Gilmar suspende posse de Lula e processo volta para Moro

Jornal GGN – O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu suspender a posse do ex-presidente Lula no cargo de ministro-chefe da Casa Silva. A decisão atende a um pedido de liminar do PPS e do PSDB, em uma das 13 ações que chegaram ao Supremo desde a posse do ex-presidente. A decisão de Gilmar foi tomada enquanto as capitais do país recebiam milhares e milhares de pessoas em favor da presidente Dilma, do ex-presidente Lula e pela democracia.

A primeira decisão que barrou a posse foi do juiz federal Itagiba Catta Preta Neto, que foi dada logo após a cerimônia do Palácio do Planalto. Foi denunciado, no entanto, pela imprensa alternativa, que o juiz de primeira instância proferiu sentença cinco minutos antes de receber a petição.

A decisão de Catta Preta foi revertida depois que o ministro-chefe da Advocacia-Geral da União (AGU), José Eduardo Cardozo, recorreu. Outras decisões, logo em seguida, no Rio e em São Paulo, suspenderam a autorização para a posse.

Na decisão de Gilmar está a determinação de que os processos que envolvem Lula na Lava Jato devem ficar sob a relatoria do juiz federal de primeira instância Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal em Curitiba. Moro enviou os processos ao Supremo em função da posse do ex-presidente na Casa Civil, o que lhe daria foro por prerrogativa de função. Moro, na ocasião, aproveitou e abriu todo os grampos realizados em telefones ligados ao ex-presidente, inclusive conversa com a presidente Dilma.

No despacho, Gilmar Mendes disse que a nomeação de Lula para o cargo teve por objetivo retirar a competência de Moro para investigá-lo.

“É muito claro o tumulto causado ao progresso das investigações, pela mudança de foro. E autoevidente que o deslocamento da competência é forma de obstrução ao progresso das medidas judiciais. Só por esses dados objetivos, seria possível concluir que a posse em cargo público, nas narradas circunstâncias, poderia configurar fraude à Constituição”, argumentou o ministro.

Mendes comentou os grampos vazados pelo juiz de primeira instância Sérgio Moro. Não o ato em si, de divulgar grampos com a presidente da República, mas o conteúdo. Segundo ele, o conteúdo revela que o objetivo da nomeação de Lula seria a de evitar os desdobramentos, como a prisão preventiva e processo criminal.

Em nenhum momento, o ministro do Supremo questionou o ato do juiz de primeira instância. Mendes, inclusive, desmentiu explicação da presidência quanto ao teor da conversa.

Grampo na presidência não pareceu preocupante para o ministro, que fez muito alarde, via revista Veja, em grampo que teria sofrido, sem nunca ter sido grampeado.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

89 comentários

  1. Prisão para o Moro, Dilma.
    Prisão para o Moro, Dilma. Pode mandar pro xilindró que a gente garante nas ruas. Se fascista achar ruim, a gente bate um papinho com eles.

    • É isso aí! E, Gilmar Mendes,

      É isso aí! E, Gilmar Mendes, vá caçr um tanque de roupa pra lavar! Lula vai ficar onde quiser. Tu não tá tirando onda de magistrdo? Cunha não tá presidindo a Câmara? Então, companheiro, vá lavar uma trouxa de toga e não enche o saco.  ministro? Áecim helipoptero não é senador? Os Marinho Conexão Panamenha não são concessionários? O sujeito que espancou a mulher não foi promovido e tá noMPF? PQ o Lula não pode ser ministro? Pode sim. Não só pode como deve e VAI SER MINISTRO, sim. Jararaca manda beijinho no ombro pra vc, Gil! 

      Gil, adora aparecer e MAM tava fazendo muito sucesso. Não aguentou ficar fora do foco muito tempo.. e invadiu o palco dando  crise sapateando e gritando… Que saco…  O povo brasileiro sofre pq é obrigado a aturar essese egos que nossa elite produz. o tempo todo querendo aparecer.

      Os ministros podiam fazer vaquinha e comprar um toga verde limão pra ele.

      • O negócio é o seguinte:

        Se a justiça brasileira é bandida, porque devemos respeitar ordens de quem não respeita as leis? Foda-se o gurgel ii, foda-se o camicia nera, fodam-se os três patetas do mpsp, foda-se o stf covarde – exceção feita ao marco aurélio de mello -, enfim, se as leis não são respeitadas por magistrados, porque devemos respeitar suas ordens? Esse judiciário de merda, junto com o pig, que vão se foder.

          • E ministro do STF que quer se

            E ministro do STF que quer se aproveitar do grampo do MORO/JANOT pra justificar sua covardia, vai perder a viagem pq além de pagar de covarde vai sair de fofoqueiro. Ah mas ele disseque o STF estava acovardado… Puta novidade, né? Estão completamente acovardados desde o julgamento do mensalão. Quem tá no controle do STF é o MPF que é associado à Mídia. Então, sem espetáculo e mimimi de ofendido. Peguem seus votos e ouçam quem é que foi ofendido. MAM e Lewandowski não tem obrigação de ficar limpando sujeira dos outro sministros, não. Cada um que troque seu fraldão pq coragem é pra poucos. Nem todo mundo tem a fibra da Dilma. E, GM,, tu vai ter que ser dez vezes mais  metido a machinho do que  é pra assustar a Dilma. Chato isso, né?

        • Esse é o pior crime que nosso

          Esse é o pior crime que nosso judiciário comete… É tal a sucessão de juizes desqualificados, atos antiéticos e decisões claramente ilegais que o respeito a lei está sendo jogado no lixo.

  2. Desepero do Gimal
    Vamos ver o julgamento no plenário do supremo! Ou salva se a constituição, ou salve se quem puder! Eles estão desesperados, os cochinhas.

  3. Teori vai deixar Gilmar arrancar-lhe o processo das mãos?

    Teori vai deixar Gilmoro arrancar-lhe o processo das mãos?

    Moro enviou o processo para o STF, ou seja, para o relator da Lavajato, Teori Zavascki. Aí vem o Gilmar (PSDB-MT), toma o processo das mãos de Teori e manda de volta pro Moro.

    É UMA ESCULHAMBAÇÃO.

  4. Vejam se isso faz sentido…

    ” E autoevidente que o deslocamento da competência é forma de obstrução ao progresso das …”.

    E, 

    “Só por esses dados objetivos, seria possível concluir que a posse em cargo público, nas narradas circunstâncias”.

    Pergunto: o poderia ser “autoevidente” e ao  mesmo tempo “objetivo”.

    Não é uma graça!

  5. Excelente.Agora o plenário
    Excelente.
    Agora o plenário do STF terá que apreciar a questão.
    Quando a maioria dos votos do STF cassar a decisão de Gilmar Mendes não haverá mais discussão desta matéria na primeira instância.
    Se outro juiz mequetrefe ousar desafiar a posse de Lula determinada pelo STF ele poderá perder o emprego.
    Sem querer, pela primeira vez na sua carreira, Gilmar Mendes proferiu uma boa decisão.

    • Gilmar Mendes

      Fábio: ficarei imensamente felliz se você estiver certo. Você acredita que depois do pronunciamento do Ministro Celso de Mello face ao conteudo vazado da gravação em que o ex-Presidente cita da maneira mais infeliz possível os ministros do Supremo – e sem pronunciar sequer uma palavra sobre a ilegalidade de sua divulgação -,  seus juizes irão cassar a liminar de Gilmar Mendes? E mais, com Rodrigo Janot tendo liberado a divulgação do grampo? Com a OAB tendo se pronunciando a favor do impedimento, digo, do golpe? Com o PIG encolhendo o número de pessoas presentes nas manifestações de ontem? Ah, Fábio, espero que você tenha razão. Na minha idade, tendo acompanhado na pré-adolescência os episódios envolvidos no suicídio de Getúlio Vargas e, já na Faculdade, o golpe militar de 64, não tenho mais esperanças. A vida tem me mostrado que, nesse país, pau que dá em Chico, só dá em Chico mesmo. Os Franciscos todos estão aí, impunes, a começar do Eduardo Cunha, do Paulo Maluf, do Aécio Neves… e da caterva toda, sobre a qual várias operações da PF já colheram provas de corrupção deslavada. Fávio, acho que, mais uma vez, os interesses do andar de cima e dos donos da casa grande irão prevalecer. Para infelicidade do Brasil e dos brasileiros do andar de baixo ou, pior, de todos os que a pseudo elite pensa em continuar mantendo na senzala! 

      • Maria, não podemos
        Maria, não podemos desanimar. Temos que lutar até o fim. Impeachment não vai ser tão fácil assim. Petroleiros e bancários devem fazer greves de advertência. Essa decisão desse coronel do MT vai cair na segunda. Na Câmara temos mais de 171 votos, com isso Impeachment não passa. Os próximos 30 dias serão decisivos. Desânimo não é a palavra nesse momento.

        • O ATO do dia 31/03 vai ter

          O ATO do dia 31/03 vai ter que superar o do dia 18/03. O ideal seria o peso maior ficar no DF e com Lula.a frente e presença mais forte do MST.  Se  Judiciário resolveu assumir o país tem que aturar o povo tb. Não é só ficar dando canetada, não. Tem que suar a toga. Tão acostumados a ficar sentados no ar condicionado sem ter qq responsabilidade sobre as consequências de seus Atos. Veja GM, decidiu tacar gasolina no fogo. Ah, a Dilma que se vire pq ela é que é presidenta. Ah problema é do PT, do Lula e qq coisa a polícia desce o cacete no pessoal e eu vou descansar nas minhas terras. Um cara desses merece ser jogado no meio do povo. Dilma deve tá doida pra mandar uma pregada na orelha dele, daquelas que deixa o telefone ocupado por uns 6 meses.

      • Celso de Mello é um juiz de

        Celso de Mello é um juiz de merda, como aliás foi dito na cara dele por um outro Ministro do STF há uns 15 anos. O voto dele será contra Lula… E DAI?

        O STF tem 11 membros e a maioria dos votos vence. Não creio que a maioria dos Minsitros vá endossar a decisão cretina de Gilmar Mendes. A votação pode até ser apertada, mas não há como deixar de reconhecer que grampear a presidente da República é crime. 

        Não pode o crime cometido por Sérgio Moro justificar o impedimento da posse de Lula. Simples assim. 

  6. Alguém que conheça o assunto

    Alguém que conheça o assunto pode informar se há viabilidade de reversão disso no curto prazo ou se o Lula poderá ser preso pelo Moro?

    • essa é a minha preocupação

      essa é a minha preocupação tb…

      saber as consequencias para lula…

      um exílio ái não seria uma saida, para protestar contra o tal governo dos juízes?

  7. O ódio do Gilmau é tanto que

    O ódio do Gilmau é tanto que acabou se traindo:

    “O objetivo da falsidade é claro: impedir o cumprimento de ordem de prisão de juiz de primeira instância. Uma espécie de salvo conduto emitida pela Presidente da República“

    Acontece que não há nenhuma ordem de prisão contra Lula. Gilmau dá como certo algo que não existe (ainda).

    Outra coisa:

    São 11 ministros, mas de 10 processos contra a posse de Lula, nada menos que 7 foram parar com Gilmar. Nem em 1 milhão de anos um sorteio pode gerar esse resultado. Está evidente que existe FRAUDE no sistema de distribuição de processos no tribbunal. Isso precisa ser investigado.

    • Podem até prender Lula,

      Podem até prender Lula, condená-lo à prisão perpétua,  destituir o governo, consumar  enfim, o golpe.

      Mas a impressão negativa da justiça brasileira, em escala global, fica registrada em definitivo, da forma em que se expressou   o político suíço:

      “odeio dizer isso, mas isso tudo faz uma República de Banana parecer um local com estado de direito quase perfeito”.

    • A distribuição no STF é

      A distribuição no STF é sorteio do tipo mão no saco. Qdo a vítima é petista só entra o nome de GM no saco!

      De qq forma a Corte inteira sabe que isso acontece e tá de acordo. Lula tem que dar um jeito de ir pra uma Embaixada. O judiciário armou pra prendê-lo. é nojento. Eu pensei que o limite da imundície seria a AP 470. A essas alturas acho arriscado deixar Lula a mercê do Judiciário. Na primeira oportunidade Moro sequestra ele, outra vez mete  num avião e some com ele. Os presos doMoro, a gente nem sabe se ainda estão lá. A brincadeira está bem sem graça.

  8. O GOLPE JURÍDICO-MIDIÁTICO E O FIM DO ORDENAMENTO JURÍDICO

    A decisão de Gilmar Mendes não apenas consolida o Golpe jurídico-midiático. Ela coloca por terra o ordenamento jurídico enquanto um sistema hierarquizado de normas que oferece o receituário necessário para embasar a racionalidade e evitar a pessoalidade judicial. O sistema hierarquizado é fundamental não somente para garantir a neutralidade e impessoalidade do manuseio da lei, mas também para preservar o caráter científico ou moderno do Direito e para evitar que o judiciário capitule ante o controle de máfias e pessoas mal-intencionadas. Concretamente, poderíamos dizer que, a partir de agora, passa a prevalecer a vontade pessoal e os compromissos políticos de cada magistrado em seu tribunal. Poderia significar uma feudalização da justiça a apontar para o retorno a uma realidade jurídica pré-moderna, medieval. Mas, a situação é bem pior. Com o uso enviesado do Direito para atingir fins e vontades políticas particulares, lança-se o judiciário numa aventura despótica, o que, em última instância, pode significar a sua capitulação ante às máfias nacionais, regionais e locais.

  9. Depois das manifestações do

    Depois das manifestações do dia 13/03, o Super Juiz disse na Globo que o Congresso tem que ouvir a voz das ruas. Aprovação geral dos globais.

    Hoje, depois das manifestações de 18/03, editorial do Globo diz que vale somente a voz do Congresso.

    Defenitivamente, Globo e Democracia:  NADA A VER.

     

     

     

  10. Sigilo aberto.

    Como fica a história dos grampos agora?
    Na pressa o Juiz Moro abriu o conteudo das conversas (ilegalmente obtidas),ele pode reestabelecer o segredo de justiça ou o conteudo da investigação permanece aberto?

    “Mendes comentou os grampos vazados pelo juiz de primeira instância Sérgio Moro. Não o ato em si, que é ilegal, mas o conteúdo.” Então no despacho,o próprio ministro admite que houve uma ilegalidade. Um crime,o referido “ato em si”, ocorre na frente dele e como magistrado ele não vai tomar providencia nenhuma?

    Moro pode prender o Lula antes do plenario do supremo se reunir para decidir a questão?

  11. ACABOU…repito novamente!

    Mesmo sendo avisado o governo et caterva continuou a usar telefones sem criptografia! Um amadorismo inacreditável!

    Tudo leva a crer que os grampos seletivos que estão sendo desovados na mídia são parte de uma grande operação de escuta que vem de longe envolvendo tudo e todos que se relacionam com PT!

    TUDO significa TUDO!

    Vi ontem Nassif citando Stalingrado!

    Só há uma grande diferença:

    1. Morava naquela cidade o povo Russo, forte e guerreiro por natureza, homogeneo, acostumado a tirar leite de pedra,

    2. Era situação de guerra: ou resistiam ao assassino invasor e sobreviviam ou baliam como ovelhinhas até serem exterminados,

    3. O chefe literalmente era um bandido (para sorte do urso russo), cercado de oficiais superiores e generais competentes, igualmente bandidos, que sabiam o que estavam fazendo.

    Como já dizia vovô…’cobra tu trata como cobra’

    A maior e última contribuição que a presidenta poderia dar é solicitar novas eleições presidenciais para salvar o Brasil, o resto é desespero de afogado, ela não tem nenhuma condição de governar mais!

    Lula, por outro lado, lançou toda sua biografia no lixo. Uma pena!

  12. ;Putz, o Judiciário resolveu

    ;Putz, o Judiciário resolveu mesmo avacalhar a República.   Ultimamente a gente tem ouvido os mais trambiqueiros do Judciário com aquele papinho de tia de velha de que ninguém está acima da lei. Ora, coisa mais idiota pq o que mais existe em Pindorama é gente acima da Lei, vamos lá? Gilmar Mendes é um, Cunha, Aécio, Marinhos, Moro, etc…  Vai daí que se um bando de lixo desse está acima da lei, com muito mais razão, Lula, deveria estar, tb.

    Gilmar Mendes acredita que pode usar sua inveja e sua toga para determinar o lugar de Lula no Brasil. Gilmar Mendes quem decide o lugar de Lula nesse país é o povo Brasileiro e vc não apita xongas. O que Dilma fez qdo convidou Lula para ministro foi tentar savar o país que vc e seus capangas querem destruir , depois de já ter depenado por anos. Lula é um símbolo do povo brasileiro e Dilma como presidenta desse país teria sido perfeita se tivesse mesmo tentando protegê-lo da perseguição insana de um bando de doentes que não se conformam em terem sido passados pra trás pelo torneiro mecânico. 

    Gilmar Mendes, seu recalcado. Como muito bem disse um companheiro twitter Lula tomou posse na Paulista, ontem e não há nada que vc possa fazer com relação a isso. O Judiciciário pode prender o PT inteiro pq as sementes já foram lançadas. o seu ódio  merecia um tratamento psiquiátrico. Acho que não preciso dizer que se ousarem tocar em Lula ou Dilma agindo, na ilegalidade como vcs tem feito, o povo brasileiro vai reagir pq se líderes do povo não estão acima da lei , que dirá a escória que tenta desmoralizá-los. Se o Judiciário não está sendo capaz de cumprir a  lei, melhor parar de se meter e deixar que a sociedade se vire. Definitivamente, não dá pra receber ordens de Gilmar Mendes, pelamordeus! Dilma, pq O vagabudo que grampeou a Presidência para chntagear a República ainda está solto? O que ele quis com isso foi intimidar todas as autoridades. Olha só,  se eu grampeei a Presidente, imagine vcs, parlamentares, ministros, etc… Demos sorte de Moro ser um tipo futriqueiro, como GM, só curte fazer fofoca e falar da vida alheia.o grampo foi pra Globo pra generalizar a futricada. Mas corremos o riscode  ter grampeado a defesa e vendido o grampo mundo afora. Tem que mandar prender esse cara. Deve ter um monte de grampos que ele já deve ter vendido e que vão ser soltos aos poucos, de acordo com o momento político. Inacreditável. 

    Isso é o nosso Judiciário. Lula tem que ficar onde quiser. O Executivo deve respeitar o Judiciário se o Judiciário respeitar o Executivo. Se é pra esculhambar, então se a Corte tem o Direito de errar por último a Presidência tem o dever de acertar primeiro. A vantagem de ter povo atrás é essa. Dilma e Lula só cumprem decisão de Gilmar Mendes, SE QUISEREM. se não quiserem tem povo para bancá-los. Já chega de fingirmos que o judiciá rio tem alguma autoridade  pq eles tão acreditando que tem, mesmo. A ponto de um pateta feito Moro  grampear a Presidente da república e um tipo como GM, achar que vai indicar ministro.

    • Dez estrelas pra você, Cristiana!

      Se os golpistas querem a guerra, a gente vai para a briga. Não vai sobrar ministro boquirroto nem juizeco bisbilhoteiro. 2016 não é 1964! Se eles acham que é estão redondamente enganados!

  13. http://www.correiocidadania.c

    http://www.correiocidadania.com.br/antigo/ed296/politica.htm

    Com Gilmar Mendes no STF, instituições democráticas passam a correr um
    risco maior, avalia Dalmo Dallari

    Por Beatriz Pasqualino

    O Correio publica abaixo a entrevista concedida por Dalmo de Abreu Dallari, advogado e professor da Faculdade de Direito da USP, a respeito de suas críticas à indicação – feita por FHC- e posterior nomeação do advogado-geral da União, Gilmar Mendes, para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal.

    Correio: Quais são os principais argumentos que fundamentam sua crítica à indicação, feita pelo presidente FHC, do advogado-geral da União, Gilmar Mendes, para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal?

    Dalmo Dallari: O Dr. Gilmar Mendes é figura muito conhecida na comunidade jurídica, não só por ocupar o cargo de advogado-geral da União, de confiança da presidência da República, mas, sobretudo, por suas reiteradas posições contrárias ao Direito, à Constituição, às instituições jurídicas e à ética que deve presidir as relações entre personalidades públicas.

    Há muitos anos, o Dr. Gilmar apareceu como assessor e defensor do ex-presidente Collor, mesmo quando já estava evidente que tal presidente não tinha o mínimo respeito pela Constituição nem pela moralidade na administração pública. Depois disso, Mendes aparece como assessor do então ministro da Justiça, Nelson Jobim. Um dos momentos importante de sua assessoria foi a iniciativa para anular a demarcação de áreas indígenas, sob alegação de que a demarcação havia sido baseada em decreto inconstitucional. Em duas ações judiciais, o escritório de Jobim tentou a anulação da demarcação, mas o Supremo Tribunal Federal decidiu que não havia qualquer inconstitucionalidade. Não tendo obtido sucesso perante o Judiciário, os defensores dos latifundiários contra os direitos indígenas voltaram à carga quando Nelson Jobim já era ministro da Justiça, aparecendo outra vez a mão do Dr. Gilmar Mendes. Sustentando ainda a inconstitucionalidade, os defensores dos latifundiários prepararam um projeto de decreto que foi afinal assinado por FHC, concedendo o direito a indenização aos invasores de áreas indígenas que haviam sido obrigados a recuar da invasão.

    Depois disso, aparece Gilmar Mendes assessorando FHC, como redator das Medidas Provisórias e outros atos do presidente ou de órgãos do primeiro escalão da República. Nessa condição, ele preparou muitos atos inconstitucionais que foram assinados e aplicados. A conseqüência óbvia e inevitável é que houve muitas reações através de ações judiciais, especialmente de mandados de segurança, e em muitos desses casos, justamente porque os atos eram ilegais, houve a concessão de medidas liminares, revelando seu desprezo pela Constituição, pelo Direito, pelas instituições jurídicas, e também, sua absoluta incapacidade de convivência democrática.

    Em várias oportunidades, Mendes saiu pelos jornais ofendendo grosseiramente juízes e tribunais. Disse que os juízes brasileiros viviam no “mundo da Lua”, chegando ao cúmulo de sua grosseria e falta de ética ao declarar que o Brasil não tinha um sistema judiciário, mas um “manicômio judiciário”, querendo insinuar que os juízes brasileiros eram todos loucos. É curiosos, aliás, que agora ele esteja querendo entrar no Judiciário como membro do STF. Então, ele é candidato a ser um dos loucos! Mendes também distribuiu grosseiras aos advogados brasileiros dizendo que todas as liminares eram produto de um conluio corrupto entre advogados e juízes. Na verdade, isso mostra seu despreparo para a convivência democrática.

    Um dado muito importante que foi revelado agora – e tinha sido ocultado pelo presidente da República -, é que, em conseqüência dessas ofensas anti-éticas, Mendes está sendo processado criminalmente perante o Judiciário, por crime de injúria. E é público e notório no Brasil que qualquer candidato a um cargo público é obrigado a provar que não está sendo processado criminalmente. É um absurdo que um porteiro do Ministério Público seja obrigado a fazer essa prova, sob risco de não ser nomeado, enquanto o Dr. Gilmar Mendes passa por cima disso.

    Enfim, há muitos outros indícios da ilegalidade da sua situação, como ser sócio-proprietário do Instituto Brasiliense de Direito Público, o que é vedado pela Lei Orgânica do Ministério Público que proíbe ao seus membros o exercício do comércio. Mas pior do que isso, conforme noticiado pela revista “Época”, Mendes pagou com dinheiro da Advocacia-Geral da União para que seus auxiliares fizessem curso na Instituição de sua propriedade.

    O que se verifica, então, é que aquela exigência da Constituição Federal, no artigo 101, que o candidato ao Supremo Tribunal Federal tenha notável saber jurídico e reputação ilibada, não está sendo atendida pelo Dr. Gilmar Mendes. Ele de fato não tem o saber jurídico, não age segundo o Direito, não compreende sua importância. São todos esses fatores objetivos, extremamente importantes, que revelam a absoluta inadequação dessa indicação feita pelo presidente da República.

    Correio: Diante dessa incompatibilidade de Gilmar Mendes para o cargo, quais seriam as motivações do governo federal que justificam essa indicação?

    DD: Há alguns exemplos dos quais podemos verificar as reais motivações. Estão correndo insistente notícias de mudanças na Constituição para favorecer o presidente FHC e o provável candidato do PSDB, caso o atual candidato não consiga reagir. Isso seria feito, aplicando ao Brasil a mesma tese que foi aplicada no Peru para permitir ao Fujimori o terceiro mandato. FHC foi eleito quando a Constituição só permitia um mandato. Depois disso foi feita uma emenda constitucional, patrocinada por ele mesmo, permitindo a eleição por dois mandatos. O argumento seria de que ele só foi eleito uma vez depois da vigência dessa emenda, dessa nova regra constitucional. Seria uma situação nova, então teria direito a uma nova eleição. Evidente que isso seria contestado, iria ao Supremo Tribunal…

    Outra proposta, que já chegou a ser anunciada pela imprensa, embora ainda não formalizada, é no sentido de dar ao presidente, mesmo depois de terminado seu mandato, as mesmas proteções constitucionais, imunidades e direito a foro privilegiado que ele tem como presidente. Então o ex-presidente gozaria das imunidades e privilégios de um presidente. Isso, evidentemente, afrontaria a Constituição, no princípio da igualdade de todos perante a lei. As imunidades e privilégios são dados à pessoa que atua como presidente, e não a um cidadão comum. Não existiria mais a igualdade de todos perante a lei. Para sustentar essa decisão, o Supremo Tribunal Federal teria que agir. Mais uma vez, o presidente FHC tem grande interesse na obtenção de maioria no Supremo, sobretudo agora, em face de inúmeras acusações de corrupção no governo federal que vem sendo noticiada pela imprensa.

    Visto tudo isso, é absolutamente indispensável que haja uma reação da comunidade jurídica como uma tentativa de preservar a Constituição, a supremacia do Direito, além de tudo, preservar a moralidade da administração pública. Essas são as razões da grande resistência na indicação de Gilmar Mendes pelo presidente da República.

    O presidente FHC deveria ter procedido da mesma forma que os presidentes norte-americanos, ouvindo previamente a comunidade jurídica sobre os nomes que ele tenha a intenção de indicar. Assim, o indicado seria efetivamente representativo.

    Correio: Na sua opinião, quais são as modificações necessárias a fim de se ter um critério mais apropriado para a indicação dos ministros do STF?

    DD: Pela atual redação da Constituição, o presidente não é efetivamente obrigado a ouvir ninguém, mas ele é moralmente obrigado, porque o sistema se define como Estado Democrático de Direito. O membro do Supremo Tribunal não é um representante do presidente da República, mas é alguém que vai falar em nome do povo. Portanto, uma exigência seria de que o presidente, antes de fazer sua indicação, ouvisse a comunidade jurídica.

    Uma outra modificação importante seria transformar o STF em Corte Constitucional, apenas isso, por ter excesso de atribuições e vem exercendo mal.

    Há ainda uma série de propostas para que o cargo de ministro do STF não seja vitalício, para que ele receba um mandato com prazo determinado. Este prazo, nas Constituições do mundo variam. Só nos EUA é que existe a vitaliciedade. Na Alemanha, Áustria, Itália , Portugal e Espanha esses mandatos variam de seis a doze anos.

    Agora, com a nomeação, devemos ficar muito vigilantes porque, obviamente, ele foi nomeado com tanta insistência, para fazer o jogo político de interesses do presidente da República, o que não é exatamente uma manobra democrática. Não há dúvidas de que com a sua nomeação, as próprias instituições democráticas passam a correr um risco maior, e com isso fica indispensável a vigilância de todos os brasileiros.

  14. Gmendes não é o problema.

    Gmendes não é o problema. Nunca foi. Em condições normais seria apenas motivo de chacota. Esse sujeito não tem condições psicológicas e morais para julgar nada que envolva Lula, o governo federal ou o pt. Basta a agu fazer como já fez com aquele juiz fanfarrão “feicibuqueiro”: alegar suspeição. Há provas fartas ao alcance de qualquer um. Declarações raivosas na tv, reunião com tucanos, longas falas na própria corte eivadas de calúnias e baixarias contra quem não se curva a seus desmandos etc. O verdadeiro problema é a covardia e a vergonhosa parcialidade dos outros ministros, com excessão de dois ou três.  

  15. Prisão de Lula

    Prezados

    Nunca comentei nada em nenhum blog, leio muitos.A agustia só cresce ultimamente e segunda-feira será o ponto alto, pois o juiz de primeira isntancia(recuso-me a pensa no nome desse sujeito), mandará prender o Lula.

    É evidente que a oposição já cacifou a troca de poder, e esse ultimo ato, não deixando o Lula recompor com os fisiologicos do PMDB e outros, princialmente os do senado, manda uma pá de cal no govervo LEGITIMAMENTE eleito.

    Triste fim do meu voto. Será o golpe dos golpes. A multidão ontem não existiu, os senhores feudais não se importam, não deu nesses aremedos de jornais e nem na TV oficiais dos descerebrados.

    O novo ministro da justiça diz que trocará todos se houver vazamentos, mas esse de segunda-feira não vazará pois não será preciso já estão nesse momento arrumando tudo, igual aquele juiz que deu liminar antes do processo entrar no sistema.

    A mim restará mais uma vez resistir com os meus votos futuros, mas daqui para frente nunca mais ele será respeitado

     

     

    • Calma, camarada!

      Se prenderem o Lula ou derrubarem a Dilma, a gente vai pra guerra! Vai se guerra sem quartel contra o golpe e os golpistas. Não vai sobrar pedra sobre pedra. Eles estão pedindo uma guerra civil. É o que terão.

  16. Gilmar o previsível. A
    Gilmar o previsível. A ousadia é tanta que nem tentou disfarcar o prejulgamento. Ele liminarmente já condenou e sentenciou. Agora é só sentar no processo. A esperança e que ha outras ações no stf sobre o tema com outros relatores.

  17. Na minha opinião não cabe
    Na minha opinião não cabe devolução do processo a primeira instância sem a decisão final do colegiado. Uma vez que a Agu já recorreu. Estou correto advogados ? Por outro lado, estou falando da regra da lei. Uma que nessa República de bananas parece ser desrespeitada a toda hora, sem maiores consequências.

  18. Podemos odiar este

    Podemos odiar este ministro(sic). Mas, me parece ser o único que tem culhão naquele STF.

    Os outros todos ou são covardes ou estão sendo chantageados por alguma potência externa ou por reporcagens que a globo guarda contra cada um deles.

    É simplesmente inacreditável o que estamos presenciando. A covardia e omissão daqueles velhotes pode jogar o país no caos. Parece que lá só tem um que trabalha, e é o Gilmar.

    Em qualquer páis medianamente sério deste planeta o Moro já teria sido afastado do cargo.

    Pera aí.

    De repente me passou pela cabeça que o Moro tem grampos comprometedores de todos eles. Será que pode?

  19. Um palhaço este Gilmar

    Um palhaço este Gilmar Mendes. Foi flagrado jantando com os caciques tucanos há poucos dias e mais uma vez mostra o seu partidarismo, que renega a condição de juiz da mais alta corte do país. É assim que acontece o golpe vergonhoso no Brasil: ministro do STF de um partido da oposição decide contra o governo para impedir que Lula desamarre o golpe no congresso; o juiz da CIA de Curitiba grampeia quem ele bem entende, inclusive a presidenta, e manda divulgar através da notória golpista Globo as falas gravadas, de forma irresponsável, ilegal, causando caos no país; os procuradores agindo como candidatos de um partido, participando de comícios e atuando sempre contra o governo, apenas; toda a mídia dominada pela direita, mesmo se tratando de concessão pública.

    Ora, entre estes personagens do golpe, com enormes poderes, a única pessoa realmente eleita pela maioria do povo brasileiro é a presidenta DILMA, que fica refém desse complô golpista descarado. Que democracia é essa? E depois ainda o STF ainda fica chateado quando Lula diz em conversa privada que eles estão acovardados? Poupem-nos, senhores!

  20. Moro feriu a Lei de segurança

    Moro feriu a Lei de segurança nacional ao grampear a Presidenta e ninguém do STF deu um pio!

    Os militares têm a obrigação de garantir a governabilidade, tirem a Dilma ou garanta-a,visto que

    o Brasil ficou desmoralizado no exterior diante deste fato gravíssimo,e mais grave ainda que os

    GUARDIÃOS DA LEI NADA FIZERAM e ainda deram um prêmio a Moro remetendo o processo a ele

    ARGUMENTO FRÁGIL DE GILMAR,QUE NÃO É DEUS, não se sustenta aqui e nem na China!

    DILMA META O LULA NO PRÉDIO E PONHA OS MILITARES GARANTINDO A ORDEM E QUERO VER!!!

    OU VAI OU RACHA LOGO ESSA NOSSA”REPÚBLICA!!??”

    OBS:alguém aí do jornalggn faça chegar esse comentário à Dilma,se possível!por favor! Obrigado!!

  21. Gilmar é um desestabilizador da democracia
    É preciso alterar rapidamente a lei e a Constituição. Não é possível que a vontade de apenas um tarado do STF altere decisão do presidente da República.
    Não tem sentido. Notadamente se o tarado é claramente impedido pelo vício da suspeição.

  22. Lula disse que o STF e o STJ,

    Lula disse que o STF e o STJ, em conversa privada, estão acovardados.

    Reagem Celso de Mello, explicitamente, e Lewandovsky, mais sutil, e mais um do STJ.

    Dizem que vão mostrar coragem em condenar todo aquele que tiver comentido crime.

    Coragem?

    Condenar Lula e o PT é coragem?

    Sugiro uma charge.

    Um homem de porte médio diz para um grandão ao seu lado de braços cruzados e cara amarrada.

    Estão  dizendo que não tenho coragem.

    Nisso, volta-se para um baixinho que também está ao seu lado e mete-lhe o braço.

  23. todo poderoso

    Se, de fato, o processo está agora com Moro, alguem tem dúvida que, de “direito”, ele não ateará fogo em Roma ? Deve estar excitadíssimo com o processo nas mãos.

     

     

  24. Falando sério

    Dias de espanto estes!…

    Leio que há juízes do STF indignados com falas de Lula (falas privadas, ilegalmente tornadas públicas). Mas não encontrei manifestações de indignação de membros do STF a respeito da decisão judicial da juíza Regina Coeli, da 6a. Vara do RJ, que deferiu liminar contra a posse de Lula na Casa Civil sob (dentre outros) o argumento de que “7 dos 11 Ministros do Supremo foram indicados pelo PT”. Não consegui extrair desse argumento outro entendimento que não o de que a juíza lançou suspeição sobre o STF. Talvez eu esteja enganado, e a juíza não tenha com isso querido dizer que ela e seu notório colega de primeira instância de Curitiba são melhores juízes que o STF. Melhores e isentos, coisa que o STF não seria. Devo estar enganado, é claro. Se não estivesse, o STF teria reagido energicamente, e também a OAB e notáveis juristas teriam criticado a decisão da juíza Regina.

    Outra coisa que me aflige é minha absoluta incapacidade de analisar cartesianamente a correlação entre dois fatos.

    O primeiro é que um juiz de primeira instância libera para a Rede Globo enorme quantidade de gravações de conversas telefônicas, algumas delas envolvendo a Presidenta da República e o ex-Presidente Lula. Ao dar ampla publicidade a tais gravações, o juiz de Curitiba diz que não viu nelas crime. Ora, se o juiz é uma pessoa séria, não poderá ter usado de ironia ao deliberar sobre matéria tão sensível. Zeloso observador da Lei, tampouco deixaria de remeter ao STF (de novo, o STF) as gravações, se nelas vislumbrasse evidência de ilícito.

    O segundo fato é que um dos ministros do STF, curiosamente aquele que para o qual os desígnios do acaso invariavelmente fazem que sejam distribuídos os processos envolvendo o PT e seus afiliados, determina a suspensão da posse do já citado Lula na Casa Civil. Deixo de parte alguma possível confusão do Ministro, quando afirma que Lula (e, certamente, também Dilma) teria(m) utilizado a nomeação de Lula para frustrar o cumprimento de uma ordem de prisão ainda inexistente. Talvez a ordem exista e, ao contrário de quase tudo que se refere à Lava-Jato, misteriosamente permanecesse em segredo. Nesse caso, não teria havido equívoco, mas ato falho do Ministro. 

    Enfim, talvez eu esteja utilizando o cartesianismo para tentar entender como é possível a coexistência desses fatos “A” e “B”. “A” seria a publicização não criminosa de gravações sem crimes por um juiz de primeira instância. “B” seria a concessão de liminar impedindo a posse de Lula devido a crimes que teriam sido praticados, segundo as mesmas gravações. Cartesianamente, a concessão de liminar por Gilmar Mendes implica que Moro cometeu crime ao divulgar as gravações. Nesse caso, as gravações não poderiam se prestar para compor quaisquer autos de processos, e o Ministro não poderia utilizá-las para firmar sua convicção, que haveria, então, de se fazer em conformidade com suas ruminações de após seu almoço da última quarta-feira. Ah, sim! Repito: o juiz de primeira instância teria cometido crime.

    Ou a Justiça brasileira brasileira é muito mais avançada do que pode supor este mero mortal. Depois da teoria do Domínio do Fato, agora é a Teoria do Gato de Schrodinger que prevalece?

     

  25. Soube que Moro se enconta em

    Soube que Moro se enconta em Paris. Talvez tenha ligado para Gilmar, ou vice-versa. Eles tabalham em comum acordo, com o rabo na Globo.

    Aí, fica Celso de Mello a discursar, cansativamente, contra Lula, que pelos vazamentos dos grampos considerou que o STF também está acovardado. Como se Lula tivesse dito alguma mentira.

    A prova da covardia começa com os grampos, atingindo até mesmo a Chefe de Estado, e termina quando, ao invés do STF ler esse fato como um crime de Moro, ter de um de seus ministos um discurso raso, ao defender uma Corte que só tem mostrado inapetência para enxergar o que se passa no País, deixando um juiz insignificante, fascista, agir como bem entende, acirrando os ânimos de um povo que até ontem parecia ser pacífico. 

  26. minha preocupação é com o

    minha preocupação é com o lula, quais as consequencias para ele agoa?

    pode o moro legalmente mandar prende-lo?

    melhor então ´é pedir asilo político, pombas, porque aí  o golpe já esraria consumado…

    ou ele não tem direito nem de pedir asuiklo político?

    • Não sei se entendi direito,

      Não sei se entendi direito, alguém talvez saiba mais: aquela ordem de prisão dos orocuradores do MPSP junto com todo o processo foi remetido para Curitiba e faz parte agora das investigações de Moro. Se essa ordem de prisão continua valendo, não sei. Se o STF  vai se reunir somente em 30.03. isso quer dizer que até lá Lula está sem foro privilegiado e o processo está com Moro.

  27. Como o STF entra em recesso

    Como o STF entra em recesso na quarta, dia 23/03, Lewandowski precisa marcar uma sessão plenária na terça, dia 22/03, para o Pleno do STF decidir essa questão.

  28. Chegou a hora da

    Chegou a hora da verdade.

    Vamos saber se o STF é contra ou a favor do golpe.

    Não há meio termo, vai ter que decidir, para um lado ou para outro.

  29. coerente
    Nao podemos negar a coerência de Gilmar Dantas (segundo Noblat)

    Pede o desterro de Paulo Lacerda pelo grampo sem áudio (com o testemunho honesto do probo Demostenes) mas não reconhece o crime contra a segurança nacional do grampo da Presidenta

    Mensalao do pt deve ser julgado em ultima instancia, do psdb “mineiro” voltar pra primeira

    Ex Presidente do psdb deve ter foro privilegiado e do pt não

    Algema pra banqueiro bandido preso no ato de passar bola nao pode, mas se for alguém do pt, pode

    Alguém realmente esperava que ele fizesse diferente?

  30. GILMAR MENDES SUSPENDE POSSE DE LULA E PROCESSO VOLTA PARA MORO
    E agora o Governo Federal – DILMA e LULA, deve RETIRAR A PROPAGANDA OFICIAL NA GLOBO. Vamos abrir uma campanha para forçar o governo federal a retirar a propaganda oficial da GLOBO, VEJA, FOLHA DE SÃO PAULO. BASTA DE SER REPUBLICANDO COM ESSA ELITE GOLPISTA E ENTREGUISTA. CIRCULEM PELOS SEUS CONTATOS NAS REDES SOCIAIS. VAMOS PRESSIONAR O GOVERNO.

     

  31. Impressão
    Tenho a impressão que partidos, opinião pública e o próprio Gilmar Mendes suspeitam do STF e o acham inferior ao Sérgio Moro.
    Pois, por que o medo do foro privilegiado? No STF não estão os melhores juízes? Qual seria a diferença de julgamento!?!

    • disse tudo…

      é que no andar de baixo tem mais crápulas que se adaptam, acrescento

      veja o apoio de empresas e de empresários ao golpe. Por qualquer critério de avaliação, mostram-se como eternos exploradores das necessidades dos empregados. Provocam a necessiade e exploram. Negociam com elas. Crápulas, assim como o grupo Globo

      GM mostra-se como um explorador, negociante da política, das necessidades urgentes do país

  32. Distribuição de processos no STF.

    Nassif,

    Estou colocando em dúvida as distribuições de processos no STF indagando como é feito essa distribuição, o STF tem 11 Ministros e está muito estranho de 10 processos contra a posse de Lula 7 foram distribuidos para o Gilmar Mendes e 3 para o Teori,  tem que verificar  a Ata de distribuição de 18/03/2016 onde mostra os processos distribuidos e quantos foram para cada Ministro, pois, pelas regras dos Tribunais as distribuições de processos  tem que ser na mesma quantidade para cada Ministro, isso aconteceu? pois veja as coincidências na distribuições do STF, não pode ou é muito estranho um mesmo relator no mesmo dia receber 7 processos do mesmo tipo de ação e os demais Ministros nenhum e outro 3, seguem algumas coincidências do setor de distribuição do STF:

    1_ O primeiro processo que os Advogados de Lula impetraram contra a competência do Juiz Moro para julgar o caso do sitio de Atibaia foi distribuído para Rosa Weber que foi assessorada por Moro no caso do Mensalão;

    2_ Agora os mesmos tipos de processos em 18/03/2016 onde questionam a posse de Lula como Ministro são distribuídos para Gilmar Mendes inimigo declarado do PT e para o Teori que é o relator da Lava Jato, a pergunta e os demais Ministros não recebem processos? esse Sistema de distribuição tem que ser questionado e precisamos ter acesso a ata de distribuição de processos do dia 18/03/2016.

    Att,

    Marques. 

    • 10 processos do mesmo tipo

      10 processos do mesmo tipo sendo sorteado entre onze ministros e sete caindo para o mesmo ministro e os outros três caindo para um outro (segundo) ministro, matematicamente, qual é a probabilidade que isso aconteça ???

  33. Há algum tempo atrás eu

    Há algum tempo atrás eu ficava irritado com o que esta figura dizia. Hoje,tenho plena convicção que ele não é um ministro do supremo,é um palhaço. Ainda que não dos melhores,dá para dar boas risadas com ele.

    • mentes

      Na AGU  de FFHH,esse elemento, ao descumprir todas ordens judiciais que contrariavan o geverno, dizia que a justiça brasileira era uma barafunda (ou esculhambação ou algo equivalente),Por obra  do “príncipe” foi pro STF e se tornou chefe de TODA a justiça( esqueci de colocar entre aspas).Ainda não é um títere acabado;está se aperfeiçoando.  E os jagunços ?

  34. Aqui em SC, atraves de associacoes empresarias, o PMDB ataca…

    Enquanto isso.. Aqui em Santa Catarina (e imagino eu que em outros estados tambem), o PMDB , por meio de associações empresariais, comerciais etc., continua mandando emails para milhares de associados, pregando o GOLPE e angariando seguidores.. (CDLs, Facisc, etc..etc..etc..)

    (OBS: ontem tambem a OAB se prenunciou a favor do golpe.. quem falta mais, a CNBB?)

    Vejam o email que recebi da Facisc agora há pouco…

  35. Processo de Lula está com o Teori.

    O processo do Lula está com o Teori no STF e como vai reagir o Teori ao saber que o Gilmar está mandando ele devolver o processo para Curtiba, ou será que o Moro vai instar o Teori para devolver o processo, como reagirá o Teori, vai mandar rapidinho ou que atitude tomará?

    Att.

    Marques.

  36. Clara intervenção por ilação de 1 poder da Republica sobre outro

    Pontos claramente factuais (não precisa ser jurista, basta “ler jornal”):

    1) GM está inferindo as razões de uma ação do presidente da república (desnecessário dizer, sem provas, o q hoje é comum)

    2) Por inferência ou ilação, está suspendendo uma ação do presidente da república, autoridade máxima da nação.

    3) Por suas fartas declarações, posicionamentos e decisões, tem posição política (e não jurídica, como deveria ser) CONTRA o governo (atual e anterior) e partido, apoiando e se reunindo ostensivamente com a oposição a ele. Portanto há CLARA SUSPEIÇÂO de seus julgamentos rlacionados, que chegam a ser contrarios à decisões sobre alidaos (pode isso no STF?)

    4) Comporta-se como polpitico e não como juiz, dando declarações fora dos autos e emitindo juizos antes dos jugamentos

    Sou sim a favor do impeachment. Mas que fique claro, DESTE JUIZ com 4 indiscutíveis razões PÚBLICAS para tanto.

  37. Supremo

    Nassif: depois da reação dos ministros do STF aos comentários de Lula (feitos em particular, grampeados e vazados, o que arrebenta com o direito à privacidade, fundamental à cidadania), esta é uma oportunidade única para que eles demonstrem de forma cabal, independência e coragem.

    Salta aos olhos do mais néscio dos brasileiros a politização da decisão de Gilmar Mendes, sem mencionar, é claro, a sua irresponsabilidade. Sua cassação – da medida e não dele, que fique bem claro! -, de maneira categórica, em tempo hábil, de forma a não permitir a contuação dessa manobra evidentemente golpista, é a prova que nós, os brasileiros, precisamos para crer que a Suprema Corte, pela maioria dos seus integrantes, é realmente legalista e corajosa. 

    Ou eles reconhecem que justiça se faz é na primeira instância, se é que podemos chmar de justiça os procedimentos do STC (Supremo Tribunal de Curitiba)? Enfim: eis a chance para desmentir ou passar recibo ao que disse, privadamente – e criminosamente vazado -, o ex-presidente e atual Ministro da Casa Civil, Luiz Inácio Lula da Silva.

  38. jornalismo parcial ou imparcial?

    Na matéria (?) o jornalista (?) não expôe só fatos, ele ja condena Moro ” O ministro não comenta  sobre o ato ilegal do Juiz …”

    Que absurdo,baseado em que provas o escritor deste texto pode dizer que o ato é ilegal ou legal?

  39. Será Rui Falcão um infiltrado ou um bundão?

    A mim impressiona a incapacidade do partido governista em agir. Só faz se defender, criando uma imagem de puro desculpismo.

    A oposição (DEM, PSDB, PPS, Solidariedade e infiltrados nas “coalizões”, PP, PMDB etc. cujo apoio é majoritariamente fisiológico) é capaz de em 24 horas entrar com uma dezena de processos estapafurdios contra o governo e seu partido. Que embora esdrúxulos, funcionam, fazem barulho, tumultuam, dão notícia pra míRdia!

    O que faz o PT? Faz pose para a miRdia de que “nega”, “repele”. Até o instituto Lula é mais eficaz.

    Não toma ações “inescrupulosas”, a imagem (de correto ou de bundão?) é que importa…e vai morrer com a pior possível!

    Partido não é “movimento, sindicato”, é uma instituição de posicionamento e luta política, efetiva!

    Por que não entrou com os mesmos processos contra a campanha de Aecio Neves?

    Por que não pede no Legislativo o impeachment de Gilmar Mendes por suspeição, parcialidade e transgressões aos ritos da magistaratura?

    Por que não se organiza para cassar o mandato de tantos parlamentaressabidamente bandidos? (ou será que não têm informações dentro do Congresso?

    Por que não enta com processos contra FHC, Serra, Aécio, escandalos de privataria, Banestado, Petrolões neoliberais, triplexes de Paris, de Paraty, fazendolas, pistas de pouso, Liechstenteins e tantos outros?

    Enfim, por que, por que, por que?

    A menos que tenham cartas fantásticas para sacar damanga do colete (quando?)

    Ou AGEM politicamente de forma assertiva ou pedem pra sair.

    Parece que estão nesta última

     

    PS: Desculpem a crítica, nem sou petista (mas sou Lula e Dilma), embora dos grandes, considere o menos pior dos partidos, pois os demais são parabandidos parasitas, fisiológicos, ingênuo-sonhadores …)

      • Até há algumas. Já a oposição bandida nem tem essa consciência

        Afinal bandidos raramente têm consciência alguma.

        As vezes se ‘arrependem”, quando vão em cana, delatando os comparsas pra livrar a cara…

        Mas não e o caso, némêz?

        Ou o zezinho acha que não é a bandidagem que está querendo o impeachment e a volta do acesso aos cofres?

        Quer uma lista? Cunha, Aécio Furnaseiro, Paulinho dicunforça, Cunha Lima chuva de dinheiro … FHC dos bilhões da privataria e saída coincidente de bilhões pelo Banestado,,  os inventores do mensalão, do petrolão…

        Tudo muito maior, mais evidente e mais escandaloso. Mas estranhamente tudo bem arquivadinho… Nem investigação!

        Aí vem o zezinho preocupado com as mixarias que, mesmo com uma devassa permanente, ilegal e gigantesca de décadas, não conseguem passar de pedalinhos e barquinhos de lata.

        Se vc (conseguir) pensar direitinho, vc vai até ficar envergonhado de vc mesmo, nénão?

  40. Pessoal do governo(?) favor

    Pessoal do governo(?) favor pedir ao STF para se pronunciar quanto ao grampo

    É OBRIGAÇÃO DE VCS PEDIREM E O STF TÊM QUE SE PRONUNCIAR SIM!

    Eu exijo isso como cidadão brasileiro!!( estou dando PITÍ )

  41. O golpe Judiciário já foi dado?

    Em breve saberemos se o Judiciário já se encontra ou não no poder. No momento, não tem o menor pejo de constranger a Presidência da Republica, impedir a posse de Ministros, escolher a que partido privilegiar, decidir quando e se vão continuar processos contra  alguns políticos e não contra outros. Podem decidir se mantem ou não um cidadão preso, mesmo sem julgamento. Decidem quem ou não grampear. Decidem o que vão ou não divulgar. Não imagino o que fazem com o que não divulgam.  Não respeitam leis , nem as instituições. Utilizam acordos internacionais, para liberar documentos de interesse nacional Mas ao mesmo tempo escondem documentos quando para privilegiar grupos, ( caso FIFA-Globo). Usam os cargos para resolver problemas de desafetos ( Janot-Cunha não se trata de justiça, mas de poder e controle, afinal se assim o fosse  ja estaria resolvido). Quebram as leis judiciais, quando passam processos e dados de inquérito, que ainda não se configuraram provas para outros  varas , inclusive não criminais, como é o caso dos dados para o TSE. Usam e abusam do judiciário e da polícia para calar blogueiros, juizes usam seus cargos para se defenderem pessoalmente. 

     

    Agora atravessaram o rubicão, o ataque a presidência , tanto no que concerne ao vazamento quanto a nomeação de Lula, é o ápice desta usurpação de poder, patrocinado pela pior imprensa que um dia tivemos no pais. Esta imprensa está muito pior do que a do golpe de 64, e consegue ser pior do que a imprensa de Lacerda.  Se  Juiz , procuradores e policiais federais não forem contidos , terei a certeza de que mesmo com Dilma no poder, o Brasil estará sob uma ditadura judicial que como primeiro ato ,( já em curso) implodirá a propria Justiça.  Espero ardentemente que os Juizes do STF ,  contestem Lula  e não se acovardem, não se amedrontem e compreendam que a história  não vai perdoá-los, pois tenho a certeza que se o golpe ocorrer será uma vitória de Pirro. O  mundo é bem maior do que os bastidores do parlamento , os bastidores do Judiciário.  e mesmo os entreguistas que tudo fazem para submeter o país a interesses estrangeiro, deveriam aprender que não há  dominio sem tropas de ocupação  e eles não as tem. As manifestações de ontem tem obviamente uma qualidade essencial, elas ocorrem não apenas pela indignação com esta loucura golpista, não apenas pela tentativa de recuperar uma luta ética, mas tem também a organização política.  Uma organização que vai se manter, e vai continuar, mesmo que a covardia institucional  leve à prisão de Lula, e mesmo que consumem o impeachment. O país não vai parar e nem ira se conformar com nenhum golpe. Os golpistas pensam em governar midiaticamente um país . Pensam que a ilusão do sobe e desce das bolsas, ou a manipulação de dados, vão conter todo o estrago que já fizeram na economia. Pensam que no poder, poderão retirar todos os benefícios trabalhistas,  que privatizarão a Petrobrás sem nenhuma reação publica ou dos Petroleiros.  Os golpistas sempre falaram do bolivarianismo, mas de fato queriam sempre trazer ao país o antibolivarianismo. E trouxeram e parecem até incentivar a formação de suas paramilicias. Mas apesar de causarem um estrago, como já estão fazendo, eles não tem o controle sobre a sociedade. A expulsão de seus políticos, mostra isto. A completa ausência de liderança políticas, que são substituidas por corruptos do baixo clero, que se tornam portavozes, de tudo que está ai,  No máximo conseguem promover o caos, mas vão encontrar movimentos organizados, e  uma camada muito grande da população que por enquanto observa de longe, mas que sabe muito bem quem são os verdadeiros bandidos.

  42. Por essas e outras que eu já joguei a toalha

    Esperaram o Gilmar Mendes decidir, depois dele ter dado uma entrevista atacando virulentamente a nomeação do Lula. Prejulgamento claríssimo, e em nenhum momento sequer pensaram em suscitar a parcialidade dele.

    Desse jeito o PT, Lula e Dilma estão construindo o cadafalso e preparando o nó da própria forca pra dar de presente pro carrasco…

    O processo voltou pro Moro, que vai decretar a prisão do Lula, desta vez por obstrução à Justiça. E o PT vai chiar, reclamar, chorar, bater o pé – mas não vai tomar nenhuma atitude prática ou medida legall.

    Cansei desse republicanismo suicida, dessa política de conciliação que só desce o chicote no próprio lombo, dessa crença na derrota do mal pelas flores. Desde 2005, quando inventaram o mensalão, o PT já sabe com quem está lidando. Se em dez anos não aprendeu nada sobre como contra-atacar, não vai aprender em 30 dias.

    (Dentro de 30 dias teremos Dilma impichada e Lula preso. E o PT vai ficar só olhando, reclamando, chorando e batendo o pé…)

     

    • A suspeição deveria ter sido

      A suspeição deveria ter sido apontada pelo Advogado Geral da União de imediato e ela é clarissima.

      O Ministro Mendes dá varias entrevistas em sequencia dando sua opinião  contra a nomeação de Lula, não pode julgar

      dentro desse contexto de suspeoção.

      • sou mais pela manifestação de revolta em outro lugar…

        medidas cabíveis

        no Senado

        poticagem se combate com política, não com leis, não diretamente com os foras da lei

    • suicídio mesmo…

      é todos aceitarem que o Senado não tem força nenhuma para diminuir a interferências desses crápulas e depravados, em termos jurídicos atuais, ou pelo que fizeram do Judicário, na Política

      quanto a isso, o Senado tem mais força do que qualquer Presidente

      ou a culpa é de todos ou não é de ninguém

       

      • O Senado? Faz-me rir…

        O Senado, dominado pelo PMDB, que vai impichar a Dilma, pra governar direto com o Temer. PMDB que já fechou negócio com o PSDB.

        Tá tudo dominado. Seis meses eram suficientes, bastava Dilma ter reagido, trocado de ministro da Justiça e nomeado o Lula há seis meses. Mas nada foi feito, até o carro estar tão na beira do abismo que agora já não dá mais pra voltar…

  43. GM sempre foi um complicador por natureza

    jamais houve outro ministro do stf que tivesse feito o que ele vem fazendo ultimamente

    colocado lá pela natureza que, hoje, posteriormente, tornou-se prática costumeira com a chegada do PT no governo.

    E só conseguiu porque o STF passou um bom tempo como nosso principal complicador da Constituição

    em vez de seguirem ou em vez de serem seus guardiãs, como ela manda com bastante clareza, mais interpretam do que seguem ou guardam e preservam em segurança

  44. Gilmar

    O gilmar deve ser uma ótima pessoa, um grande amigo, pai amoroso, etc, não sei.. MAS NÃO É JUIZ? NÃO É JUIZ! Ele mesmo nega e grita isso a cada dia, a cada passo.

    Ele não tem a mínima condição de julgar nada, nem partida de futebol ou briga de vizinhos. Nenhuma condição. Zero.

    POR QUE EU SOU OBRIGADO A ACEIITAR UM JUIZ QUE GRITA, ELE PRÓPRIO, QUE NÃO É JUIZ? NUNCA FOI.

    Com coxinha que é, cabe a pergunta comum a todos eles: QUEM É SEU LIDER? LEVE- ME A ELE.

  45. Atrás da desculpa quase sempre se esconde a mentira

    Não há dúvidas que o assunto do vazamento dos grampos deve ser questionado e investigado. Na opinião alguns grampos de conversas pessoais, tiveram somente efeito de contaminar e aflorar o já contaminado estado politico atual,e os responsáveis devem responder pelo fato.

    Porém o audio entre o presidente do PT Rui Falcão e o “ex” ministro Jaques Wagner, deixa claro que essa nomeação foi notoriamente planejada em virtude do risco eminente de uma prisão preventiva do ex presidente Lula.

    Este audio deixa claro que não há mais duvidas interpretativas, as palavras são claras e facilmente inteligiveis, a não ser que tentemos esconder a metira atrás de desculpas, coberta pela cegueira politica e pelo fanatismo.

    • a ideologia de que direita 

      a ideologia de que direita  só nomeia algum ministro para o bem do povo e não algumas vezes até por pura safadeza é o que te atrapalhar entender que Dilma tem direito de fazer   mesmo

  46. Querem mesmo uma guerra civil?

    Estamos prontos.

    Estar na rua ontem no meio daquela multidão deu a certeza a mim e a muitos que eu conheço de que realmetne estamos prontos.

    Fascistas e golpístas não passarão!

  47. Meus pêsames, caso não haja resposta!

    Senhor Ministro da Justiça, ainda que indiretamente eu gostaria de ter uma resposta, ou então acreditar que este país realmente tem uma classe alta totalmente golpista e com alto grau de corruptibilidade, da qual o partido psdb é uma vitrine suja, e a seguir uma classe média alta e baixa (e os pobres que não podem escapar da trama) e que apoiam e participam de todo o esquema corrupto (se o golpe paraguaio vingar) e que vão cada qual recebendo menos pelos roubos, a medida que estão abaixo da linha que separa as classes. No caso, todos ajudaram a rasgar a Constituição.

    [video:https://youtu.be/RXNRXmqUSgo%5D 08:00 min. até 09:45

    A pergunta é a seguinte; Como é possível que um ser, que se diz ministro do STF, e que todo mundo sabe que é criminosamente “advogado” do partido corrupto (maior n. de fichas sujas no tribunal eleitoral, e todos os seus crimes sempre abafados como sabemos), pode articular o golpe de todas as maneiras, inclusive como mostra o video acima a partir principalmente de 08:00 min. até 09:45, quando o referido extrapola seus atributos, e passa a defender as tramóias do presidente corrupto da câmara dos deputados e passa a julgar criminosamente o governo da presidente da república, o PGR criminosamente, não faz nada, nenhum outro procurador independente também, o antigo ministro da justiça idem. E como o golpe da época não deu certo, o tal capitão do mato continua impunemete com seus crimes ( inclusive segurando por mais de um ano processo que ajudaria combater a corrupção e não queria que fosse aprovado e mesmo assim tendo o gabinet abençoado no Natal de 2014, pelo presidente da cnbb.

    E sem respostas comentar mais o que?

     

     

    • Alguém competente tem que

      Alguém competente tem que pedir uma perícia nessa distribuição do STF. Talvez o diretor aceite fazer uma delação para não se ferrar.

  48. em sintese disse, “Corte

    em sintese disse, “Corte bolivariana e sem caráter” – Gilmar Mendes à Jovem Pan, no final de novembro de 2015, ao responder ao Villa sobre o julgamento que havia ocorrido a respeito do procedimento/manobra ilegal da Camara.

     

     

  49. Loucos, idiotas ou fascistas

    Ao indeferir a nomeação de Lula, o Min. Gilmar cita jurisprudência firmada no STF. Seria verdade?

    “(…) A partir do caso Natan Donadon, o STF consolidou jurisprudência no sentido de que a renúncia a cargos públicos que conferem prerrogativa de foro, com o velado objetivo de escapar ao julgamento em iminência, configura desvio de finalidade, inapto a afastar a competência para o julgamento da causa – AP 396, Rel. Min. Cármen Lúcia, Tribunal Pleno, julgada em 28.10.2010.” (p.14 do Mandato de Segurança do Gilmar)

    Mas que jurisprudência é essa? Em 27/03/2014 o Min. Gilmar votou a favor do envio da ação do STF contra o Deputado Eduardo Azeredo no Mensalão Mineiro para a primeira instância da Justiça mineira. A renúncia em fevereiro não foi manobra para escapar da publicidade de condenação pelo STF! Não posso atribuir culpa desta decisão ao Presidente do STF à época: o Min. Joaquim Barbosa foi voto vencido em placar de 8 a 1.

    “(…) O objetivo da falsidade é claro: impedir o cumprimento de ordem de prisão de juiz de primeira instância. Uma espécie de salvo conduto emitida pela Presidente da República.

    Ou seja, a conduta demonstra não apenas os elementos objetivos do desvio de finalidade, mas também a intenção de fraudar.” (p.33 do Mandato de Segurança do Gilmar)

    O circo do Judiciário arma-se e se desarma na estratégia de manter o Executivo sob ataque. Só loucos ou idiotas acham que vai ser legal ver as forças de segurança mandando bala no povo.

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome