Indícios de que Lula não se ofereceu para ajudar Temer

Josias de Sousa pode ter fabricado a notícia da disposição de Lula para colaborar com governo

 
Jornal GGN – No artigo à seguir, Laurez Cerqueira alerta que o colunista da Folha, Josias de Sousa, pode ter usado o trágico momento vivido pelo ex-presidente Lula para inventar de que este teria aceitado colaborar com o governo Temer. Na última semana, Josias publicou em sua coluna que Lula, ao receber Temer após a notícia de morte cerebral de sua esposa, Maria Letícia, havia se oferecido para ajudar Temer. 
 
“Josias de Sousa pode ter se aproveitado da oportunidade, de que Lula não iria respondê-lo à altura, agora, para ficcionar essa história e pedalar versões na imprensa que serve ao governo”.
 
 
Por Laurez Cerqueira
 
Não acredito em Josias de Sousa
 
O colunista da Folha, Josias de Sousa, debulhou um rosário de palavras para construir essa história de que Lula se ofereceu para ajudar Temer e que no final da conversa ele havia dito: “é só me chamar”. Não acredito nisso.
 
O que se tornou público foi o telefonema de Temer a Lula, perguntando se ele o receberia para condolências. Lula concordou, assim como recebeu Fernando Henrique e muitos outros adversários políticos.
 
Aliás, quando Dona Ruth faleceu Lula foi ao velório dela dar um abraço de solidariedade em Fernando Henrique. Ele sabe muito bem separar a vida pessoal da política. Lula é assim.
 
Logo no início do artigo do sujeito, ele diz: “Em meio à tristeza, (Lula) encontrou disposição para fazer política.” Isso é de uma desonestidade sem limite.
 
E segue o rosário de frases, típicas de um inventor forçando a construção de uma verdade vazia, não confirmada.
 
Pessoas que estiveram ao lado de Lula o tempo todo disseram que ele estava muito abatido com a perda de sua querida Marisa, que não havia absolutamente nenhuma condição para tratativas políticas e que desconhecem esse diálogo.
 
Quem conhece Lula sabe que ele é, por natureza, muito emotivo e não é de misturar as frequências, ainda mais com um assunto tão inadequado como esse.
 
Se houvesse proximidade entre ele e Temer, para esse tipo de diálogo, conversariam por telefone em outro momento. Não num estado de dor. E mais, a chance disso acontecer é zero. O Brasil foi vítima de um golpe de Estado.
 
Josias de Sousa pode ter se aproveitado da oportunidade, de que Lula não iria respondê-lo à altura, agora, para ficcionar essa história e pedalar versões na imprensa que serve ao governo.
 
Não acredito em Josias de Sousa. Desconfio de sua honestidade intelectual no jornalismo. Prefiro acreditar nas pessoas que estavam ao lado de Lula.
 
Isso está parecendo armação do Planalto com a Folha.
Redação

39 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Eternos ” capitães-do-mato ” …

    Pessoas do naipe de Josias, como Noblat, Jabor, Merval, Villa, Reinaldo….deveriam nos brindar com  um pouco de silencio eventualmente.   Nossos  ouvidos  agradeceriam !!

    Pulhas  é  elogio !!

     

     

  2. Josias SS Sabão de Souza

    Josias de Souza é um golpista a serviço do governo de direita seja ele quem for. O pior, é um sabão cuja espuma flutua de acordo com os ventos e sua credibilidade corresponde a duração das bolhas que forma. Josias como já falei antes é um nazista é só olhar para a sua figura cínica.

    1. ministerios

      sugestão: demite o padilha o serra o angorá o careca o meireles o parente o embaça ay unifica os ministerios dêles e nomeia lula. pode até tirar licença premio pela quantidade de anos fazendo trambiques e ir gastar um pouco do dinheiro com o msshellzinho e madastra nos paraisos fiscais nas bahamas….

  3. Lula é um gentlman. Sempre

    Lula é um gentlman. Sempre agiu assim, com muita cautela, inclusive em se tratando de inimigos políticos, porque assim fazem os estadistas, daí a diferença entre ele e os canalhas.

    A coisa mais normal nos velórios e enterros é vermos pessoas amigas dos enlutados, e os próprios enlutados, proferirem algumas palavras de adeus ao ente querido. Chegou a hora de Lula proceder assim diante do caixão de sua companheira de 43 anos. Mas nem isso o povo mal aceita. Seguindo Josias de Souza, o que mais se lê é que Lula é um demagogo, que não respeita nem mesmo a morte da mulher para sair-se com dicursos políticos.

    Hoje tive a grata satisfação de ler um artigo escrito pelo Dr. Kalil, ao endossar o afastamento da médica que distribuiu na Internet um laudo de tomografia de Dona Marisa. Isto era necessário. Acho que até mesmo os direigentes do Sírio poderiam se pronunciar também, afinal, essa não-médica, se apresentou à sociedade como uma moleca, infringindo o código de ética, mas também causando transtornos para a Instituição que lhe deu emprego. 

    Lula é maior que todos os jornalistas da nossa imprensa. 

  4. Esta foi demais

    Podem xingar o Lula de que quiser, de marxista, de comunista, de petralha mas falar que ele e o Temer estão se aliando não, aí já é ofensa demais.

    Até pra ofender tem limites.

    1. Menos, menos…

      Sinceramente, eu não duvidaria disso acontecer (Lula reunir com o Temer). Lembrem que lideranças do PT defenderam apoiar o Jovair Arantes pra presidência da Câmara. O que só não vingou por reação da militância. 

      Lembrem que em 13 anos o PT nunca abandonou seu republicanismo suicida, caindo na armadilha da lista tríplice para Procurador-Geral da República, mantendo verbas polpudas pra golpistas da mídia e permitindo toda espécie de estripulias da Polícia Federal.

      1. No passado sim

        Concordo, caro Alan, que no passado o PT escorregou feio ao se unir ao que havia de pior na política brasileira, o ” PJ ” ” partido dos judas ” . Só que na época o vice de Dilma não tinha mostrado as garras ainda. 

        Mas agora é diferente. MT mostrou as garras, deixou cair a carapuça, se revelou como o mais brutal e mais radical governo reaça, conservador e neoliberal  de toda a face da Terra e de todos os tempos, 

        De agora em diante quem votar ou se unir ao  partido de MT, há de ser considerado e tido na conta de  traidor e lesa pátria confesso.  

        Eu por exemplo gravarei e guardarei  o nome de todos os parlamentares traidores da pátria e guardarei esta lista até o fim da vida, para jamais votar neles. Começa agora a revanche. 

        Nenhuma pessoa de bom senso, de agora em diante jamais votará ( pelo menos abertamente ) ou apoiará este partido sem ser mau visto na nossa sociedade. 

        Não digitarei jamais o número do partido lesa pátria, e traidor  nem no micro ondas. 

        ———————–

        Por isto não creio que Lula chegue a tanto de se unir ao cara daqui pra frente. 

  5. Um jornalista canalha …

    Que serve de capacho para os interesses inconfessáveis da organização criminosa que agora assalta o país. Esse josias de souza não presta.

  6. O mais paradoxal da mídia

    O mais paradoxal da mídia porca deste país é que,apesar de todas as desqualificações que fazem durante as 24 horas do dia do presidente Lula,não conseguem ver uma solução para o país que não passe por ele.

     

    Golpistas!

    1. Essa é uma da “hilárias” do

      Essa é uma da “hilárias” do jô?

      Pândegas ao seu modo, concorrentes infames do humorista, acabaram afundando o programa, são a graça sem graça da desgraça do Brasil e seu povo……..

       

  7. Tudo nos conformes…

    Nassif: não se trata de ser petista, que não sou. Nem de direita ou de esquerda ou de cima ou de baixo, que não tenha queda por ideologia políticas-partidárias. É apenas uma questão de dignidade.

    Se realmente esse “vou te ajudar; me liga” sairam da boca de Nove Dedos para “MT_43” então eu diria que ele não tem compostura nem decência. Não esperou nem dona Marise descer à sepultura…

    O abraço no Intelectual Tardio, vá lá. Até por respeito à memória de dona Rute. Pois só ela, Betinho e uns outros 4 do seu governo merecem respeito. O resto é escória da pior espécie. “Ferrari” é o melhor dos exemplos. E mesmo que esse parisiense seja um dos cabeças dos que mataram Paulo Francis (Franz Paul Trannin da Matta Heilborn – Rio, 2set’1930 – NY, 4fev’1997), há exatos vinte anos (ele e o Rennó, o que tentou arracancar algum da viúva), a foto deles abraços passa respando a trave.

    Agora, essa do “X-9 do Jaburu” é demais. Fica como se estivessemos presenciando um beijo na boca entre Morcegão e o Carasco de Diamantino. Um banquete dos marginais da Marginal (à altura do Limão) em homenagem a Ademar de Barros e Maluf. Como se registrando a sempre Presidenta Dilma abraçando calorosamente “MT_43” na presença do Consul norteamericano. Mesmo em política, um contrasenso. Indecente e imoral. Seria como Teori sorrindo aos que derrubaram seu avião.

    Mas a notícia veio da Barão de Limeira, tida por muitos como um dos antros de penas mercerárias. Se se “comprometeram” com os do 1º de Abril de 1964, por quê diferente agora? Imaginar diferente é ver aquele da FIESP, o que Odebrecht diz ter mandado 10 milhões, defendendo direitos de trabalhadores. É assistir a TFP (braço da Opus Dei) gritando “volta Dilma”.

    Esse foi só o primeiro de centenas de artigos, por toda grande mídia e seus satélites midiáticos. Dizem que a canhalha está preparando uma porçao de filmes e miniséries para minar qualquer reação de defesa do Povão. A prisão do meliante Eike, um dos principais financiadores, esfriou um pouco o andamento dos trabalhos, que viram a público até o final do ano e se estenderá pelo primeiro semestre de 2018. Mas, dentre outros generosos colaboradores, têm os Bancos, o pessoal das Petrolíferas, as sobrinhas dos 100 bilhões da Telefonia e até de algumas “entidas filantrópicas” do estrangeiro, mandando algum via o Carcamano da Moóca. O leque é amplo.

    A notícia é preocupante. Mas os tempos são dos “293” eleitores de “Botafogo”. O resto é fábula de Esopo…

  8. Pós verdade de merda
    Nem pra mentir esse jornalismo de bosta serve.

    Josias é um capacho, um zero. Pergunte-se a qualquer jornal decente de fora do país qual das verdades tem mais valor: se as de Josias ou as de Lula.

    A mídia golpista funciona no improviso. Josias mentiu. Cristina Lobo repercutiu rapidinho. Vera Magalhães fez ironias no Twitter (e levou o troco dos internautas). G1 deu notinha sem assinatura… A pós verdade de merda dos capetas não resiste a um sopro.

    Fazer política em velório é típico de político canalha, não é mesmo Sérgio Moro? Lula jamais faria isso. Aliás, o que é que vc fez no velório do Teori, juiz de piso? Que vexame!!!

  9. A “reportagem” do Josias tem

    A “reportagem” do Josias tem tantos detalhes, que as informações  descritas, só seriam possíveis de ser relatadas caso ele estivesse lá, ou aglguém tivesse gravado as conversas.

    Esse parágrafo por exemplo, as frases atribuídas a Lula podem ter sido criadas de um mero copiar e colar declarações antigas.

    “Lula distribuiu conselhos a Temer: “Não se faz reforma da Previdência com o país em recessão”. Queixou-se do Supremo Tribunal Federal: “Está acovardado”. Abriu uma fresta para o diálogo: “Michel, quando quiser conversar comigo, me chame. Não posso é ficar me oferecendo.” E Temer: “Ah, com essa abertura, vou chamar muitas vezes.”

    (…)

    Sério que num momento de dor ele conversou com Temer sobre estimular o consumo ainda citando Eduardo campos?

    “Noutro conselho, Lula disse a Temer que a retomada do crescimento da economia passa pelo estímulo ao consumo. Contou que o ex-governador pernambucano e ex-presidenciável Eduardo Campos, morto quando fazia campanha em 2014, costumava questioná-lo sobre a ênfase atribuída ao consumo. “Ele vivia me criticando.”, relatou Lula. “Mas sempre achei que não podemos desprezar um mercado consumidor como o nosso. Havendo consumo, as indústrias produzem.”

    (…)

    Numa conversa “tão franca” com os presentes e com Lula dizendo explicitamente  a quem quiser ouvir, sobre as perseguições que ele e sua esposa estão sofrendo pela Lava Jato. Lula não teria sido direto com os presentes ao criticr a  operação do Moro

    “Sem mencionar explicitamente a Lava Jato, Lula criticou a operação. Num dia em que o ministro Edson Fachin foi sorteado para substituir o colega morto Teori Zavascki na relatoria dos processos do petrolão, o morubixaba petista repetiu uma declaração tóxica: “O Supremo [Tribunal Federal] está acorvardado.”

    (…)

    O nível de detalhamento ta cena abaixo é de uma testemunha ou de um ficcionista:

    “Réu em cinco ações penais, Lula ensaiou uma crítica também ao STJ (Superior Tribunal de Justiça). Quando parecia engatar uma segunda marcha para investir contra Sérgio Moro, o orador deu meia-volta: “Melhor deixar pra lá”.

    A coluna completa aqui.

    http://josiasdesouza.blogosfera.uol.com.br/2017/02/03/lula-da-conselhos-a-temer-e-diz-estar-a-disposicao-para-dialogo-me-chama/

     

  10. Eu vou celebrar. Para criar

    Eu vou celebrar. Para criar uma noticia dessa e repercutir na golpe é porque os caras devem estar em desespero de causa. Foram fracos. A ferida está aberta e cheia de pus!!!  A casa do golpe deve estar fervendo.  O Estadista é Lula.

  11. Josias é um lambecu e diz o que um (ou mais) dos bandidos…

    Josias é um lambecu e diz o que um (ou mais) dos bandidos…

    ..do governo que estiveram com Lula mandou ele dizer para faturar politicamente em cima da dor dos outros. Não têm o mínimo de caráter. São ratos no governo.

  12. Josias e os extraterrestres.

    Quando eu era muito pequeno, vi uma manchete do jornal “Notícias Populares”, do Grupo Folha, que me atraiu: “Seres de Outro Planeta Visitarão a Terra em Outubro”. Detalhe, era começpo do ano letivo. Eu já sabia que o jornal era mentiroso, todos os adultos diziam isso. Mas a tentação era demais, eu adorava notícias de discos voadores e quetais. Sacrifiqu8ei o dinyeiro do sorvete e comprei o jornal. “Leia na ´página X”.  Eu queria saber no que se baseava a notícia. Fui à página X e li “famosa astróloga argentina previu que seres de outros planetas visitarão a Terra. Ela acertou n previsões”. Fiquei com ódio mortal, mas já tinha amassado o jornal, não podia devolvê-lo ao jornaleiro e tentar recuperar meu picolé. Josias de Souza faz esse tipo de jornalismo. Ainda no governo FHC disse que o PT defendia a corrupção. Era o título da coluna. Fui ler para ver quais as provas em que ele se baseava. Ele dizia que o PT defendia as estatais e as estatais eram corruptas, logo, o PT defendia a corrupção. Mais podre e sabujo que Josias, nem Goebbels. O nazista oficial mentia por ideologia, Josias mente para quem paga mais.

  13. Não tenho detalhe histórico

    Não tenho detalhe histórico do fato – se ocorreu ou não e nem a memória precisa para dizer em qual livro ou parte li na obra de Umberto Eco…

    Mas, dizia ele, que na idade média “monges católicos” discutiam se as túnicas de Jesus tinham ou não tinham bolsos…

    A existência de bolsos reforçaria a tese de poder receber dízimos ou recompensas…

    Acho que é por ai…

    A miséria que habita os seres humanos geram controvérsias criadas para justificar a miséria ou seus próprios interesses…

    Ao PIG interessa um acordo com LULA para salvar financeiramente os apoiadores do golpe…

    Por que os bilionários se darão bem, já os bancos podem perder pela via indireta, mas certamente serão socorridos como fez o temer com as Teles!

    E as outras empresas e segmentos que apoiaram o golpe?

    Alem de trouxas, pagadores de impostos e juros, vamos dar dinheirinho para os apoiadores golpistas com a justificativa de não quebrar a economia…

    É mole, ou quer mais?

  14. Podridão Jornalística em Tempos de Brasil da Desinformação

    Não dá para entender a fúria dos comentaristas, tratando-se o mensageiro de quem se trata, muito pior seria se tivesse mantido seu estado natural de “informar” e tascasse:  “a certa altura, do nada, Lula perguntou a Temer se dava para apresentar a irmã da moça”.    

  15. Eu tô esperando passar um tempo

    Depois de ver várias notícias contra Lula e cia relacionadas c/ a morte da Dona Marisa (Vaias ao Temer, Lula oferece apoio político ao Temer, etc) decidi esperar o velório passar p/ ver se Lula se aproxima de Temer.

    *Em velório, há momentos de descontração, piada p/ melhorar o ânimo geral e de quem recebe condolência também dizer algo positivo p/ quem vai. E o Lula pode ter dito algo do género como palavra vazia, de maneira superficial (ou pode ter dito seriamente, é tudo suposição).

    Mas, o Josias de Souza, se não tô me confundido, parecia ser um jornalista mais neutro ou de esquerda. Se for mentira, é uma decepção ele ter dito isso.

    1. Josias de Souza Neutro??????!!!!!!!!!!

      Não imagino que alguém acredite nisto. Ou não seguer as colunas de Josias ou é mal intencionado. Apenas leia Josias e veja quantas vêzes ele mentiu e sempre contra o PT.

      Se esta notívia foi veiculada por Josias então ‘bem mais do que um indício, com certeza é uma mentira.

    2. Creio que confundi Josias com Janio

      Vendo as criticas e que não achei nada bom do Josias, me confundi…

      Quis me referir a outra pessoa da folha, creio que o Janio de Freitas.

  16. Josias

    Dias atrás  fiz um comentário  s/ esse sujeitinho E fui seguida por vários 0utros.

    Deve ter sido a glória p/ a figura. Afinal não é para qualquer um, ser comentado aqui no “Seo” Nassif. Deve até ter tido um aumentozinho em seu salário e um aumentozão se a Hillary tivesse vencido a eleição.

    Pobre Josias, quem diria Será  “que vai acabar no Irajá ” ? , como está acabando um antigo produtor de filmes, agora comentarista da CBN, e outro que era chamado de Professor ?

  17. Gente, eu estou para entender

    Gente, eu estou para entender esta barafunda. Nunca vi tanta contradição por parte desses colunistas. Se o Lula é corrupto, ladrāo, belzebu de nove dedos, já deveria estar na cadeia com a chave da cela jogada fora, porque, me expliquem, este governo tão impoluto, com este presidente tão preocupado em combater a corrupção, se aliaria ou pediria ou aceitaria conselhos do “mais corrupto de todos”? Estou sendo irônica, mas isso não tem o menor sentido. Já passou do ridículo há muito tempo. 

  18. Armadilha

    Lula mais uma vez caiu na armadilha do PMDB e do PSDB. Essa visita que recebeu no velório foi programada. Quando será que Lula vai aprender que  nesse tipo de gente não se deve acreditar?

  19. O colunista arriscou. Se

    O colunista arriscou. Se ficar provado que Lula disse mesmo isso, e agora? (é uma possibilidade, pode ser ou não)

    A questão é que o momento era delicado, mas a depender de como foi o encontro não é impossível que tenha se tocado no assunto de forma “rápida” (pois não era o foco).

    Quanto a Josias. A maioria de suas análises são críticas. Entendo ser normal do jornalismo, basta rebatê-las com as devidas considerações.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador