhante, apesar dos falsos eleogios e rapapés proferidos por colegas de STF.

    MAM é tão pavão quanto Gilmar Mendes, ou até mais, embora educado e cortês; pra atrair os holofotes e microfones e aparecer nas manchetes ele gosta de proferir votos vencidos – mesmo em questões não polêmicas e  na quais o concenso seria o mais natural.

    Sem o brilho e prestígio de Lula, MAM se aproveita da oportunidade de aparecer nas telas e manchetes do noticiário, comentando sobre a (in)elegibilidade do Ex-Presidente, face a condenção política, absolutamente SEM QUALQUER PROVA ROBUSTA, imposta pelo militante político do PSDB e da Globo, travestido de juiz, que é sérgio moro.

    MAM deveria se calar sobre o assunto, pois como ministro da suprema côrte não cabe a ele comentar por meio dos veículos de mídia os desdobramentos de um processo que resultou numa condenação política – portanto mais do que discutível – num julgamento de 1ª instância.

    E Mônica Bérgamos cumpre seu papel: o de fofoqueira do noticiário político.

  5. Sinceramente, não vejo muito

    Sinceramente, não vejo muito como positiva a afirmação de que o indicado pelo Lula, seja quem for, teria grande força nas eleições presidenciais, como se isso representasse algo positivo ou uma espécie de atenuanente pelo fato de ele presumivelmente ser inelegível em 2018. Em considerando esta hipótese como verdade, de que o indicado por alguém com forte apelo popular seja um “candidato” forte, aceitamos a possiblidade de o líder carismático indicar alguém sem o menor perfil para ocupar o cargo de presidente e enfrentar as forças que obstacularizam o desenvolvimento deste país. É justamente aqui que o culto ou veneração à personalidade pode nos conduzir à autodestruição, pois nem sempre as decisões de seja lá quem for, mormente quando se trata de decisão que recai sobre a escolha de um “sucessor”, são as mais corretas, em especial porque este indicado pode-se revelar um imcompetente ou até possuir ideais contrários ao que seu padrinho defende (o líder carismático pode errar em suas escolhas. Neste ponto, basta lembrar algumas indicações políticas para os Tribunais Superiores). Assim, não nos deixemos que a cegueira ideológica nos imponha a aceitar sem a criticidade devida qualquer escolha feita pelo “líder”.

    1. A questão não é personalista

      A questão não é personalista, mas programática. Pouco importa qual seja o nome, o que é importante é uma coalizão progressista, com um programa não neo liberal de governo. O próprio Lula, enquanto pessoa, não quer dizer nada. Se ele tem o carisma que tem isto se deve mais ao programa realizado em seus oito anos de governo (não que não tenha cometido erros neste período, cometeu, por exemplo, ao indicar Barbosa só porque o frei Beto indicou pela cor da pele; sem ver a trajetória jurídica dele e de outros, que é mais importante do que apenas cor da pele e gênero).

      O PT não é um partido caudilhista como foi o brizolismo (se morre o líder, fica como?). Sempre foi um diferencial face a outros partidos personalistas e engana-se quem pensa que o povo é tão personalista assim. Podem não entender do palavreado programático, mas, quando lembram-se do Lula não se lembram por causa dos belos olhos dele, mas pelas realizações de seu governo (que não foram, de modo algum, realizações pessoais e centralizadoras, mas um símbolo coletivo de ações programáticas, dentro de uma aliança contraditória como sempre será tudo aquilo que não está meramente no reino das ideias).

      Figuras histórica como Lula se tornam simbólicas não por suas qualidades individuais e individualistas, mas porque representam uma causa nobre que vai muito além de suas personalidades. É isto que a direita não entende, com seus fantoches que querem ser idolatrados por seus histrionismos personalistas. Que vantagem Maria leva com um Bolsonaro ou um Dória, se o que Maria quer é emprego de qualidade, com direitos que lhe estão tirando agora, renda e oportunidades de vencer na vida que seus filhos precisam através de políticas públicas diversas.

      Governar um país é mais do que gerenciar um condomínio de oligarcas e imagem pública marketológica. É dar um rumo estratégico e coerente, nas contradições da realidade, para o futuro. O que o golpe ofereceru foi o contrário do que foi oferecido a partir de 2003 até 2016: a desesperança, o salve-se quem puder, o desempregro, a entrega de riquezas nacionais para estangeiros se beneficiarem, o recuro na esducação pública e na saúde pública tudo o que D. Maria e Seu Zé precisam e valorizam mais do que progrma jornalístico e colunas de jornalões impressos caros e decadentes.

      Portanto, não depende só da pessoa Lula, mas de toda uma legião de cidadãos, em todas as áreas, coligados em torno de uma causa progressista comum. Mesmo sem Lula, Dilma, um poste em 2010, deu continuidade a este projeto e o eleitorado, mesmo depois de todo o desgaste da campanha fascista, em 2014, continuou dando apoio à continuidade deste projeto, não por causa de qualidades individuais de Dilma ou de Lula, mas porque era a causa que vinha ao encontro dos anseios de melhoria da vida da maior parte do eleitorado.

  6. Se eu fosse o LULA, não me

    Se eu fosse o LULA, não me candidataria nunca mais. Ele já fez a parte que lhe cabia. Até porque, após o desgoverno dessas porras loucas: judiciário, legislativo, executivo, militares, imprensa e empresários(?), não tem mais o que governar. Podes crer, Hiroshima ou Nagasaki resistiram melhor ao covarde ataque nuclear dos yankees do que “ESSA PORRA” resistirá à quadrilha que tomou o poder.

  7. Farsa eleitoral

    Não há possibilidade de eleições livres sem a presença de Lula. Qualquer ação para tornar Lula inelegível já compromete definitivamente a legitimidade das eleições.

    O ponto fundamental para que eleições tenham legitimidade é a liberdade para todos se candidatarem. No momento em que candidatos são impedidos de concorrer, seja diretamente ou através de farsas jurídicas como é o caso de Lula, as eleições deixam de ter validade porque tornam-se direcionadas.

    E eleições sem legitimidade não conseguirão acabar com a crise política e por consequência também não com a crise econômica.

    Sai mais barato cancelar as eleições pois o efeito será o mesmo.

    Só que passar de 2018 sem eleições livres e legítimas irá legvar a crise política a um novo patamar, sem falar nas repercussões internacionais.

    1. Eu ando duvidando que vocês

      Eu ando duvidando que vocês terão eleições diretas em 2018. O congresso brasileiro foi completamente comprado e pago, e os parlamentares estão agindo abertamente como se não tivessem o menor receio de perderem as eleições de 2018 por causa das suas decisões anti-população. Ou eles têm confiança total (são covardes demais para arriscar) de que poderão comprar votos para se re-elegerem ou eles foram informados que as eleições de 2018 serão canceladas e por isso não precisam se preocupar com a opinião da população.

  8. Papo furado.
    Esse ministros

    Papo furado.

    Esse ministros agem por pressão.

    Se os Democratas apoiarem em peso a candidatura do Lula, esses ministros recuam.

    Povo nas ruas para botar pressão em cima desses putos.

    ///

    Em tempo, cadê as Centrais sindicais ?

    Os movimentos sociais ?

    Esses filhos das putas sumiram.

    Não fizeram nada contra os gopistas. Botaram o rabo entre as pernas. Estão se cagando de medo

    Aposto que quando assumir um governo de esquerdas, esses babacas farão greves todos os mêses.

    Os movimentos sociais irão infernizar a vida do governo.

    Parei com esses caras !!

    1. O problema é que nós,

      O problema é que nós, brasileiros, esperamos sempre por uma resposta judicial mas, de repente, descobrimos que a justiça é política e partidária e não podemos confiar na justiça dos homens. Desobediência civil é uma coisa nova para o brasileiro mas precisamos aprender e depois, colocar em prática e pressionando, colocar o trem de volta nos trilhos. Mas é preciso união.

       

  9. Se

    Se eu houvesse elogiado, por escrito, o inelogiável Aécio Neves, acusado com provas concretíssimas e livre, leve e solto para continuar a sua deplorável carreira política, me absteria de tecer considerações desfavoráveis ao condenado político Luis Inácio Lula da Silva. Mas, quem sou eu? Apenas um cidadão decepcionado com o Poder Judiciário.

  10. Pois é .. ÃNNN…Como assim, Lula candidato?????

    Tô ficando doido? Porra os caras gastaram bilhões. Compraram políticos, juízes, empresários, instituições, jornalstas etc para “extirpar” Dilma do poder. Conseguiram. Enfiaram lá um baita ladrão e seus 40 assistentes. Os caras têm essa “proba e sacudida mídia” trabalhando noite e dia em prol da causa … Se expuseram a opinião pública internacional. Foram execrados, mas não estão nem aí. Valeu a pena, pensam. E vão deixar Lula sair como Presidente???  AH.. mas o povão vai pras ruas… Ãn.. o povo tá fudido, sem emprego, sem perspectiva e totalmente sedado pela forte dose do “boa noite cinderela” injetado em dose cavalar pela MídiaPIG (aquela que Dilma não acreditava e mandava a gente desprezá-la com o controle remoto). Ãnn .. o povo nas ruas? Pra apanhar que nem cachorro da PM paulista e alquimista?

    Como diz a Cida que trabalha há 9 anos aqui na minha casa: “seo Alex o povo no trenzão tá falando que a culpa da CLT acabar é do PT, do Lula, da Dilma que se uniram ao Temer. Que é tudo safado”…ÃNNN.. bingo! Uai .. 12 anos no poder e deixaram 6 famílias, que comandam a comunicação no país, fazerem o que bem queriam. As rádios que chegam no povão dão pau no Lula, no PT e na militância o dia todo. Um inferno. E o povo ouvindo. E o JN, como diz o Lula, “20 horas de tv contra mim”. Pois é…E vai aumentar, Lula. Resta o bom senso. Lula tem que apoiar um cara bom. Sei lá quem!! O PT tem que se sair bem nas próximas eleições (em todos os níveis). Aumentar sua musculatura e ficar pronto para voltar a luta, com força, daqui a uns 10 anos. É assim. Na boa o PT e o LULA não voltam. Se sangue jorrar para impedir, estão se lixando. Estão cagando. Eles têm grana, muita grana pra investir.  Minha opinião!

     

  11. MORO/GLOBO INTIMIDADOS POR LULA: “LEÃO” DE CURITIBA… MIOU

    Atualizado HOJE:

    MORO/GLOBO INTIMIDADOS POR LULA: “LEÃO” DE CURITIBA… MIOU! – DE NOVO!

    Por Romulus

    Muitos leitores vieram me perguntar o que eu achei da condenação de Lula por Sergio Moro ontem. Queriam saber “quando eu ia publicar um artigo sobre isso”.

    Confesso que, assim que saiu a notícia, além de postagem sumária nas redes sociais, não pretendia escrever sobre isso não.

    E por quê?

    Ora, porque essa “notícia” foi uma…

    – … NÃO-notícia!

    Pior: foi uma não-notícia visando, justamente, a virar a pauta do noticiário em relação a notícias de verdade.

    Ia lá eu fazer o jogo da Globo/ Moro e ajudar a pauta fake a subir?

    Tratando dela especificamente?

    Não…

    Nada disso!

    Não que o (não) acontecimento seja irrelevante…

    Não é bem isso…

    A questão é a minha “pegada” como analista…

    Como os leitores já sabem, pensando ~estrategicamente~, meu foco costuma ser muito mais no ~subtexto~ do que nos textos disparados pelos diversos atores do jogo político.

    E em “atores do jogo político” entram, evidentemente, a Globo e Sergio Moro.

    Muito mais importante do que a condenação de Lula por Moro – per se – são:

     

    (i) a sua timidez!;

    (ii) o timing;

    (iii) as limitações técnicas; e

    (iv) os movimentos casados da Globo para tentar pautar os seus desdobramentos.

     

    Passemos, pois, à análise desse subtexto.
     

    LEIA MAIS »

     

  12. Lula candidato ???

    Vamos acordar minha gente ! —Vamos acordar !
    Eles teem tudo ! — Eles estão com toda a FORÇA.!
    Eles são donos de tudo !
    As TVs, os jornais, as revistas, as rádios das grandes e pequenas cidades.
    As policias, as forças armadas, o judiciário e etc.
    Tudo pertence a eles.
    São donos das novelas, do futebol, das imagens e sons que consumimos.
    Dispoem de todo o dinheiro, nacional ou estrangeiro, que precisarem.
    Gastaram muito nessa empreitada e NUNCA vão permitir que a situação atual escape de suas mãos.
    Vão fazer Moro presidente !
    Vão desgastar, desgastar e desgastar o já desgastado LULA infinitamente.
    Enquanto desgastam Lula, vão fazendo a imagem de Moro.
    Todos aqueles que ajudaram no golpe estarão livres brevemente.
    Presos, só mesmo petistas.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador