Em 2012, Sabesp avisou acionistas sobre crise no Cantareira e redução dos lucros

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – É destaque no Estadão, nesta quinta-feira (9), que um relatório da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico de São Paulo) enviado à Bolsa de Nova York informava aos acionistas que a falta de água provocada pelo colapso do Sistema Cantareira poderia impactar nos lucros a partir de abril deste ano.

Segundo a reportagem, o relatório foi enviado à bolsa americana em 2012. Logo, a Sabesp previa uma forte crise desde aquele ano. A informação foi divulgada na quarta (8), pelo promotor Rodrigues Sanches Garcia, do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema) de Campinas, do Ministério Público Estadual. O órgão investiga a crise de desabastecimento de água no Estado governado por Geraldo Alckmin (PSDB).

De acordo com o Broadcast do Estadão, o mesmo relatório anual foi enviado à Comissão de Valores Mobiliários também em abril. A Sabesp admite que há dois anos observa chuvas abaixo da média no Cantareira e revela ter tomado medida mais firme para enfrentar o problema apenas em fevereiro deste ano, quando lançou um programa de bônus para quem economizar água.

O assunto foi debatido timidamente pela grande mídia durante a disputa eleitoral pelo Palácio dos Bandeirantes. A presidente da Sabesp, Dilma Pena, só compareceu à CPI instaurada na Câmara de São Paulo para falar sobre água após o primeiro turno da eleição, em 5 de outubro, quando Alckmin foi reeleito. Na ocasião, a dirigente admitiu a situação de crise até então negada pelo governador tucano.

No mesmo relatório, a Sabesp informa que se a falta de chuvas persistir, medidas mais duras serão tomadas para reduzir o consumo de água e que isso, consequemente, poderia “resultar em uma diminuição significativa no volume faturado de água e as receitas dos serviços” da estatal. A Sabesp é uma empresa de capital misto que pertence parte ao Estado e parte aos acionistas. A companhia explora mais os serviços de venda de água, por ser mais rentável e, consequentente, despertar mais o interesse do mercado de ações.

Segundo o Estadão, o promotor Garcia explicou, em entrevista coletiva na quarta-feira, que o relatório da Sabesp foi incluído no inquérito civil que apura a crise no sistema que abastece a Região Metropolitana de São Paulo. “A Sabesp nos colocou claramente que água é um negócio e o Sistema Cantareira responde por 73% de sua receita.” Segundo ele, a companhia não fez nada para minimizar o problema.

Conforme demonstrou reportagem do GGN em maio deste ano, a Sabesp chegou a distribuir até 60% dos lucros aos acionistas nos últimos 10 anos. O estatuto da empresa informa que esse índice poderia ser inferior, sendo que o payout mínimo é de 25%.

Leia mais: Sabesp distribuiu até 60% dos lucros aos acionistas durante governo Alckmin

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Onde estão os principais

    Onde estão os principais caciques do PT, que deveriam responsabilizar o governo Alckmin por esta tragédia em São Paulo? Onde estão os militantes? O movimento do passe livre? Jogo se ganha no ataque, fazendo gols e não tomando de goleada como o PT está no Estado de São Paulo.

    1. Em SP não existe oposição

      Infelizmente, o PT perdeu o poder de fazer barulho.  Precisamos entender porquê.

      Mas ele está perdendo cada vez mais espaço.  Por exemplo, não elegeu o Senador.

  2. Alckmin sabia e não fez nada

    Se a Sabesp sabia do problema do Cantareira e pouco, ou nenhum, investimento foi feito por Alckmin para tentar amenizar o problema, como o governador ainda tem a cara de pau de dizer que foi pego de surpresa?

  3. Alckmin sabia e não fez nada
    Se a Sabesp sabia do problema do Cantareira e pouco, ou nenhum, investimento foi feito por Alckmin para proteger o estado da possível falta de água, como o governador ainda tem a cara de pau de dizer que foi pego de surpresa?

  4. Na boa, estou de saco cheiro

    Na boa, estou de saco cheiro desse negócio da cantareira.

    O objetivo já foi alcançado, o Alkimin está reeleito.

    Já deu, muda o disco.

    Agora, quem quiser continuar nesse rami, rami, que fique à vontade.

  5. A chamada devia ser mudada

    A chamada devia ser mudada para “Sabesp avisou acionistas ESTRANGEIROS sobre crise no Cantareira e reducao de lucros”.

    Ninguem no Brasil foi avisado.

  6. Cuidado, cuidado São Paulo

    Com essa nova eleição, sei não, com essa falta de água ai, sei não, o chuchu vai fazer sumpaulo virar nordeste….seco..secooooooo .. será tudo grotões..kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  7. Ué, tá certo. Tem que

    Ué, tá certo. Tem que priorizar as informações. É muito mais importante avisar que vão perder grana, do que notificar a população que vão morrer de sede. Empresa privada é isso ué, visa somente lucro.

  8. Quem são os acionistas que mais lucraram com as ações da Sabesp?

    Toda vez que vejo matérias sobre essa alta distribuição de lucros da Sabesp, nos últimos 10 anos, fico me perguntando quem são, nominalmente, esses acionistas que tanto lucraram com os artifícios dos quais a Sabesb lançou mão para ter lucros? É possível chegar a essa informação? Tudo leva a crer que essas ações foram lançadas para investidores escolhidos a dedo…

  9. Tomara que não, mas o mais
    Tomara que não, mas o mais provável é que essa próxima semana ou quinzena de chuvas seja a “prova dos nove” que o uso (e abuso) do Volume Morto colapsou o Cantareira.
    Vale a pena contrastar como reagirá cada um dos quatro sistemas mais castigados com a crise: Cantareira; Alto Tietê, esse sobrecarregado para socorrer o próprio Cantareira; Guarapiranga; e Alto Cotia).
    http://sujoedesidratado.blogspot.com/2014/10/picole.html

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador