Escolha de Velloso para a Justiça mostra tratativa de Temer no Judiciário

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – Mudou a posição do presidente Michel Temer de escolher o novo ministro da Justiça somente após a sabatina de Alexandre de Moraes, uma vez que necessita da aprovação do Congresso para assumir a cadeira na Suprema Corte. Agora, as tratativas entre o governo e os parlamentares para a aceitação de Moraes no STF não são as únicas verdades que vieram à luz. 
 
A garantia da entrada de Moraes ao Supremo Tribunal Federal chegou a motivar uma mudança de planos de Michel Temer. O presidente não mais esperará a sabatina para a nova nomeação para o seu ministério, como inclusive o deve fazer antes.
 
Com a certeza de que Alexandre de Moraes será aprovado, o próprio presidente da República deu a deixa, nesta terça-feira (14): o nome do seu novo ministro que irá comandar a Justiça e Segurança Pública será anunciado “logo, logo”.
 
Entre os mais cotados, está o do ex-ministro do Supremo, Carlos Velloso. O ex-ministro tem apoio total do PSDB, o principal aliado de Michel Temer, e traz a imagem tão perseguida pelo presidente de “perfil inquestionável”, não podendo dar tantas margens a críticas da opinião pública, relativas por exemplo, a avanços da Operação Lava Jato, sobretudo na atuação junto à Polícia Federal.
 
Visível “fã” da Operação Lava Jato, anunciando apoios e elogios a toda a imprensa sobre a conduta do juiz da Vara Federal de Curitiba, Sérgio Moro, Carlos Velloso é a peça que Temer busca. 
 
“O juiz Sérgio Moro tem demonstrado muita independência, tem mostrado que é possível examinar, estudar, processar e decidir, em tempo razoável, aqueles que são levados à barra da Justiça. Então, o comportamento dele é elogiável.Sérgio Moro está prestando um grande serviço à sociedade”, disse em entrevista, em novembro de 2016.
 
O ex-ministro do STF e do TSE, por outro lado, guarda posicionamentos peculiares: em março do ano passado, defendeu de forma pouco moderada a polêmica condução coercitiva de Lula.
 
No último ano, não contava, por exemplo, que ele mesmo reclamou ao ministro Gilmar Mendes de ter recebido uma intimação para depor em inquérito da Operação Pasárgada, em 2008. Sem ter sido coagido ou obrigado a prestar o depoimento naquela hora, foi apenas notificado da intimação, podendo o próprio Velloso decidir dia e local para a medida.
 
Ainda assim, queixou-se duramente com Gilmar: “Não é desse modo, evidentemente, que a Polícia deve se dirigir a um ex-presidente do Supremo Tribunal Federal e ex-presidente do Tribunal Superior Eleitoral”, escreveu naquele ano.
 
0gif-tarja-acesso_prioritario.jpg
 
Mas por seu perfil defensor da Lava Jato é que Temer vê em Velloso a oportunidade de não questionarem a escolha do novo ministro. Na tarde desta terça-feira (14), o presidente recebeu o ex-ministro do STF no Palácio do Planalto, em encontro que era apenas com o senador Aécio Neves (PSDB-MG). O tucano levou Velloso ao gabinete. 
 
“O Presidente da República recebeu em audiência na tarde de hoje o ex-Ministro do Supremo Tribunal Federal, Doutor Carlos Velloso. O Presidente seguirá conversando com o antigo amigo e ex-Ministro nos próximos dias”, anunciou o porta-voz da Presidência Alexandre Parola.
 
Ao mesmo tempo que tem apoio de setores do mundo jurídico, Carlos Velloso também o tem de caciques do PSDB, além de ter bom trânsito junto a tribunais superiores de Brasília.
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Até agora não encontrei em

    Até agora não encontrei em nenhum dicionário da língua portuguesa um termo para (des)qualificar quem faz uso do elogio fácil para enaltecer o que não passa, ou passaria, de mera obrigação. Trata-se, a meu ver, de falta absoluta de caráter. E se for um juízo comprometido pelo viés pessoal ou político, aí já ultrapassa a esfera da canalhice. Observem o que afirma um ex-presidente da Suprema Corte:

    “O juiz Sérgio Moro tem demonstrado muita independência, tem mostrado que é possível examinar, estudar, processar e decidir, em tempo razoável, aqueles que são levados à barra da Justiça. Então, o comportamento dele é elogiável.Sérgio Moro está prestando um grande serviço à sociedade”.

    Babaquice, baboseira, besteirol, bazófia…..que mais pode ser escrito iniciando com a letra B para enquadrar o que declarou esse ex-ministro? Independência de quem ou de quê? O que será “tempo razoável”? Será, por exemplo, manter por meses presos sem culpa formada para extrair delações visando alvos pré-determinados? Como “prestando serviço à sociedade”? Ele não é regiamente pago pelo seu trabalho? Mesmo que estivesse agindo como um magistrado; não estivesse instrumentalizando seu mister para fins políticos-ideológicos, mesmo assim não deveríamos nada a ele. Nada!

    Se for mesmo para o ministério, esse senhor será mais uma nulidade a se somar à camarilha que recebeu de mão beijada o Poder e que hoje afunda o país. 

     

    1. JB

       Ele na verdade elogiou a si mesmo, e usou Moro apenas por questões midiáticas, e com isso transformou Moro em selo de “qualidade”. Pela coerẽncia de suas ações e palavras acho que nem  ele acredita na validade do selo. Assim como Temer usou Moro para justificar a saída de Mariz, e indicou Moeira Franco para o ministério. Tudo de um coerência jamais vista. E la nave va!

  2. é uma aberração…

    um insulto à sociedade, dizer que Moro está prestando um grande serviço à sociedade

    outro que só vai enxergar o que a mídia bandida apontar como bom e premiar

  3. Velloso????

    Um dos sempre chamados por Waack, no Programa Painel. Isto,  sem dúvida,  já diz tudo sobre seu posicionamento. Suas palavras e frases sobre Lula ou Pt mostram claramente sua posição. Sua ida ao planalto junto com um notório nome das listas e delações, o Franciso Aécio Neves, mostra mais ainda seu posicionamento.  Portanto eu pergunto Velloso???

  4. “Tutto in famiglia”. “La

    “Tutto in famiglia”. “La Grande Famiglia”. Velloso – já provecto na idade – é advogado de “aécio neves”, ex-ministro do STF e ex-presidente do STF, agora, ministro da justiça…

    E “nóis” mortaiiiiiis ???

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador