Reação à PEC 241 pode antecipar prisão política de Lula, por Weden

por Weden

O ex-presidente vem sendo acossado sistematicamente pelo consórcio jurídico-midiático desde o início do ano, à época dos preparativos para o Golpe de 2016. Mas os movimentos de caça a Lula se tornaram bem mais intensos nessas últimas semanas. Com o espetáculo esdrúxulo dos procuradores de Curitiba, que acabaram sendo ridicularizados até pela imprensa aliada; a aceitação da denúncia despropositada pelo juiz Sérgio Moro; os movimentos do MP e judiciário em Brasília; e os ataques diretos a personalidades do partido, como Mantega e Palloci, mesmo sem provas contra eles.

Ministros do STF estão cientes do que vem acontecendo, e se pode afirmar que alguns deles têm pro-atividade neste teatro de operações, principalmente, legitimando ações da turma de Curitiba. Como não há qualquer chance de Lula não ser condenado, visto que o direito à defesa será apenas protocolar, a dúvida ficava por conta da prisão ou não em segunda instância. A decisão do TRF 4, de aceitar o regime de exceção para as ações de Moro e dos procuradores, e a negação do STF ao direito de recurso em liberdade à terceira instância, inclinaram a balança para a prisão. Mas esta poderia se dar somente no próximo ano.

A forte reação da sociedade organizada à PEC 241, no entanto, pode ter por efeito a antecipação da prisão política de Lula. Isso porque a reação social à PEC é estrada aberta para que Lula canalize as insatisfações crescentes contra o governo interventor e se torne a voz quase imbatível da oposição. Isso vem acontecendo no Paraguai, com Fernando Lugo, hoje o favorito para o próximo pleito.

Uma vez readquirida a popularidade e liderança, seria muitíssimo mais complicado encarcerar o ex-presidente Lula ou mesmo levá-lo à inegibilidade. É preciso prender Lula antes que ele cresça ainda mais, portanto.

Leia também:  Samba ou funk, Brasil reprime manifestações culturais de origem negra e periférica

A PEC é uma determinação do mercado financeiro globalizado que Temer deve cumprir. E Lula pode comandar a resistência ao desmonte do precário estado social brasileiro. Além de implementar campanhas como a da não entrega do Pré-Sal e a defesa dos direitos trabalhistas e conquistas sociais. Ou seja, tudo se inclina para que bandeiras de esquerda comecem a ganhar vigor. E Lula é claramente o maior nome da Resistência. Dai as investidas de atores do Judiciário e de setores do Ministério Público, plenamente identificados com demandas da direita neoliberal, terem se acentuado.

O teatro de operações contra Lula contará evidentemente com antecipação de dados para a mídia, para que ela organize as edições, com infográficos e explicações legitimadoras. Diversos pequenos ataques judiciários estão precedendo a ação como forma de preparar a opinião pública. Isso vem sendo feito por Brasília para que o foco não recaia somente sobre os procuradores de Rodrigo Janot e sobre Sérgio Moro.

Homens da PF agora comandada por um representante do PSDB deverão fazer uma operação espetacular com uniformes camuflados de combate e armas pesadas.

A advertência de Moro contra o artigo da Folha teve o intuito de alertar a imprensa aliada para que não dê voz às críticas neste momento. O que poderia inspirar reações apaixonadas.

Após a prisão de Lula, outras personalidades do partido deverão ser perseguidos. Mesmo Dilma poderá não estar livre de atos de violência institucional. Além da prisão de blogueiros que poderão ressoar críticas e contra-informações. O estado de exceção se cumprirá enquanto Lula demonstrar força mesmo preso. A grande imprensa tentará buscar a campanha sistemática de difamação e calúnia contra o líder petista, que, encarcerado, não terá mais voz para se defender.

O governo Temer será alertado das ações. E estará à disposição para garantir a repressão caso haja conflitos sociais. 

Leia também:  Presidente da Câmara nos EUA da aval para o texto de acusação contra Trump

 

 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

23 comentários

  1. Estão preparando a prisão já
    Estão preparando a prisão já faz tempo, até conseguirem fazer com que nós, progressistas, ficássemos a espera . Eles são espertos. Infelizmente, acredito que não haverá a reação que deveria ter e, eles, golpistas, ficarão a vontade para “vender o país ” . Acho, infelizmente que é isso. As forças que se uniram para isso tem muito poder e nós vamos fazer o quê? Deveríamos em “massa” ir para a rua, mas não vai acontecer. Somente essa atitude teria força para impedilos.

  2. Quero ver é botar (qualquer)

    Quero ver é botar (qualquer) povo nas ruas, sem que sejam os paneleiros (ora tão escondidos) de sempre a bater claquetes para os golpistas. O pt paga por haver abandonado suas bases sociais ao “achar” que havia se tornado “casa-grande”. Quanto ao Lula, repito: qualquer embaixada (menos a argentina e a parguaia), mesmo a dos EUA, o aceitará de bom grado como asilado político. Deixar-se prender, em si, nada representará, pois, sumido das ruas, sumido da mídia (prendeu, acabou), será pouco mais de nada no ostracismo. No exterior, ao contrário, poderá implementar ações de legitimidade e denúncia. Por favor.

  3. O consórcio em ação

    A delação da Odebrecht é uma das mais aguardadas pela força-tarefa da Lava Jato.

    Nas conversas preliminares, políticos de vários partidos foram mencionados, entre eles o presidente Michel Temer, os ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff, o ministro tucano José Serra (Relações Exteriores), governadores e parlamentares. Todos negam irregularidades.

  4. Mas pode haver uma outra

    Mas pode haver uma outra questão que talvez estejam avaliando.

    Quando se der a prisão do Lula, muitos irão para a Av Paulista comemorar.

    Por outro lado, muitos que são contra à prisão, irão protestar.

    Acredito que a preocupação da força tarefa seja essa.

    O confronto entre os prós X  contra a prisão do Lula.

    Não tenho dúvida que isso ira acontecer, com MORTES !

    Pode haver porra louca dos dois lados que abram fogo uns contra os outros.

    E aí, como fica ? E se morrer coxinha/petralhas  e descobrirem depois que o Lula é inocente.

    Sinceramente, acho que o medo da força tarefa é o confronto entre coxinhas X petralhas.

    A mídia está provocando reações apaixonadas dos dois lados.

    Se morre gente em briga de torcida de futebol, por reações apaixonadas, imagine num país dividido entre coxinhas e petralhas.

    O Lula representa o povo pobre, o negro o nordestinos o povo sofrido,o povo humilde

    Como Moro vai prender o Lula e deixar o Cunha solto, que representa o oposto de Lula.

    Sinceramente acho que a força tarefa está com um abacaxi nas mãos.

    Como entregar o produto prometido sem ter reação, desgraça e morte.

    Vão pagar para ver ?

     

  5. Peça no xadrez

    Só que a prisão, por outro lado, poderia forçar mais ainda a insatisfação popular. 

    A reação à PEC, que pode hoje ser a justificativa para antecipar os ataques a Lula, não sumirá no dia seguinte graças à prisão do Lula, podendo aumentar e vir ainda com mais força no bojo das manifestações contra o arbítrio.

    Sim, todos sabemos que haverá forte repressão (Moraes não está no MJ por acaso, nem reuniões para implementar planos emergenciais de segurança devem ter sido marcadas à toa). Mas a repressão quanto mais pesada mais deslegitimará as medidas antipovo do governo e a atuação partidarizada e violenta da justiça aliada da Casa Grande.

  6. O maior perigo ……

    O maior perigo é o descolamento da realidade. Este governo  apesar de  um altíssimo grau de impopularidade,  em plena crise economica, faz propostas apenas para conter despesas  e nenhuma para gerar receitas. Um governo que despreza a sua propria  impopularidade , mas acalenta uma reeleição, faz  medidas contra a Petrobrás, o pre-sal,  fala abertamente em tirar direitos trabalhistas e previdenciários. Isto para mim mostra um total descolamento da realidade. No momento me  parece que agora a mídia não precisa mais convencer o publico, basta convencer o governante, e os deputados. De cara lavada a rede globo faz campanha pelas PECs e ontem, transformou em modernidade a velha manipulação dos preços da gasolina. Os ministros, o presidente e os deputados  acreditaram que todos acreditamos, (eu duvido).   O presidente que claramente quer ser reeleito, não enxerga e continua em sua cegueira implantando o receituário do PSDB, que quer vê-lo cada vez mais impopular.  Ele vê o país a partir da telinha. E por esta razão, ele  é  capaz de conspirar para a prisão de Lula, embora fique equacionando a prisão de Cunha. No seu autismo sequer prevê as consequências. 

    Por outro lado temos  os convictos do MP e o  sr Operação Lava Jato. Afinal,  Moro já não julga mais ter identidade, no seu bate boca com Cerqueira Leite, ele esqueceu que as criticas eram pessoais e  acusou Cerqueira Leite de tentar obstruir a justiça. Diante disto,  eu concluo que Moro e governo já perderam o contacto com a realidade, e por isto estão incapazes de analisar a conjuntura e  que podem sem dúvida e inconsequentemente prender Lula.  Se Moro sequer percebeu, o estrago  feito com a economia e com as maiores empresas do país, porque  esperar que ele compreenda as consequências de prender Lula?

    Pois é nesta inconsequência que reside o perigo. E para mim Moro tentará prender Lula e Cunha no mesmo dia. Isto seria o maior fato midiático deste país .  Ao mesmo tempo quem será que pode prever com  clareza  as consequências  deste ato.

    • Concordo plenamente…

      O artigo é ótimo, e seu comentário melhor ainda. Principalmente na possibilidade de prisão simultanea de Lula e Cunha. Será o xeque mate dos sonhos dos Reinaldos Azevedos da vida.  O Moro posa de imparcial, sem Lula a esquerda perde seu líder mais carismático para a resistência, Cunha preso denuncia Temer que cai – o golpe dentro do golpe – e o caminho para a volta ao Planalto do PSDB se pavimenta definitivamente. FHC já está de sobreaviso. Reação popular nas ruas? Duvido, a mídia tornou a população uma grande manada em direção ao matadouro. Pra piorar, Gilmar Mendes nunca teve tanto poder em suas mãos. Previdência, CLT e pré-sal na mão dos interesses internacionais. E mais décadas até nova redemocratização…

    • Ao cortar gastos gera-se automaticamente receita

      Olá amigo Frederico Firmo. Boa noite.

      Em razão da inflação oficial ser, em regra, menor do que a inflação real, o corte de gastos gera automaticamente receita. Suponha que a inflação real de 2017 seja 10%. A inflação oficial será, digamos, 7%. Nesse caso, você teria 3% de receitas. O problema é que o beneficiário dessas receitas não será a população, mas os rentistas.

      Na escola a gente apredende que democracia é o governo do povo, pelo povo e para o povo. ERm outras palavras, toda democracia deve ser popular. O governo Temer se reivindica democrático mas só toma medidas impopulares. Sua democracia é, paradoxalmente, anti-popular.

       

    • Acabei de postar a mesma

      Acabei de postar a mesma coisa… gravíssima acusação… porém não tenho conhecimento em economia suficiente para saber se essas acusações são verdades ou falácias… o vídeo também não cita fontes para pesquisar. 

      Se isso aí for verdade tem que ser divulgado!!!

       

  7. Sabe de uma coisa? Hoje fui

    Sabe de uma coisa? Hoje fui fazer exame de hemorróidas. O médico me mandou ficar numa posição desagradável, mas fiquei porque tinha que encarrar o exame “de frente” e como macho (sem aspas, por favor), eu fiquei (sem reticencias, por favor), na dita posição, mas PQP…. Suei a camisa…  Só sendo macho mesmo!

    Quando o médico enfiou um negócio de uns 10 cm eu fiz uma façanha: contei todas as estrelas do céu em 5 segundos. Mas sobrevivi para contar a história…  Como prêmio levei mais 15 supositórios para as malditas.  Como ´eupositório nempergunte onde devo enfiar….Ria… Enquanto não for com você!

    Sabe porque conto isso? Porque o sarafo que o brasileiros vão levar é pior do que levei. Eu tive um problema físico. Os brasileiros tem um problema muito pior (ou dois): 1) a burrice e (ou de) 2) acreditar na Globo. Problema mental, ou de débil mental.. Vai saber…

    Dai cheguei a duas premissas: tem três jeitos de levar no ùc: 1) porque precisa; 2) porque gosta; ou 3) porque é burro.

    Graças a Deus nunca tive dúvidas: sou do primeiro time (faça exame de próstata e hemorróidas para ver o que é bom). Tem uns que gosta do segundo, mas os brasileiros em geral gostam mesmo é do terceiro.,

    Conclusão: todo mundo leva naquele lugar, mas a cada um cabe escolher o jeito!

    Obs: Ve se não me censura, Nassif!

  8. Os Simpsons e o despotismo ~nada~ esclarecido de Curitiba

    Os Simpsons e o despotismo ~nada~ esclarecido de Curitiba, por Romulus
     

     ROMULUS
     SAB, 15/10/2016 – 17:45
     ATUALIZADO EM 15/10/2016 – 19:48

    Os Simpsons e o despotismo ~nada~ esclarecido de Curitiba

    Por Romulus

    (i) Lisa Simpson esteve de novo no Brasil – ou quase

    Há um episodio de “Os Simpsons” em que, dentro do roteiro sempre caótico e imprevisível por que a série se caracteriza, Lisa ascende ao poder na cidade como parte de um “conselho de notáveis”, composto apenas pelos maiores cérebros de Springfield.

    No início uma maravilha! Tudo mais eficiente e racionalizado…

    E no entanto…

    Bem, e no entanto depois tudo dá errado.

    A pobre Lisa, mesmo superdotada, não consegue compreender como aquele “sonho tão belo” pode desandar.

    E aí, no final, chega Stephen Hawking para socorrê-la e explicar o (não tão) óbvio:

    – Às vezes os mais inteligentes podem ser os mais ingênuos.

    LEIA MAIS »

    Vídeos

     

     

     

     

     

     (i) Stephen Hawking explica aos Simpsons fracasso do despotismo esclarecido; (ii) Simpsons contam mais a Dallagnol sobre o Mayflower e os peregrinhos “não corruptos”; (iii) Os Simpsons visitam Curitiba, digo, Salem durante a caça às bruxas; (iv) e (v) a História dos EUA segundo South Park. 

     

  9. realidade

    parece bem traçado o percurso do fechamento do golpe , com a prisão do Lula. mas….

    e ai? fica por isso mesmo?

    daria a entender que , movimentos sociais, trabalhadores, professores(cheios de regalias), partidos de esquerda; de duas uma : ou estariam todos concordando com o golpe, com o fim da democracia, com os demotucanos, com a prisão e fim de lula; ou não se fazem mais homens, mulhres e jovens, como lula, dilma e e tantos outros que lutaram pela democracia e pelos trabalhadores.

    ate mesmo porque sem provas cabais dirceu, genuino e pallocci ja foram mortos e ninguém ta nem ai.

  10. O juíz criminoso, Sérgio

    O juíz criminoso, Sérgio Moro, irá com certeza tentar prender Lula no dia do aniversário (27) para aumentar o “espetáculo”, com juíza já pedindo para forças federais reforçarem a segurança no país já esperando a revolta popular violenta.

    E o que vocês vão fazer a respeito? Vão ficar só assistindo e argumentando enquanto destroem o que restou da sua “justiça” com esse ato criminoso praticado por quem deveria fazer valer a lei e mergulha de vez o Brasil em uma ditadura?

  11. Um conselho pro Lula

    Primeiro um lembrete: Quem tem um sonho, como dizia o Poeta, não dança. Assim, nunca se entregue, nasça sempre com as manhãs.

    Ah, sim, o conselho:

    “Quando pois vos perseguirem nesta cidade, fugi para outra; porque em verdade vos digo que não acabareis de percorrer as cidades de Israel sem que venha o Filho do homem”. No seu caso, você não acabará de percorrer o mundo denunciando a truculencia e violencia da elite brasileira e uma nova sociedade, baseada na fraternidade, na igualdade e na liberdade, será construída pela população deserdada. E essa elite parasita e seus lacaios terão que ganhar o pão com o suor do próprio rosto, em vez de terem a sorte de Brás Cubas, de viver do suor do rosto alheio. É que se todos forem tratados conforme seu merecimento, ninguém escaparia ao chicote. Assim como o juiz se convence de que há indicios suficientes de autoria de Lula de materialidades indiciárias, não há indicios suficientes de que não seja qualquer outra pessoa, por exemplo, o próprio Serjo Mouro o proprietário do Triplex de propriedade da OAS.

    Se for o caso, faz como o Poeta, muda mais de país do que de sapatos.

  12. Sérgio Moro ainda tem uma

    Sérgio Moro ainda tem uma chance de sair dessa por cima. Basta absolver Lula – e embasamento jurídico para isso é o que não falta – que recupera a fama de justo:

    – “Vocês viram só?! Moro não era, afinal, apenas um justiceiro. Significa que as outras prisões que efetuou, sim, foram justas.”

    E mais: desmonta a tática de Lula de ficar no pódio junto de Nelson Mandela, Martin Luther King etc.

  13. Ficar aqui pra que, Lula? Raspa …

    Raspa Velho .. raspa logo. A força desses caras é descomunal. A Justiça que deveria colocar ordem nisso tudo está cega e é deles! Cadê a Corte Maior do país? E o povão? Nesse momento o povão tá cego, Lula! E não é preciso falar quem fez a lavagem cerebral? Raspa .. de fora é mais fácil vc cuidar do povão que te adora… Aqui vão te jogar numa masmorra. Raspa … enquanto ainda vc tem um tempinho. Eu cairia fora… marcaria uma coletiva internacional em algum lugar. Botaria a boca no trombone e diria para a imprensa internacional: “agora vcs sabem o que está rolando no meu país. portanto,  dia tal estou voltando para o Brasil. Podem me esperar no aeroporto”.

  14. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome