Investigadores dizem que Odebrecht vai provar caixa 2 para Dilma

 
Jornal GGN – De acordo com o jornalista Kennedy Alencar, os investigadores da Lava Jato dizem que conseguiram provas de recursos de caixas 2 doados pela Odebrecht para a campanha da presidente afastada Dilma Rousseff, em 2014. A força tarefa diz “ter certeza” de que a construtora vai provar o caixa dois, o que tornaria “praticamente impossível” qualquer estratégia de Dilma para barrar o impeachment no Senado.
 
Kennedy também diz que novas informações das delações premiadas vão atingir o senador Aécio Neves, presidente do PSDB, e também figuras importantes do PMDB no Senado, como Renan Calheiros, presidente da Casa, e Romero Jucá e Edison Lobão. Para Kennedy, a possível revelação de caixa dois deverá levantar questões pela chapa que disputou as eleições de 2014, e o PT pode tentar comprometer Temer no Tribunal Superior Eleitoral. Leia mais abaixo:
 
Do blog do Kennedy Alencar
 
Segundo Lava Jato, Odebrecht provará caixa 2 para Dilma

Delações também atingem políticos que dão apoio ao governo Temer

KENNEDY ALENCAR 

A informação dos investigadores da Lava Jato é que eles obtiveram provas de recursos de caixa 2 doados pela Odebrecht para a campanha à reeleição da presidente afastada, Dilma Rousseff.

O noticiário do final de semana trouxe detalhes das delações que ainda estão em curso e que podem sofrer ajustes. As colaborações mais importantes são as dos executivos da Odebrecht, especialmente de Marcelo Odebrecht. Mas houve novidades a respeito das delações do empreiteiro Leo Pinheiro, da OAS, e do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado.

Os investigadores da Lava Jato dizem ter certeza de que a Odebrecht apontará e provará uso do caixa 2 na campanha de Dilma em 2014, provavelmente com origem em propinas de contratos públicos. A presidente sempre negou isso e continua negando.

Mas essa informação torna praticamente impossível qualquer estratégia da presidente Dilma para tentar barrar o impeachment no Senado. A acusação que sustenta o atual pedido de impeachment está baseada nas pedaladas fiscais. No entanto, a revelação do que está sendo delatado pela Odebrecht deverá ter influência negativa sobre o julgamento definitivo do impeachment.

*

Impacto sobre Temer

Em relação ao governo Temer, o conjunto das delações aponta acusações contra o presidente do PSDB, senador Aécio Neves, e as principais figuras do PMDB no Senado, como o presidente da Casa, Renan Calheiros, e os senadores Romero Jucá e Edison Lobão. Atinge ainda o ex-presidente José Sarney. Esses personagens são apoiadores importantes da gestão Temer.

Se a situação deles se complicar, ficará mais difícil a ação do governo no Congresso. Até agora, Temer tem aprovado os projetos que deseja. Uma revelação de caixa 2 na campanha de Dilma vai levantar questionamentos sobre a chapa que disputou o Palácio do Planalto em 2014. Quando constatar a complicada situação de Dilma, o PT tentará comprometer Temer no processo no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), corte presidida pelo ministro do STF Gilmar Mendes, que tem sido um aliado de Temer.

No TSE, a estratégia de Temer é sustentar que as contas da presidente e do vice são desvinculadas numa campanha presidencial e que ele não poderia ser responsabilizado por eventual irregularidade praticada pela campanha da petista. A tese é polêmica, pois há os que consideram que, como Dilma e Temer foram eleitos juntos, o que atinge um contaminaria o outro.

Houve reportagens sobre dois ministros de Temer: Henrique Alves (Turismo) e Geddel Vieira Lima (Secretaria de Governo). No Palácio do Planalto, o caso de Henrique Alves é considerado mais frágil. Surgiu revelação de atuação em tribunais de contas a favor da OAS, de acordo com o procurador-geral da República, Rodrigo Janot. A respeito de Geddel, a avaliação é que se trata de menção já sabida de pedido de recursos à OAS e, portanto, menos grave do que a de Alves. Obviamente, os dois casos serão avaliados ao longo da semana.

Em geral, as reportagens do final do semana não trouxeram menções a Temer, o que o deixa preservado neste momento. Em alguma hora, Temer terá de tratar da reforma política, mas talvez seja preciso esperar a passagem do furacão da Lava Jato sobre a atual classe política para ver quais atores sobreviverão e com quem seria possível negociar mudanças nas regras políticas. As recentes delações atingirão políticos dos principais partidos do país.

*

Duas quedas a caminho 

A tendência é que mais dois integrantes do governo Temer sejam persuadidos a pedir demissão nesta semana. No caso do advogado-geral da União, Fábio Osório Medina, há uma série de episódios que o desgastaram nas últimas três semanas.

Ele perdeu o apoio político do próprio padrinho, o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha. Se não pedir demissão por contra própria, deverá ser exonerado.

Em relação à ex-deputada Fátima Pelaes, há avaliação de que foi uma escolha ruim para a Secretaria das Mulheres e de que a permanência dela reforça as críticas de uma equipe de governo sem diversidade, isso sem contar a suspeita de desvio de recursos de emendas parlamentares apontada pelo Ministério Público.

Os dois, portanto, são candidatos a cair nesta semana.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Redação

39 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E tudo isto para tentar

    E tudo isto para tentar colocar o PSDB no governo.

    Afinal, este sempre foi o objetivo da lava jato. Porém, foram atropelados pelo PMDB e agora tentam destruir também este partido.

    Para a quadrilha da lava jato o PSDB é formado por anjos e querubins e seus recursos arrecadados em quermesses.

    Caros integrantes da lava jato, o PSDB não ganha eleição presidencial. Vocês vão ter de ficar dando golpes atrás de golpes e não vai adiantar. Nem o parlamentarismo os fará chegar ao poder.

    Antes disso vocês terão destruído qualquer resquício de nação que o Brasil poderia ter tido.

     

    1. Diversidade

      Em primeiro lugar: Fora Temer.

      Em segundo ainda o Aécio.

      Dito isso quero lembrá-lo que você cita posts diferentes de autores diferentes.

      Parece que a diversidade de pensamento e liberdade de expressão não cabe em certas cabeças acostumadas ao PUM (Pensamento Único da Mídia). Não digo que seja seu caso, trata-se apenas de uma divagação. Mas que parece, parece.

      E além disso, este post apenas dá conta do que o “jornalista” (não é) Kennedy Alencar diz. E o que Kennedy Alencar diz  é o que os seus patrões querem que ele diga, o que frequentemente se distancia da realidade.

  2. É por demais estranho quando

    É por demais estranho quando se vê que o golpe está para ser derrubado aparecer uma nova deleção. Deleção não é prova concreta e insinuações é muito estranho. Até que ponto vamos ter investigações imparciais?

  3. Gostava do Kennedy, mas já

    Gostava do Kennedy, mas já percebi que de uns tempos para cá tem colocado – mesmo que sutilmente – um alinhamento ao governo temerário… Será que foi por causa das entrevistas??? Pena! Vou rebaixado das minhas leituras de blogs “isentos” para os de direita.

  4. O impeachment não é sobre as
    O impeachment não é sobre as tais “pedaladas fiscais”?

    O impeachment não é sobre a Vaza Jato.

    Os procuradores fanfarrões estão “por fora”?

    Aliás, creio que o envolvimento de Lula e Dilma na delação premiada de Marcelo Odebrecht foi o que a Globo impôs a seu pai, Emílio, meses atrás.

    A pergunta é: por quanto tempo durará essa atuação política do consórcio MPF-PF-judiciário sem resistências?

  5. Como que as delações neste

    Como que as delações neste fim de semana não trouxeram coisas sobre Temer se o próprio PGR afirma a doação de 5 Milhões para o Ilegítimo ?????? . . . . . Bem que dissera que a medida em que os votos no Senado começassem a mudar iria começar aumentar os boatos sobre Dilma . . . . É tudo na base do TENHO CERTEZA, IRIA, TERIA, SABERIA . . . . eita

  6. Dilma pode até estar tendo

    Dilma pode até estar tendo mais esperanças com relação aos senadores hoje descontentes com o governo interino. Por isso mesmo, e disso ninguém pode duvidar, uma delação que vem de há muito sob especulação, só sairia agora se tivesse uma bala pra destruir Dilma, contando que afastá-la será pouco. Querem motivos pra prendê-la, única forma de a calarem.

    Os nomes de Henrique Alves, Gedel, ou quem mais apareça é pra fazer deles massa de manobra com o objetivo maior de dizer ao povo – besta – que a Lava Jato mexe com Chico e Francisco.

    Se for mesmo levaod a cabo a denúncia de que Dilma fez caixa dois de campanha, nem precisa dizer que vão concluir que Lula foi o responsável, e tome domínio do fato nele.

  7. Se for realmente uma PROVA,

    Se for realmente uma PROVA, então será o fim do governo Dilma, apesar do escopo do processo ser os dois fatores que nada tem a ver com Lava a Jato e que tais. Restaria o Supremo. Ora, aí seria o mesmo que nada. Essa instância se acoelhou e se acumpliciou há tempos. 

    Mas devagar com o andor que o santo é de barro. O que temos de concreto por enquanto são apenas declarações de investigadores que por essa condição são suspeitos. Ademais, as provas tem que ser MATERIAIS, e não testemunhais. Por acaso o delator da Odebrecht as possuirá? Gravou as conversas com a presidente? Possui alguma carta, e-mail, bilhetinho, que sirva de comprovação? 

  8. É uma tentativa de formalizar

    É uma tentativa de formalizar o Golpe.

    A oposição ao pt, tem o cronograma de denúncias,  como disse Aluísio Nunes, ” quero ver Dilma sangrar”…

    Tudo vem na base da ameaça,  medo e cantando a vitória. 

    Não vingando essas “provas” que parecem mais propaganda ( HEY! VENHAM COMPRAR ESSA IDÉIA !!),  vão recorrer a Hollywood para uma produção que se contraponha a Porta doa Fundos.

     

  9. Uai, se houve de fato o tal

    Uai, se houve de fato o tal caixa 2, como ele pode ter beneficiado somente a Dilma e não a Temer se eram a mesma chapa?

    Esses investigadores são uns jenios, rsrsrs.

  10. ” Quando constatar a

    ” Quando constatar a complicada situação de Dilma, o PT tentará comprometer Temer …corte presidida pelo ministro do STF Gilmar Mendes, que tem sido um aliado de Temer.”

    Como o PT tentará?

    Pergunta ao Cassio Cunha Lima o que acontece quando alguém da chapa comete algum crime eleitoral. Ou perguntar a Roseana Sarney como conseguiu seu último mandato de governadora.

    O diferencial  nos dois casos e um hipotético caso Dilma/Temer é principalmente o comando do TSE. O aliado de Temer e Aécio costuma ter soluções originais para livrar os amigos e satanizar inimigos. Então, não é improvavel  que, pelo menos, tente  violentar a jurisprudência.

    Outro diferencial é que, com as últimas revelações, o ex-senador José “sem advogados” Sarney tenha perdido influência nos tribunais superiores. Assim o Michelzão não poderia contar com a força do aliado.

    O pai do Michelzinho tem um pró e um contra, mas a lei é clara: a chapa é única. O dinheiro que elegeu um, elegeu o outro.

     

  11. Duvideódó. Se tivessem as
    Duvideódó. Se tivessem as provas essas é que teriam vazado e as manchetes seriam outras, por exemplo: “OAS apresenta os documentos tais que comprovam caixa 2 a dilma”. Podem esperar algum nota fiscal de pedalinho comprado pela Dilma, pra dizerem que foi comprado com propina, mais ou menos igual a história do cabeleireiro.
    Esse PIG só engana os ingênuos ou os cegados de ódio.

  12. Não tem prova nenhuma, blefe de quinta categoria

    Se tivessem já teriam mostrado há muito tempo e não deixariam o Temer a descoberto nas mutretas com o FHC no Porto de Santos.

    Lá sim, não tem como escapar.

    1. Antes até gostava do trabalho

      Antes até gostava do trabalho do Kennedy Alencar.

      Mas depois que constraiu surto ou arrounos de vidência, não pude levar mais a sério.

      Quem se esqueceu daquela barriga de que o Aécio seria vice de Serra em 2010?

  13. Noticiando E SEM PROVAS…

    Já deveriam ter provado!

    Mais uma vez, o crime no passado que você nem viu, nem ficou sabendo, a acusação no presente em todos noticiários e as provas para um futuro incerto e não sabido que não terá divulgação…

    O PIG cansa…

    Acredito que este seria A BOMBA MAIS IMPORTANTE PARA O GOLPE BRANCO!

    Então deve estar difícil de provar!

    Vai ser um contorcionismo brabo!

    Acredito que o PT NÃO SERIA TÃO BURRO DE TRABALHAR COM CAIXA 2 DEPOIS DO MENSALÃO  E MUITO MENOS PARA CAMPANHA DA DILMA, por que o famoso mensalão foi caixa 2 que todos os partidos já praticavam!

  14. Adoro esse “jornalismo”

    Adoro esse “jornalismo” vidente, que diz que fulano entregará tal pessoal, que irá apresentar tal coisa… Mas agora vejo que ele é apenas fruto de um processo viciado, que investiga pessoas (e não fatos), que já trata um indício ou mesmo vestígio durante a fase de investigação como uma prova irrefutável, já com convicção de juízo formada, e então informa à mídia antes do advogado do interessado, fulminando sua reputação e chance de defesa. A propósito, desde março que não acompanho mais uma única linha do que o Kennedy Alencar escreve, deveria ter feito isso muito tempo antes.

  15. O Moro

    Está conseguindo desmoralizar o “famoso” Instituto da Delação Premiada, para Instituto da Delação Forçada, mas tb Premiada. Para enredar o Lula e a Dilma, por, ao que tudo indica,  ser sua missão, vem passando por cima das leis com a Suprema contribuição de Ministros, que parecem tb estar no “rolo”.

    Tantos ladrões verdadeiros soltos e/ou em casa c/ tornozeleiras, mas só querem o PT e agora o PMDB, que não tem nenhuma possibilidade de ficar de fora mesmo. E o Alckmin nadando de braçadas, por ser ele o “escolhido” pelos grandes orquestradores do golpe.

    Haja Deus! A nuvem negra parece que não vai sair tão cedo de nossas pobres cabeças. E a rede Globo, apesar de estar sendo a “Pedra no caminho” do Moro em busca do dinheiro do expresidente Lula, não pode ser processada, não ? Nem nas investigações  da FIFA ? “A força da grana” e o “alinhamento político”, que destroem coisas belas.

  16. Parece que o impeachment, com

    Parece que o impeachment, com as pedaladas que não são crimes, com as diversas gravações comprometedoras do governo atual e com as diversas manifestações no Brasil e no mundo, está ladeira abaixo, então voltamos(tentativas) ao caixa 2.

  17. Cerveró acabou de dizer que

    Cerveró acabou de dizer que as maiores proprinas foram no tempo do  f-agagá-c, acabaram de fechar um acordo para um operador do pmdb devolver um bilhão!! Será que essa não noticia da Dilma é para enconbrir o que realmente interessa? Tem jornalista que deveria viver “under the dome” por que querem construir uma realidade apartada, que só existe no mundinho podre e na cabeça doentia deles.

  18. Tem ou não a prova?

    A LJ tem certeza que conseguirá? Não conseguiu, ainda falta prender por mais 300 dias,  falta tirar uma unha, fazer mais umas ameaças, prometer a liberdade total e a volta dos antigos contratos? O quê mais? É espantoso.

    E ainda dá-se credibilidade a estas notícias e, pior, à ação dos investigadores. Mas este lixo será usado pela imprensa para conseguir o impedimento.

  19. Mais mentiras deste grupo de almofadinhas

    Um comentário extremamente feliz  “com impeacheament ladeira abaixo, voltam-se os golpistas para caixa 2” junte-se cabelereiro, etc. Realmente, formam um bando asqueroso e pestilento estes almofadinhas criados pela vovó.

    Chegam ao absurdo de dizer “Odebrecht VAI provar caixa 2 para Dilma”. Ou seja: os bandidos não possuem provas mas já alimentaram a mídia golpista. Estes caras precisam responder por estas insanidades e barbáries que andam cometendo e que levaram milhões ao desemprego.

    Vou propor a presidente Dilma e ao Lula que deem, para este grupo do paraná, alguns gatos, pois assim eles ficam com 7 vidas para cuidar deixando as vidas de Dilma e de Lula em paz. O mesmo vale para os esgotos da globo, veja, estadão, e afiliadas..

  20. A turma do Globo, CBN, TV,
    A turma do Globo, CBN, TV, etc., do grupo globo, aquele dos três patetas, estão loucos para provar que a Dilma também meteu a mão na cumbuca. O Moro então, quer por que quer arrancar essa informação do Marcelo Odebrechet, mesmo que seja para colocar as palavras na sua boca e ameaçá-lo a trinta anos de cadeia. Vamos ver no que dá. A verdade é que, um serviço de jornalismo tão parcial como o grupo globo, merecia perder há muito tempo sua licença de transmissão. Por omitir, alterar e criar noticias sempre de acordo com seus interesses.
    Aliás como comprovam a mídia internacional, escandalizada com essa prática monopolista da mídia nacional

    1. Tivesse o netinho da dona Dilma 2 milhões em patrimônio…

      Como o filhinho do Temer e ai a cobra ia fumar.

      Epa…!…? Onde têm fumaça, têm fogo, não é!

  21. FACTÓIDES MAL FABRICADOS

    É evidente que a divulgação de afirmações não comprovadas desta natureza servem apenas para criar um clima de terror primário. Primeiro porque, sem a apresentação de provas materiais em contrário, não existe necessariamente relação entre a origem dos recursos doados às campanhas eleitorais e a responsabilidade pessoal dos candidatos favorecidos. E segundo porque o julgamento da insustentável acusação por crime de responsabilidade inexistente não pode ser decidido com base em meras suposições, nem em função de denúncias não conexas e não comprovadas, ainda em fase de apuração e ainda não sujeitas ao contraditório, à ampla defesa e à tutela judicial.

    E vale reiterar que o impixe deve ser derrubado por força da flagrante violação dos artigos 85 e 86 da CF, evidenciada em face da absoluta inexistência de conduta ilícita tipificada apta a embasar acusação de crime de responsabilidade. Este fato cristalino constitui o fundamento que sustenta as firmes manifestações contrárias à violação das normas democráticas que ameaça impor danosos retrocessos à nação brasileira. E enfim, a perspectiva concreta de amplo e irreversível reconhecimento da inconsitucionalidade do impixe é fator que deverá vir a ser decisivo para nortear o correto posicionamento de senadoras e senadores que tenham a indispensável noção do inescapável dever de zelar pelo futuro do país, da democracia e dos seus próprios nomes.

    Agora é fundamental manter a defesa da democracia em moldes democráticos, através do uso rigoroso, prudente e criativo de todos os meios legítimos legalmente válidos. E este bom combate, que constitui a essência da luta democrática, deve ser conduzido de modo que não haja violação dos direitos de quem quer que seja, a fim de manter a firme coerência da militância progressista e não abrir flancos para provocações e distorções que poderiam servir de pseudo justificativa para ações de repressão autoritária.

    1. concordo com o corolário

      concordo com o corolário exposto.. mas a ideia em si do meme não entra em conflito com a legenda, a frase da Rosa?

  22. Não sei se eu estou em outra

    Não sei se eu estou em outra dimensão ou viajando na maionese demais, mas esse tipo de afirmação é extremamente grave… para os investigadores. Vai provar como? E como os investigadores soltam uma frase dessa assim no futuro? Ou prova ou não prova, é tempo presente. Isso revela uma expectativa, ou seja, investigam já com a tese na cabeça. Estão torturando o Marcelo Odebrecht? Isso deveria ser investigado por algum órgão independente, talvez até com observadores internacionais. Estamos sob estado de exceção. 

  23. “Caixa 2” todos os partidos a

    “Caixa 2” todos os partidos a tem. 

    “Caixa 2” não tipifica crime de responsabilidade e mais, ainda, o disposto no art. 10 da Lei 10.791/1950. É nesse artigo que estão listados os crimes contra o orçamento pelo qual Dilma está respondendo.

    Essa acusação de “Caixa 2” é geral e o impacto político não terá grande efeito.

    1. Delação prevaricada

      O Marcelo O. dirá que doou a campanha da Dilma. Eles confrontarão a informação com as informações do TSE. Confirmarão que houve a doação. Pronto!! Já tem a prova. Como para o PT doação é propina, eles  acusarão a Dilma por corrupção. Agora, para o PMDB, PSDB, DEM, PPS etc foram doações mesmo. Alguns deles só esqueceram de registrar. Mas tiveram a melhor das intenções.

      Eu não aguento mais ouvir dos coxinhas que o Moro é muito correto. Eles dizem que o Moro primeiro prenderá o PT e depois os outros partidos. Santa ignorância batmam!!!! 

  24. Moro comendo na mão da Odebrecht

    2 notícias da Odebrecht hoje: prova de caixa 2 da Dilma e prova de propina pra empresas de mídia. A Odebrecht está jogando com o Moro pela destruição da Lava-Jato.

    Óbvio que se a Odebrecht provar as acusações contra a mídia, a LJ perde o apoio e some das manchetes no dia seguinte.

    Por um lado, adoro ver corruptos – como o Marcelo Odebrecht – apodrecendo na cadeia, mas por outro, Moro e companhia – corruptos e ilegais também – merecem apanhar de alguém do tamanho deles.

    Aguardemos quem cede primeiro: MO ou LJ.

     

    E por onde anda Nelson Jobim?

  25. As duas pegadinhas:

    RE PE TIN DO:

    1-“apontará e provará uso do caixa 2 na campanha de Dilma em 2014, provavelmente com origem em propinas de contratos públicos”:

    PROVARA com origens PROVAVELMENTES!

    2-Essas “propinas”, se existiram, foram legais e declaradas e contabilizadas nas contas finais de Dilma -voces acham que gilmar mentes -entre outros juizoides- deixaria passar alguma coisa debaixo do nariz?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador