“O Brasil não é o Paraguai”, diz Dilma

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – A presidente Dilma Rousseff disse, nesta quinta (08), que está em curso no país um “golpe democrático à paraguaia”, enfatizando o sentido de ironia, sinalizando aspas com as mãos. A declaração foi feita no fim da primeira reunião ministerial com sua nova equipe. 
 
A presidente demonstrou que não se abateu com as pressões da rejeição das contas de 2014 pelo TCU (Tribunal de Contas da União) e a abertura pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) de um pedido do PSDB de investigação sobre irregularidades na campanha presidencial, que poderia acarretar em impugnação da sua chapa.
 
O cerco de todos os lados que sofre a presidente Dilma para a sua saída do governo, visualizado mais intensamente nesta semana, caracterizado por ela como um “golpe à paraguaia”, teve início em novembro de 2014, quando o GGN acompanhou os julgamentos das contas da presidente pelo TSE, e em coluna publicada aqui foi adiantado o mecanismo de golpe paraguaio que se chegar à conclusão, um ano depois, a presidente.
 
Na publicação “Armado por Toffoli e Gilmar, já está em curso o golpe sem impeachment“, Luis Nassif publicou que – naquele momento mais distante a possibilidade de impeachment – a saída de Dilma da presidência poderia ser configurada pelo Judiciário, com a rejeição que impediria a diplomação. “Este é o golpe paraguaio”, escreveu no dia 18 de novembro, sucedendo uma série de reportagens sobre os passos seguintes do TSE, cuja relatoria das contas dominava Gilmar Mendes.
 
19/11 – Urgência para Gilmar analisar contas de Dilma não é comprovada
20/11 – Gilmar dá mais um passo em direção ao terceiro turno
26/11 – Técnicos do TSE pediram digitalização de contas de Dilma, que Gilmar decide tornar públicas
01/12 – Gilmar Mendes recebe pedido de impugnação das contas de Dilma
04/12 – Um roteiro para entender a operação impeachment
09/12 – Gilmar analisará parecer do MPE sobre as contas de Dilma?
10/12 – Gilmar Mendes julgará contas de Dilma hoje à noite
10/12 – TSE aprova contas de Dilma e Gilmar ataca o Blog
21/12 – Fux impediu o golpe paraguaio de Gilmar
 
Com o fracasso das tentativas de se impedir a diplomação de Dilma Rousseff, no fim de 2014, uma retomada do cenário ocorre após oito meses do segundo mandato da presidente. 
 
Dessa vez, o TSE recuperou na terça-feira (06) o pedido de impugnação da chapa Dilma e Temer, protocolado pelo PSDB no início de janeiro, e voltará a discutir se os gastos de campanha estavam ou não irregulares. A manobra foi possível, mais uma vez, sob a articulação de Gilmar, conforme revelou também o GGN: “PSDB e Gilmar cumpriram tarefa para impugnar Dilma“.
 
A manobra se deu quando o processo já estava encerrado em decisão monocrática da então relatora no TSE, a ministra Maria Thereza de Assis Moura. Em recurso, foi Gilmar Mendes que se posicionou contrário á decisão e provocou uma virada. A ação foi levada à turma do TSE, por solicitação de Gilmar, e os demais membros da Corte seguiram o voto, derrubando as argumentações de Maria Thereza. Apenas a ministra Luciana Lóssio acompanhou a interpretação de que não havia provas suficientes para a instalação do processo.
 
Ao pronunciar seu voto, Lóssio alertou para as consequências reais de se prosseguir com a tentativa de impugnação. A ministra disse que o Poder Judiciário não poderia se tornar “um verdadeiro terceiro turno eleitoral”. Vencida por Gilmar Mendes, seguido por João Otávio de Noronha, Luiz Fux, Henrique Neves e Dias Toffoli, o processo foi retomado.
 
Na declaração desta quinta à nova equipe de ministros, Dilma destacou que “o Brasil não é o Paraguai”. 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

62 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. brasil=corrupção

    “O Brasil não é o Paraguai”. Será  que não querida Dilma? Tenho dúvidas. Você ousou demais. Confiou demais na PF, no Judiciário, mediu todos eles por você, julgando-os corretos e éticos. Não são. Todos têm rabos presos, todos devem à justiça e se as investigações não forem freadas por seu impedimento, irão todos para a cadeia. É disso que se trata. O Brasil é vergonhoso e corrupto, fomos colonizados por pessoas que deviam à justiça e vinham para o Brasil cumprir pena, era um país prisão. Está aí o resultado. Um país de gente desonesta, corrupta e sem ética.

    1. Olha o dicionário!

      Veranis, 

      não confunda TODOS com ALGUNS. 

      O hábito de generalizar é uma merda. Quase sempre!  – pra não generalizar 🙂

      1. No calor das emoções…

        Veranis deu ênfase ao pensamento. Você tem razão. Provavelmente não são todos. São alguns ou “muitos alguns”. Mas talvez o fato mais agravante é que os supostos “rabos”, há muito tempo, devem ter se embaraçado. Daí a situação atual…  

      2. Sim, mas esta dificil

        Sinceramente, quando mais se vai a fundo nessa choldra, mais lama se encontra. Realmente, tem alguns corretos e éticos, como a presidente Dilma, mas este se tornou o 1%.

      3. me perdoe se lhe atingi de

        me perdoe se lhe atingi de algum jeito, mas de todos que estão aí tramando golpes, nenhum vale absolutamente nada e esse país é sim corrupto, apenas varia o grau de corrupção de acordo com o poder de cada um, infelizmente.

  2. Os computadores

    Os computadores da CompaInhA que alimentam as cabeças dos líderes da oposição e dos seus jornalistas estão em looping. Só conseguem executar uma linha de comando:

    Dilma ,corrupção, crash.

    Dilma, corrupção, crach. 

    Dilma ,corrupção, crash. 

    Dilma, corrupção, crach. 

    Dilma ,corrupção, crash. 

    Dilma, corrupção, crach. 

    A única coisa saudável a fazer neste momento é mandar os robos do golpe dançar ao som da música adequada:

    https://www.youtube.com/watch?v=NL3NqfFTec8

    Mas não cheirem muito pó enquanto estiverem dançando, meninos do PSDB. Velhos quando giram muito caem sentados e quebram as bacias. Ha, ha, ha…

  3. A Presidenta está correta na

    A Presidenta está correta na analise mas o Paraguai, pais importante para o Brasil, não vai gastar da menção a esse Pais como simbolo de algo errado, especialmente porque o atual Presidente é o fruto daquilo que a Presidenta chama de “golpe paraguaio”. Chefes de Estado não devem citar paises com os quais temos relações diplomaticas como exemplo de algo negativo, seria como o Obama dizer que os EUA não são um Pais bagançado como o Brasil.

    1. A menção a “golpe paraguaio”

      A menção a “golpe paraguaio” não é no sentido negativo. Mas fazendo referência ao golpe que Fernando Lugo sofreu no Paraguai em 2012… só isso.

      1. Pois é, wederson.

        O sentido da fala da presidenta obviamente foi esse, mas os desinformados, aqueles que não estão a par do golpe branco que ocorreu contra Lugo, ficam reclamando Da “falta de habilidade diplomática” como se Dilma estivesse usando o termo “paraguaio” de forma pejorativa. TEM DE DEIXAR CLARO MESMO QUE NÃO APOIOU AQUELE GOLPE E QUE LUTARÁ CONTRA OS GOLPISTAS DAQUI!

        Força, companheira Dilma! Eu sinto no meu coração a sua dor. o Brasil cairá definitivamente no ridículo se uma mulher digna e altiva como vc for deposta por corrupção por conta de um conluio que tem a sua frente gente com a envergadura moral de Eduardo Cunha, Augusto Nardes, Gilmar Mendes, Renan Calheiros… Meu Deus! 

    2. Não tiro a sua razão mas a

      Não tiro a sua razão mas a menção ao golpe paraguaio é didática e serve para que pessoas menos envolvidas na política entendam que há uma tentaviva de golpe de estado no país similar àquela efetivada na republiqueta guarani.

      Além do mais, o gentílico paraguaio é utilizado no Brasil para designar produtos fajutos ou falsos vendidos por preços baixos… pela reação do golpismo o termo incomoda e muito.

      Para quem não lembra, houve cobertura ao vivo da mídia, do teatro montado pela direita paraguaia para retirar do poder o presidente constitucional Fernando Lugo num dos episódios mais bizarros da história da américa do sul.

       

  4. E ela tem toda razão

    A direita ultrapassou todos os limites da razoabilidade para evitar abstinência de poder até 2026 (no mínimo).Eles têm pavor em imaginar Lula no planalto novamente de 2019 até 2026.

    Mas, considerando que o golpe é mesmo paraguaio, eles terão que aumentar a dose de baclofeno – um medicamento para aliviar os sintomas da dependência química.

    A senzala vai invadir a casa grande. Devagarinho. Mas vai.

     

     

  5. A Dilma está certa em não se abater, mas

    errada em não considerar que a turma de ladrões inconsequentes que puseram em marcha o golpe é capaz de tudo para voltar ao poder. Está na hora do governo abandonar o republicanismo barato e passar a agir: o lugar dos ladrões golpistas é na cadeia.

  6. O Brasil é pior Senhora Presidenta!

    O Brasil é pior Senhora Presidenta! Nosso país ocupa a 107ª posição (entre 187 países) no ranking sobre a participação de mulheres nas Câmaras de Deputados, em estudo elaborado pela UIP – União Interparlamentar em 2007.  É o país sul-americano que ocupa a pior colocação na lista, atrás até do Paraguai 99º lugar. Somos o país do patriarcalismo, do patrimonialismo do “você sabe com quem está falando?”. Interessante as duas mulheres do TSE votarem contra a manutenção do “Estado de Golpe” enquanto que o restante dos cinco homens flertaram com o golpe à brasileira! Pois bem presidenta, a senhora mesma, está rodeada desses homens que pensam como os executivos da Andrade Gutierrez, nas mensagens do Whatssap…. Por isso, os homens do Brasil vão sim tentar dar o golpe à brasileira, eles não têm vergonha, isso não faria a menor diferença no mar de lama em que vivem!

  7. Deselegante e

    Deselegante e diplomaticamente desastrosa a comparação com o país vizinho. Aliás, sob vários aspectos, o paraguai é melhor país do que a terra papagali (vulgo brasil). Impressionante como nossa presidente fala bobagens. Mas vamos que vamos, contra o golpe e pelo resgate do estado democrático de direito, ainda que precário.

    1. “Deselegante e

      “Deselegante e diplomaticamente desastroso” é o golpe que sua thurma quer dar no nosso país.  Vou defender até o fim meu voto,  não porque é meu voto,  mas porque tenho certeza que não errei ao votar nela, erraria e estaria desesperadamente arrependida se tivesse votado no Aecio. Isso aqui não é o Paraguai.

    2. Deselegante por que? Lá

      Deselegante por que? Lá recentemente  cassaram um presidente, aqui querem fazer o mesmo. Mas eu discordo da Dilma, a maioria dos politicos brasileiros, a  maioria dos componentes do judiciário e a elite brasileira em nada diferem de seus semelhantes paraguaios.

      Governos decentes como os petistas, de respeito aos mais pobres, combate a corrupção, patriotismo e republicanismo são exceções na história do país.

      E viva o sigilo do metrolão, viva o arquivamento do inquérito sobre a planilha do monotrilho e viva o Psdb e seu aliado Eduardo Cunha. Imagina o que esse povo fará no poder sob o silêncio da imprensa e a concordância das elites brasileiras.

      1. Deselegante é pouco, é um

        Deselegante é pouco, é um desastre diplomatico de primeira grandeza em qualquer lugar e em qualquer tempo, é uma ofensa frontal a um Pais amigo e vizinho, certas coisas pode-se pensar mas nunca falar, é como vc encontrar a vizinha no elevador e dizer “”Mas como a senhora está horrenda hoje.”

        1. E no Paraguai não houve um

          E no Paraguai não houve um golpe político-judiciário recente nos mesmos moldes que querem fazer no Brasil? Na época me lembro do Álvaro Dias do Psdb do Aécio  indo o Paraguai dar apoio ao golpe. A presidente se referia a esse fato.

           

  8. O recado que ela quis dar e

    O recado que ela quis dar e deu, foi para a EMBAIXATRIZ DOS EUA!

    Que por mera coincidência era embaixatriz do Paraguai á época do golpe!

    Semelhante ao de Honduras…

    Saiu informações da Inteligência Russa destes fatos e foram publicados até no Pravda!

    Mas que os Paraguaios deram mole, deram….

    É semelhante ao 7 x 1!

    Agora aguenta!

    1. Vou defender meu voto!

      E assim devem agir os mais de 54 milhões que elegeram Dilma. Brasileiro honesto, trabalhador e consciente, jamais abraçará as investidas de pessoas que supostamente estão envolvidas em mal feitos, em detrimento dessa brava e honrada mulher que está sendo agredida com as mais torpes e criminosas ações de inconformados ou mesmo desesperados…Pelo que tenho observado, todos que a agridem estão sendo notícia na mídia por atos condenáveis. Com que moral???? 

      1. Divisão igualitária

        Se os 54 milhões se cotizarem numa “vaquinha” para ajudar no deficit de 30 bilhões, deve dar uns R$ 550,00 reais para cada um. Tá bom, ou quer pagar mais?

        1. déficit versus superávit de cada um.

          E um superávit de 30 milhões de pessoas que não faziam 3 refeições básicas por dia e que agora fazem, valem os 550?

          1. Argumento

            Não tinha um argumento mais robusto não? Esse não convence os que perderam seus empregos nos últimos 10 meses.

             

    2. Meu caro, não é Embaixatriz,

      Meu caro, não é Embaixatriz, é EMBAIXADORA. Embaixatriz é a mulher do Embaixador, no caso trata-se da propria representante diplomatica que tem o tiutlo de Embaixadora.

    1. Se o Paraguai está em

      Se o Paraguai está em recessão não sei. Mas a Dilma esta enganada: as classes política, jurídica e empresarial do Brasil em nada diferem do Paraguai. O golpe lá foi jurídico e aqui também. Os governos petistas, com seu respeito aos menos favorecidos, se patriotismo e seu republicanismo,  são exceção na história do Brasil.

       

        1. O que não justifica o golpe

          O que não justifica o golpe político recente promovido contra o presidente Lugo. O Brasil também cresceu durante o regime militar. Ficou melhor?

        2. os famintos

          O Paraguai vai transformar este crescimento de 8%(sic) para reduzir a fome crônica do país, ou continuará no mapa do qual o Brasil já saiu?

        3. Quem segue a cartilha do

          Quem segue a cartilha do Império sempre consegue algumas benesses momentâneas, depois surge um narco-estado…Sabes do filme ao qual me refiro?

        4. Ah bom… então vamos ao

          Ah bom… então vamos ao golpe para ver se o país cresce igual ao Paraguai, né? Quem sabe, com sorte, os EUA coloque aqui um campo de treinamento bélico e nos faz o seu quintal, né mesmo?

        5. Já vimos que esse negócio de

          Já vimos que esse negócio de deixar o bolo crescer para depois repartir é mentira, hein?

          Esse crescimento fica só com poucos estrageiros lá estabelecidos ou o povo todo vai ter aumento de 8% em sua renda?

        6. E a contribuiçãozinha

          sempre prestimosa dos americanos p/ provar que só modo deles é o bom. Para os ricos, é claro! Como o foi em Cuba, Venezuela, etc, em tempos antigos.  Só o B rasil, pelo medo de que se tornasse uma grande nação, pois tem condições para isso, nunca colaborou em nada. Apenas quiseram que assinássemos o tratado de não proliferação de armas atômicas, que seguíssemos o neo liberalismo, que afundou a Europa e que vendêssemos todas as nossas riquezas para eles. Só isto, e salvaram o Serra e o FHC dos porões da ditadura implantada  pela ajuda de quem ?

          Ah a contribuiçãozinha vale tb para o Peru e o Chile, ou não ?

  9. Acho que esse pessoal da

    Acho que esse pessoal da direita esta se enganando muito ao achar que existe alguma semelhança entre a presidente Dilma e Collor.

    Alias a turma dos bolsonaros , dos pastores retrogrados e aliados, não conhece a força de uma mulher.

    Costumam olhar para elas com desprezo, arrogancia, machismo. São cegos. Preconceitos demais.

    Dilma é uma mulher guerreira. Sobre o que  isso significa, ai eles não entendem nada  mesmo.

     Agripino Maia,  o reacionario mor do norte, teve uma minima amostra, quando resolveu fazer uma gracinha com ela, tempos atras.

     Passou por um vexame nacional.

    Mas ja esqueceram.

    A nossa presidente pode ate cair.

    A sua seriedade não cabe no cinismo da politica atual.

    Não foi talhada para “conversinhas” com alguem como eduardo cunha. Para mim  qualidade, para outros defeito.

    É seria demais para a politica no Brasil atual.

    Mas se cair, não caira sem atirar.

    Seus inimigos vão sofrer baixas.

    Não gostaria de estar no lugar deleem tal situação.

     

      1. Não a subestime…

        Na condição de Presidenta, não cabe a reação que tanto almejamos. Mas… em outras situações… pode haver um terremoto! 

  10. Esse time da oposição
    Esse time da oposição golpista que deseja derrubar a presidenta legítima Dilma Rousseff, é da pesada, vejamos: a) Aécio Neves, menino velho do Rio, de Cláudio e de Furnas; b) Eduardo Cunha, o homem de 5 milhões de dólares, que continua solto e presidindo a principal Casa do parlamento brasileiro; c) Nardes, o homem da operação Zelotes, ex-Arena, indicado de Severino, atual presidente do TCU; d) Gilmar Mendes, também conhecido como Gilmar Dantas, o habeas corpus para banqueiro mais rápido do Oeste – dois em 48 horas, de madrugada; e) Agripino Maia, denunciado pelo MPF por propinas no RN; f) Caiado, homem da UDR, jagunço e porta-voz do latifúndio mais atrasado do país; g) Paulinho da Força, pelego, traíra e serviçal das elites no meio sindical, igualmente denunciado por envolvimento em empréstimos do BNDES. E claro, para completar o time, os barões da mídia golpista, meia dúzia de famílias que se deram muito bem durante a ditadura militar e que dominam o monopólio das comunicações no país e usam este super poder para detonar o governo federal, o PT, Lula, Dilma, a Petrobras, desestabilizar a economia e blindar os tucanos e afins. É esta a reserva moral que pretende derrubar a nossa presidenta, eleita por 54 milhões de brasileiros, e contra a qual não há um indício sequer de envolvimento em falcatruas, ao contrário dos que desejam derrubá-la.

  11. GOLPE PARAGUAI COM A AJUDA DA

    GOLPE PARAGUAI COM A AJUDA DA MÍDIA, MAS TEM UM CADÁVER NA SALA DE ESTAR OU SEJA, CHAMA-SE EDUARDO CUNHA !! 

  12. Boa atitude – Deselegante menção

    1) Dilma presidenta tem absoluta razão em seu diagnóstico e em sua postura de não fraquejar. Forças corporativas (conforme post do Nassif de hoje), aliadas a figuras oposicionistas tramam a sua queda. 

    2) O problema é que foi deselegante nas palavras. Não deveria mencionar o Paraguai. Primeiro porque desqualifica consideravelmente o país vizinho. Ninguém gosta de ser qualificado dessa forma, mesmo que no sentido figurado. Segundo porque é um comparativo inócuo. Aqui a tramoagem é muito mais complexa e engendrada.

     

  13. adjetivos

    Paraguaio é uma adjetivação, absolutamente nada a ver com aquela Nação.

    Usamos diuturnamente esta expressão para falar nos pangarés quase vencedores, nas garantias dos equipamentos eletrônicos duvidosos de qualquer proveniência, naqueles legítimos 12 anos de envelhecimentos, e assim por diante.

    Agora podemos enviar o Álvaro e a turma do psdb num jatinho manifestar solidariedade e pedir apoio para a operação por eles engendrada no Brasil.

    Afinal para quem foi recentemente na Venezuela para estimular um golpe, cara de pau é pouca.

  14. O Brasil está mais para Grécia..

    Na Grécia o Syriza foi eleito prometendo lutar contra as politicas de austeridade, quando no governo assinou acordo com a UE prevendo… politicas de austeridade. Sobre o golpe paraguaio eu não vou me pronunciar, mas que o ‘golpe grego’ já foi dado no Brasil desde as últimas eleições, disso eu tenho quase certeza.

  15. Paraguai é sonho do coxinha!

    O coxinha brasileiro sempre desejou o Brasil como um imenso Paraguaí.

    Iria ter vinte armas na cintura, beber whisky todo dia, só viver de Adidas e Channel. Iria quebrar um celular na cabeça de mendigo por dia. Lá o pobre sabe seu lugar: é fora do veículo SVU do coxinha agroboy.

    Lá o Estado “reconheceu” sua ineficiencia e estimula os serviços privados. Pouco imposto faz babar!. Lá o que impera é a democracia do coronel e se tem algo que um autentico coxinha brasileiro gosta é de beijar anéis. 

  16. No deserto

    Dilma pode ter toda a razão do mundo. E só. E o que ela vai ganhar com isso? Simples: que os brasileiros a assistam ser destituída.

    Dilma tem toda a razão do mundo, mas não tem mais nenhum poder político. Ela mesma tratou de desmantelar todo o possível capital político que poderia ter. Hoje, não conta com o apoio de mais que 9% da população brasileira.

    Esses 9% podem gritar e espernear. Os demais 91% vão só olhar. Alguns desses 91% vão dizer: “nos livramos dessa laia”. Outros simplesmente vão dizer: “bem feito!”.

    Dilma pode ter toda a razão do mundo. Ela só esqueceu que a política tem razões que a própria razão desconhece.

    Dilma pode ter toda a razão do mundo (como qualquer napoleão de hospício, aliás). Ela só se esqueceu da política.

    Política não é feita de razão. Política é feita com a conquista permanente da legitimidade.

  17. GENTE! ELA FOI ELEITA! JÁ

    GENTE! ELA FOI ELEITA! JÁ ERA!

    ALGO DIFERENTE É GOLPE(OU AVALIEM AS CONTAS DE AÉCIO TB)

    JUDICIÁRIO ,PF,IMPRENSA, TODOS ESTÃO SEM LIMITES  NENHUM

    VCS Q TEM FILHOS CRIEM ELES SEM LIMITES E VERÃO O QUE ACONTECE

    RESUMINDO:ISTO É BRASIL ( E EU O AMO) FAALOU GENTE!!!! 

  18. Pô, Dilma dizer “o Brasil não

    Pô, Dilma dizer “o Brasil não é o Paraguai” é diferente de Dilma dizer que está rolando um golpe “à paraguaia”, hein?

  19. “”O Brasil não é o Paraguai”,

    “O Brasil não é o Paraguai”, diz Dilma

    …é só o que faltava…

    Dilma sem-noção a provocar acintosamente – na comparação depreciativa lesa-pátria, com agravante de cutucar com vara curta aguerrido e brioso Paraguai – uma crise belicosa, desnecessária, contraproducente, infundada, na historicamente sensível geopolítica-militar da Tríplice Fronteira do Cone Sul.

    sem chance! de piorar…

    [golpe é pouco]

    #impeachment! antes tarde que nunca.

     

  20. Que inusitado…

    Foi interessante ver um monte de gente defendendo o povo paraguaio.

    Pareceu-me hipocrisia, mas, seria pretensioso afirmar, afinal, não faço parte desse grupo que se acha melhor que os outros e arrotam honestidade que sabe lá a quantas anda.

    Realmente o Brasil não é o Paraguai, embora, lá a elite seja tão ruim e tão golpista como a nossa, tanto que derrubaram um presidente eleito em pouco tempo, infelizmente, dentro da lei, que lá permite essa excrescencia.

    A alusão ao “golpe paraguaio” e “aqui não é o Paraguai” não foi dirigido ao povo paraguaio, esse sim um povo que ama sua terra, valoroso e brioso.

    Isso não quer dizer que os paraguaios, mesmo crescendo 8% neste ano, estarão vivendo melhor, pois, esse crescimento deve ir para uma parte “privilegiada”. 

    A referencia ao golpe paraguaio não foi um elogio, nem uma crítica, mas, uma constatação. Os anões, que se dizem gigantes da honestidade vão ter que comer muito angu ainda. Pensam que a quadrilha é onipotente, mas, vão dar com os burros n’água.

    Ao vencer a turbulência uma coisa para mim deveria ser colocado como um dogma: “não pode haver perdão para tanta safadeza”, para tantas ilicitudes em nome da lei.

    1. qual é o caminhoo?

      Meu pessimismo tomou conte nessa última semana. Preciso mesmo de uma luz. Por que exatamente você acha que darão com os burros n’água?

    2. Não defendo o Paraguai.

      Não defendo o Paraguai. O considero um pais de quinta categoria, como qualquer brasileiro idiota que julga sem conhecer.

      Afirmo somente que a colocação da presidenta foi infeliz.

      Qual é o benefício que essa comparação traz para ela? Agradar a militância petista? 10% do eleitorado?

      O maleficio é obvio: Um grande desconforto entre as nações.

      A princípio, essa afirmação faz transparecer um desprezo da presidenta ao Paraguai. Pode até não ser verdade, porém essa é a mensagem que fica.

      Então, qual é o benefício da declaração?

      Pergunto ironicamente, isso ajudará nas relações do Mercosur?

      Uma pessoa inteligente tem que saber o momento de falar e principalmente de se calar.

      Infelizmente, nós seremos presididos por mais três anos por uma pessoa que não tem competência para essa empreitada. Esse fato é somente mais um reforço para essa constatação

  21. Dilminha precisa continuar

    Dilminha precisa continuar tentando atingir a governabilidade e parar de autogerar crises. Isto era hora de ofender um país? A tese dos tarja preta ganha o miléssimo apoio…DILMA MUDE A FÓRMULA.

  22. Podem tentar o golpe

    Podem tentar o golpe paraguaio com o pretexto de que na relação das contas de campanha havia um catalogado como bem descartável e não duravel. Não duvido disso, na situação de completa desorientação em que se encontra o poder judiciário. Nestes momentos predomina quem nunca perde o foco, e quem nunca perde o foco é o ministro confessadamente oposicionista Gilmar. Ainda mais quando se sabe que agora existe um outro ministro Gilmar. E talvez outro, e outro… 

  23. Engraçado o “medidor”

    Engraçado o “medidor” democrático da esquerda.

    Para a esquerda o Paraguai aplicou um golpe, mas na Venezuela tem democracia em demasia.

    No Paraguai o governo fecha uma rede de televisão que critica o governo?

    No Paraguai o governo prende oposicionistas no subterrâneo de um prédio?

    No Paraguai morre preso politicoi em greve de fome?

    Ou tudo isso acontece na Venezuela e lá é que é uma democracia. 

  24. Está doente ou é muito burra
    Ela não é síndica de um prédio de classe média. Presidente da República não pode ofender um vizinho com km de fronteira. E ainda um monte de débeis mentais defendo um ato sem pé nem cabeça.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador