Folha de S. Paulo segurando a onda de responsabilidade de Alckmin e Sabesp

Jornal GGN – A Folha de S. Paulo de hoje traz uma matéria sobre a nova queda no nível do sistema Cantareira, mesmo com as recentes pancadas de chuva. O assunto já foi notícia no Jornal GGN e em toda a mídia. A Folha permanece na mesma toada, falando sobre a mudança do secretário de Recursos Hídricos e garantindo que o novo secretário, o engenheiro civil Benedito Braga, é um defensor de punir por meios econômicos o consumo excessivo. O jornal também defende a redução de pressão como “a medida mais eficiente no controle do consumo”. Afinal, estamos falando de redução compulsória. Mas não vão confundir com racionamento. A matéria não é assinada.

Apesar das chuvas, nível do Cantareira cai; Alto Tietê permanece estável

Da Folha de S. Paulo

Apesar da forte chuva que atingiu a Grande São Paulo nesta sexta (12), o nível do sistema Cantareira voltou a cair neste sábado (13), para 7,4% da capacidade. Ontem, estava com 7,5% – redução de 0,1 ponto percentual em relação ao dia anterior. O reservatório fornece água para 6,5 milhões de pessoas e já utiliza a segunda cota do volume morto —água que fica abaixo das bombas de captação.

Outro sistema que tem situação crítica é o do Alto Tietê, que abastece 4,5 milhões de pessoas na região leste da Grande São Paulo. O nível do reservatório opera com 4,2% de sua capacidade desde a sexta – nível que permanece neste sábado. De acordo com especialistas, o Alto Tietê depende de chuva intensa nas próximas semanas para não entrar em colapso em janeiro, antes mesmo do Cantareira.

A pedido do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), a Sabesp já solicitou ao Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica de São Paulo) autorização para o uso do volume morto no Alto Tietê.

Os níveis de todos os outros reservatórios que abastecem a região metropolitana de São Paulo subiram.

O sistema de Rio Claro, que atende 1,5 milhão de pessoas, opera com 26,6% de sua capacidade. De sexta para sábado, o nível do sistema aumentou 0,2 ponto percentual. O sistema Alto Cotia, que atende a 400 mil pessoas, opera com 29,6% de sua capacidade nesta sexta, crescimento de 0,5 ponto percentual em relação ao dia anterior.

Os sistemas de Guarapiranga e Rio Grande também aumentaram a sua capacidade: 1,2 e 1,3 ponto percentual, respectivamente. Na represa Guarapiranga, que atende 4,9 milhões de pessoas, o nível chegou a 33,4% de sua capacidade. Já no Rio Grande, que fornece água para 1,2 milhão de pessoas, o reservatório opera com 64% de sua capacidade nesta sábado.

De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da prefeitura, o fim de semana terá nebulosidade e pancadas de chuva na região metropolitana.

TROCA

Na quinta (11), Alckmin anunciou uma nova mudança na pasta responsável por administrar a crise da água – que já havia passado por uma troca de comando oito meses atrás. O atual secretário de Recursos Hídricos, Mauro Arce será substituído pelo engenheiro civil Benedito Braga a partir de janeiro de 2015.

O novo titular da pasta é um defensor de punir, por meios econômicos, o consumo excessivo de água. Na prática, adota discurso ao encontro das últimas declarações de Alckmin – que estuda sobretaxa na conta para punir os chamados “gastões”.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

14 comentários

  1. Lula desmente o triplex do Jornal O Globo

    Globo acusou Lula de fazer obras em “triplex” do qual ele nem tem a chave

            

     

    Domingo passado, reportagem de O Globo espalhou-se como fogo: a cooperativa imobiliária ligada aos Sindicato dos Bancários de São Paulo, a Bancoop – que, desde 2007, vem tendo dificuldades para entregar imóveis adquiridos por seus cooperados –, teria entregado exclusivamente ao ex-presidente Lula apartamento “tríplex” no Guarujá.

    Triplex, como se sabe, é a designação para apartamentos de três andares. É sinônimo de altíssimo luxo. Apartamentos duplex – de dois andares – já são considerados imóveis para pessoas abastadas. Triplex, então, nem se fale.

     

    A reportagem de O Globo induz os leitores do jornal a crer que o único contemplado pela Bancoop com entrega de imóvel nesse edifício, é Lula. Leia, abaixo, o primeiro parágrafo da matéria.

    “SÃO PAULO – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já pode passar o “reveilon” na Praia das Astúrias, no Guarujá, área nobre do litoral Sul de São Paulo. De sua ampla sacada, poderá ver a queima de fogos, que acontece na orla bem defronte do seu prédio, feito pela OAS, empresa investigada pela Operação Lava-Jato. É que na semana passada terminaram as obras de reforma do apartamento triplex no Edifício Solaris, que ele e dona Marisa Letícia, sua mulher, compraram por meio da Bancoop — a Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo —, ainda na planta, em 2006. Acusada de irregularidades e em crise financeira, a Bancoop deixou três mil famílias sem receber os sonhados apartamentos (…)”

    O mais surpreendente na matéria é que cita obras de acabamento no imóvel, com muitos detalhes, dando a entender que o presidente estaria se preparando para desfrutar de um benefício do qual outros cooperados da Bancoop nesse empreendimento não desfrutariam. Leia, abaixo, o terceiro e o quarto parágrafos da matéria do jornal carioca.

    “(…) O Edifício Solaris, onde a família Lula da Silva tem apartamento, ficou pronto em dezembro do ano passado. A reforma do apartamento 164 é tocada por seu filho Lulinha, segundo funcionários do edifício, e foi vistoriada por dona Marisa o tempo todo. Ela mesmo providenciou a decoração do local, visitado por Lula apenas três vezes.

    A família Lula construiu um elevador privativo para levá-los do 16º ao 18º, que no projeto original tinha apenas escadas internas. Lulinha usou também parte do quarto de empregada e um canto da sala para fazer um escritório. Mandou também colocar porcelanato em tudo. A cobertura com piscina também recebeu uma boa área gourmet (…)”

    A matéria gerou indignação em muita gente devido à repercussão. O assunto chegou a ser comentado no quadro “Meninas do Jô”, do programa Jô Soares, que vai ao ar de madrugada na Globo. A integrante do quadro de “meninas” Lilian Witte Fibe mencionou o caso com ironia e indignação aparente, ainda que sem citar nomes.

    O site do empreendimento, de responsabilidade da construtora OAS, descreve o imóvel que Lula estaria reformando antes de começar a desfrutar dele no próximo verão.

     

    Segundo a matéria de O Globo, o apartamento de Lula tem 297 m2, fica no 16º andar do empreendimento, situa-se à beira-mar e é avaliado pela Imobiliária Factual, que ainda vende apartamentos no local, por algo entre R$ 1,5 milhão e R$ 1,8 milhão.

    Em um momento em que os imóveis em todo o Brasil ainda conservam efeitos de uma grande valorização ocorrida nos últimos anos, um imóvel nessa faixa de valor não chega a ser exatamente uma mansão. Na região em que este blogueiro reside (região da avenida Paulista), qualquer apartamento de 3 dormitórios situa-se nessa faixa de preço.

    Aliás, não seria exagerada a descrição de O Globo do imóvel do ex-presidente Lula em um país em que ex-presidentes costumam ter apartamentos que custam dezenas de milhões de Euros, situados nos endereços mais caros de capitais internacionais como Paris, conforme revelou matéria do jornalista da Folha de São Paulo Janio de Freitas publicada em 2003?

    Se Lula tivesse recebido esse imóvel no qual o Globo afirma que ele até já está fazendo obras, não haveria problema. Lula não é réu do caso Bancoop, que se arrasta desde 2007 sem que, até aqui, qualquer dos acusados tenha sido condenado, ainda que tais acusados estejam respondendo a processo na Justiça.

    Porém, nota divulgada pelo Instituto Lula na última sexta-feira caiu como uma bomba no cenário político porque revela que o ex-presidente nem recebeu as chaves do imóvel simplesmente porque ainda não decidiu se, concluído o empreendimento, optará por comprar uma das unidades do edifício Solaris ou se irá querer seu dinheiro de volta, como lhe faculta o contrato.

    Leia, abaixo, nota do Instituto Lula sobre o caso

     

     

    Diante disso, surgem algumas perguntas:

    1 – Como é possível que obras no “triplex” estejam a cargo de “Lulinha” se o pai não tomou posse desse imóvel?

    2 – Como é possível que a esposa do ex-presidente Lula, Dona Marisa, tenha “vistoriado” a decoração do imóvel se ela e o marido não tomaram posse desse imóvel?

    3 – Como é possível que a “a família Lula da Silva” tenha construído “um elevador privativo” no imóvel se essa família não tomou posse desse imóvel?

    4 – Como é possível que “Lulinha” tenha mandado fazer “um escritório” no imóvel se o pai e a mãe não tomaram posse desse imóvel?

    5 – Como é possível que o mesmo filho de Lula tenha mandado colocar porcelanato “em tudo” e mandado construir uma “área gourmet” no imóvel se o pai não tomou posse desse imóvel?

    Alguém que não confie nem em Lula nem em O Globo poderá dizer que um dos dois está mentindo. Este Blog, porém, fica se perguntando como é possível que um homem que chegou a presidente da República possa contar mentira que pode ser tão facilmente desmascarada?

    Com a palavra, o jornal O Globo.

     

  2. Globo news

    Sabado passado a Gobonews fez um programa com o titulo de crise hidrica e pela tocada do programa, o esvaziamento das represas dá como certo o apagao ou a volta do racionamento, sobre o desabastecimento de agua potavel em SP ,o assunto foi pouco falado  como se nao existisse o risco .coisas da nossa imprensa livre !

  3. O racionamento deveria ter

    O racionamento deveria ter sido feito a um ano atrás quanto o nível era de 18%, mas era um período pré-eleição, então todos esperavam um racionamento oficial após as eleções, o que não ocorreu. Pq? Por causa do Lula. Com a vitória de Dilma, Lula é o candidato natural para 2018 e o PSDB sabe que rótulos maléficos como racionamento e privatizações na era FHC machucam o partido. Como dizia o Roberto Marinho, o que não sai na minha emissora não é importante, então apesar do raciomento não oficial existir desde março deste ano, indiretamente quem sofre não liga os fatos, infelizmente.

  4. Até quando os paulistas vão

    Até quando os paulistas vão acreditar que o problema da falta dágua é culpa de São Pedro.

    Além dos cortes pela Sabesp, da auto-economia feitas pelos moradores, a cada chuva vem a decepção que o nível do volume continua caindo…

    Quando os paulistas vão entender a verdade?

     

  5. Evento amargo

    Num evento no dia 11.12.2014, num dos mais renomados hotéis da área da Bela Vista, no coração da city paulista atucanada, após o almoço, como se deve fui escovar meus dentes e pasmem! – a água estava simplesmente amarga, o que me levou utilizar, à la domfernandohenrique, um copo de água mineral para terminar o enxagüe bucal, pois o gosto da água da cloaca era insuportável.

    Se para a nobreza anda deste jeito imagine o que a plebe da periferia está bebendo…..

  6. Um Jornal que serviu de

    Um Jornal que serviu de maneira tão indecente à Ditadura, que foi uma prostituta que se deu de graça a um Governo ilegitmio não tem, em minha opinião, credibilidade alguma para dizer o quer que seja de qualquer governo democraticamente eleito no Brasil, seja o municipal, o estadual ou o federal. Não sei porque os ”blogs sujos” dão tanta audiência a esse panfleto da Ditadura.

  7. Folha… mea culpa

    Comprei um exemplar da Falha hoje… mea culpa, mea culpa, mea maxima culpa…  mas explico:

    Com as chuvas aqui em Sorocaba, o catador de recicláveis não tinha jornal velho, que eu costumo usar para enxugar o xixi e catar os cocozinhos da Nina, uma SRD de menos de um ano, com seus cocôs nem tão “zinhos” assim. Não tive escolha, fui à banca mais próxima e, para não ser injusto com a nossa gloriosa imprensa, escolhi o mais volumoso que proporcionou melhor custo / benefício… pelo menos em relação aos cocôs da espevitada Nina

  8. são pedro tá enviando sinais,

    são pedro tá enviando sinais, segundo nossa objetiva celestial,

    de que,

    enquanto os tucanos contnuarem mentindo tanto

    ancorados na folha de são paulo e no pig, mandará chuvas

    para todos os lugares, menos para os reservatórios queabastecem a cidade.

    deu a entender tb que fechará a porta do paraíso para

    esses “jenios da jestão” aquática.

  9. Demanda de cooperação ggnnoticias.com.br
    Bom Dia!
     Meu nome é Sophia, eu trabalho em uma equipe de website siteimovel.com e juntos estamos a tentar melhorar a qualidade e produtividade do nosso site com o objetivo de que os usuários de Internet têm a capacidade de ter livre acesso a bases dados do mercado imobiliário e hospedamiento. 
     Este site é muito bem feito, tem um monte de informações estruturais como eu achar que é útil para muitas pessoas que não são versados em matéria de mercado de habitação, mas que têm a necessidade de encontrar um lar.
    É possível publicar um artigo de revisão sobre as tendências do mercado imobiliário? Isso vai ajudar as pessoas a encontrar rapidamente a informação que eles querem, e fazer o seu site reivindicado. Se você concorda, por favor escreva o preço e as condições em que você concorda em fazê-lo.
     Aguardamos a sua resposta positiva! Se você tiver alguma dúvida – escreva-nos, estamos felizes em responder!

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome