Frei Chico, irmão de Lula: Para defender a democracia, povo precisa conhecer a Constituição

Enviado por Josias Pires

Para que o povo estivesse hoje nas ruas defendendo a democracia as forças políticas progressistas, deveriam ter, nos últimos 30 anos, levado a Constituição Federal para o conhecimento pleno da maioria da população brasileira.

A formação da cidadania no Brasil dependia do conhecimento, pelo menos, das cláusulas pétreas da Constituição.

O conhecimento da Constituição seria um modo de blindar o povo, de fornecer elementos para o desenvolvimento de uma consciência crítica e cidadã, capaz de termos outra postura diante do jornalismo de direito que comenda as emissoras de tevê e os jornalões.

Esta é uma das questões relevante que o Frei Chico, imão do presidente Lula, trata nesta entrevista, raro depoimento de uma pessoa que teve papel central para o início das atividades político-sindicais de Lula.

Frei Chico chama a atenção também para a necessidade das forças de esquerda articularem uma frente política que reúna “forças vivas da nação”, incluindo empresários e militantes demoráticos, uma frente que vá além da esquerda, como única possibilidade de superarmos a dificil quadra que o país atravessa neste momento.

Ele alerta que a questão central neste momento, ao lado da luta pela liberdade para Lula é a defesa se um programa nacional-popular que aglutine essa frente.

Pouco acessivel à imprensa – ele desconfia da honestidade dos jornalões – esta é uma rara entrevista. Começa aos 3 min e foi dada aos jornalistas Alex Solnik e Gisele Federici, no Brasil 247.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador