Feliz Dia Mundial do Meio Ambiente?, por Grauninha

Feliz Dia Mundial do Meio Ambiente?, por Grauninha

Nunca mais vou esquecer as chuvas de 2011 na Região Serrana Fluminense. Quem viveu nunca mais irá esquecer aquela chuva, porque quando eu ouvir novamente “aquela batida” saberei que é ela a chegar. Fui voluntária por acaso. Cheguei e uma amiga colou o crachá. E assim vi coisas de um cotidiano de um desastre natural daquele porte que espero e não desejo pra mim e nem pra ninguém. E olha que eu não vi o pior. Nosso grupo tinha por foco achar e saber das crianças nos municipios mais afetados.

Enfim, acabei de assistir a esse documentário, “Rio Doce – Histórias de uma tragédia” produzido pela Do Rio Filmes que estreou hoje neste dia 5, uma ano e sete meses depois, no Canal Futura. Doeu amigo. E deve doer em todos que fazem desse “meio” mas do que seu norte profissional, seu “norte”  ético pra vida. O que não foi dito fica para um refletir e decidir através das imagens que não eram a priori o principal, mas elas estavam lá. Gritando. Sem juízo de valor. Digno e fiel, mesmo se você não concordar. Nessas horas me lembro de uma qualificação deste capitalismo feita em um artigo de Helena Lastres da Escola de Economia da UFRJ: Espúrio! Que complemento com Indigno e tantas outras qualificações que o arrasem ao mais baixo do mais baixo patamar.Uma das frases marcantes, de tantas pra mim, neste doc.  foi “A foz de um rio, é o berçário da vida” (encontro do rio com o mar em Regência).

Recomendo a todos, especialmente, pedagogos, psicólogos e terapeutas…porque esse povo está sofrendo e muito. E não somente o pequeno produtor rural, população ribeirinha mas os índios krenak tão sofridos nessa nossa historia de mineração e hidrelétricas. Sim, os Krenak, os mesmos que Marcelo Rubens Paiva em seu últimmo livro descreveu como sendo a grande virada e motivação de vida de sua mãe. Há um momento em que uma pessoa estende um mapa contendo todas as melhorias que seriam feitas e apresentados, talvez, em um plano de mitigação de impactos da Barragem da Usina de Aimorés (Eliezer Batista) e diz que vai lutar até o fim por aquelas promessas feitas. Como se elas fossem a solução. Fiquei pensando na pessoa que fez aquele mapa. E não queria estar no lugar dela.

Recomendo a todos e todas assistirem. 

 

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. e o meninão MISHELL e seus

    e o meninão MISHELL e seus notáveis ainda anularam a multa aplicada à samarco….

    depois do orgao ambiental de MG deixar rolar a LI e LO mesmo sem a barragem da samarco atender as condicionantes ambientais destas…. o relaotorio de risco de rompimento nunca entregue – mesmo sendo condicionante desde a instalação em 2008….

    quanto tinha na mala q ‘resolveu’ essa pendencia da emprersa privada com o gov de MG mesmo sem a empresa ter entregue o tal relatorio?

    aí foi estourar,  matar pessoas e destruir o rio doce a consequencia. prevista por nossa lei moderna  – e ocorrida em nossa realidade atrasada.

    e ainda tem a febre amarela, extinta nas cidades apos os anos 90 de um PSDB federal, voltou…matando….junto com os min. do psdb – tb notaveis de temer, mesmo este partido atroz sendo da outra chapa/coligação em 2014, ‘adversários’ entoces…

    até parece q havia algo por tras sendo tramado, mesmo lá em 2013 e 2014….tipo oq jucá falou ao tel com segio machado….e tds ouviram E não foi ilegal como a gravação do moro de 14 hr q foi pro jornal nacional hrs depois e repetiu várias e várias vezes na tele dos marinho….e esta grav.sim era ilegal, ninguem disse o contrario mas ninguem puniu o meninão do moro. ele pode, escreveram no TRF4.

    ele tb disse ser inocente a claudia telerj cruz.

     

    e o golpe de 2016 segue matando.

    não vai durar 21 anos de novo.

    sem crime, sem impeachment.

    DILMA volta.

    e canalhas em brasilia já se mijam de medo pois sabem q carminha e janota já perceberam ser mais barato anular o impeacment sem crime doq afundar no esgoto abraçados ao MT da mala. Aí eles serão heróis no livro e não vilões como MT, aécio, jucá e seu rodrigo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador