Ghosn diz que caso contra ele “foi construído”

Ex-presidente da Renault-Nissan fala pela primeira de acusações na justiça japonesa; executivo fugiu para o Líbano em 29 de dezembro

Foto: Reprodução (REUTERS/Regis Duvignau)

Jornal GGN – Carlos Ghosn, ex-presidente da aliança Renault-Nissan, afirmou à imprensa que o caso contra ele foi construído, uma vez que seria “o único jeito que eles (a Nissan) tinham de se livrar da Renault era se livrando de mim”.

Segundo o ex-executivo, o plano deu certo no sentido de que, atualmente, a Renault possui poucas informações sobre o dia-a-dia da Nissan – mas, segundo Ghosn, o resultado não foi o esperado, pois a montadora japonesa caminha para seu pior resultado financeiro em 11 anos.

No terceiro trimestre, a empresa frustrou expectativas ao reportar um resultado 70% menor, enquanto as vendas estão em seu menor patamar nos últimos seis anos, e as ações no último ano apresentaram queda de 20%.

De acordo com Ghosn, a fuga do Japão foi a decisão “mais difícil” de sua vida. Embora tenha ressaltado que as acusações que levaram à sua prisão sejam falsas, ele disse que não podia falar como deixou o país no último dia 29.

A prisão de Carlos Ghosn ocorreu dias antes de uma reunião em que os termos para a fusão entre Renault e Nissan seriam discutidos. O executivo era favorável a uma fusão irreversível entre as duas empresas, enquanto a Nissan era contra esse acordo por desejar mais poder dentro da aliança – a Renault tem 40% das ações da Nissan, e a empresa japonesa possui 15% dos papéis da companhia francesa. As informações são do jornal O Estado de São Paulo.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador