Eduardo Cunha espera ser afastado da presidência da Câmara por Janot

Jornal GGN – Após ser acusado de ter cobrado 5 milhões de dólares em propina do lobista Julio Camargo, representante da Samsung em um contrato bilionário para aquisição de navios sonda com a Petrobras, em 2011, o deputado Eduardo Cunha (PMDB) decidiu subir o tom contra o procurador-geral da República, Rodrigo Janot. O Painel da Folha de S. Paulo desta sexta-feira (17) traz um motivo que justifica a postura do peemedebista: “Cunha recebeu nos últimos dias alertas de que Janot pode pedir seu afastamento do comando da Câmara”.

Na mesma edição, a Folha traz outro trecho da reação de Cunha às acusações que vem acumulando no âmbito da Operação Lava Jato. Além de dizer que a delação premiada foi forçada para atingir sua imagem, o presidente da Câmara sugeriu que Janot foi quem pressionou, a mando do governo Dilma Rousseff, para que Julio Camargo falasse “mentiras” contra eles. 

“É muito estranho, às vésperas da eleição do procurador-geral da República [Janot tentará a recondução ao cargo nas próximas semanas] e às vésperas de pronunciamento meu em rede nacional [Cunha terá inserção na TV aberta nesta sexta-feira], que as ameaças ao delator tenham conseguido o efeito defesado pelo procurador, ou seja, obrigar o delator a mentir.”

Ainda segundo a Folha, para peemedebistas ligados a Cunha, o próximo alvo do Planalto será o vice-presidente Michel Temer. Na visão deles, o governo vai pressionar a Lava Jato a “envolver” Temer no “escândalo” da Petrobras, para “inviabilizar uma eventual sucessão da presidente pelo vice em caso de impeachment.”

64 comentários

  1. Difícil entender essa lógica

    Que influência tem Dilma sobre o Ministério Público? Se tivesse essa influência toda, porque não livraria a cara de Lula e de tantos outros petistas? Se Dilma não reconduzir Janot ao cargo, não será pior para ela, pois passará a impressão que quer barrar a investigação?

    • está feito.

      Ja´reconduziu, na prática,.

      Que candidato à recondução agiria assim?

      Janot precisa dos votos do senado.

      E cadê o Renan?

      Levou o Cunha para o patíbulo.

      O Cunha tava querendo melar a recondução.

      Deram corda e o gajo está a se enforcar.

       

    • A capacidade de influencia

      A capacidade de influencia óbvia é que ela indica o Procurador Geral, bem como a influencia óbvia na PF é que ela indica o diretor geral os superintendentes e etc..através do Min. da  Justiça.

      Na verdade ela não tem influencia porque não quis ter, mas poderia e deveria ter, ja é que o constituição lhe faculta, através dessas prerrogativas de indicações. Se fosse assim, do jeito que ela e o Cardoso falam nenhum dono de uma empresa particular teria influencia na empresa. Não tem sentido o que eles dizem. 

      O choro de Cunha obviamente é nesse sentido.

       

      • Justamente

        Mas o ponto é exatamente esse, Daniel: ela não quis exercer essa influência. O que não faz sentido é achar que ela se recusa a usar esse poder para impedir arbitrariedades contra pessoas ligadas ao PT (como o João Vaccari, que está preso há meses ) mas usa o mesmo poder para achacar o Eduardo Cunha.

  2. A temperatura do forno em que

    A temperatura do forno em que foi coilocada a “batata do Eduardo Cunha” foi aumentada e essa começa a crepitar.

  3. Enfrentar!

    Se o Eduardo Cunha em seu pronunciamento resolver politizar sua condição de investigado, utilizando o espaço que cabe ao Presidente da câmara, acusando a presidenta, Dilma tem de ocupar os espaços institucionais que lhe cabem para denunciar Cunha e a trama do golpe. O que não dá é diante desse processo a mandatária do executivo continuar a se portar como avestruz, seguindo os conselhos dos cardosos e mercadantes do governo.

    A hora é de enfrentamento. Ainda que seja destituída, preserva-se a moral para futuras denúncias e oposição contra o governo golpista.

  4. Deus me livre!
    Tenho

    Deus me livre!

    Tenho assistido as transmissões do Pan e me emocionado com o amor dos atletas ao Brasil e o respeito pela camisa, pela bandeira, pelo hino nacional. Esse Brasil tão limpo, tão decente, tão aplicado merece um canalha como esse na direção do país? E essa imprensa que está aí dando todo o gás para o seu poder? E essa oposição canalha, que com raras exceções, tem a mesma moral do Eduardo Cunha?

    Que merda de país é esse, que tem plantas tão viçosas mas que continua sendo destruido pelas saúvas do Policarpo Quaresma.

    • Olá debatedora Vera,
      veja bem

      Olá debatedora Vera,

      veja bem Vera, permita-me, respeitosamente,  dizer-lhe o seguinte: acalma-se.

      Não xingue o “Brasil”.  Ao contrário, fale bem do Brasil. Essa é a nossa terra. 

      Eu não falo mal do país e não falo mal do povo brasileiro ( com ou sem “jeitinho) . O maior predicado do país é o povo. E, se o poder emana do povo, xingar o país é, indiretamente, em última instância, xingar o povo. Concorda?

      Penso que o  Brasil não pode  “ser destruído”. Não será destruído.

      Lado outro, eu suspeito que no “jogo político-midiático”  alguns “poderosos”  procuraram, de uma forma ou de outra, fomentar esse sentimento negativo na cabeça do povo brasileiro.  

      É tanta propagação de “fim de mundo” em relação ao país que só podemos concluir isso. Alguém já disse: crise é também oportunidade.  Logo, podemos pensar que essa gente espera, com esse fomento cotidiano de desgraça, agarrar as oportunidades  construídas por eles memos. Percebe?

      Portanto, se essa conclusão for razoável e próxima da verdade,  a gente também, sem querer ou querendo, acaba “criando crises” em nossas cabeças. Ou , piorando-a. Enfim, criando um realidade negativa que beneficiará outrem, isto é, aquele que fomenta a crise e ganha com isso. 

      Compreende?

      Obs: é claro que você pode me mandar para aquele lugar pois eu não tenho nada de ficar propondo o que voce deve ou nao fazer, não é mesmo? rsrsrs.  Compreendo. 

      Mas, não me xingue. Foi apenas um toque diverso.

      Saudações 

       

  5. Eu também espero que ele seja

    Eu também espero que ele seja retirado da presidência da Câmara, já que renunciar nunca passaria por sua mente.

    De qualquer forma, por mais desprezo que eu possa sentir por Cunha, não acho que ele merece ser preso e a chave jogada fora, como o juiz Moro anda fazendo na Lava Jato. Todos merecem ampla defesa, até mesmo Eduardo Cunha.

    • Renunciaria para ir à

      Renunciaria para ir à primeira instância. Afinal, os tempos são outros desde o fim da AP 470. Quem pula fora antes do naufrágio vai às calendas gregas.

      A exemplo do mensalão do PSDB e do Cássio Cunha Lima (que não renunciou).

      Quando se trata de inimputáveis ou renuncia o réu, livrando-se ou o juiz(a) (Rosa Weber), abdicando de julgar.

  6. ¨Ainda segundo a Folha, para
    ¨Ainda segundo a Folha, para peemedebistas ligados a Cunha, o próximo alvo do Planalto será o vice-presidente Michel Temer. Na visão deles, o governo vai pressionar a Lava Jato a “envolver” Temer no “escândalo” da Petrobras, para “inviabilizar uma eventual sucessão da presidente pelo vice em caso de impeachment.”
    Os golpistas da Folha enxertando intrigas que não existem no dia-a-dia.É um olho no gato e o outro no peixe.

  7. Nesse país não existe nenhum

    Nesse país não existe nenhum macho, foi preciso uma mulher assumir a presidência e mostrar o que é coragem para enfrentar a corja secular.

    Estão todos no cagaço como nunca visto antes na História do Brasil.

    Estamos com você, Dilma Coração Valente.

     

     

  8. O mais engraçado é ler na

    O mais engraçado é ler na Folha que o Cunha “rompeu” com o governo. Agora que foi exposto como corrupto (mais uma vez) a Folha tenta colocá-lo como “ex-aliado” de Dilma.

    O nonsense é total.. 

    • Essa não foi culpa da Folha

      Foi o próprio Eduardo Cunha que falou em rompimento com o governo. Sua declaração pelo Twitter foi “Saiba que o presidente da Câmara agora é oposição ao governo. Eu, formalmente, estou rompido com o governo. Politicamente rompido”.

    • É uma piada mesmo.
       
      Não

      É uma piada mesmo.

       

      Não tivesse vindo da Folha, eu acreditaria que no PMDB haveria um bando de palermas que ainda não perceberam que o PT não apita NADA na PF.

  9. O CUNHA SE FOR ESPERTO PEDE

    O CUNHA SE FOR ESPERTO PEDE AFASTAMENTO MÉDICO LOGO ANTES DE SAIR EM RESSESSO PARA A PRISÃO, ELE QUIS SE APARECER DEMAIS E SE QUEIMOU SOZINHO , FOI COM MUITA SEDE AO POTE , QUERENDO DAR UMA DE PC FARIAS OU DE SERGIO MOTA , SE FUDEU , MESMO PRA FALAR EM IMPEACHMENT , JÁ NÃO TINHA MORAL ANTES , E AGORA MENOS AINDA , TA TOTALMENTE ZERADO , ELE DIZ QUE ROMPEU COM O GOVERNO , AI EU PERGUNTO , QUANDO FOI QUE ELE ESTEVE JUNTO ? SERÁ QUE ELE ESTA FALANDO SÓ POR ELE OU POR TODO O PMDB , O REQUIÃO JÁ SABE DESSE ROMPIMENTO DO CUNHA , O PMDB DE SP , DE GOIAS DESDE AS ELEIÇÕES JÁ NÃO ESTAVA COM A DILMA , O PRÓPRIO SARNEY FOI FLAGRADO VOTANDO NO AÉCIO , ELE JÁ QUEIMOU ATÉ UMA POSSIVEL CANDIDATURA  PRÓPRIA DO PMDB PARA 2018 A PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA . 

  10. O Cunha é uma caixa de

    O Cunha é uma caixa de pandora.

    O problema (?)que ele tem mais boas verdade e maldades

    sobre a aposição tambem.Pressiona o governo pode até arranhar mas…

    Todos falam ,dizem …fico imaginando o  “Cunha” da tribuna

    “descascando a rede globo já no extertor!?? Ele pode..ele 

    sabe! Ele quer?

  11. A novidade para mim é saber que o rompimento

    do Cunha com o governo só começou hoje. Quer dizer que todas as medidas contrárias aos interesses do país e do governo que ele aprovou a toque de caixa eram atos de um aliado “mui amigo” do governo? Só espero que a Dilma não se acovarde (ainda mais) e passe a proteger esse pilantra.

  12. A ATITUDE DE CUNHA

    A atitude de Cunha sempre o condenou, a Dilma não tem culpa, o PT não tem culpa, quem tem culpa é ele mesmo que sempre se comportou como culpado, se ele não devesse nada realmente não ficaria desse jeito. Ele  deve e sabe disso, mas nunca imaginou ser pego. Ele fez de tudo pra chegar a presidência da câmara pensando em livrar a própria cara… Se o  juiz Moro não condenar esse safado quem tem que ser investigado e cassado é o juiz.  Agora no G1 Cunha está dando entrevista e surtou de vez. O STF, ou MP tem que tomar providências imediatas para tirar ele da presidência porque ele  vai ferrar o governo, o Brasil e o povo.

  13. E agora? Cadê o pessoal

    E agora? Cadê o pessoal reclamando da falta de controle do Ministro da Justiça para defender o Cunha? Precisamos evitar que o Cunha seja preso!!! Cadê você Ministro???

    • Cunha não vai ser preso. Tem

      Cunha não vai ser preso. Tem imunidade parlamentar. Só pode ser processado no STF. O pior que pode lhe acontecer agora é perder a presidência da Câmara. Mas isso é um golpe mortal nas suas ambições. Por isso toda a raiva que ele demonstra.

    • Não tem a mínima noção do que tá falando

         Janot não é subordinado ao ministro da justiça. A briga é entre Janot e Cunha que quer afastá-lo mas agora Janot ao que parece é que vai derrubar  Cunha, o ideal seria que os dois caíssem nessa briga, os dois são uma pedra no sapado do PT.

  14. Inimigo do meu amigo é meu inimigo

    Será que a imprensa estaria cutucando Cunha porque sabe que Cunha, na fala pela TV prevista para hoje, não acusará o MPF e sim o Executivo? Porque essa adesão repentina da mídia à execração pública de Cunha?

    • Pode ser  , não esquecendo

      Pode ser  , não esquecendo que ele não agrada tambem boa

      parte de quem não gosta do governo.Cunha extrapolou..vazou!

      A oposiçaõ tambem terá problemas para capitalizar. Dilma  sempre

      esteve na fogueira. Enfim um país dividido.

       

    • Olha, a imprensa é muitas

      Olha, a imprensa é muitas coisas… mas continua a ser um empreendimento capitalista. Vende manchetes, e não tem como o harakiri político público do presidente da Câmara não ser manchete.

      Depois se pensa no controle de danos, mas agora é hora de vender jornal.

      E poucas coisas vendem jornal melhor do que o terceiro ou quarto personagem político mais importante do país se imolando em praça pública como um monge budista nos tempos da Guerra do Vietnã.

  15. Lewandowsky já!

    “Ainda segundo a Folha, para peemedebistas ligados a Cunha, o próximo alvo do Planalto será o vice-presidente Michel Temer. Na visão deles, o governo vai pressionar a Lava Jato a “envolver” Temer no “escândalo” da Petrobras, para “inviabilizar uma eventual sucessão da presidente pelo vice em caso de impeachment.”

    Nassif, traduza isso para mim, porfavor, não está em português. Acho que está em piguês, ou cunhêz, línguas que não apresentam uma lógica de raciocínio que façam sentido para pessoas com mais de dois neurônios

    PS: Já que é para ficar no surrealismo, não acho uma ideía tão má. Na linha sucessória, sem a Dilma, o Temer e o Cunha, assume o Lewandowsky, como presidente do Supremo, não é? Não é isso que a gente está precisando? Alguém com autoridade, serenidade, sobriedade e estrito cumpridor da constituição, que se encontra em pandarecos no atual momento?

    • Não, não é.

      O quarto na linha de sucessão é o presidente do Senado, Renan Calheiros.

      O Lewandowski, pra assumir, precisa que os outros quatro estejam impedidos.

      Cunha, Renan e Lewandowski assumem com a obrigação de convocar novas eleições em 90 dias. Temer, não sei se precisa convocar nova eleição pelo fato de não haver transcorrido dois anos do mandato.

  16. Dilma conduzindo Janot?

    Esse senhor acha que somos 200 milhões de idiotas? Tudo bem, existem alguns milhões de midiotas, mas acho que não chegam a tamanha idiotice.

  17. Aonde estao aqueles
    Aonde estao aqueles dabimprensa e da oposicao que exigiam afastamento imediato de deputados , ministros e loderes qdo denunciados ? Sumiram? Nao clamam mais ? O Larapio Cunha ameaça via imprensa o procurador e a Presidenta e fica por isto mesmo?

  18. Não diz a máxima que quem não deve não teme?

    Como já vimos, o atual presidente da Câmara não é flor que se cheire, logo virá o contra-ataque. Vamos ver como se dará seu pronunciamento. Não espero nada de bom dessa atual oposição “ao Brasil”. Quanto pior para o País,  eles acham melhor para eles…

    • Ele disse que a “lava jato “

      Ele disse que a “lava jato ” é orquestração do governo!!???

      KKK!! Fico imaginando as argumentações do “juiz Moro”

      e da  oposição quanto a esse tremendo fogo

      amigo “petista”. Ha ha ha!

  19. Como um cara desse

    ainda consegue se manter presidenta da câmara?

    Só com o apoio dessa nossa imprensona que não vale nada mesmo.

  20. Durou muito essa aventura,

    Durou muito essa aventura, quem deveria ser responsabilizado são os que votaram nele para presidente da camara; vai espernear, falar pelo cotovelos como já está fazendo, vai tentar “explodir o governo”, mas a aventura acabou, nenhuma de suas decisões daqui por diante terá legitimidade, como vai entregar a cadeira é que vamos ter que descobrir daqui para a frente.

  21. Sei não !
    Não sinto firmeza

    Sei não !

    Não sinto firmeza nesse Janot. Depois que ele não denunciou o Aécio, mesmo com provas, fico com uma pulga atrás da orelha.

    Quem me garante que ele não está preparando o terreno, digamos, para coisas mais “profundas”.

    O Collor já foi, agora o Cunha, em seguida o Renan. Nada impede que os próximos sejam um ex presidente e depois um presidente.

    Só ficarei aliviado com esse cidadão depois que ele denunciar alguém de peso da oposição, por ex. Aécio.

    Por enquanto a lupa desse procurador só enxerga membros do governo e base aliada.

    Não devemos esquecer que o capeta e gente fina e encanta várias pessoas.

  22. “para peemedebistas ligados a

    “para peemedebistas ligados a Cunha, o próximo alvo do Planalto será o vice-presidente Michel Temer. Na visão deles, o governo vai pressionar a Lava Jato a “envolver” Temer no “escândalo” da Petrobras, para “inviabilizar uma eventual sucessão da presidente pelo vice em caso de impeachment.””:

    Mentira de Cunha, digo, de “peemedebistas ligados a Cunha”.

    Engracadinho mesmo eh ele ter mais “confianca” no trabalho de Janot do que eu.  Nao que seja um vagabundo, claro -e a vaga ja ta ocupada pelo ministro da justica.

    Eu NAO confio em Janot, ponto final.

  23. Cunha inocentemente achou que

    Cunha inocentemente achou que tinha o poder até para se tornar “Primeiro Ministro” nom provável parlamentarismo ou até “presidente” caso o Impeachman atingisse Dilma e Temer.

    Só esqueceu que ele nada mais é do que um instrumento descartável, utilizado pela Imprensa Golpista de sempre e pelos Tucanos, cujo Procurado da Repíublica, Rodrigo Janot, não tem coragem sequer de denunciá-los, nem com as mais fartas provas disponíveis.

    Esse golpe gestados nas entranhas de Washington e executado pelos seus cães fiéis aqui no Brasil (PSDB) não incluem Cunha num eventual governo pós golpe.

  24. Nossa que chato né?
    Nao vai

    Nossa que chato né?

    Nao vai ninguem aqui criticar o ativismo judiciario para agredir o poder legisltativo?

    Que mais uma vez tem um dos seus lideres sofrendo uma tentativa de golpe por quem nao foi eleito?

    Que comédia …rs

    • Pois é, ninguém pra defender

      Pois é, ninguém pra defender a probidade do deputado Cunha, reconehcidamente um dos homens mais honestos da República!

      Defende você , Leônidas, você que sempre cultiva simpatia por marginais.

  25. Se esse crápula não for

    Se esse crápula não for enquadrado pelo judiciário e por conseguinte defenestrado da política, a desmoralização do judiciário brasileiro será total e absoluta.  Não é possível que nesse judiciário não tenha pelo menos um punhado de homens e mulheres de conduta ilibada  que não possam se indignar com a conduta infame e desprezível desse ser.   Se seus comparsas do legislativo e seus asseclas de fé evangélica não se repugnam com suas atitudes, é até compreensível, pois que comem e se lambuzam na mesma latrina.  É escandaloso e repugnante tudo isso que estamos assistindo.  Se minha avó viva fosse, certamente diria:  é o fim dos tempos!

    O judiciário vai esperar soar as trombetas do apocalipse?

  26. O cunha nao se deu conta q o

    O cunha nao se deu conta q o planalto tb está sendo castigado dia apos dia pela operaçao lava-jato e que ela só nao pega… Tucanos! Mesmo quando há prova de envolvimento deles em algum escandalo. 

     

    Será que o Cunha é tao burro que sonhava ser presidente com o apoio da midia que é quase integralmente composta por membros ou simpatizantes do instituto milenium? 

    A midia nao quer um governo sem o pt. A midia quer um governo com o psdb! 

    sera que o astuto cunha ainda nao percebeu isso? Sera que ele nao percebeu que é mais uma moda como tantas outras pra castigar o governo e espalhar o falso senso da moralidade do “ilibado” psdb?

    • Não é burro mas é vingativo

         Evidente que o alvo é o PT mas é preciso lembrar quando tudo isso começou. Em 2012  assume a Graça Foster que manda o delator Paulo Costa catar coquinhos, não é a toa começa aí uma escalada anti PT no congresso e “aliados” como Eduardo Campos batem em retirada, Dilma teminou por melar o esquema e podemos ver quem tá metido nisso até o pescoço soltando os cachorros em cima da presidenta, Dilma e o PT são punidos pelas virtudes, primeiro pela base achacadora depois por quem quer ver o país em ruinas.

  27. A culpa como sempre é da

    A culpa como sempre é da Mídia.

    Não são os ladrões e acordos espúrios dos politicos ( de todas as matizes ideologicas ) junto ao empresariado.

    É a midia!

    Os politicos e os curruptos/curruptores coitados, são apenas vitimas da midia…

    rsrsrrsrs

    • E desde quando a mídia está separada dessa massaroca ?

         Todas as concessões quando não são de propriedade de políticos são concedidas por políticos, as grandes empresas de comunicação têm grandes contratos com o estado, recentemente a Jovem Pan foi pega fazendo propaganda de Alckmin e Kassab disfarçada de jornalismo, não falta jornalista dizendo que foi demitido por ordem do serrra, pra não falar no caso cachoeira, estou curioso, por que será que esses trollzinhos insistem em separar a mídia dos piores esquemas até mesmo tirando a da classe “empresariado” ?

    • A mídia é o PIG

      A mídia é parcial e se comporta como partido político de oposição, de forma escandalosa! Não tem culpa, mas faz a versão da opinião publicada.

  28. Eduardo Cunha espera ser afastado da presidência da Câmara

    Tem sido assim, os GANANCIOSOS e DESONESTOS quando de frente do DINHEIRO não se perguntam se no caso de serem DESCOBERTO a sua DESONESTIDADE, o que aconteceria?

     

    Então quando tudo vem ao CONHECIMENTO PUBLICO dizem que a CULPA é de OUTRO e o EDUARDO CUNHA não foge a regra, podemos chama-lo SEM MEDO de ERRAR de DEMOSTENES TORRES do PMDB.

  29. A CULPA É DA GLOBO/CBN

    Ora, quando o Cunha foi candidato a presidência da casa a mídia escondeu a folha corrida, ou, como se diz aqui no interior:

    “a capivara do menino” não foi mostrada, a mídia não só escondeu do povo os inumeros processos e irregularidades aos quais o Senhor Cunha foi protagonista durante toda sua vida de político pelego, como abertamente apoiou esse Senhor para a presidência. A CBN com Merval e outros defenderam o Cunha. O JN não fala mal do Cunha, ele é protegido da Globo, é fácil perceber isso. E agora José? Vão abraçar o menino?   DUVIDO DÊ-Ó-DÓ.

     

     

     

  30. Engraçado foi ver Cunha
    Engraçado foi ver Cunha tucano na TV em seu pronunciamento dizendo que o judiciário é mais independente, e depois no noticiário do PIG dizendo que o governo Dilma controla o judiciário para atingi-lo. Kkkkkkkk É muita cara de pau e pensa que o povo é tonto e não percebe que ele já era oposição já atuava com o PSDB lá contra o governo e contra o Brasil. Acabou no lugar certo, no cóvil dos bandidos e corruptos do partido mais ladrão do Brasil , chamado PSDB. O partido da roubalheira, protegido pelo judiciário e nunca punido.

  31. Eduardo Cunha e o dízimo da propina

    Os pastores da igreja de Cunha estão orando, jejuando e fazendo vigílias para ele pagar o dízimo dos cinco milhões de dólares. São “apenas” 500.000 dólares que pelo câmbico atual, representa mais de um milhão e meio de reais. 

  32. Cunha e o dízimo

    Os pastores da igreja de Cunha estão orando, jejuando e fazendo vigília, na esperança de receberem o dízimo dos cinco milhões de dólares da propina.

  33. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome