Sem mencionar eleição indireta, FHC nega intenção de disputar a presidência de novo

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso usou sua página oficial no Facebook para rebater um artigo de Xico Graziano na Folha desta quinta-feira (3), na qual o fundador do PSDB diz que FHC seria a melhor opção em caso de eleição indireta fruto da eventual queda de Michel Temer.

FHC escreveu a seus seguidores que não tem intenção de concorrer a presidência novamente e que essa proposta não foi levada a ele. O ex-presidente não citou “eleição indireta” e mirou em 2018, dizendo que a população terá de escolher um nome à altura dos desafios que o Brasil enfrentará.

Com o julgamento da ação que pode cassar o mandato de Temer deixado para 2017, se o presidente cair pelas mãos do Tribunal Superior Eleitoral, o Congresso poderá fazer uma eleição indireta e escolher o novo chefe do Executivo.

A grande mídia noticiou que, em Brasília, a base de Temer já estuda dois nomes: o de FHC e o do ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal, Nelson Jobim.

Na Folha de hoje, Graziano tenta vender a ideia de que FHC tem o perfil moral que o país precisa para enfrentar a crise política, além de já ter sido avalizado pelas urnas em duas ocasiões.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Tem um filme que se chama

    Tem um filme que se chama “AMADEUS” é sobre a inveja doentia que o principal músico da corte tinha de  Mozart (no panorama politico atual recomendo a quem puder que assista, cai como uma luva). Nassif diria: O Xadres de um dos principais articuladores do golpe, um dos manda chuva: FHC, por que? pela inveja que ele sempre nutriu por Lula. Nunca aceitou que um homem simples e humilde, um nordestino “pau de arara”  sucedesse  o “Príncipe dos Sociólogos” e fizesse um governo simplesmente espetacular, sob o “Nine” o Brasil caminhava para ser a 5ª economia do mundo ( infelizmente Dilma Roussef pôs tudo a perder com seu asco pela politica, asco a comunicação e as isenções fiscais desbragadas abrindo espaço para os golpistas ” não vou deixar pedra sob pedra”, na verdade quem fez isso com o Brasil foi a Lava Jato e no final ainda vão prendê-la). Sei que apenas a inveja é simplificação,mas li em algum lugar, à época, que FHC esperava que o governo Lula quebrasse o Brasil para que ele voltasse triunfante( você já tinha quebrado três vezes FHC, esqueceu?na sua época tinha médico na fila para uma vaga de gari), mas trata-se de uma luta de classes, e FHC não queria que alguém por quem ele nutre profundo desprezo social fosse infinitamente mais bem sucedido que ele.Sinceramente: Lula inscreve seu nome na história como um dos grandes e junto com Tiradentes são os  maiores heróis nacional de todos os tempos, chupa essa FHC, quanto a FHC? UM VERME, simples assim….

    1. Inveja de Lula?
      FHC?
      Você

      Inveja de Lula?

      FHC?

      Você quer dizer o contrário. Lula com inveja de FHC.

      FHC é odiado pelos radicas de direita justamente porque ele já se posicionou contra a prisão do Lula, da cassação de registro do PT, e até por ter defendido a Dilma. Dos políticos do PSDB é o que mais se aproxima dos ideários do PT. É a favor da liberação da maconha, das cotas, contrra a prisão do Lula, extinção do PT. Isso é atitude de alguém que curte uma profunda inveja?

      Basta dar uma pequena passada por blogs anti-pt para ver o profundo ódio que FHC desperta nesses setores. Olavettes, bolsonaretes, etc.

      FHC é odiado pelos direitistas porque ganhou duas vezes do Lula no Primeiro Turno.

      Tivesse o Lula, assim que assumiu, extendido a mão a FHC este teria levado o PSDB a trabalhar junto com Lula na construção de um governo de união.

      Mas não. Lula, com sua inveja mortal contra FHC nunca deixou de fazer FHC seu alvo preferido, preferindo-se pagar pelo apoio de toda uma miríade de partidos nanicos e se chegou ã crise do mensalão, e depois, vendo que essa estratégia também deu com os burros nàgua, correu arranjar um sócio, o PMDB.

      É incrível a falta de visão da realidade, o mundo quantico alternativo onde vivem os petistas.

      Aqui, onde de cada dez palavras escritas, cinco são facismo, alguém acha que FHC seria mais “facista” que o Temer?

      1. Menos, bem menos…

        FH,  ao longo de todo o golpe , sempre fez a manobra do gato, deu o tapa e escondeu a mão.  É  um golposta envergonhado. Sempre tratou Lula como a CasaGrande tratou a Senzala, ou seja : ponha-se no seu lugar ! Procurar FH em 2002, depois de receber o país quebrado, sem reservas, a reeleição  comprada ? FH, o vaidoso, aquele que bancou a amante no exterior com o dinheiro da Brasif,  a  fazendola  em Minas, o apartamento  em Paris……Vaidade, o meu pecado predileto……

      2. Disse tudo

        Disse tudo. Há tempos que eu venho apontando: o ódio dos petistas por FHC é uma coisa freudiana, sem lógica. Ninguém aplainou mais o caminho para a ascensão do PT do que FHC. Até a emenda que instituiu a reeleição o PT deve a FHC. Os petistas atacam os tucanos como se eles fossem o que há de mais à direita no espectro político nacional, e a fazer aliança com FHC, preferiram fazer aliança com Collor, Sarney e o próprio Michel Temer.

  2. Xico Graziano, ventriloco de

    Xico Graziano, ventriloco de FHC. FHC, como sempre, nao diz nem desdiz, não nega nem desnega. Seu perfil. Manda um mordomo dizer que não está mas pode ser que esteja. Seu perfil. Ao vivo e em cores, assim como em letra de forma. É assim o principe. O conhecido “Graziano do mal” ressurge. Um pouco de memoria. Graziano foi ministro de FHC. Ambicioso, inquieto. Ansioso por um biscoito do chefe. Mas o chefe pouco repara no jovem servil. Graziano grampeia o chefe. Mostra que existe. Manda dizer que tem o grampo: olha eu aqui! Raios de Zeus queimam o mordomo. Mas ele fica por ali, num cabide de Alckmin. Um dia ele pode ser util, chefe. Nem que seja para fazer o papel dos baixinhos: pintar rodapé ou dar recado para quengas. Fica de molho, à espera de serviço. Cabide bom, mas cinza, monótono. Agora volta à ribalta, por um momento. Para servir ao chefe, aleluia, ele pensa em mim! Dá o sinal, a plebe olha para o príncipe, que observa as reações e nega, desnega, renega. Estilo do príncipe. Seu perfil. Não quero nada, a não ser que precisem de mim… ah, que canseira! Quem me dera estivesse na Avenue Foch.

  3. O povo exerce o poder através de representantes eleitos

    A Constituição Federal dispõe no art. 1º, parágrafo único, que todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente.

    Votar não equivale a exercer o poder, mas a cumprir um dever, já que o voto é obrigatório. Mesmo que votar equivalesse ao exercício do poder, ainda assim o povo teria que exercê-lo diretamente, já que o art. 14 da CF/88 estabelece que a soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos.

  4. Intenção ou Incapacidade?

    Nassif: concordo que o Intelectual Tardio não tenha “intenção” de ser candidato. Aliás, ele não tem essa intenção por não ter também capacidade de governar. Seu segundo mandato não comprado? Portanto, esse de escolha “indireta” ele já está familiarizado. É apenas seu ego teimando.

    Quanto ao ex ministro do STF esse, dizem, aceitaria qualquer coisa, pois a praia dele é outra.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador