Em protesto contra ministro, servidores da CGU entregam seus cargos

Jornal GGN – Em protesto contra Fabiano Silveira, ministro da Transparência, Fiscalização e Controle, chefes de 23 representações estaduais da Controladoria-Geral da União (CGU) e mais 200 ocupantes de cargos de direção e assessoramento superior anunciaram a entrega de seus cargos. Eles cobram a imediata saída do ministro, que foi gravado em conversa orientando Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Senado, e Sérgio Machado, ex-presidente da Transpetro, a se defenderem na Operação Lava Jato. 

O protesto organizado pelos servidores impediu a entrada de Fabiano no ministério e também promoveu uma lavagem com água e sabão na fachada da CGU e no andar onde fica o gabinete do ministro. O Sindicato Nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle, além de pedir a saída imediata do ministro, também quer a revogação da medida provisória que alterou a estrutura da CGU.

Do Congresso em Foco

CGU tem entrega de cargos em massa em protesto contra ministro
 
Chefes de 23 representações estaduais da CGU e outros 200 ocupantes de cargos de direção e assessoramento superior (DAS) anunciam a entrega de seus cargos para pressionar a saída de Fabiano Silveira. Servidores farão marcha até o Planalto para cobrar a demissão do ministro

Em protesto contra o ministro da Transparência, Fiscalização e Controle, Fabiano Silveira, chefes de 23 representações estaduais da Controladoria-Geral da União (CGU) e outros 200 ocupantes de cargos de direção e assessoramento superior (DAS) anunciaram a entrega de seus cargos nesta segunda-feira (30). Eles afirmam que não trabalham com o novo ministro e cobram a imediata saída de Fabiano, flagrado em conversa gravada orientando o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado a se defenderem na Operação Lava Jato.

Os nomes dos chefes demissionários foram lidos em um carro de som durante o protesto que barrou a entrada de Fabiano no ministério e promoveu uma lavagem, com água e sabão, na fachada da CGU e no nono andar, onde fica o gabinete do ministro. Um grupo de servidores da CGU cercou o carro de Fabiano e o impediu de entrar na sede do ministério. Cerca de 200 pessoas, segundo a Polícia Militar, ocupam a entrada do prédio, localizado no Setor de Autarquias Sul. Os manifestantes devem sair daqui a pouco em marcha até o Palácio do Planalto para cobrar a demissão de Fabiano.

Em nota divulgada nesta manhã, o Sindicato Nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle (Unacom) pediu a saída imediata de Fabiano Silveira. “O Sr. Fabiano Martins Silveira, ao participar de reuniões escusas para aconselhar investigados na operação Lava Jata, bem como ao fazer gestões junto a autoridades e órgãos públicos a fim de apurar denúncias contra seus aliados políticos ‘demonstrou não preencher os requisitos de conduta necessários para estar à frente de um órgão que zela pela transparência pública e pelo combate à corrupção’”, afirma o comunicado assinado por Rudinei Marques, presidente do Unacom Sindical (leia a íntegra).

Além de cobrar a exoneração imediata de Fabiano Silveira, o sindicato também pede a revogação da medida provisória assinada pelo presidente interino Michel Temer que criou o Ministério da Transparência, alterando a estrutura da CGU. Outro ponto reivindicado pelos sindicalistas é a aprovação da proposta de emenda à Constituição (PEC 45/2009) que dá “soberania” à CGU para investigar e apresentar laudos. Embora tenham conseguido o apoio de todos os líderes partidários. chegoua ficar em primeiro lugar nalista de prioridades.renan negou e disse que a pauta era muito corporativista e não botou

O diálogo entre Fabiano Silveira e Renan foi gravado na residência oficial do Senado em 24 de fevereiro, quando o atual ministro era conselho do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O ministro também fez recomendações a Machado sobre como ele deveria se comportar diante de uma medida cautelar, conforme revela reportagem do Fantástico. Funcionário de carreira do Senado, Fabiano é considerado indicação de Renan para o ministério.

Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. duas espantosas notícias

    São duas espantosas notícias um os dialógos do atual ministro, outra a CGU ter ” 200 ocupantes de cargos de direção e assessoramento superior (DAS)”, é quase 10% do quadro de servidores para um quadro que ano passado fiscalizou 60 prefeituras apenas.

  2. Temer já decidiu que Fabiano fica…

    Temer diz que a permanência do ministro na CGU vai depender de “repercussão política” (http://glo.bo/1NZuZJ0).

    Será que agora os servidores da CGU entenderão que foram massa de manobra pra derrubar a Dilma, quando batiam panelas, quando iam aos protestos e quando, orgulhosíssimos, compareceram ao trabalho com suas camisas verde e amarelas, no dia 11 de maio?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador