Governo rebate Cunha: presidente da Câmara deve ser imparcial

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – A Secretaria de Comunicação da Presidência da República emitiu uma nota à imprensa marcando posição e rebatendo as acusações do deputado Eduardo Cunha (PMDB), que deixou oficialmente a ala governista, nesta sexta (17), contrariando diretriz do próprio partido, que permanece na situação. Cunha alega ser vitima de uma operação política no âmbito da Operação Lava Jato.

O Planalto expressou que a decisão de Cunha foi “estritamente pessoal” e que espera que “esta posição não se reflita nas decisões e nas ações da presidência da Câmara, que devem ser pautados pela imparcialidade e pela impessoalidade”.

Investigado no esquema da Petrobras, Cunha foi acusado pelo delator Julio Camargo de ter cobrado 5 milhões de dólares em propina, em 2011. O dinheiro, que seria usado em campanha eleitoral, estaria relacionado a contratos que a Samsung teria firmado com a Petrobras pela venda de navios-sonda. Assim como o doleiro Alberto Youssef – que também citou pagamento de propina a Cunha -, Camargo revelou que teme pela segurança de sua família após fazer as denúncias contra o presidente da Câmara.

Nesta sexta, Cunha disse que as delações são mentirosas, fruto de uma “operação política” patrocinada pelo governo com apoio do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Cunha ainda disparou acusações contra o Ministério Público, a Polícia Federal e o juiz Sergio Moro, que colheu o depoimento de Camargo mesmo sabendo que informações sobre políticos devem ser apuradas por corte superior, em função do foro privilegiado.

Em nota, o Planato rebateu Cunha: “O Brasil tem uma institucionalidade forte. Os Poderes devem conviver com harmonia, na conformidade do que estabelecem os princípios do Estado de Direito. E neste momento em que importantes desafios devem ser enfrentados pelo País, os Poderes devem agir com comedimento, razoabilidade e equilíbrio na formulação das leis e das políticas públicas.”

Além disso, o governo salientou que “tem atuado com total isenção em relação às investigações realizadas pelas autoridades competentes, só intervindo quando há indícios de abuso ou desvio de poder” e explicou que “a própria Receita Federal esclarece que integra a força-tarefa que participa das investigações da operação LavaJato”. Destemperado, Cunha reclarou que o governo, há cinco meses, tem promovido uma “devassa” em suas declarações fiscais.

Ao final, a Secretaria de Comunicação ainda destacou que desde a gestão Lula o PMDB “vem integrando as forças políticas que dão sustentação a esse projeto que vem transformando o País” e que o vice-presidente da República, Michel Temer, os seis ministros indicados pela legenda além dos parlamentares peemedebistas “continuam tendo um papel importante no Governo”.

Michel Temer, presidente nacional do PMDB, e Renan Calheiros, presidente do Senado, não se manifestaram sobre a postura de Cunha. Em nota, a legenda apenas ressaltou que o rompimento do presidente da Câmara com o PT é algo “pessoal”. 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ainda dá tempo?

    Peço a sua ajuda.

    Estive em aula direto essa semana e só agora me ocorreu e pude sentar para escrever e pedir o seguinte.

    O panelaço que os midiotas fizeram quando a presidenta Dilma falou há pouco tempo atras mostrou quão pobres eles são.

    Sem exceção.

    Todos eles.

    Completamente sem sentido, é de um vazio absoluto que só corresponde ao vazio sócio-político deles e só serve justamente para isso:

    Preencher o vazio que existe neles.

    É o vazio que se preenche com o nada.

    Não podemos ser como eles.

    Não podemos fazer como eles.

    Nós sempre chegamos com argumentos, nunca com ofensas, xingamentos, agressões, muito menos com o nada.

    Por que fazer isso agora?

    Não faça barulhaço, apitaço, panelaço, nada.

    Você quer parecer com um coxinha?

    Vamos, pelo contrário, deixar que o deputado Eduardo Cunha, presidente da Câmara, também exponha o vazio dele.

    Vamos deixar que o deputado Eduardo Cunha se alie mais ainda a eles, que terão orgasmos diante do pronunciamento, porque se verão refletidos nele.

    Faço um convite, ou quem sabe um pedido.

    Vamos assistir.

    Vamos ver o que esse político digno e altruista tem a dizer.

    Sei que esse pedido é feito em cima da hora mas vamos ver se conseguimos divulgar.

    1. Perfeito Ronaldo !!!!

      Conte sempre com minha admiração aos seus sábios comentários! Concordo! Temos que nos manter silentes, pois não somos  PANELEIROS !!!!!!

  2. Interessante esta foto…

    Podemos ver oito sacadas e em apenas duas, inferior à esquerda e penúltima à direita vemos paneleiros, ou seja, dois oitavos apenas. 2/8 = 1/4 = 0,25 ou 25% eis o percetual de paneleiros.

    Ainda bem que a sociedade não é tão idiota como a mídia golpista quis que fosse. Do jeito que falavam: PANELAÇO!!! é A MINORIA QUE A MÍDIA QUER TRANSFORMAR EM MAIORIA. é O RATO QUE RUGE!

    1. Exatamente

      Exatamente, cristina. Irei ouvir, educadamente. Sem xilique infanto-juvenil.
      Mas ou fim de seus impropérios irei gritar algumas siceras opiniões pela minha janela, como aprendi no aloj. do UFRRJ. Ah, vou….

    2. O marketeiro dele eh o mesmo

      O marketeiro dele eh o mesmo de Aecio (que eh praticamente dizer que eh a irma de Aecio).  Espere numerosos gafes freudianas se ele se atrever a sair do que esta escrito na frente dele, exatamente como Aecio faz.

      Tambem espere uso errado de palavras -Aecio nao as conhece, nem a irma dele, claro, mas o tal marketeiro foi escolhido por usar erradamente palavras que eles reconhecem.

  3.  
    O PMDB emitiu nota

     

    O PMDB emitiu nota abandonando “Frank Underwood brasileiro” à própria sorte… o que não exclui um possível rompimento entre as legendas em um futuro próximo.

  4. Cunha em seu suspiro de morte
    Cunha em seu suspiro de morte tenta a indulgência do PIG.
    Cada pronunciamento seu contém palavras que são códigos (aloprados, mensaleiros, etc) que tentam dizer pra imprensa mercantil: salvem-me! Que eu entrego o PT, Lula e Dilma numa bandeja.
    Veremos se a imprensa vai definitiva e explicitamente formar a quadrilha que já existe disfarçadamente.

  5. Concordo que não é necessário

    Concordo que não é necessário repetir aquela abestada atitude coxinha. As idiotizadas vítimas de experimentos de  reflexo condicionado, introduzidas aqui, pela mídia fascistóide da oposição. Pra deflagrar a crise basta o paciente ouvir o nome da Dilma, Lula, ou PT e o coxinha começa a salivar e espumar pelo focinho. Como atídoto, foram induzidos pelos seus adestradores, a colocar suas empregadas e serviçais batucando em panelas produzindo barulho para adocicar seus rudimentares e primitivos ouvidos.

    Nós outros, nada temos com estes experimentos realizados por criminosos, baseados nos estudos científicos do fisiologista russo Ivan Pavlov. Todavia, não atenderei a nenhuma solicitação para assistir essa hiena cunha, e ouvir o seu relichar(?) (deixa relinchar mesmo. Embora, suspeite que as hienas auténticas, prefiram ulular). 

    Orlando

  6. Eduardo Cunha

    Só um bobo em política acreditava que o Eduardo Cunha não sofreria retaliações por parte do governo , ministério público e outros inimigos. Ora, o cara é mais sujo que pau de galinheiro. Ao invés de presidir a câmara como um magistrado, usou a presidencia para ameaçar, chantegear todos que fossem contra seu projeto. Embelezou-se e imaginou ser o rei da cocada preta. Criou falsas expectivas que podia mandar e desmandas a seu bel prazer. Não deu outra, na primeira oporturnidade seus  inimigos  os  feririam de morte. O presidetne da câmara será  a partir de hoje  um cadaver a prucura de um caixão.

  7. E TAMBÉM DEVE TER O DECORO, QUE LHE FALTOU…

    CUNHA NÃO TEM O MENOR RESPEITO PELO POVO!

    Ele não apenas chamou a todos nós de idiotas, mas também demonstrou que não tem a mínima consideração com o que o povo pensa. Afinal, reflita sobre isso:

    VOCÊ NÃO PERCEBEU QUE ELE DISSE À DILMA PARA DEIXÁ-LO FAZER O QUE QUISESSE, OU VIRARIA SEU INIMIGO?

    Esse sujeito é um CRETINO! Ele não tem o menor pudor, perdeu completamente a vergonha na cara, e não dá a mínima ao povo. O que os vermes normais fazem às escondidas, de forma obscura e velada; ele fez do jeito mais escancarado e escandaloso, que ninguém jamais poderia imaginar. É como se a sociedade brasileira não existisse, não tivesse interesses, e não valesse absolutamente nada! Ele passa por cima de todos, porque a única coisa que interessa no mundo são os seus interesses pessoais…

    Sr. Cunha, por respeito à sua inteligência, recomendo um psiquiatra!

    Lembre-se de que a Dilma deu ordem ao Ministro da Justiça e à Polícia Federal, para que investigassem tudo com ampla liberdade, e não aliviou nem ao próprio Lula e aos senadores aliados. Isso é compromisso de campanha! Ninguém pode dizer ainda, se o Cunha roubou ou não esse recursos. Delação não vale nada, se não levar a outras provas, mas…

    AFINAL, POR QUE O CUNHA ACHA QUE NÃO DEVE SER INVESTIGADO?

    A SOCIEDADE PRECISA DE FERRAMENTAS PARA SE DEFENDER!

    Não é possível que continuemos vendo um sujeito como esse, achando que deve estar acima da lei, e não poder ser investigado pela Polícia Federal; assim como o senador Perrela, cujo helicóptero da família foi apreendido cheio de cocaína, devolvido aos seus donos, e até o piloto liberado; ambos tomando as principais decisões do país!

    07 DE SETEMBRO

    PEC 21/2015 JÁ

    Vamos valorizar nossas manifestações cívicas, sabendo o que pedir, e exigindo a aprovação imediata dessa PEC; que dá ao povo o direito de fazer ABAIXO ASSINADOS com poder de convocar RECALLS e REFERENDOS, para que, no voto, possamos cassar os políticos, e derrubar leis indesejadas, feitas por esses patetas.

    DIFERENÇA ENTRE O BRASIL E O MUNDO DESENVOLVIDO NA TEORIA:

    https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.300951956707140.1073741826.300330306769305/649128891889443/?type=3&theater

    DIFERENÇA ENTRE O BRASIL E O MUNDO DESENVOLVIDO NA PRÁTICA:

    https://www.youtube.com/watch?v=Z38SYNGprHk

    ECONOMIA É A COISA MAIS SIMPLES DO MUNDO!

    Se parar a roubalheira, sobra dinheiro no caixa do governo, para elevar o salário mínimo, as aposentadorias e o funcionalismo público; tudo sem gerar inflação. O que melhora a vida dessas pessoas, além de aumentar as vendas no comércio e na indústria! Ora, mas que espécie de fraude ideológica é esse tal de marxismo, que propõe o conflito, a luta, e a guerra, entre quem tem os mesmos interesses? E os neoliberais histéricos, de onde tiraram essa ideia de promover arrocho salarial?

    NÃO É ESQUERDA X DIREITA

    SÃO CORRUPTOS X POVO

    Só mais uma para refletir:

    AS TVS JORNAIS E REVISTAS DEFENDEM O POVO OU OS CORRUPTOS?

    Fica o apelo ao PMDB, para que respeite a memória do saudoso Ulises Guimarães, e toda a sociedade brasileira, acabando com esse constrangimento criado ao país, chamado de Cunha!

    JUDICIÁRIO BRASILEIRO = PALHAÇADA!

    Enquanto cidadãos comuns são presos indevidamente, com a absurda alegação de que podem fazer algo contra as investigações, o Cunha usa o próprio cargo para tentar barrá-las, e nada acontece consigo…

    Sr. Moro, e juízes do STF, vocês envergonham a todos nós brasileiros!
     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador