“Está na hora do presidente sociólogo e o presidente operário conversarem”, diz Marina

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – A ex-candidata a presidente da República, Marina Silva (Rede), disse em entrevista ao blog do Matheus Leitão (G1) que para buscar saídas para a crise, os ex-presidentes Lula (PT) e Fernando Henrique Cardoso (PSDB) deveriam se aproximar. De acordo com reportagem publicada nesta sexta (13), Marina afirmou que Lula e FHC “tê força para frear o agravamento do cenário” de instabilidade política que permeia o governo Dilma Rousseff.

“Está na hora de o presidente sociólogo e o presidente operário conversarem. Se foi possível Fernando Henrique conversar com ACM, se foi possível Lula conversar com [José] Sarney, [Fernando] Collor, Renan [Calheiros], Jader Barbalho e Eduardo Cunha, por que não é possível conversarem dois ex-presidentes da República para que possamos viver os últimos suspiros da polarização?”, questionou a ex-senadora, que apoiou o então candidato Aécio Neves (PSDB) contra Dilma, no segundo turno presidencial de 2014.

Ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva ainda comentou a tragédia causada pelo rompimento das barragens da mineradora Samarco, em Mariana, Minas Gerais. Segundo ela, a negligência, a ser investigada, gerou um “dano incalculável”. E além da responsabilidade da empresa Samarco e de suas controladoras – a Vale e a australiana BHP Billiton -, é necessário apurar, também, o papel do poder público em meio a tragédia.

“Pode até se fazer um cálculo do prejuízo causado à biodiversidade, ao patrimônio histórico, enfim, à cidade, mas tem algo ali que é incalculável e onde reside a maior denúncia de descaso, porque é irreversível. Você pode reconstruir uma cidade, mas não reconstrói vidas”, disse ela.
Leia a entrevista completa aqui.
 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

30 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. fenômeno

    Nassif,

    Não tem como esta acreana tão legítima quanto uma cédula de oito reais sossegar.

    A depender desta ambientalista do nada, o país estaria em direção ao racionamento que a Miriam Leitão adora sugerir, desde 2010 que a jornalista diz que vai faltar luz..

    A PhD em demagogia entende mesmo é de Ong, de onde tira uma bela $$$ todos os anos, o resto do tempo é ficar na vitrine prá ver o que consegue pescar. Agora é a vez do blábláblá de conversa disto conversa daquilo, e logo com o lesa-pátria, a marineca setubal é um fenômeno.

     

  2. Ensinar

    Verdade, FHC poderia ensinar a maquiar escândalos e a desempregar milhões de brasileiros, além de mostrar como entregar o patrimônio nacional ao estrangeiro quase sem ônus (que foi o que aconteceu com a samarco) e Lula ensinaria o FHC a como se comportar depois de receber um prêmio de prestígio internacional e a tomar uma cachacinha…

  3. Esta criaturinha da floresta

    Esta criaturinha da floresta deveria mudar pros EUA e se tornar personagem da Disney, tipo uma daquelas fadinhas boazinhas. Marina está chegando de Marte agora? fhc não representa mais nada, é apenas uma máscara de ex-intelectual que a direita usa assim como os burgueses compravam títulos de nobreza. E sobre a tragédia da Samarco, o que a fadinha da floresta tem a dizer? Cada vez eu pego mais aversão por esta criatura.

  4. Apareceu a Margarida

    Sim, Marina, o MP do Estado de Minas deveria investigar como foi que essa empresa conseguiu funcionar aparentemente sem “”fiscalização.”” E ai, qual ou quais os governos que deram carta branca para a Samarco: Aécio, Anastasia ou de muito antes ainda?

  5. Marina, a “Promoter” …

    Marina Silva, ex ministra do meio-ambiente do governo Lula; Marina, ex senadora pelo PT; Marina Silva, quem diria?, acabou como cacique de partido desenhado para simular que não é partido, mas sim, uma “Rede”.

    E agora, com essa iniciativa ridícula, em que pretende aparecer como “acima do bem e do mal”, apresenta ao público circense sua mais nova máscara: a de “promoter” de ententes sob encomenda para si mesma.

    A proposta, desculpáveis apenas os ingênuos de sempre, além da óbvia autopromoção e de seu sucedâneo conforto demagógico, destina-se a igualar, no plano simbólico, as ações e reações e históricos de presidentes e homens que em tudo ou em quase tudo diferem, com Luís Inácio uns vinte ou trinta corpos de vantagem, por qualquer ângulo positivo que se olhe.

    Marina tenta apagar o que fez em recente passado: apoiar Aécio Neves (!!!), sacar “self” no enterro de seu companheiro de chapa (chapa quente, por sinal), defender sustentabilidade com apoio da banca e da cosmética Natura, fazer cara de paisagem quando perguntada pela origem do jatinho de campanha, etc e tal, que vou parando por aí para não vomitar.

    Marina Silva, o teu destino é trair (Talvez dê um filme). E pescar bagre ensaboado. Caiu na rede, é peixe.

     

  6. De Volta ao Presente

    Nassif: a ex-candidata à presidência é um caso inusitado. Ela viaja do futuro para o passado, sem visitar o presente. E sempre com trajetória desastrada. Suas falas, conforme estampa a grande mídia, vai do inútil ao obsoleto. Desde quando o imortal insepulto se digna falar com operário, esteja em porta de fábrica, esteja em palácio? Pode até conversar com o outro, no chá das quintas, la na Casa de Machado de Assis. Por quê não falar com a presidenta Dilma, diretamente? Fora disto, a dona do Acre viaja na maionese, com surtos psicóticos. No fundo, o que quer ela agora é tentar responsabilizar o governo federal e mineiro, aos quais faz oposição, pela tragédia de Mariana. Triste figura desta que já representou até uma possível alternativa governamental.

  7. Marina não vai se pronunciar

    Marina não vai se pronunciar sobre o desastre ambiental em Mariana?

    Para a maior liderança de um partido que se diz ambientalista, é meio estranho esse silêncio.

  8. Conversar sobre o que? Preço de palestras?

    Ex-presidentes devem é ficar quietos, já passou a vez deles. Se resolverem voltar, tudo bem, mas até lá, devem interferir menos. Chega de microfones para os dois. A presidente atual é que tem que falar.

     

  9. Marina morena, Marina você se

    Marina morena, Marina você se pintou.

    Marina você faça tudo, mas faça o favor

    Não manche esse rosto

    Que eu gosto

    E que é só meu

    Marina você era bonita

    E já se perdeu

     

    Me aborreci me zanguei 

    Já nem posso falar

    E quando eu me zango

    Marina, não sei perdoar

    Eu já desculpei tanto jato

    Você não arranjava outro igual

     

    Desculpe Marina Morena

    Mas estou de mal

    De mal de você

    Volta pro PT….

     

  10. Marina

    A Marina é realmente muito cara de pau, gosta de ficar bem na foto com a oposição e dpois vem esse discurso de conciliadora visando as próximas eleuções e passar como salvadora da pátria.

  11. O Lula na última entrevista

    O Lula na última entrevista que deu ao Kenedy Alencar, foi claro ao dizer que não tem nada para conversar com FHC.

    E citou vários ex presidentes de outros países que não se conversam entre si, pelo menos publicamente.

    Segundo o Lula, se tiver algo a ser conversado deverá ser emtre PT e PSDB.

    Tá certo o Lula, não tem que encher a bola desse FHC ressentido.

    Isso é conversa fiada do PIG para ressuscitar morto.

  12. necas,….

     

    o recado que os demo-tucanos e afins mandaram pela Marina é claro, …. eles vão tentar entregar os anéis para salvar os preciosos dedinhos, … 

    Acontece que o Brasil está numa encruzilhada, … ou avança e decola rumo a uma sociedade mais justa e mais produtiva com distribuição de riquezas e justiça social, … ou volta a ficar refém das harpias e dos vampiros do capital internacional…  trata-se de um pessoal sem credibilidade, … sem escrúpulos, ….  os caras só visam a grana….  Passou da hora desse pessoal ser alijado completamente do legislativo, … do judiciário que eles corromperam, … do funcionalismo, … dos cargos de confiança que foram entregues a gente indigna de confiança, … passou da hora. O governo tem é de partir para confrontar esse pessoal, … nunca as mazelas dessa gente esteve tão exposta para o povão, … 

     

  13. E já passou da hora da Marina

    E já passou da hora da Marina parar com essa candilena, com o egocêntrico sociólogo não rola conversa, seria se rebaixar demais, conversar com um ex-operário.

  14. Temor da “afundagem” vindoura

    Mais uma vez a mídia pauta a discussão das conversas do bar da esquina. 

    O medo da afundagem e do decrecimento do país. Que conversinha mais mole.

    A solução de Marina para o decrecimento econômico é colocar duas figurinhas repetidas para uma conversa mole, a qual ninguém aguenta mais.

    Todo mundo precisa de uma causa para estar na mídia. 

    Salvem os quelônios! Salvem os estegossauros! E se bondade vos restar: salvem os moluscos!

    Antes que este país afunde no Atlântico e nos confundam com a Atlântida!

    E eu aqui pretendendo ver tudo desmoranar estando escorado num barranco.

    Construiram uma país usando conversa mole como material alvenaria.

    Não teria nada mais de concreto?

  15. Lula já procurou FHC, mas ele desdenhou…

    … “vazou” a informação pra imprensa pra mostrar que o Lula estava desesperado:

    http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/lula-procura-fhc-para-conter-impeachment-de-dilma/

    “O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) procurou, por meio de emissários, o antecessor, Fernando Henrique Cardoso (PSDB) para pedir que o tucano contenha as pressões da sigla pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). A informação é do jornal Folha de S. Paulo.

    Segundo a Folha, amigos tanto de Lula, quanto de FHC, discutiram a possibilidade de um encontro entre os ex-presidentes. Lula estaria disposto a conversar por telefone sobre o tema mas o tucano, conforme a reportagem, preferiu que o assunto fosse discutido pessoalmente.

    “Não foi o primeiro aceno de Lula à oposição. Em maio, ele encontrou o senador José Serra (PSDB-SP) na festa de um amigo comum e disse que gostaria de marcar uma conversa reservada. Lula derrotou Serra na eleição de 2002”, ressalta a Folha nesta quinta-feira (23/07/2015).”

    Ou essa Marina está de má-fé ou é idiota.

  16. Prontos Para a Democracia…

    Como se vê, pelos “textos” o pessoal por aqui está prontinho para a convivência democrática…rsrsrsrsrs…

     

    Marina:

    – Sonsa

    – Falsa

    – Demagôga

    – marineca setubal

    – Não vigia as mineradoras

    – Criatura da Floresta

    – Americanófila

    – Traidora

    – Psicótica

    – Hiena

    – Ingrata

    – cara de pau

    – Marina, Quem é???

    1. Com exceção da hiena,

      criatura da floresta (acho pejorativo e depreciativo aos seres da floresta) e marineca setubal, o restante tem tudo a ver com a pessoa, sim.

    2. Democracia ?

      É outra coisa que ela desconhece, Fidelidade tb. Tão falsa como o Cunha. e muitas coisas mais. Não dou mais a outra face.

      O tempo dela se foi.

  17. Mas qual é mesmo a relevância

    Mas qual é mesmo a relevância da opinião da Marina sobre o Lula que deve ou não fazer? Ela própria, movida por um gigantesco ressentimento advindo de sua derrota eleitoral não quis conversar com o Lula. Preferiu o Aécio. E agora vem com essa conversa mole? É fácil indicar caminhos tortuosos para os outros seguirem, não é, Marina?

  18. Depreende-se da leitura dos
    Depreende-se da leitura dos comentários, que o Brasileiro está aprendendo a se defender dos chacais, e de seus paus mandados. Ri ri ri ri. LULA 2018.

  19. Safra ruim

    Marina Silva faz parte da safra ruim de lideranças políticas que o Brasil produziu e continua produzindo aproveitando-se do analfabetismo político e  desinformaçao da maioria do povo. Convence só os desavisados. Iguais à ela sao muitos e de siglas partidárias diversas, inclusive do próprio pt à exemplo dos Delcídios da vida, Marta suplicy e uns outros aí. Marina sempre teve agenda própria, na verdade “agenda patrocinada e alheia aos interesses dos brasileiros”, e isso ficou claro no seu programa de governo na eleiçao passada, mas nem precisava tanto. Por onde ela passa a grama morre. O negócio dela é atuar no vácuo porque sempre foi oportunista.  Faria um favor ao Brasil se ela tivesse a grandeza de assumir que o seu coraçao nao está aqui e já foi corrompido, assim como Serra, richa, alckimin, áecio, fhc, aloysio, agripino, renan, cunha, pauzinho do dantas e tantos outros que sao tao dissimulados quanto ela. Sao farinhas do mesmo saco, vinhos de mesma safra ruim. 

    1. A mais pura verdade
      A mais pura verdade Luiza.
      Marina Silva e outros oportunistas, tomaram carona na esperança do povo, e na primeira oportunidade, pularam pro barco dos opressores.
      Essa gente traidora, forma a curriola “dos que são, sem nunca ter sido”.
      Gente, ridícula, imoral e bizarra.
      São de dar enjôo em sonrisal.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador