Grande procura ao Mais Médicos pode ter sido por ataque ao site

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Foto Araquém Alcântara

 

Jornal GGN – Desde a manhã desta quarta-feira, dia 21, o site do programa Mais Médicos recebeu um volume de visitas fora de padrão. O Ministério da Saúde suspeita que tenha sido um ataque cibernético, que derruba o site do programa e causa instabilidade. No mesmo comunicado, o MS alerta que, caso haja inserção de dados falsos, a responsabilidade será apurada na esfera penal.

Segundo o Ministério da Saúde, a página recebeu mais de 1 milhão de acessos simultâneos no momento da abertura do sistema aos profissionais interessados em se inscrever para uma vaga no Mais Médicos. “O volume é característico de ataques cibernéticos. Para comparação, é mais que o dobro do número de médicos em atuação no país”, diz a nota.

Para permitir que os interessados se inscrevam, o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (SUS) está isolando a aplicação dos ataques, que ocorreram durante toda a manhã, adotando ainda medidas para garantir a estabilidade e performance do site.

Mesmo com toda essa instabilidade, o MS informa que o sistema contabilizou 3.336 inscrições nas primeiras três horas de abertura do sistema. As inscrições prosseguem até o dia 25, domingo, e o MS orienta aos interessados a insistir na inscrição, pois a expectativa é de que o sistema se normalize.

O programa oferece 8.517 vagas para atuação em 2.824 municípios e 34 distritos indígenas, ocupadas por médicos contratados por meio de acordo de cooperação com Cuba e com supervisão da Opas. Os médicos cubanos estão saindo de seus postos desde que o presidente eleito Jair Bolsonaro fez ameaças quanto ao trabalho e o governo cubano achou por bem proteger seus cidadãos.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. ATAQUE HACKER

    Gostaria de saber, o quê os hackers queriam com isso, pq não têm nexo. A verdade é que tentaram melar as incrições mesmo, no Brasil têm muitos médicos que foram despejados por causa do programa, inclusive, existem médicos no mundo inteiro, brasileiros, querendo voltar a terra natal.

  2. Ataque coisa nenhuma! Devem

    Ataque coisa nenhuma! Devem ter tentado simular que existia grande procura por muitos interessados, dispararam os robôs (ou coisa automatizada que o valha) para acessar o site e erraram a dose por não haverem combinado com os titeireiros de robôs antecipadamente. Daí saiu o remendo do “ataque de hackers”. Não poderia ter sido?

  3. Sinaliza bem o tipo de mentalidade “fakista” da turma do 17…1

    Como não vão conseguir melhorar o mundo real, é muito mais fácil degradar e piorar o mundo virtual. 

  4. Eu votei no Haddad

    Esse é jeito do Biroloto governar: mentindo, fingindo, falseando.

    Somente 2812 perfis foram considerados verdadeiros, segundo a Folha. A maioria quer trabalhar nas capitais. Trabalhar nos sertões, grotões e aldeias indígenas? “Ninguém aqui é cubano”   – https://goo.gl/YWty9R

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador