Gleisi: TRF4 quer criar “cortina de fumaça” para esconder “pepino” do julgamento de Lula

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Divulgação/TRF4
 
 
Jornal GGN – A senadora e presidente do PT Gleisi Hoffman disse em entrevista ao Estadão, nesta terça (16), que o presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), Thompson Flores, tenta criar uma “cortina de fumaça” forçando a barra sobre ameaças aos desembargadores e insinuando que os atos promotivos pela militância durante o julgamento de Lula serão violentos. Para Gleisi, o objetivo é esconder que o caso triplex virou um “pepino” na segunda instância.
 
“O PT não faz ameaças. O presidente do TRF-4 quer criar uma cortina de fumaça e tirar o foco do julgamento em si porque, na realidade, ele está com um pepino lá, que é um processo pelo qual não tem como condenar o Lula, por absoluta ausência de provas. Aliás, ausência de crime”, disse. “Então, como de outras vezes, o desembargador está fazendo uma ação política. Não é papel dele cuidar disso”, acrescentou.
 
Segundo Gleisi, o PT solicitou à polícia atenção especial à “presença de eventuais provocadores nos atos em defesa de Lula”. “Eles têm inteligência e têm como separar as pessoas infiltradas dos manifestantes, para não acontecer o que ocorreu aqui em Brasília, durante protesto contra a reforma da Previdência”, afirmou.
 
O Estadão disse que Gleisi fica visivelmente “contrariada” ao ser questionada sobre os “comentários de que o PT partirá para a violência caso o ex-presidente seja condenado na segunda instância judicial”. “Da nossa parte, todos podem ficar muito tranquilos”, disse ela. “Se houver ato de violência, de vandalismo, não será cometido pelo PT.”
 
O partido emitiu nota, nesta terça, afirmando que “a inusitada movimentação do presidente do Tribunal Regional Federal da 4a. Região, Carlos Thompson Flores, pelas mais altas instâncias do Judiciário, do Ministério Público e da Segurança Institucional, nesta segunda-feira (15), é uma clara tentativa de tumultuar o ambiente em torno do julgamento do recurso da defesa do presidente Lula contra a sentença injusta e injurídica de Sergio Moro.”
 
O ministro da Justiça, Torquato Jardim, também se manifestou. Ele negou que tenha pedido para a Polícia Federal fazer um relatório especial sobre as supostas ameaças ao TRF4.
 
Torquato disse que apenas conversou com Thompson Flores, na semana passada, por telefone, para avisar que estaria em Porto Alegre alguns dias antes do julgamento de Lula, que está agendado para 24 de janeiro. Ele disse que poderia visitar o TRF4 na oportunidade, para conversar mais sobre as ameaças. “Eu também comentei isso com o presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Roberto Veloso, mas não falei em relatório”, afirmou Torquato.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Merval Pereira afirma que juíza não poderia penhorar o Triplex

    Por ter sido confiscado pelo $érgio Morio, o Merval Pereira afirma, num artigo intitulado ‘Sem Fato Novo’, que o Triplex (do Lula ou da OAS) não poderia ter sido penhorado num processo de execução em que a OAS figura no pólo passivo.

    O que esse bailarino metido a jurista está fazendo na Academai Brasileira de Letras?

    Ele devia entrar para Academai Brasileira dos Burros:

    Número do processo:

    2.0000.00.496015-0/000 (1)

    Relator:

    MAURO SOARES DE FREITAS

    Relator do Acórdão:

    MAURO SOARES DE FREITAS

    Data do Julgamento:

    14/02/2007

    Data da Publicação:

    16/03/2007

    Inteiro Teor:

     

    EMENTA: APELAÇÃO CÍVEL – AÇÃO DE DESPEJO CUMULADA COM COBRANÇA DE ALUGUÉIS EM ATRASO – SENTENÇA ANTERIOR QUE JULGOU PROCEDENTE O ARBITRAMENTO DE ALUGUÉIS – LIMITES OBJETIVOS DA COISA JULGADA – VERDADE DOS FATOS ESTABELECIDA COMO FUNDAMENTO DA SENTENÇA – NÃO INCIDÊNCIA DA RES IUDICATA – APLICAÇÃO DO ART. 469, INC. II DO CPC – IMPROVIMENTO DO RECURSO. Em que pese o reconhecimento da res iudicata, aqui se faz imperativo observar que tal garantia fundamental à segurança jurídica abrange apenas o capítulo da sentença referente ao seu dispositivo ou conclusão, não atingindo a sua motivação. Um fato tido como verdadeiro em um processo pode muito bem ter sua inverdade demonstrada em outro, sem que a tanto obste a coisa julgada estabelecida na primeira relação processual. A verdade dos fatos, quando inserida no status de sustentáculo da sentença, não se alberga no manto da coisa julgada.

     

    STJ – Recurso Especial REsp 1298342 MG 2011/0102508-4 (STJ

    Data de Publicação: 27.06.2014

    Ementa: DIREITO PROCESSUAL CIVIL. LIMITES OBJETIVOS DA COISA JULGADA. FUNDAMENTAÇÃO DA SENTENÇA. VERDADE DOS FATOS. 1. A coisa julgada material, qualidade de imutabilidade e de indiscutibilidade que se agrega aos efeitos da sentença de mérito, atinge apenas a carga declaratória contida no dispositivo do decisum. 2.  Não fazem coisa julgada: I – os motivos, ainda que importantes para determinar o alcance da parte dispositiva da sentença; II – a verdade dos fatos, estabelecida como fundamento da sentença; III – a apreciação da questão prejudicial, decidida incidentemente no processo. (art. 469, do CPC).  3. – O fato de a sentença proferida em determinado processo judicial adotar como verdadeira premissa fática absolutamente divergente daquela que inspirou a prolação de sentença havida em processo anterior  estabelecido entre as mesmas partes, conquanto incomum, não ofende a autoridade da coisa julgada. 4. – Recurso Especial improvido.

  2. Ou seja: O Torquato é

    Ou seja: O Torquato é mentiroso ou mentirosos são os órgãos merdiáticos que espalham sentenças irrecorríveis sobre relatórios da poliça federativa enviados ao talquarto? Agora, esse tal lenz, em si, é apenas outro miliquento-melequento e nojento a se fazer medroso em qualquer circunstância que possa acabar com a sua empáfia. A declaração dada sobre a sentença que nem havia lido (conseguiria ler?) é o atestado final de sua parcialidade e da periculosidade que representa, como os temerosos-golpistas-ladrões, para este país de merrecas. Espero, sinceramente, que os tais desembargas sempre subservientes aos lenz-gravatinha-com-lencinho tenha algum flash democrático de direito e façam seu julgamento, única e exclusivamente, à sombra da sombria sentença do desMoronado (aliás, anulem o processo todo, pois, como disse o próprio (in)juriante julgador: jamais disse que o triplex tinha a ver com a Petrobrás, o que, de pronto, lhe retira qualquer resquício de compentência formal para tratar do caso, o que os lenz, as corregedorias e a dona carmencita do insepulto cnj não conseguem enxergar por serem tão golpistas quanto a chefA de gabinete do desMoronado eou das lenz palegresenses. Haja saco ser obrigado a conviver nesse ninho de serpentes.

  3. A Justiça Federal abrangida

    A Justiça Federal abrangida pelo TRF da 4ª Região, tornou-se uma organização criminosa comandada pelo seu presidente Thompson Flores.

  4. Flores quer que o exército o

    Flores quer que o exército o proteja porque a condenação de Lula sem provas já foi decidida por ele e seus pares e ele não quer pagar por este crime quando a população se revoltar com violência.

  5. O senhor Thompsom Flores não

    O senhor Thompsom Flores não nega a origem elitista e ditatorial. Está no seu DNA. Toda a celeuma desse julgamento começou com sua estapafúrdia declaração à imprensa, sem ler os autos do processo, que “a sentença é irretocável”. A suspeita sobre o TRF-4 foi implantada por seu presidente, falastrão e partidário. Demonstrou, de início, que não quer justiça, mas a condenação a qualquer preço, para determinar, a seu bel-prazer, quem irá governar o Brasil a partir de 2019. Seus atos e palavras subsequentes criaram todo esse clima.

  6. Os desembargadores do TRF4 preocupados pois estão prestes a…

    Os desembargadores do TRF4 estão preocupados pois sabem que estão prestes a destruírem suas biografias perante a comunidade jurídica brasileira e mundial ao confirmarem a decisão exdrúxula do juiz Sérgio Moro. Se transformarão no exemplo pronto e acabado da falência do sistema jurídico brasileiro e os responsáveis por destruir o que resta de instituições democráticas no país.

    Além de cassar os votos de mais de 50 milhões de eleitores, serão os responsáveis por finalizar um golpe de estado que destruiu o país e entregou o poder para os políticos mais corruptos do Brasil.É muita coisa que está em jogo!

     

  7. Outro acontecimento pode ser

    Outro acontecimento pode ser visto nas reportagens da Globonews – suas comentaristas “suaves” tem tentado incutir na opinião pública que “mesmo acontecendo a confirmação da condenação ainda vai caber recurso, que não precisa de radicalização agora”

    Estão tentando “deixar para mais tarde” sacramentar a proibição da participação de Lula nas eleições – perto de agosto e vão ter o seguinte argumento: Teve todas as instancias da justiça para se defender.

    Fim  da Globo e de todos seus canalhas articulistas, do Kamel e principalmente do canalha Hulk.

  8. COMO DEVERÍAMOS AGIR NUM CASO DESSES?

    DE QUEM É A CULPA POR ISSO?

    Por pior que o Lula seja, não podemos desejar um julgamento injusto! Pois amanhã podemos estar em seu lugar…

    MANEIRA CORRETA DE SE ENFRENTAR O CASO:

    1) Pedir o impedimento desse juiz, afastando-o desse processo, devido às suas declarações.

    2) Fazer o pedido parar no STF.

    3) O juiz ou juízes que negarem o pedido, diante de flagrante falta de isenção dentro do processo, a gente pede o seu impeachment!

    4) O presidente do senado engaveta o pedido, como de costume, e a gente convoca seu REFERENDO REVOCATÓRIO DE MANDATO, cassando-o de seu cargo, e encerrando sua carreira política.

    SÓ TEM UM PROBLEMA!

    O próprio PT não defende esse nosso direito, e ele mesmo retirou da lei esse poder do povo convocar REFERENDOS com seus ABAIXO ASSINADOS. Confiram:

    https://democraciadiretanobrasil.blogspot.com.br/2017/06/lindberg-farias-traiu-o-povo-brasileiro.html

    Lula prova do próprio veneno, ou está aprontando de novo?

    E se houve acordo pra livrar a cara do Aécio e do Lula? Confiram como o PT defendeu com unhas e dentes a impunidade dos políticos:

    https://democraciadiretanobrasil.blogspot.com.br/2017/09/o-pt-apodrece-defende-aecio-e-impunidade.html

    Nesse caso, os facilmente previsíveis como desgastados Moro, Temer, e globo, são seus melhores cabos eleitorais. Ou seja, quanto mais batem, mais votos ganham pro Lula…

    Não seria Lula o candidato do imperialismo estrangeiro e dos neoliberais, para quando a direitona estiver desgastada?

    Por que será que em 13 anos ele não quebrou o monopólio da globo?

    Lula coloca novamente os coxinhas no bolso! Junto com os “cumpanherus”, é claro…

    https://jornalggn.com.br/fora-pauta/qual-a-razao-do-presidente-do-trf-4-optar-pelo-acirramento-politico-por-erick-da-silva

    1. E se nós não pudéssemos ser a próxima vítima?

      Não podemos desejar que Lula não tenha um julgamento injusto apenas porque amanhã podemos ser julgados injustamente?

      Duveh Baron!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador