Estou disposto a ser candidato para defender um projeto, diz Lula

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Durante entrevista, o ex-presidente também afirmou que não tem medo de ser preso em investigações da PF e disse que Fernando Henrique Cardoso sofre com seu sucesso
 
 
Jornal GGN – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que, se houver necessidade, está disposto a ser candidato ao Palácio do Planalto em 2018, e que a decisão não depende de sua vontade pessoal. Lula disse também que não teme ser preso nas investigações da Lava Jato ou da Zelotes, porque tem a “consciência tranquila” e retrucou os ataques de Fernando Henrique Cardoso: “FHC, toda vez que ele tiver que falar de corrupção, ele tem que lembrar da sua reeleição”. As declarações foram dadas em entrevista ao repórter Kennedy Alencar, na noite desta quinta-feira (05).
 
“Não se trata de ter vontade. Eu não tinha vontade em 89, eu não tinha vontade em 1994. Você vai porque há uma necessidade partidária, de um agrupamento de pessoas”, disse, completando que a candidatura não ocorrerá “apenas para evitar a oposição”, mas para “defender um projeto político”. Lula alertou que ainda é cedo para definir a disputa pela presidência: “não se pode é discutir com três anos de antecedência”.
 
“Se houver necessidade de defender um projeto que fez com que os pobres fossem vistos no país, que incluiu milhões e milhões de pessoas, para defender esse projeto, se eu perceber que ele vai correr risco, você não tenha dúvida que eu estou disposto a ser candidato. Mas eu trabalho com a certeza que esse país produz tantas lideranças, que ainda podem surgir. (…) Mas eu estarei na campanha de qualquer jeito. Estou bem de saúde, motivado”, afirmou.
 
Dilma tem que fazer a roda girar
 
Como erros de gestão, Lula disse que no primeiro mandato da presidente Dilma Rousseff “houve um equívoco quando não se aumentou, em 2012, o preço da gasolina” e que “acumulamos uma inflação que só foi acontecer no segundo mandato”. O ex-presidente também acredita que Dilma não deveria ter feito “tanta desoneração”, referente à redução de impostos para empresas: “foi um equívoco desonerar. Eu não vejo uma propaganda na televisão agradecendo ao governo pela desoneração. Eu vejo propaganda contra a CPMF”, afirmou.
 
Para ele, atualmente há duas saídas para solucionar a crise econômica: “ou fazemos um aumento de impostos, como a Dilma está propondo agora a CPMF, ou você faz uma forte política de crédito”. O ex-presidente optaria pelo segundo caminho. “Eu acho que a presidenta Dilma tem que saber que a roda-gigante da economia tem que voltar a girar”, completou.
 
Assista à primeira parte da entrevista:
https://www.youtube.com/watch?v=j9cG5EriK70 height:394]
 
Lava Jato e Zelotes
 
Sobre as investigações da Polícia Federal nas duas principais operações que ocorrem hoje: a Lava Jato e a Zelotes, Lula disse os efeitos são consequências da política que os petistas criaram, fornecendo “todos os instrumentos de transparência neste país”, responsáveis pelo atual combate à corrupção. O fato de o andamento das investigações afetá-lo direta ou indiretamente, Lula apenas afirmou que as miras voltadas a ele “são coisas normais de um país democrático”.
 
Nesse momento da entrevista, o ex-presidente disse que não tem medo de ser preso. “Eu não temo ser preso porque eu duvido que tenha alguém neste país, do pior inimigo meu ao melhor amigo meu, qualquer empresário, pequeno ou grande, que diga que um dia teve uma conversa comigo ilícita. Duvido”, criticou, contrariando, ainda, as afirmações do ex-ministro Gilberto Carvalho que disse que Lula seria alvo dos investigadores com o intuito de ser desmoralizado e preso para não poder concorrer ao Planalto em 2018. “Tenho a consciência tranquila”, completou.
 
FHC
 
Lula rebateu os ataques do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, afirmando que Lula era o pai da crise por ter nomeado diretores da Petrobras que hoje estão presos. “O FHC, toda vez que ele tiver que falar de corrupção, ele tem que lembrar da sua reeleição. (…) Ele tem que lembrar que o único mensalão criado, reconhecido inclusive por deputados do DEM, que disseram que receberam, foi por ele. Ele tem que lembrar que nenhum processo dele era investigado. Cadê a pasta cor de rosa, que não foi investigada? O Ministério Público dele se chamava engavetador”, questionou Lula.
 
Ainda que considerando que deveria ter uma boa relação com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, Lula disse que FHC sofre com seu sucesso. “Eu acho que o FHC tem um problema comigo, que é um problema de soberba. O FHC, ele sofre com o meu sucesso. Ele sofre”, disse.
 
Assista à segunda parte da entrevista:
[video:https://www.youtube.com/watch?v=3Tbd5AL1oG4 height:394

 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

21 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ele é “o cara”. Possvbeis

    Ele é “o cara”. Possvbeis candidatos à presidência diante dele viram pó. Temer? Ciro? Marina? O restante é melhor nem lembrar…

      1. rs.
        Vc tem razão, segundo a

        rs.

        Vc tem razão, segundo a mídia.

          Mas partindo desse princípio, tnm não podemos fazer comentário com alcool.

           Porque Lula bebe a página.

             A fonte é a mesma.

  2. Acordão com Renan Calheiros e Eduardo Cunha

    Claro que ele não tem medo de ser preso…

     

    Evita convocação de Lula e filho a duas CPIs

     

    Duas CPIs em andamento em Brasília tiveram requerimentos para a convocação de Lula e seu caçula derrubados ontem. O Estadão informa que a queda veio em decorrência de um pacto de não agressão selado entre o ex-presidente, Renan Calheiros e Eduardo Cunha com a ajuda de aliados. O trio, claro, quer evitar que a Lava Jato, a Acrônimo e a Zelotes os atinja. E a senha para a pizza foi dada quando, na semana passada, o petista defendeu em público o direito a ampla defesa por parte do presidente da Câmara.

    Se a justiça que o brasileiro tanto anseia precisar partir dos lobos que depenaram o galinheiro, será melhor conseguir um bom número de cadeiras para acomodar todos sentados. Os fatos, no entanto, costumam passar rasteiras maiores nas tentativas de arrefecer qualquer escândalo em Brasília. Por essa época, há um ano, apostava-se que as festas de fim de ano e o recesso parlamentar esfriariam a inquietação contra a corrupção estatal. Passado o carnaval, o Brasil viveu, em 15 de março de 2015, a maior manifestação política de sua história.

    Lula, Cunha e Renan podem apelar para pactos de não agressão, mas a verdade tem pernas bem mais longas do que as que eles usam como muletas.

     

    http://www.implicante.org/blog/acordao-com-renan-calheiros-e-eduardo-cunha-evita-convocacao-de-lula-e-filho-a-duas-cpis/

  3. Grande novidade.
    O projeto

    Grande novidade.

    O projeto dele ja esta claro, uma republica onde o estado coopta todas as instuituiçoes para que a corrupção corra solta em escala maior do que havia antes e ninguem possa falar nada.

    As pessoas são o que FAZEM não o que DIZEM e ele ja FEZ  muito para Sarney e Cia…

  4. Incrível
    Ninguem se expõe desta maneira, enfrenta acusações tão grosseiras e violentas cara a cara e as responde com tanta calma, tranqilidade, categoria e certeza da sua honestidade. Olho no olho do entrvistador e lhe devolvendo argumentos claros e insofismáveis.
    Sem um choro ou reclamação da fragrante injustiça que é propagandeada pelo pig e associados.
    O Lula é realmente de uma grandeza a toda a prova, como fica provado na entrevista. Incrível.
    Dá para ver porque têm ódio por ele. Sua grandeza choca os adversários que se veem ainda mais diminuidos e pobres coitados. Infelizmente este ódio, isto é que é a essencia do ódio, vai crescer ainda mais.
    Obrigado Lula. Sua grandeza até assusta.

    1. falácia temporal.

      O Lula era um sindicalista em 1978. Desde a década de 1980, ou seja,há mais de trinta anos, que Lula é um politico e não um sindicalista. Se algo ficou ‘obsoleto’, feneceu e não se renovou nesses trinta anos foi a politica.

  5. Coragem

    O cara tem coragem e cacife para enfrentar os adversários … se fosse americano ou europeu, este senhor já tinha alcançado a liderança da ONU … mais, como é brasileiro, veio da pobreza, sindicalista e levou milhões de brasileiros para fora da pobreza e miséria, e além de enfrentar de peito aberto nossa elite tupiniquim, não presta …

  6. O editor da F S P disse a

    O editor da F S P disse a Antonio Prata que o povo não entende de ironia. Tentou pra que ele fizesse uma nudança no texto.

      Antonio Prata não fez. E foi processado.

        Voltemos a este texto. Diz o Sensacionalista:

        

    Lula revela que pode ser candidato em 2018, que tem 9 dedos e torce para o Corinthians

                                O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu uma rara entrevista, na noite de ontem, ao jornalista Kenney Alencar do SBT Brasil. O ex-presidente fez uma série de revelações bombásticas, começando pelo fato de que está disposto a se candidatar em 2018.

    “Ninguém esperava por essa, mas eu vou dizer aqui com toda exclusividade: eu posso sair candidato em 2018 se algumas coisas acontecerem, como por exemplo o céu continuar sendo azul e a chuva continuar molhando”, disse Lula.

    Emocionado, Lula fez outras revelações que surpreenderam o jornalista. “Sou corintiano, tenho nove dedos e uso barba”, disse o ex-presidente. “Chega uma hora na vida do homem que ele precisa revelar coisas sobre ele que ninguém imaginava.”

    Lula também aproveitou para dizer mais coisas inéditas sobre si: que foi sindicalista, que nasceu em Guaranhuns (PE), que dona Marisa não gosta de falar e que seus filhos estão muito bem de vida.

    M Zorzanelli

  7.  
    E se for um projeto para

     

    E se for um projeto para pagar 450 bilhões de juros pra banqueiro e 100 bilhões de subsídios por ano para capitalistas industrais e latinfudiários?  Ou esse projeto é só da Dilma, não é dele ou do PT?

  8. O Lula não deveria se candidatar à presidência em 2018.

    O Lula não deveria se candidatar à presidência em 2018. Ao invés disso, ele deveria apoiar a candidatura do Haddad para presidência em 2018. O atual prefeito de São Paulo é o novo estadista que o país necessita.

  9.  
    Os possíveis candidatos da

     

    Os possíveis candidatos da oposição, Aécio/Alckmin, Marina, etc., são fracos. Lula vai estar com 73 anos em 2018. será possível que lideranças petistas mais jovens como Pimentel, Jacques Wagner, Haddad não  teriam cacife para enfrentar essa oposição sem expressão ? Lula com 73 tem ainda que ir a luta ? O que isso quer dizer ?
     

  10. foi e é proposital impedir crescimento de novas lideranças

    o personalismo, um culto à personalidade, uma antipolitização do povo,  é uma caraterística na nossa sociedade, e interesses não grandiosos fazem de tudo pra cortar asas de quem ameace levantar vôo (a rasteira de Lula em Ciro Gomes, um pouco mais recentemente, e, numa época atrás, a contrapropaganda mentirosa incentivada pela direção nacional, o rebanho e militâncias, a Irmandade cegas ou de má fé indo atrás, quanto a Ciro Gomes ser um novo Collor, as eternas lideranças a se rodiziarem nos sindicatos, as pseudo-rivalidades, etc, são apenas amostras que me ocorrem agora. Pensarei 3 vezes se Lula for candidato.

  11.  
    Vai lançar um novo programa

     

    Vai lançar um novo programa habitacional para os seus filhos.

    Tu casa, mi casa Personalite.

    Viva de graça na casa dos outros nos bairros mais chiques de São Paulo.

     

     

  12. macunaímicas

    É Lula anunciando esperançoso a possível produção da 5ª temporada da série PT NO PODER.

    O roteiro e os atores – e os personagens que estes representam – são mais ou menos previsíveis.

    Dilma, após fraca atuação em duas temporadas – a última ainda em curso – e findo o contrato de dois anos, daria lugar a Lula.

    O grande vilão – segundo o ator, roteirista, diretor e produtor Lula – será a velha Horda de Tucanos Carnívoros.

    O espetáculo anda tão carente de atrações que uma 5ª temporada da série pode até preencher a grade de programação.

    Agora é correr atrás dos patrocinadores e levantar a grana.

    Depois de assistir atento à entrevista, Macunaíma bocejou: “Ai!que preguiça…”

    E por falar em Macunaíma…

    Lá no meio das tantas, Macunaíma, o herói sem nenhum caráter, cai na besteira de comer um bife retirado da perna do Curupira e que este lhe oferecera.

    Destá que a treta “amiga” de Curupira, que não é bobo nem nada, era só um jeito de rastrear e pegar nosso herói no momento certo.

    Macunaíma, percebendo a intenção de Curupira, pica a mula pra escapar.

    Curupira aciona então o “GPS” e grita: “Carne de minha perna! Carne de minha perna!”

    E o bife mal passado responde lá de dentro do nosso herói: “Que foi?”.

    Macunaíma escapou vomitando o naco de perna numa poça de lama.

    A pergunta é: conseguirá Lula botar pra fora o bife e escapar da armadilha, ou aquele já se incorporou invomitável e definitivamente a seu organismo?

  13. A praxis politica

    Vi a entrevista e achei Lula preocupado. Não com a Lava Jato e um juiz partidarizado, mas com os rumos da politica no Brasil. Lula chegou aos 70 anos e esperava ter um pouco de tranquilidade, deixando o PT seguir seu rumo. Ao contrario disso, vai ter que reerguer o partido e muito provavelmente tera que se candidatar em 2018, em uma eleição vista de hoje como uma incognita.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador